Engenheiro

Tudo sobre a profissão de engenheiro de instrumentação

Tudo sobre a profissão de engenheiro de instrumentação
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Responsabilidades
  3. Conhecimento e habilidades
  4. Educação
  5. Trabalhar

Um engenheiro para trabalhar com equipamentos de controle e medição repara todos os dispositivos eletrônicos, realiza testes oportunos de sua condição e manutenção. Graças à formação profissional, um engenheiro de instrumentação e controle consegue providenciar o abastecimento dos equipamentos em cada oficina de produção, esse funcionário coleta as informações emitidas por dispositivos automáticos e tem uma ideia da forma de utilização da energia elétrica.

Como obter a profissão de engenheiro de instrumentação e controle, quais são as responsabilidades funcionais desse especialista e as perspectivas de carreira - contaremos em nossa análise.

Peculiaridades

Para começar, vamos nos deter na decodificação da abreviatura instrumentação e automação, que significa instrumentação e automação. Assim, podemos concluir que O engenheiro da KIPovets é um especialista do departamento responsável pela operacionalidade de todos os sensores e dispositivos da empresa. Podem ser hidrômetros, termostatos, conversores de frequência, assim como medidores de pressão, medidores de pressão e muitos outros medidores automáticos - os engenheiros de instrumentação são totalmente responsáveis ​​pela manutenção desses dispositivos, seu reparo e restauração. Um especialista nesta profissão é responsável pela introdução de inovações tecnológicas modernas e configuração de equipamentos de informática.

Engenheiro de instrumentação e controle - cargo de gestão, subordinado a este especialista projetistas, eletricistas e ajustadores. É nomeado para este cargo uma pessoa que possua um certificado da Rostekhnadzor para trabalho com equipamentos elétricos, emitido com base na certificação.O candidato ao cargo deve possuir formação técnica superior, não havendo requisitos para experiência de trabalho.

No entanto, para que uma pessoa com formação técnica secundária se qualifique para a posição de engenheiro de instrumentação e controle, ela deve ter trabalhado por pelo menos 3 anos como técnico de primeira categoria, ou pelo menos 5 anos em cargos técnicos relacionados .

Responsabilidades

De acordo com o ECTS existente, que define os padrões profissionais, o engenheiro do local desempenha as seguintes funções:

  • fornece operação especializada de dispositivos;
  • realiza pesquisas e diagnósticos do estado dos equipamentos;
  • se necessário, ele repara e restaura a funcionalidade de dispositivos elétricos fora de serviço;
  • realizar ajustes de elementos automatizados, linhas de produção;
  • fixa os parâmetros de funcionamento dos aparelhos, processa os resultados obtidos e, a partir deles, elabora protocolos e demais documentações planejadas;
  • desenvolve um conjunto de medidas destinadas a melhorar os parâmetros operacionais da tecnologia, a segurança dos aparelhos e a eficiência da produção;
  • elabora um esquema para retirar o equipamento do trabalho em caso de avaria, bem como para o reintroduzir no processo de produção geral após a reparação;
  • concorda com o contratante os atos de conciliação na obra de reparo;
  • participa da suspensão dos equipamentos, bem como da reinicialização em caso de manutenção preventiva;
  • em devido tempo realiza certificação técnica de dispositivos elétricos;
  • presta serviços externos de reequipamento de oficinas de produção de acordo com os novos regimes e documentos regulamentares;
  • mantém um registro para a apresentação oportuna de todos os dados de controle necessários para verificação;
  • forma uma solicitação de produção para a compra de instrumentos de medição necessários para o processo de produção, seus componentes e outros recursos necessários.

Durante a entrega e comissionamento do equipamento, o engenheiro de instrumentação e controle executa as seguintes tarefas:

  • verifica a disponibilidade e autenticidade dos certificados, bem como dos passaportes dos aparelhos elétricos, esclarece a correcção da sua execução;
  • analisa todas as ofertas de subcontratados;
  • atrai instaladores para o trabalho, dá aos funcionários das instaladoras acesso aos equipamentos.

