Engenheiro

Engenheiro-chefe: características e descrição do trabalho

Engenheiro-chefe: características e descrição do trabalho
Contente
  1. Características da profissão
  2. Descrição do trabalho
  3. Uma responsabilidade
  4. Requisitos de trabalho
  5. Educação
  6. Local de trabalho
  7. Quanto ele ganha?

O cargo de engenheiro-chefe está incluído na administração principal da empresa. Uma profissão implica a presença de uma certa educação, habilidades adicionais e experiência de trabalho. Certos traços de personalidade também são importantes. A eficiência de qualquer empresa técnica depende precisamente do profissionalismo do engenheiro-chefe.

Características da profissão

O engenheiro-chefe (código OKPDTR 20758), além de estudar as atividades técnicas da empresa, decide sobre a conveniência de sua reconstrução, reequipamento de produção. Para isso, um especialista deve analisar cuidadosamente todas as perspectivas possíveis. O engenheiro-chefe deve tomar medidas destinadas a aumentar a produtividade do trabalho e o uso racional dos recursos de trabalho disponíveis.

A posição também inclui:

  • desenvolvimento de todos os planos técnicos necessários;
  • determinação de métodos para melhoria da qualidade de todos os produtos fabricados e vendidos da empresa;
  • controle sobre a exata observância dos padrões de produção estabelecidos e obrigatórios;
  • aprovação de planos e desenhos utilizados na produção.

A posição é considerada ampla e envolve muitas habilidades especializadas. O engenheiro-chefe deve ter qualidades humanas como alto grau de responsabilidade, habilidades gerenciais, mentalidade analítica e técnica, iniciativa e diligência.

O padrão profissional também implica tais habilidades.

  • Mobilidade... Uma característica do cargo é a necessidade de verificar constantemente vários objetos, eles podem estar em outras áreas, o especialista deve estar pronto a qualquer momento para realizar viagens de negócios planejadas e não planejadas.
  • Capacidade de trabalhar confortavelmente em equipe... O engenheiro-chefe não trabalha sozinho, suas atividades estão associadas ao contato constante com trabalhadores e chefes de empresas estruturais, um especialista deve fazer contato com facilidade e não estar sujeito a conflitos.
  • Capacidade de realizar atividades repetitivas por um longo tempo... O cargo implica no desempenho de determinadas funções, que se repetem todos os dias, podendo em alguns casos o estado emocional de uma pessoa não suportar a monótona carga, para um engenheiro-chefe tal qualidade é inaceitável.
  • Racionalidade... Neste caso, entende-se a capacidade de gerir de forma racional e expedita as finanças da empresa, todos os custos devem ser justificados e beneficiar a empresa.
  • Ingenuidade... A posição implica uma análise constante do trabalho da empresa e o desenvolvimento de formas de melhorar a produção, um especialista deve ser capaz de traçar esquemas para aumentar a produtividade do trabalho e desenvolver suas próprias ideias inovadoras.

Descrição do trabalho

Os deveres e tarefas diretas do engenheiro-chefe incluem muitas funções. É este especialista que se encarrega de definir a política técnica da empresa onde trabalha. A posição implica direitos, deveres e responsabilidades específicos por seu fracasso.

Todas as nuances são prescritas na descrição do trabalho e são geralmente aceitas. Eles podem ser diferentes dos padrões apenas se estiverem especificados no estatuto da empresa.

Responsabilidades

O especialista ocupa o segundo lugar na equipe de gestão, depois do diretor geral da empresa. Essa nuance se deve à presença de um amplo leque de responsabilidades do titular do cargo. Este especialista deve ser capaz de calcular as formas mais lucrativas de trabalhar para uma empresa no mercado moderno.

As responsabilidades funcionais de um especialista incluem:

  • contenção controle de qualidade de produtos manufaturados;
  • controle de teste de equipamento de trabalho, incluindo a garantia de reparos em tempo hábil e a expansão da gama de equipamentos usados;
  • identificar a necessidade de melhorar as qualificações existentes dos funcionários, controle total sobre os recursos humanos;
  • controle de cumprimento dos termos de trabalhoespecificado nas estimativas, declarações e outros documentos da empresa, onde se encontra a sua assinatura;
  • gerenciamento de eventosvisando a melhoria dos processos produtivos da empresa e sua modernização;
  • controle de incêndio e segurança técnica nas instalaçõessob sua jurisdição - este parágrafo também implica responsabilidade apropriada pelo não cumprimento de obrigações, incluindo material;
  • garantindo oportuna compilação e preparação de todos os tipos de documentação técnica;
  • controle sobre a observância da disciplina nas atividades de produção - tecnologia, design, incêndio, disciplinas de design, proteção do trabalho, conformidade com as normas ambientais e sanitárias;
  • treinamento de pessoal adicional, incluindo a celebração de contratos com universidades e outras instituições de ensino, se necessário;
  • atuando como CEO em sua ausência temporária.

