Pedras e minerais

Revisão da pedra hematita

Revisão da pedra hematita
Contente
  1. Origem
  2. Propriedades
  3. Cores
  4. Tipos minerais
  5. para quem é isso?
  6. Como distinguir de um falso?
  7. Com que pedras é combinado?
  8. Áreas de uso
  9. Cuidado com produtos de pedra

A hematita é um dos minerais mais abundantes. Sua cor pode ser variada, e a própria pedra é amplamente utilizada para criar joias e não só.

Origem

A hematita pode ser representada como uma substância não cristalina se for limonita, que perdeu umidade devido a uma temperatura ambiente elevada. Sua dureza é de 5-6 de acordo com a escala de Mohs reconhecida. O sistema de cristal é apresentado na forma de um hexágono.

Existem cristais naturais que se encontram em placas finas, bem como em feixes de pequenas placas de mica e em fragmentos finos. Existem cristais rochosos e romboédricos, bem como grupos de cristais tabulares. Os cristais geralmente apresentam ranhuras. As formas dendríticas e rosetas podem ser freqüentemente encontradas na rocha. Ele pode se formar como pseudomorfos após outros minerais.

O nome "hematita" na tradução do grego significa "sangue". Muitas de suas formas têm outros nomes. Hematita é um mineral denominado pelos cientistas, entre as pessoas muitas vezes você pode encontrar seus outros nomes:

  • pedra de sangue;
  • hematina;
  • diamante preto ou do Alasca.

    Os maiores depósitos de hematita do mundo são de origem sedimentar na rocha. A maior produção mundial - quase 75 milhões de toneladas de hematita por ano, está localizada na América do Norte. Outros depósitos importantes incluem Minas Gerais, Brasil, onde a hematita ocorre em sedimentos metamorfoseados. Além disso, o mineral é extraído em grandes quantidades em Hierro-bolivar (Venezuela), Labrador e Quebec (Canadá).

    A hematita aparece na rocha como um mineral auxiliar nas falésias ígneas feldspáticas na forma de granito. Nos arenitos vermelhos, o mineral atua como um material que liga os grãos de quartzo.

    Enormes depósitos de pedra estão localizados nos Estados Unidos. Os cumes de minério de ferro se estendem de leste a oeste:

    • a Cordilheira Marquette em Michigan;
    • o Menominee Ridge em Michigan, a sudoeste de Marquette;
    • a cordilheira Penoki-Gogebik em Wisconsin;
    • o Mesabi Ridge ao norte de Duluth, em Minnesota.

      Aqui, a hematita é apresentada tanto como uma variedade de mica preta quanto como um tipo vermelho-terra macio.

      É fácil confundir hematita mineral com um material feito pelo homem chamado hematita magnética. Em algumas formas, as duas pedras têm uma aparência prateada muito semelhante. Alguns sugerem que a hematita magnética é apenas uma pedra "magnetizada"; na verdade, embora contenha muito ferro, o mineral tem um campo magnético fraco. Por outro lado, a magnetita mineral é altamente magnetizada e muitas pessoas acreditam erroneamente que é um material feito pelo homem.

      A hematita é um produto da transformação da magnetita, cristaliza no sistema romboédrico e possui a mesma estrutura cristalina da ilmenita e do corindo. O mineral descrito e a ilmenita são formados em temperaturas acima de 950 ° C. É mais difícil do que o ferro puro, mas muito mais frágil.

      Os cristais de hematita podem aparecer como um mineral secundário formado por processos de intemperismo no solo e junto com outros óxidos de ferro ou oxihidróxidos como a goethita, que é responsável pela cor vermelha de muitos solos tropicais antigos.

      O uso popular de hematita em joias foi na Europa durante a era vitoriana. Então, as joias de pedra eram consideradas um sinal de luto.

      Propriedades

      A hematita tem propriedades físicas únicas que encontraram sua aplicação não apenas na ciência. Além disso, a pedra é usada em astrologia e magia, é capaz de influenciar positivamente a saúde humana com sua energia. As impurezas são de grande importância na formação de sua cor. Nem todas as suas formas são minerais preciosos, algumas delas só podem ser consideradas semipreciosas.

      Fisica

      Se falamos em descrever as propriedades físicas da hematita, então vale a pena começar com o fato de que ela é infusível e se torna altamente magnética quando aquecida. Vamos dissolver lentamente em ácido clorídrico, em uma solução de ferrocianeto de potássio dá um precipitado azul escuro.

      É um mineral opaco com gravidade específica de 4,9 a 5,3. O brilho é quase metálico opaco. Quando exposto, não se divide, mas em alguns casos demonstra esfoliação basal ou romboédrica. A densidade da pedra é 5095 - 5205 kg / m3, enquanto o teor de ferro nela pode ser diferente.

