Engenheiro

Tudo sobre a profissão de engenheiro de comunicações

Tudo sobre a profissão de engenheiro de comunicações
Contente
  1. Peculiaridades
  2. O que ele faz?
  3. Responsabilidades
  4. Educação
  5. Trabalhar

No mundo moderno, o processo tecnológico está se desenvolvendo rapidamente, a necessidade de novas profissões está crescendo. Portanto, é urgente a necessidade de profissionais que conheçam o seu trabalho. A profissão de engenheiro de comunicações não está mais associada apenas a cabos telefônicos e trabalho de instalação. Suas responsabilidades e tarefas mudaram muito, pois o trabalho está conectado a novos equipamentos e tecnologias modernas. Você deve aprender mais sobre esta profissão interessante.

Peculiaridades

Esta profissão surgiu no final do século 19, quando surgiram as centrais telefônicas. As funções dos especialistas incluíam o fornecimento e construção de novas linhas, a organização do funcionamento do equipamento sem problemas. Agora, esta área de serviço tem um grande número de especialidades diferentes, uma das mais importantes e necessárias é um engenheiro de comunicações moderno.

Há muito tempo que esta profissão está na lista das mais necessárias e bem remuneradas do mercado de trabalho.

Um dos maiores especialistas neste campo deve aplicar uma grande quantidade de conhecimentos no trabalho com telecomunicações e radionavegação, bem como em radar. A norma profissional estatal e o diretório ECTS contêm as características das qualificações do trabalhador, determinam as suas funções laborais, os conhecimentos e competências necessários. Uma vez que os sistemas de informação muitas vezes são reabastecidos com inovações, um especialista neste setor deve aumentar constantemente seu estoque de conhecimento.

O que ele faz?

A definição de "comunicação" é muito ambígua, cobre a rede mundial, as comunicações telefônicas e sem fio, as antenas parabólicas, a telefonia IP e as redes locais.Um especialista deve manter todo este equipamento e garantir seu funcionamento sem problemas, instalar estruturas e conexões de cabo de linha, conectar e criar redes locais, instalar antenas parabólicas e conduzir a Internet. A proliferação de sistemas de Internet, televisão por satélite e comunicações móveis torna esta profissão muito popular, porque os usuários muitas vezes precisam de comunicação sem fio e da Internet, por isso muitas vezes recorrem a especialistas nesta profissão.

Responsabilidades

Todas as atribuições do representante desta especialidade estão estabelecidas na descrição do cargo, com a qual o empregado estará familiarizado no momento de se candidatar a uma vaga.

  • Ele deve controlar todos os equipamentos profissionais, instalar equipamentos de cabos, conectar estações de usuário, verificar e garantir seu ajuste, mantendo-os em funcionamento.
  • Elaborar planos anuais de reparação e substituição de equipamentos técnicos. Aceitar e apreciar reclamações sobre avarias dos equipamentos técnicos que lhes são atribuídos, tomar medidas para eliminar avarias e analisar as causas da sua ocorrência.
  • O engenheiro de comunicações está diretamente envolvido na introdução de novos equipamentos em operação, elabora os pedidos de peças sobressalentes e consumíveis necessários, participa do desenvolvimento de medidas planejadas para melhorar o funcionamento dos equipamentos de comunicação e seu uso eficaz, para evitar paralisações. Realiza briefing de segurança e briefing industrial de seus subordinados, obedece aos requisitos da legislação trabalhista.
  • É obrigatório manter registros do estado de saúde do equipamento, bem como de seus danos e os motivos de sua ocorrência. O engenheiro desenvolve e implementa medidas para prevenir o mau funcionamento, está diretamente envolvido no desenvolvimento de especificações técnicas e no projeto de instalações de telecomunicações.

Responsabilidade e atenção são características muito importantes para especialistas neste campo. Afinal, é preciso trabalhar não só com equipamentos, mas também com pessoas. Um engenheiro de comunicação deve ser resistente ao estresse, deve ser capaz de encontrar uma linguagem comum com a equipe, compartilhar sua experiência com eles, ser capaz de reagir rapidamente e tomar decisões em situações críticas.