A funcionalidade pode incluir outros itens. O fator chave neste caso são as especificidades da empresa e de suas atividades. Os pontos gerais são fixados no nível legislativo. A instrução não pode contradizê-los. Somente mudanças específicas de negócios são permitidas.Por exemplo, um engenheiro que trabalha com o equipamento deve verificá-lo regularmente e monitorar os reparos. Se apenas os funcionários forem subordinados, o item sobre o equipamento pode ser excluído das instruções.

Direitos

O engenheiro-chefe pode usar sua assinatura pessoal ao assinar documentos relacionados à área de sua autoridade imediata. O especialista tem o direito de celebrar os contratos necessários não só com pessoas jurídicas, mas também com pessoas físicas... Ele pode dar instruções especiais a todos os chefes de serviços técnicos e departamentos.

Outros direitos:

  • Receber dos chefes de estrutura dos departamentos técnicos todas as informações necessárias e completas, no que concerne às suas atribuições;
  • verificar as atividades de todas as estruturas técnicas da empresa;
  • deliberar sobre a contratação de novos especialistas, podendo o engenheiro-chefe a qualquer momento solicitar informações sobre funcionários já atuantes de estruturas técnicas;
  • participar da preparação de todos os orçamentos, instruções e pedidos da empresa relativos às atividades produtivas da empresa;
  • exigir que a direção geral da empresa dote o processo produtivo de todos os recursos necessários para criar as condições técnicas e organizacionais mais confortáveis;
  • dar aos chefes de todas as estruturas a eles subordinadas instruções sobre como trabalhar na produção;
  • fazer propostas de inovações na produção, atraindo novos funcionários, retreinando o pessoal existente;
  • participar no desenvolvimento de um programa de desenvolvimento racional da empresa, a participação deste especialista neste caso é um pré-requisito.

Além do mais, o engenheiro-chefe tem direito a todas as garantias previstas em lei... O especialista também pode exigir da administração auxílio no desempenho de suas funções profissionais diretas, bem como solicitar as informações necessárias ao seu cumprimento.

Se necessário, o cargo implica o direito de realizar treinamento avançado. Este item também está incluído na lista de direitos do engenheiro-chefe.

Uma responsabilidade

O engenheiro-chefe tem uma lista específica de responsabilidades. O não cumprimento dos mesmos acarreta responsabilidade. O funcionário deve cumprir as regras de disciplina e seguir certas ordens. A lista de funções deste especialista inclui tarefas gerais e individuais. Ele assume a responsabilidade, independentemente da categoria a que pertence a obrigação.... Por negligência, descumprimento ou execução parcial, o especialista pode ser repreendido, multado ou demitido. A punição depende do estatuto interno da empresa.

O engenheiro-chefe é responsável por:

  • em caso de violação das regras das medidas de segurança estabelecidas;
  • por violação da disciplina de trabalho e da ordem estabelecida na empresa;
  • em caso de violação das técnicas de segurança contra incêndio;
  • para divulgar segredos comerciais ou outras informações confidenciais;
  • em caso de implementação inadequada de ordens internas e ordens da empresa.

O engenheiro-chefe tem responsabilidade financeira e deve compensar os danos causados ​​por suas atividades ou desempenho impróprio de funções... A relação de equipamentos e demais situações que impliquem tal responsabilidade estão previstas no contrato com o colaborador.

Além disso, o especialista tem responsabilidade penal e administrativa por algumas de suas funções.

Requisitos de trabalho

A posição implica conformidade com uma série de nuances de qualificação. Para trabalhar nesta especialização, necessita de pelo menos cinco anos de experiência em atividades semelhantes e um perfil superior (nomeadamente técnico). Ele é obrigado a conhecer as normas de segurança contra incêndio e normas de proteção do trabalho.Se não puder cumprir temporariamente as suas funções, o diretor-geral nomeia o seu substituto temporário.