      A pedra não é forte, mas ainda assim é atraída pelo campo magnético, é classificada como um grupo de óxidos ou óxidos simples. A formação de depósitos pode ser observada em qualquer ambiente sem quaisquer condições específicas. O tipo de raça que o contém pode ser:

      • magmática;
      • sedimentar;
      • metamórfico.

        Não muito frequentemente, inclusões de hematita podem ser encontradas na limonita ou mesmo no quartzo.

        Os cientistas aprenderam como obter um mineral da magnetita, que é popular devido às suas propriedades magnéticas únicas, que desaparecem completamente quando aquecidas a uma temperatura de 220 graus.

        Terapêutico

        As propriedades curativas do mineral para os humanos são conhecidas há muito tempo. É igualmente benéfico para homens e mulheres. Não é à toa que, traduzido de outro idioma, hematita significa “sangue”. O mineral tem um efeito positivo sobre os fluidos corporais em todos os aspectos.

        Acredita-se que ajuda na desintoxicação e é usado para perda de peso.

        Uma das propriedades curativas desta pedra é a sua Use para estabilizar a circulação sanguínea e combater a hiperemia e embolia. Os efeitos positivos também são conhecidos no intestino delgado, onde o mineral auxilia na absorção do ferro, o que melhora o processo de fornecimento de oxigênio ao corpo.

        O que é muito importante saber sobre esta pedra é que algumas pessoas não conseguem entrar em contato com ele, pois isso faz com que a pele fique inflamada, surgem sinais de irritação... Você não deve usar hematita se houver inflamações, doenças virais ou infecciosas no corpo. A pedra tem um bom efeito na formação de hemoglobina no sangue, embora os cientistas não possam confirmar esse fato.

        Se uma pessoa enfrenta o problema de coagulação do sangue, ela deve usar um anel com essa pedra ou brincos. É um mineral que ajuda a cicatrizar feridas e queimaduras mais rapidamente.

        Pessoas com pressão arterial baixa também devem usar um diamante preto. Mas para aqueles que aumentaram, é extremamente contra-indicado usar joias com minerais.

        Das outras propriedades curativas insubstituíveis da pedra, vale destacar:

        • ajuda nas fraturas, pois o processo de consolidação óssea é mais rápido;
        • a pedra é capaz de curar os vasos sanguíneos, ajuda na anemia e nos problemas cardíacos;
        • o número de eritrócitos no sangue melhora, o processo de hematopoiese melhora na medula óssea.

        Mágico

        Se voltarmos à Idade da Pedra, então é sabido que as tribos usavam a hematita como talismã para proteção contra bruxaria. Na Roma antiga, também era muito popular entre os legionários, pois se acreditava que o mineral ajudava a descobrir a tempo sobre a emboscada e salvava os soldados de ferimentos.

        É melhor usar uma estatueta de hematita como talismã para a casa. Na Rússia, eles sempre foram colocados em uma cama com uma criança pequena. Eles disseram que tal talismã o protegia não apenas dos espíritos malignos, mas também das doenças da infância. Existem lendas segundo as quais as pessoas conseguiram, graças a um amuleto feito de hematite, proteger-se do encontro com os espíritos malignos.

        No Tibete, eles dizem que a misteriosa terra de Shambhala está associada ao mineral descrito. É por isso que joias de hematita podem ser encontradas em mosteiros. Rumores dizem que se uma pessoa foi capaz de compreender o poder do mineral, então a pedra lhe dará a oportunidade de se comunicar com os espíritos dos mortos.

        A pedra concede a quem a usa o dom inestimável de um vidente, uma sabedoria extraordinária. Se usado corretamente, ajudará a compreender os segredos do Universo, portanto, o diamante negro é frequentemente encontrado entre a parafernália mágica dos adivinhos, pois torna o futuro claro e compreensível.

        Hematita se refere à pedra de Marte e Plutão, tem grande energia e pode melhorar o humor de seu dono. O mineral ajuda a absorver a energia negativa e acalma em momentos de estresse ou ansiedade.

        É um protetor que lhe permite ficar sóbrio em qualquer situação.

        A hematita também é boa para trabalhar com o chacra raiz, pois ajuda a transformar a energia negativa em vibrações positivas. O mineral pode ajudar a encontrar a individualidade em si mesmo, graças a ele a pessoa mantém a compostura mesmo em uma situação difícil. Sua energia positiva visa o autodesenvolvimento humano.

        A hematita fortalece a autoconfiança, a meditação com ela tem mais sucesso, pois ajuda a direcionar a energia do espírito para equilibrar a condição física.

        Um talismã feito de hematita é extremamente necessário para os cientistas, pois sua energia contribui para a concentração. Essa pedra também pode ajudar na matemática e no raciocínio, e atinge o equilíbrio entre a mente e o espírito.

