Engenheiro

Tudo sobre a profissão de engenheiro de design

Tudo sobre a profissão de engenheiro de design
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Responsabilidades
  3. Conhecimento e habilidades
  4. Qualidades pessoais
  5. Uma responsabilidade
  6. Educação
  7. Local de trabalho e salário

Engenheiro de design é uma profissão muito difícil, mas muito interessante... Por várias centenas de anos, os especialistas neste campo têm se empenhado no desenvolvimento e design de edifícios, várias estruturas e muitos outros benefícios da civilização. Basta sair e olhar em volta para ver como pequenas e grandes cidades estão sendo transformadas com a ajuda delas. As casas estão crescendo, a comunicação está aumentando, as estradas estão mudando. E isso é apenas uma pequena parte do que fazem os especialistas dessa profissão.

Peculiaridades

De acordo com informações históricas, os primeiros designers surgiram no Egito Antigo. Pesquisadores científicos conseguiram encontrar muitas evidências para esse fato. Por exemplo, o encanamento egípcio. Enquanto o estudavam, os técnicos modernos ficaram surpresos com a perfeição do sistema.

A lista de descobertas importantes da Renascença também inclui os diários de Leonardo da Vinci, nos quais foram encontradas descrições detalhadas e desenhos de vários dispositivos técnicos. Depois de algum tempo, as pessoas puderam traduzir algumas de suas ideias em realidade.

Hoje a profissão de engenheiro projetista é a mais exigida. Os especialistas nesta área encontram-se em diferentes áreas, mas a sua associação ocorre na maioria das vezes com arquitetos. Entre os empregadores que procuram um designer altamente qualificado em seu quadro de funcionários, há grande demanda por projetistas, projetos de edifícios, estruturas diversas e serviços públicos.

As áreas desta especialidade incluem não apenas os desenvolvedores de projetos de comunicação. Eles também incluem desenvolvedores de projetos de construção, rodovias, HVAC (aquecimento, ventilação e ar condicionado), ACS (sistema de controle automatizado).

A caracterização da profissão inclui vantagens importantes.

  • Demanda... No mercado de trabalho, a profissão de designer é popular. Principalmente se forem especialistas altamente qualificados que já se mostraram mais de uma vez na área profissional.
  • Remuneração... Até mesmo um engenheiro de design novato ganha um salário decente. Não há nada de surpreendente. Em seus ombros está o design, o desenvolvimento, a verificação. Mas o mais importante é que ele tem uma responsabilidade enorme por seu trabalho. E isso se aplica não só à legislação administrativa, mas também à legislação penal.
  • Locais de trabalho... Não há necessidade de um engenheiro de projeto visitar constantemente os canteiros de obras e acompanhar o processo de trabalho como supervisão técnica. Sim, você tem que fazer viagens, mas a maior parte do tempo de trabalho é passado no escritório, em frente ao computador, em um ambiente descontraído.

Apesar das vantagens significativas dessa profissão, existem algumas desvantagens.

  • Rotina. O designer, dia após dia, até que o objeto levado para a obra esteja acabado, tem que trabalhar todas as suas nuances. Verifique detalhadamente cada milímetro da planta.
  • Gestão de registros... Todos os dias, o engenheiro de projeto deve preencher um grande número de documentos de trabalho, que devem ser assinados pela gerência e pelo cliente.

Freqüentemente, os gerentes tentam explorar o designer atribuindo tarefas que não correspondem às suas responsabilidades de trabalho. Para evitar que isso aconteça, o especialista deve conhecer o ECTS - um livro de referência de qualificação unificado para cargos de gestores, especialistas e demais colaboradores. Ele exibe o padrão profissional da posição, fornece uma descrição detalhada da profissão, apresenta as responsabilidades do trabalho de um especialista e engenheiro de design de 1, 2 ou 3 categorias.

O principal na profissão de engenheiro de projeto é o cumprimento preciso das tarefas atribuídas. O especialista que não consegue lidar com os momentos de trabalho em tempo hábil deve mudar de profissão.

Responsabilidades

Uma lista completa das responsabilidades de um engenheiro de projeto pode ser encontrada na descrição do trabalho que acompanha o contrato de trabalho. Ele especifica especificamente quais tarefas principais e secundárias devem ser realizadas pelo especialista. Que funções são confiadas a seus ombros.