O especialista deve saber:

  • normas sanitárias e higiênicas padrão;
  • todas as nuances da tecnologia de produção (de volumes a maneiras de aumentá-los);
  • as regras de organização da atividade laboral na empresa;
  • a finalidade principal do equipamento utilizado na produção (incluindo suas características técnicas, métodos de montagem e desmontagem, métodos de reparo quando necessário);
  • métodos de planejamento qualificado das obras necessários à execução das atividades de alta qualidade do empreendimento;
  • todas as nuances da atividade da empresa e da sua estrutura (dentro da sua competência);
  • regras de elaboração de planos de produção;
  • tipos de defeitos de equipamentos e matérias-primas (bem como formas de eliminá-los e evitá-los);
  • as normas da legislação trabalhista em vigor (em relação às suas atividades e subordinados);
  • o quadro jurídico que regulamenta as atividades da empresa;
  • dispositivo de alarme industrial (incluindo métodos para sua reparação, substituição e eliminação de possíveis avarias);
  • as nuances da elaboração de contratos econômicos e financeiros básicos (dentro dos limites de sua competência).

Educação

Para que um especialista possa ocupar o cargo de engenheiro-chefe, é necessário ter formação técnica superior (bacharelado). Após a formatura, deve haver pelo menos cinco anos de experiência profissional... Tal período implica a aquisição por um especialista de todos os conhecimentos necessários à prática. Se necessário, é realizado mais treinamento ou retreinamento. Esses cursos podem ser realizados não apenas em instituições de ensino, mas também na produção, desde que previsto no contrato de sociedade.

Local de trabalho

A necessidade de introdução do cargo de engenheiro-chefe pode surgir em qualquer empresa cujas atividades estejam relacionadas aos processos de produção. Por exemplo, tais especialistas devem necessariamente ser incluídos no pessoal de fábricas de transporte motorizado, indústria de aquecimento, organizações de construção, granjas avícolas, hotéis e empresas farmacêuticas. É impossível realizar as atividades da indústria do gás sem um engenheiro-chefe qualificado e experiente. Além disso, o trabalho do metrô de Moscou e do metrô em outras cidades também implica a presença obrigatória de tal posição na lista de funcionários.

Algumas nuances das atividades dos engenheiros-chefes, dependendo do campo de produção:

  • transporte (avaliação da eficiência dos sistemas de transporte, controle das atividades do pessoal, previsão do desenvolvimento de alguns sistemas de transporte);
  • construção (manutenção profissional da documentação de construção relevante, participação na preparação dos planos de negócios necessários, distribuição das finanças existentes da empresa, reequipamento técnico da empresa, controle de qualidade dos trabalhos de construção, responsabilidade pela entrega atempada de edifícios e outros projetos de construção );
  • esfera ferroviária (gestão de todas as estruturas envolvidas, monitorando a saúde do material circulante);
  • aviação (controle dos processos de criação e reparação de equipamentos de aviação, organização de voos);
  • energética (manutenção e desenvolvimento de sistemas de energia, cálculo e controle do consumo de energia, teste de sistemas elétricos e equipamentos especializados);
  • indústria alimentícia (controle e responsabilidade pela qualidade das matérias-primas produzidas, planejamento e organização de todos os processos produtivos);
  • empresas de serviços públicos (proposta e desenvolvimento de medidas para melhorar a qualidade de vida dos proprietários, controle de segurança contra incêndio e condição técnica das instalações, desenvolvimento de regulamentos para subordinados, implementação de inspeções programadas ou não de equipamentos existentes);
  • instituições médicas (elaboração de planos de reparação e manutenção de equipamentos médicos, análise das causas das suas avarias e desgastes prematuros, preparação de pedidos de fornecimento de peças sobressalentes, manutenção de toda a documentação técnica necessária, verificação regular do estado técnico dos equipamentos );
  • operação de equipamentos na empresa (controle de segurança contra incêndio e emergência, investigação e contabilização de acidentes, treinamento de pessoal, participação no desenvolvimento de instruções).

Quanto ele ganha?

O salário do engenheiro-chefe depende do porte do empreendimento e da região em que a atividade é desenvolvida. Além disso, é importante quanto tempo um especialista ocupa uma determinada posição. Por exemplo, os salários dos engenheiros-chefes que trabalham em um projeto por um ou cinco anos serão significativamente diferentes.

Indicadores aproximados dependendo da região:

  • em Moscou e região de Moscou - de 80.000 rublos;
  • em Krasnoyarsk - de 62.000 rublos;
  • em Omsk - até 50.000 rublos;
  • em São Petersburgo - de 70.000 rublos.

É impossível se tornar o engenheiro-chefe de uma empresa, tendo apenas uma formação superior especializada. A posição implica a experiência obrigatória.

Além disso, este especialista possui um rol de funções que podem ser desempenhadas, conhecendo todas as especificidades da atividade técnica da empresa. Requisitos especiais se aplicam aos engenheiros-chefe em diferentes campos.

sem comentários

Moda

a beleza

casa