        Sabe-se que a hematita reduz a influência da energia negativa. O planeta associado a esta pedra é Saturno. O elemento associado à hematita é o fogo, por isso é recomendado em primeiro lugar a Áries. Mas esta pedra não é apenas Áries, mas também Aquário, bem como Escorpião, a quem protege, avisa do perigo, melhora a intuição, aumenta a sexualidade e pode adicionalmente energizar quando necessário.

        Cores

        Enormes depósitos de hematita foram encontrados em formações ferruginosas. A pedra cinza é comumente encontrada em áreas com água parada ou fontes termais minerais, como o Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos. O mineral pode precipitar da água e se acumular em camadas no fundo do lago. Ele também pode se formar sem água, no entanto, como regra, como resultado da atividade vulcânica.

        Cores minerais:

        • Preto;
        • cinzento;
        • prata;
        • marrom;
        • marrom avermelhado;
        • vermelho;
        • arco-íris.

          Qualquer pedra colorida parece simplesmente deslumbrante. Pelo nome fica claro que algumas de suas formas apresentam tonalidade vermelho sangue, mas, além disso, o mineral pode ser dourado ou até amarelo. Esses tons são opacos, bastante opacos, devido às propriedades físicas da pedra.

          A cor final do mineral depende da qualidade e quantidade das impurezas nele contidas. Raramente, mas mesmo assim, é encontrada hematita azul e verde. Normalmente, é uma pedra polida em água com um brilho metálico.

          Tipos minerais

          A maioria dos cientistas identifica apenas duas formas do mineral:

          • cabeça de vidro vermelha;
          • especula.

          Mas há quem fale de um número muito maior de suas variedades, entre as quais está o ferro micáceo, ou seja, pedras com estrutura escamosa. Também existe a martite - uma pedra com diferentes inclusões. Você pode ouvir no mundo científico sobre a rosa de ferro - um mineral em que os cristais não estão conectados como de costume, mas na forma de uma rosa selvagem.

          Os cristais cinza têm brilho metálico, são conhecidos como minério de ferro, os tipos de flocos finos são chamados de hematita de mica.

          A maioria dos minerais se forma em uma forma terrosa de grãos finos, chamada ocre vermelho. Um elo intermediário entre esses tipos é rim ou minério de lápis. O ocre vermelho é usado como pigmento para criar tintas, uma forma refinada é usada para polir vidros laminados.

            Se o mineral contém água, ele assume a forma de botões de árvore. É a chamada hidrohematita, que também é considerada uma forma de hematita. O mais comum é o minério de ferro vermelho hipergênico.

            para quem é isso?

            O mineral descrito não é adequado para todos os elementos, pois possui um caráter complexo e uma energia poderosa. Áries deve usá-lo - ele é um daqueles que podem fazer isso todos os dias. É especialmente importante usar joias de hematita em reuniões importantes ou ao tomar decisões.

            Um anel de prata com uma inserção de hematita será uma adição maravilhosa ao seu visual e um amuleto maravilhoso.

            Ao mesmo tempo, os homens são aconselhados a usá-lo no dedo indicador da mão esquerda e o belo sexo à direita.

            O diamante negro traz sucesso nos negócios, dá a autoconfiança necessária. Tornou-se muito mais fácil para as mulheres do elemento fogo lidar com o estresse. Uma estatueta feita de um mineral atrai boa sorte.

            Uma pedra também é adequada para um espírito forte para os escorpianos, que, com tal auxiliar, certamente alcançará grande sucesso e bem-estar material. Você pode usar uma joia na forma de miçangas ou simplesmente manter o mineral em sua bolsa.

            Os escorpianos recebem um bom suporte do mineral, conseguem encontrar as palavras necessárias nas reuniões de negócios, a pedra dá autoconfiança às mulheres.

            Mesmo em crianças, a hematita ajuda a lidar com medos injustificados.

            O mineral trará boa sorte a Câncer, pois se tornará o centro de concentração de sua energia vital positiva. Com esse talismã, o sucesso virá para ele não apenas no trabalho, mas também em sua vida pessoal.

            Das joias para cancerianos, o melhor é usar uma cruz; as mulheres podem usar um broche.

            O melhor é cortar o mineral na técnica cabochão, pois é esse corte que dá um brilho especial à joia.

            Homens de câncer entrarão em conflito menos, ganharão a confiança de que precisam e começarão a se mover rapidamente em direção a seu objetivo com um talismã hematita.

            Os virginianos que não gostam de mudar nada na vida, são propensos a dúvidas e constrangimentos, vão encontrar muita utilidade no mineral. Eles se tornarão mais ousados, prontos para experimentar. Com a ajuda da hematita, sua vida pessoal certamente melhorará. O mineral protege bem as crianças dos efeitos negativos.