Trabalhando em pequenas organizações, um engenheiro de comunicações deve ser uma pessoa versátil, já que o pessoal de seu departamento é muito limitado, e ele deverá ter o máximo conhecimento de todas as sutilezas, desde a conexão de redes IP até a decodificação de desenhos e diagramas. Ele tem uma grande responsabilidade, que está prevista na descrição do cargo. Ele é responsável pelo não cumprimento das normas trabalhistas internas.

Ele é obrigado a não divulgar informações sobre a organização, a não usar sua posição oficial no âmbito de sua competência e autoridade.

Educação

Para se qualificar para um bom emprego no setor de telecomunicações, você precisa obter um diploma universitário. Para tal, são adequadas especialidades como "Telecomunicações e Sistemas de Comunicação", "Televisão, Radiocomunicação e Radiodifusão". Muitas instituições trabalham diretamente com empresas que fornecem serviços de comunicação. Eles enviam seus melhores alunos para esses negócios para estágios. Portanto, os alunos mais talentosos já no terceiro ou quarto ano encontram um emprego permanente por meio do treinamento prático.

Os alunos estudam em profundidade a análise matemática, programação e outras disciplinas técnicas, muito tempo é dedicado ao estudo da teoria da comunicação. Os empregadores convidam de bom grado os graduados de faculdades relacionadas com engenharia de rádio e telecomunicações para trabalhar.

Há um grande número de instituições de ensino superior na Rússia onde você pode obter educação superior, fazer um treinamento avançado ou retreinamento.

Por exemplo, na Modern Science and Technology Academy, você pode fazer cursos de reciclagem que duram 3,5 meses... A Escola Superior de Economia da Universidade de Pesquisa convida alunos para a Faculdade de Tecnologias de Infocomunicação e Sistemas de Comunicação. Muitas outras universidades na Rússia convidam os jovens a estudar em tempo integral ou parcial, onde há a oportunidade de estudar com base no orçamento. Um especialista formado por uma dessas universidades deve estar constantemente interessado em novos produtos na área de comunicação, comunicar-se com colegas mais experientes e deles receber conhecimentos, que poderá então aplicar na prática.

Trabalhar

Um especialista com formação superior pode contar com um emprego de alto salário. Mesmo sem antiguidade, os graduados podem trabalhar proveitosamente em organizações de telecomunicações, onde lhes será oferecido um emprego como operadora de celular. Hoje em dia existem muitas dessas empresas, então os jovens especialistas não terão que procurar emprego por muito tempo. Os novatos procuram cumprir todas as tarefas do empregador. No início, eles serão supervisionados por uma equipe experiente que ajuda a ganhar experiência e habilidades na profissão. Para fazer isso, você precisa mostrar iniciativa e se esforçar para o autodesenvolvimento. Só com a aquisição de competências especiais e experiência profissional é que se pode candidatar a um emprego mais remunerado, bem como para o crescimento na carreira.

Um engenheiro de comunicações pode trabalhar em várias empresas especializadas no desenvolvimento de tecnologias promissoras.

Normalmente procuram um especialista com pelo menos 3 anos de experiência que estará envolvido na instalação e start-up de equipamentos de telecomunicações, administração de sistemas de controle de manutenção, canais de teste e medição, e preparação de toda a documentação de projeto.

As grandes empresas que se especializam na prestação de serviços de Internet à população e às empresas requerem constantemente engenheiros de comunicação que se ocupem da conexão de televisão, telefones e Internet, viajem em equipe até o assinante, configurem e conectem equipamentos de rede, transportem os trabalhos de instalação e instalação de linhas de comunicação de fibra óptica.

Em diferentes regiões do país, essa profissão é remunerada de maneiras diferentes.

O nível de pagamento depende da população da região e das empresas que estão localizadas na região. Quanto maior a cidade, mais pessoas precisam de representantes dessa profissão. Por exemplo, Moscou tem os salários mais altos, assim como São Petersburgo. Um especialista experiente pode receber de 20.000 a 40.000 rublos. por mês. Em São Petersburgo, sem experiência de trabalho, você pode ganhar de 20.000 a 25.000 rublos. dependendo do porte da empresa e das solicitações do empregador. Em média, na Rússia, você pode encontrar um emprego com um salário de 30 a 100 mil rublos.

sem comentários

Moda

a beleza

casa