Engenheiro

Tudo sobre a profissão de um engenheiro de ponta

Tudo sobre a profissão de um engenheiro de ponta
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Responsabilidades
  3. Conhecimento e habilidades
  4. Requisitos de qualificação
  5. Local de trabalho

Uma das especialidades mais procuradas hoje é a profissão de engenheiro de ponta. É uma pessoa com as responsabilidades mais versáteis associadas à parte técnica do processo de produção. Em nossa revisão, consideraremos tudo sobre a profissão de um engenheiro de ponta, nos deteremos em mais detalhes sobre as responsabilidades do trabalho desse especialista, bem como os requisitos de qualificação para candidatos a esta posição.

Peculiaridades

Um engenheiro líder é um funcionário cujas funções incluem controle total sobre todos os processos técnicos e tecnológicos da empresa. Habitualmente, é nomeado para esse cargo um candidato com curso técnico superior, sendo obrigatório ter experiência profissional na profissão. Dependendo das características do programa educacional concluído, a especialização do engenheiro líder ou a direção de seu trabalho futuro é amplamente formada. Um funcionário nesta posição deve conhecer bem todos os materiais didáticos que são necessários em cada setor específico. Essa pessoa deve ser sociável e curiosa.

É importante que ele compreenda as perspectivas de desenvolvimento tanto da indústria como um todo quanto de cada empreendimento separadamente - isso exigirá cálculos, além de conduzir todo tipo de pesquisa científica.

Trabalhando em um campo específico da ciência e tecnologia, o engenheiro líder deve conhecer claramente todas as normas, documentação técnica e tecnológica, materiais legais e regulamentares que possam ter alguma relação com suas atividades... É importante que ele estudou constantemente a literatura adicional, que determina a ordem de registro de documentos técnicos ou patentes. Este especialista deve possuir conhecimentos e aptidões práticas de trabalho ao nível da organização do processo de trabalho, ergonomia e economia. Como a posição de engenheiro líder é gerencial, esse funcionário deve cumprir o Código do Trabalho da Federação Russa em vigor e ter conhecimento das normas e regras de proteção do trabalho.

É óbvio que uma pessoa que planeja assumir a posição de um engenheiro líder devem ser trabalhadores realmente altamente qualificados. Esta posição pressupõe uma participação ativa na criação e implementação de projetos de produção, no desenvolvimento de documentação técnica e na organização de pesquisas laboratoriais. Esta pessoa está empenhada na recolha das informações necessárias, na sua sistematização, bem como no processamento e análise. Sua funcionalidade inclui o controle de qualidade dos trabalhos executados e a verificação da sua conformidade com as normas exigidas por lei.

Responsabilidades

De acordo com os ECTS adotados, aprovando as normas profissionais para cada cargo, o engenheiro líder possui o código OKPDTR 22446 9 1 2149 05. Este especialista, em estrita conformidade com a descrição do trabalho, deve desempenhar as seguintes funções funcionais:

  • participar na organização e condução de pesquisas científicas e práticas e a implementação de desenvolvimentos laboratoriais e técnicos;
  • produzir Coleta e análise de dados de forma a monitorizar a eficiência da produção e criar um conjunto de medidas para aumentar a sua eficiência;
  • fornecer pontualidade e qualidade adequada de todo o trabalhorelacionadas à parte técnica e de produção;
  • alcançar conformidade dos projetos de produção implementados com os padrões aceitos, bem como as capacidades técnicas da empresa;
  • supervisionar o projeto de circuitos em várias direções, bem como métodos e meios de acompanhamento do andamento dos experimentos e testes, elaborando modelos de laboratório;
  • inventar descrição dos princípios básicos dos objetos e produtos projetados, bem como efetuar cálculos que justifiquem a adoção de determinadas soluções técnicas;
  • supervisionar a instalação e comissionamento de novos equipamentos;
  • fornecer conformidade com os requisitos de segurança ao realizar trabalho de produção;
  • participar em formação e implementação de um conjunto de medidas visando a redução de custos para a produção e componente técnico do projeto;
  • organizar implementação das conquistas da ciência russa e estrangeira na empresa;
  • preparar revisões com base em dados de pesquisa e desenvolvimento;
  • inventar opiniões qualificadas sobre a documentação técnicaque pode vir de terceiros;
  • participar na avaliação de trabalhos científicos, bem como a preparação de publicações;
  • arquivo de pedidos de patente e protótipos;
  • participar de seminários e conferências científicasrealizada entre representantes das comunidades técnicas;
  • entender orientação de técnicos e engenheiros.