  • Coleta de dados sobre o objeto levado para o trabalho. Análise e avaliação das informações encontradas. Verificar as especificações técnicas.
  • Desenvolvimento e design de um plano geral ou partes individuais do projeto de acordo com os parâmetros fornecidos.
  • Obras de reconstrução ou renovação em instalações já operadas. Implementação de mudanças funcionais em projetos finalizados.
  • Desenvolvimento de planos estruturais instalações residenciais e industriais, bem como elementos de infraestrutura.
  • Elaboração de relatórios e manutenção de documentação técnica. Sua verificação subsequente. Se necessário, o engenheiro de projeto está engajado na coordenação de algumas das nuances com serviços de suporte.
  • Realizando uma verificação completa conformidade com as normas de segurança.
  • Discussão com o cliente sobre as nuances do projeto, bem como obter consentimento na forma de assinatura em documentos de clientes, executores e autoridades reguladoras.
  • Implementação de tecnologias inovadoras no processo de design.
  • Realização de avaliações de dados em termos de tecnologia e componente econômico.
  • Controle estrito sobre a implementação de ideias e correções feitas nos desenhos desenvolvidos. Avaliação subsequente do resultado final.

No entanto, as responsabilidades de um engenheiro de projeto podem diferir ligeiramente de organização para organização.Neste caso, estamos falando de relatórios adicionais e da possibilidade de substituir outro funcionário em caso de força maior.

Conhecimento e habilidades

Qualquer empresa que contratar um engenheiro de projeto considerará candidatos com apenas um diploma universitário. É muito difícil enganar o líder neste assunto. Ainda durante a entrevista, quando forem feitas perguntas ao candidato sobre conhecimentos profissionais, ficará claro o quão competente é o candidato. Ao considerar os candidatos, é dada atenção especial às habilidades profissionais. Um especialista altamente qualificado deve ter profundos conhecimentos na área de tecnologias e aspectos organizacionais da produção. Ele deve possuir conhecimentos matemáticos, econômicos e analíticos.

O engenheiro de design deve conhecer as regras de etiqueta empresarial para apoiar a conversa e negociar com os clientes. Para ser capaz de encontrar um idioma comum com eles e selecionar uma chave para eles. O designer deve ter habilidades para manter a documentação de trabalho. Conheça as regras de elaboração de atos, declarações diversas, estimativas. Ser capaz de criar cronogramas de financiamento eficazes. Um especialista altamente qualificado deve ser capaz de resolver problemas técnicos rapidamente. Compreenda a documentação do projeto. Ser capaz de redigir atos de violação cometidos no decorrer do trabalho. O engenheiro de projeto deve conhecer os documentos regulamentares e GOSTs.

Um excelente conhecimento de computador é exigido dos designers modernos, uma vez que todo o trabalho está incluído em programas especiais. Além disso, o especialista deve ter conhecimento da língua inglesa, pois a maior parte da documentação dos objetos reconstruídos e construídos é feita em língua estrangeira. Além disso, um engenheiro de design deve reagir imediatamente a situações fora do padrão, ser capaz de tomar decisões rápidas e corretas. Ele é obrigado a estar presente em entrevistas com candidatos que trabalharão sob sua supervisão.

Mas o mais importante é que o engenheiro de projeto deve compreender os estados psicológicos de seus subordinados.

Qualidades pessoais

Além das habilidades profissionais, um engenheiro de design deve ter uma série de qualidades pessoais que o ajudarão em um trabalho frutífero. E isso não é surpreendente, porque os engenheiros têm mais de uma dúzia de pessoas sob seu comando. Assim, deve saber trabalhar em equipa, gerir correctamente a equipa e colocar o trabalho a funcionar de forma a evitar situações de força maior. No entanto, a capacidade de encontrar uma linguagem comum com as pessoas e ter habilidades gerenciais - apenas parte das qualidades pessoais que um engenheiro designer deve possuir.

  • Disciplina... Com base apenas no exemplo pessoal, você pode exigir disciplina de seus subordinados.
  • Atenção. Neste caso, trata-se da manutenção da documentação de trabalho, elaboração de orçamentos, plantas e desenhos.
  • Uma responsabilidade. Um engenheiro de projeto altamente qualificado é responsável por seu trabalho não apenas no papel, mas também perante a lei.
  • Orientação do resultado... Essa característica sugere que o especialista atinge a meta definida no prazo.
  • Alta capacidade de aprendizagem. Com essas palavras, o engenheiro informa que a qualquer momento está pronto para fazer um retreinamento ou aprimorar sua qualificação.
  • Excelente memória.
  • Atitude positiva em relação às ciências exatas.
  • Equilíbrio. É essa característica pessoal que sugere que o especialista é capaz de suavizar as arestas ao trabalhar com o cliente, subordinados e supervisor imediato.

Uma responsabilidade

Na descrição do trabalho de cada técnico há um ponto "responsabilidade".