Na fase de instalação e ligação de aparelhos elétricos, a KIPovets é responsável pelos seguintes tipos de trabalho:

  • elabora um relatório de serviço sobre a necessidade de introdução de novos códigos no sistema interno de gestão eletrónica de documentos;
  • preenche dados sobre bens e serviços do sistema eletrónico em funcionamento na empresa;
  • faz a execução dos contratos com o empreiteiro, faz a leitura de todos os documentos constitutivos e permissivos necessários do empreiteiro, coordena com os advogados e chefias a minuta do contrato com o caderno de encargos a ele anexado;
  • verifica a funcionalidade dos dispositivos elétricos adquiridos, se os parâmetros declarados não corresponderem, faz uma reclamação ao contratante.

Além disso, engenheiro de instrumentação e controle:

  • coleta periodicamente dados sobre o funcionamento do equipamento utilizado;
  • em caso de avaria de aparelhos elétricos, gera declarações defeituosas;
  • alerta a gestão sobre o risco de emergência de centros de acidentes e situações de perigo de incêndio.

Especialista nesta posição tem o direito de parar o equipamento para repará-lo... Além disso, ele regularmente lê as informações primárias recebidas, organiza-as, analisa e processa-as e também realiza os cálculos necessários para a produção. O engenheiro de instrumentação e controle, de acordo com a descrição do trabalho, supervisiona a preparação de relatórios de trabalho, bem como tabelas, diagramas e gráficos baseados em dados recebidos de aparelhos elétricos.

Além disso, o especialista para esta função participa da preparação de documentos de pessoal e submete relatórios às autoridades estatísticas.

Conhecimento e habilidades

Para cumprir suas obrigações profissionais, o especialista líder em instrumentação e controle deve saber:

  • parâmetros técnicos, bem como econômicos e de projeto de equipamentos quando operando em regime de acidente ou durante trabalhos de reparo e restauração;
  • padrões aprovados para instalações elétricas secundárias;
  • formas e métodos de avaliação visual do desempenho do equipamento elétrico;
  • um mecanismo para calcular os parâmetros de equipamentos elétricos;
  • metodologia e ferramentas para realizar todas as medições necessárias;
  • um conjunto de métodos existentes usados ​​para obter dados, processá-los e depois transferi-los para estruturas superiores;
  • padrão de trabalho com equipamentos de informática;
  • os princípios básicos da economia e ergonomia no campo de uma empresa de manufatura.

O engenheiro KIPOvets deve ser capaz de trabalhar com programas especializados em um PC, bem como ter as habilidades de diagnóstico e configuração de automação. Este funcionário deve conhecer todos os requisitos de segurança do empreendimento associados ao uso de equipamentos de proteção individual, bem como as normas de segurança contra incêndio.

Um bônus adicional é o conhecimento das leis trabalhistas e ambientais.

Educação

Quanto à formação de um candidato ao cargo de engenheiro de instrumentação e controle, o ensino médio, mesmo profissional técnico, obviamente não será suficiente aqui. Após se formar em uma escola técnica ou superior, o jovem especialista recebe o título de chaveiro de instrumentação, o que não lhe permite assumir o cargo de engenheiro. Se uma pessoa quer ter uma categoria alta, deve cuidar para que ele consiga um ensino superior. Os diplomados de universidades politécnicas, de energia e de tecnologia, enfim, quaisquer instituições de ensino que ofereçam formação técnica integral, podem candidatar-se à especialidade de engenheiro de instrumentação e automação. Os nomes dos programas, após a graduação nos quais você pode se candidatar ao cargo de engenheiro, costumam soar como segue.

  • Gestão em sistemas técnicos.
  • Automação de processos produtivos e técnicos.