            Os aquarianos que espalham sua energia demais e às vezes não conseguem se concentrar em algo importante, definitivamente deveriam comprar joias com uma pedra.

            O diamante do Alasca permite que você se concentre no principal, para protegê-lo da negatividade.

            Os astrólogos aconselham ter uma estatueta de diamante negro em casa, pois assim a energia da pedra atrairá boa sorte na esfera financeira, encherá a casa de uma xícara e melhorará o relacionamento das famílias.

            Um amuleto de pedra ajudará Gêmeos e Sagitário. Os primeiros sempre estarão em destaque, enquanto ao seu redor o mineral criará uma forte proteção contra olhares indelicados. Quanto a Sagitário, a pedra, antes de mais nada, os protegerá de si mesmos.

            Como distinguir de um falso?

            Se você sabe no que vale a pena prestar atenção, então não será difícil determinar uma pedra real ou sintética, mesmo para uma pessoa sem formação geológica. É difícil discordar do fato de que o mercado está cada vez mais cheio de falsificações, por isso é tão importante saber como é a hematita natural.

            Se levarmos em consideração a composição química, então há muito ferro na pedra de sangue, portanto, mesmo uma pequena joia deve ter uma massa decente.

            Você pode verificar a naturalidade da pedra usando uma superfície áspera e leve. O mineral precisará ser segurado levemente sobre ele. Quando a hematita é real, ela deixa uma linha vermelha atrás dela. Se nenhum vestígio permanecer, então uma falsificação bem executada está na frente do comprador.

            O terceiro indicador de autenticidade é o custo. O preço do produto acabado pode depender de muitos fatores, incluindo os quais a hematita metálica é combinada. O mineral não está na lista dos raros, é extraído em todo o mundo, mas um preço muito baixo deve ser alarmante. Quanto melhor for o corte, mais caro será o produto.

            Se você quiser comprar joias com hematita preta, pode encontrar plástico ou cerâmica. Basta mergulhar na água para checar - uma pedra natural é pesada, ela afunda, mas uma falsa não.

            Se houver um ímã por perto, algumas pessoas o usam para autenticação. Bloodstone não tem muito magnetismo, mas ainda assim atrai.

            Com que pedras é combinado?

            Qualquer decoração fica mais atraente se não for usado um mineral em seu design, mas vários, complementando-se perfeitamente. Em combinação com outras pedras, a hematita brilha com novas cores. Malaquita é o mais adequado para isso, uma vez que suas cores e energia estão perfeitamente combinadas.

            Não é incomum encontrar o mineral em combinação com limonita ou pedra de lava. Eles podem ser usados ​​juntos sem medo de que os minerais se antagonizem.

            Não vale a pena usar materiais artificiais em paralelo com a pedra natural, por exemplo, strass ou miçangas, pois essas joias parecem baratas e não têm a energia de que uma pessoa precisa.

            Áreas de uso

            Existem várias áreas principais de aplicação para o mineral descrito. Graças ao seu aspecto atraente, foi apreciado por joalheiros de todo o mundo. Anéis, amuletos e artesanato são muito populares.

            Qualquer produto de hematita requer uma manutenção cuidadosa, por isso vale a pena mantê-lo em uma caixa. O mineral reage muito mal ao forte estresse mecânico.

            Mas a joalheria não é a única área onde o mineral encontrou sua aplicação.... Justamente por conter grande quantidade de ferro, a hematita é utilizada na indústria pesada, na fabricação de aços ou mesmo ferros fundidos. O minério de hematita contém até 50 e às vezes 65% de ferro.

            O tom vermelho do ocre tornou-se procurado nas artes visuais.A pedra é usada como pigmento para criar tinta.

            Apesar de a hematita apresentar propriedades medicinais, não é usada na medicina como medicamento. O mineral pode ser usado em combinação com outros métodos para ajudar o corpo a combater a doença.

            Cuidado com produtos de pedra

            A estrutura da hematita dotou-a de uma qualidade chamada fragilidade. Por esse motivo, não deve ser derrubado, mas com certeza precisará ser protegido de tensões mecânicas. É imperativo proteger o diamante negro de esfregar contra uma superfície áspera. Não use joias com elas ao praticar esportes ou limpar. É melhor colocá-lo em uma caixa para que o mineral ganhe força.

            Todas as joias de hematita coletam energia negativa, e é por isso que exigem limpeza de alta qualidade de vez em quando. Basta colocar o produto em água corrente e, em seguida, colocá-lo sobre uma toalha macia para secar.

            Mais detalhes sobre a hematita e suas propriedades são discutidos no próximo vídeo.

            sem comentários

            Moda

            a beleza

            casa