Além das responsabilidades, o engenheiro-chefe também tem seus próprios direitos. Portanto, ele deve estar constantemente atento a todos os projetos que, de uma forma ou de outra, estejam relacionados ao seu trabalho. O engenheiro-chefe tem o direito de fazer propostas quanto à eficiência de seu trabalho e ao uso racional das capacidades e recursos de produção. O engenheiro chefe tem o direito, por sua própria iniciativa, de preparar os materiais para a abertura de qualquer novo projeto. Este funcionário pode relatar à gerência quaisquer deficiências e problemas que venham à tona durante o trabalho no projeto.

O engenheiro-chefe tem o direito de solicitar qualquer documentação técnica ou de pesquisa de que necessite para completar a gama de tarefas delineada.

Conhecimento e habilidades

Para se qualificar para a posição de engenheiro-chefe, um funcionário deve estar bem ciente do seguinte:

  • materiais que, em um grau ou outro, determinam a direção do desenvolvimento de um determinado ramo da indústria, ciência, tecnologia, economia;
  • perspectivas de maior desenvolvimento do campo em que trabalha o especialista líder;
  • metodologia de pesquisa básica, organização de testes, experimentos e experimentos de laboratório;
  • Realizações russas e estrangeiras no campo da ciência e tecnologia;
  • literatura metodológica em termos dos problemas desenvolvidos ou questões relacionadas;
  • especificações técnicas atuais, padrões, GOSTs e outros padrões para a operação de produção e sistemas tecnológicos;
  • requisitos para o desenvolvimento e implementação de documentos técnicos;
  • princípios de registro de patentes e ciência de patentes;
  • bases metodológicas para o despacho do processo produtivo;
  • metodologia de procedimentos de compras;
  • requisitos aprovados em lei para as regras de organização e racionamento de trabalho;
  • os fundamentos da legislação trabalhista vigente;
  • regras e regulamentos de segurança contra incêndio.

Importante! Um engenheiro líder deve ter um bom domínio de programas de computador especiais que lhe permitam desenvolver e supervisionar a manutenção de um projeto técnico específico.

Requisitos de qualificação

De acordo com os requisitos de qualificação existentes, apenas uma pessoa com formação profissional superior, cuja experiência de trabalho na especialidade seja de pelo menos 5 anos, pode ser nomeada para o cargo de engenheiro de referência. Observe que a interpretação deste requisito deve ser literal e excluir qualquer compreensão ampliada. Em particular, isso se aplica aos requisitos de antiguidade. Neste caso, significa que um candidato à posição de engenheiro líder deve ter trabalhado na posição de engenheiro por 5 ou mais anos... A confirmação disso é considerada como as entradas em seu livro de trabalho, onde a palavra "engenheiro" certamente deve aparecer.

Os cargos de técnico, instalador, instalador, montador e outras profissões não atendem aos requisitos de qualificação.

Local de trabalho

Um engenheiro líder é necessário em empresas de uma ampla variedade de categorias. Um especialista nesta categoria pode ser encontrado no quadro de pessoal dos departamentos de invenção e design das empresas. Um profissional da área pode usar seus conhecimentos e habilidades em fábricas e fábricas, bem como em institutos de pesquisa e até mesmo em escolas. A posição de um engenheiro líder é exigida em metalurgia, construção de edifícios e estruturas, engenharia de instrumentos e mecânica, medicina, produção militar, energia e muitas outras áreas. Na ciência, um engenheiro-chefe freqüentemente estuda áreas de assunto vizinhas, como, por exemplo, ecologia ou economia.

O engenheiro-inventor-chefe geralmente está mais perto de trabalhar em um escritório de projetos. Para um engenheiro prático, trabalhar no setor de manufatura ou em qualquer outra indústria é mais adequado. Com o tempo, alguns engenheiros renomados passam a exercer funções de ensino. Em nosso país, um engenheiro renomado tem boas chances de desenvolver seu talento. No entanto, apenas na condição de possuir um alto nível de qualificações.

Para se concretizarem na profissão, os jovens engenheiros mais ativos, mesmo na idade de estudantes, procuram uma vaga para um estágio, fazendo trabalho noturno em escolas técnicas ou laboratórios nos próprios departamentos. Assim, Ao receberem o diploma, já possuem experiência prática suficiente, bem como conhecimentos suficientes para se candidatarem a um ou outro cargo de engenheiro.

Depois de cinco anos, esses jovens técnicos já podem se candidatar ao cargo de especialista de ponta.

A engenharia na Rússia está se tornando cada vez mais promissora a cada ano.Os trabalhadores dessa área têm cada vez mais chances de bom crescimento na carreira e altos salários - muitas áreas de atividade que exigem esses funcionários estão se desenvolvendo rapidamente hoje em dia, graças a subsídios do governo e investimentos comerciais. Os funcionários mais ambiciosos e trabalhadores, que não têm medo de gerar ideias promissoras, ousadas e praticamente fundamentadas, têm todas as chances de implementá-las por conta própria no futuro.

sem comentários

Moda

a beleza

casa