O período de treinamento é de 4 a 5 anos. Durante o período de treinamento, um especialista em instrumentação e automação recebe conhecimentos especializados em física, matemática, informática, mecânica, design, além de automação, hidráulica e elétrica. Na Rússia, há uma lista bastante ampla de universidades técnicas com boa reputação, então você não deve se preocupar em estudar. Os institutos modernos oferecem treinamento em tempo integral e parcial para engenheiros.

A segunda opção é ideal para quem já se formou na faculdade ou escola técnica e conseguiu um emprego como montador ou chaveiro e pretende seguir a carreira de engenheiro no futuro. Através do ensino a distância um jovem especialista pode obter a educação necessária no trabalhoentretanto, neste caso, o período de estudo será um ano a mais. No entanto, o serralheiro com ensino médio também tem a oportunidade de adquirir a profissão desejada, mesmo sem estudar em uma instituição de ensino superior. Se uma pessoa já exerce a profissão há vários anos, pode, a qualquer momento, dirigir-se a centros de formação especializados e aí fazer cursos de reciclagem. Após o término das aulas, é realizada a certificação - emitiu documento que permite a candidatura ao cargo de engenheiro.

Na funcionalidade de um engenheiro de instrumentação e controle, uma das principais tarefas é manter o funcionamento sem problemas de todos os aparelhos elétricos. Por isso, independentemente da categoria profissional e do tempo de serviço, a cada três anos um especialista deve obter a certificação em questões de proteção ao trabalho. Este especialista tem contato direto com dispositivos de trabalho e no desempenho de funções profissionais está exposto ao perigo de choque elétrico, intoxicação por gás, queimaduras e outros riscos à saúde.

Além disso, o engenheiro é responsável pelas atividades de seus subordinados, se necessário, ele deve estar apto a prestar primeiros socorros. Por meio de um treinamento de atualização, ele adquire conhecimentos fundamentais na área de segurança elétrica.

Trabalhar

Sistemas automatizados estão disponíveis onde quer que qualquer instrumento seja usado, portanto, a profissão de engenheiro de instrumentação é verdadeiramente universal. Não importa se essa pessoa vai trabalhar em uma sala de caldeiras, indústria de construção ou na produção - este especialista pode sempre escolher um local para si mesmo que lhe agrade. No entanto, na maioria dos casos, trata-se de associações de proprietários, sistemas de controle de processos automatizados, bem como empresas relacionadas à automação e instrumentação.

No decorrer da sua obra, o engenheiro entra em contato com outros serviços. Assim, os trabalhadores fornecem informações sobre o mau funcionamento de dispositivos individuais ou de toda a linha. Os especialistas dos departamentos de medição transmitem cronogramas de manutenção programada e não programada, bem como informações sobre o momento do início da revisão e comissionamento. Funcionários funcionais recebem atos defeituosos com estimativas do engenheiro.

O trabalho de um engenheiro de instrumentação e controle é avaliado pela rapidez na resolução de problemas, bem como pelo funcionamento ininterrupto do equipamento, cumprimento de todos os cronogramas de reparos e inspeções técnicas e minimização do tempo de inatividade. Em média, em nosso país, o salário de um engenheiro KIP varia de 45 a 50 mil rublos. Os salários mais altos são recebidos por especialistas em Moscou e São Petersburgo, seguidos pela República do Bashkortostan.

Importante: os candidatos que ingressam em uma universidade técnica devem entender claramente que somente pessoas que não tenham problemas graves de saúde podem ser aceitos para o cargo de engenheiro.... Se o candidato tiver problemas de coordenação dos movimentos, visão e audição, bem como patologia do sistema cardiovascular e nervoso, ou doenças em que uma pessoa possa perder a consciência repentinamente, não será encaminhado para o cargo de engenheiro de instrumentação.

Se o candidato não conseguir permanecer por muito tempo em altitude elevada, isso também será um obstáculo para ocupar a posição desejada, uma vez que um conjunto de atribuições profissionais está frequentemente associado ao trabalho em altitude.

sem comentários

Moda

a beleza

casa