  • O engenheiro de projeto é responsável pelo não cumprimento ou cumprimento indevido de deveres oficiais... Nessa situação, o especialista recebe uma punição de acordo com o contrato de trabalho e a legislação.
  • Para violações legais cometidas no decorrer da atividade laboral, engenheiro projetista pode incorrer em responsabilidade administrativa, criminal ou civil.
  • Também engenheiro de design assume a responsabilidade por danos materiais direito penal ou civil.
  • Um especialista em uma profissão tão importante responsável por divulgar os segredos comerciais da empresa ou a empresa onde trabalha ou trabalhou anteriormente.

Educação

Tornar-se um engenheiro de projeto é fácil. O principal não é faltar às aulas, mas mergulhar completa e completamente nos estudos. É impossível obter uma posição tão significativa, mesmo em uma pequena organização sem ensino superior.

Um graduado da escola pode entrar em uma universidade de engenharia na Rússia, tendo notas altas no exame estadual unificado em matemática, língua russa, física e desenho. A duração do estudo em uma instituição de ensino superior é de 4-4,5 anos. Neste caso, estamos falando do primeiro ensino superior. Depois que o aluno recebe o diploma de graduação da universidade, ele precisa obter uma licença. Para fazer isso, um jovem especialista deve ingressar em um SRO e receber a admissão adequada. Só após esta admissão, o jovem especialista é inscrito no registo nacional de designers, o que lhe permite começar a trabalhar directamente.

Os especialistas que receberam um diploma de um instituto de engenharia civil, uma universidade de arquitetura ou outra instituição de ensino de uma direção técnica não precisam passar por um retreinamento e receber uma segunda formação superior em engenharia. Basta conseguir emprego em cursos de especialização e, ao finalizar, receber documentos que comprovem a formação profissional. É importante notar que ao final do curso você terá que fazer um exame que lembra o Exame Estadual Unificado. Além disso, os especialistas também precisam passar pelo licenciamento, cujo princípio é descrito acima.

Como sabem, a atividade profissional dos engenheiros de projeto não pára. Assim, um jovem especialista que se formou em uma instituição de ensino deve constantemente ler certa literatura e extrair cada vez mais conhecimentos.

Graças a esses esforços, depois de alguns anos, é possível fazer cursos de atualização, após os quais uma categoria é atribuída.

Local de trabalho e salário

O engenheiro de projeto dedica grande parte de seu tempo de trabalho ao desenvolvimento de desenhos, elaboração de planos e preparação de documentação de trabalho... No passado recente, isso era feito em escritórios especiais. No entanto, hoje a maior parte das manipulações do trabalho é realizada em um computador. Por este motivo, os designers podem personalizar o local de trabalho de acordo com as suas preferências pessoais. O principal é que o especialista se sinta confortável. É extremamente raro um designer deixar o local de trabalho e ir para o canteiro de obras. Via de regra, isso é feito para verificar a obra concluída, bem como para reuniões com o cliente.

No que diz respeito aos salários. Muitos estão acostumados com o fato de que o salário depende da competência do empregado. Na engenharia, entretanto, as coisas parecem diferentes. Jovens especialistas que estão apenas começando sua carreira ganham de 20 a 35 mil rublos por mês. Salários semelhantes para funcionários que são assistentes ou assistentes de engenheiros. Os especialistas que já têm pouca experiência recebem em média 50-60 mil rublos. Os especialistas na área de engenharia ganham de 70 a 85 mil rublos. Pessoas que ocupam uma posição de liderança de nível técnico recebem 100 mil rublos. e mais alto. Para cada projeto bem-sucedido, todos os especialistas que tiveram uma participação mínima no trabalho recebem um grande bônus de incentivo. No entanto, a organização autorreguladora tem o direito de fixar o salário de acordo com a tabela de pessoal a uma taxa mais elevada.

O salário médio de especialistas em outras áreas de engenharia difere ligeiramente:

  • projetista de estradas - 45-60 mil rublos;
  • engenheiro de abastecimento de água e sistemas de esgoto - 40-50 mil rublos;
  • engenheiro de equipamentos de refrigeração - 60-70 mil rublos;
  • designer de rede de serviços públicos - 50-70 mil rublos;
  • engenheiro de projeto de aquecimento, ventilação e ar condicionado de edifícios e estruturas - 60-80 mil rublos;
  • TGV (fornecimento de calor, fornecimento de gás e ventilação) - 70-85 mil rublos;
  • Estação de sinalização (instalador do sistema de alimentação) 50-70 mil rublos.
sem comentários

Moda

a beleza

casa