Engenheiro

Tipos de engenheiros

Tipos de engenheiros
Contente
  1. O que é um engenheiro?
  2. Quais são as especialidades?
  3. Visão geral da categoria

Entre um grande número de profissões, os engenheiros são populares há muito tempo. Esta especialidade não perde a sua relevância, uma vez que inclui o projeto, teste das técnicas desenvolvidas, operação dos equipamentos e sistemas. Que tipo de engenheiros existem, consideraremos mais adiante.

O que é um engenheiro?

Uma especialidade de engenharia envolve a obtenção de uma educação técnica e um certo nível de qualificação. Os engenheiros otimizam os desenvolvimentos existentes em várias áreas, e também contribuem para a implementação de novos projetos, tendo em conta tecnologias modernas. A especialidade está intimamente relacionada com o mundo da ciência e do conhecimento moderno, portanto é indicada para quem deseja realizar o potencial do seu intelecto.

Essa especialidade pode ser inserida em diversos setores da economia nacional. É muito procurado na produção industrial.

Quais são as especialidades?

A profissão de engenheiro é muito procurada em vários setores, uma vez que a descrição do trabalho desse especialista estipula a habilidade do especialista em criar documentação técnica e desenhos. Em cada setor específico, os objetivos serão estabelecidos pelo perfil da empresa. Existem os seguintes tipos de especializações em engenharia:

  • construtor;
  • físico;
  • tecnólogo;
  • economista;
  • testador;
  • bioengenheiro;
  • engenheiro militar;
  • mecânico;
  • designer.

Esta é uma lista incompleta de especialidades, podendo variar em função das responsabilidades dos empreendimentos, onde são necessários especialistas com este perfil:

  • investigador;
  • engenheiro de circuito;
  • robótica;
  • engenheiro hidráulico;
  • engenheiro de comissionamento e teste;
  • engenheiro de software;
  • engenheiro de garantia;
  • para reparo de PC;
  • silvicultura;
  • para teste;
  • para ventilação;
  • Engenheiro de desenvolvimento;
  • engenheiro-matemático;
  • defectoscopista;
  • durável;
  • instalador.

A variedade de especialidades surge da combinação bem-sucedida da engenharia com outras ciências. Assim, existe uma direção jovem de engenharia social, que reúne as principais funções e métodos da sociologia e da engenharia. Uma pessoa com essa especialidade trabalha no estudo do comportamento das pessoas em várias situações de natureza crítica.

Além disso, a engenharia é combinada com a informática, que se tornou parte da vida humana. Isso torna a especialidade do engenheiro da computação em demanda, cujas tarefas incluem trabalhar no suporte técnico à operacionalidade de qualquer empresa informatizada. Considere as características de outros cursos de engenharia.

Construtores

Os engenheiros de projeto são encontrados em uma variedade de setores. Sua principal tarefa é a necessidade de desenvolver um projeto para mecanismos, edifícios ou produtos de grande demanda. O inventor calcula com base em suas ideias e as coloca em prática. Essa especialidade estará em demanda na produção, onde é necessário projetar vários dispositivos, mecanismos, dispositivos e outros produtos, por exemplo, roupas, móveis ou telefones. A especialidade de um projetista em engenharia mecânica está em alta.

Físicos

É um grupo de engenheiros cujas atividades visam a concepção e concepção de dispositivos dos mais diversos tipos. Uma característica dessa especialidade é que todos os dispositivos desenvolvidos por esses especialistas devem ser baseados em processos físicos. Especialistas neste perfil podem escolher diferentes áreas de formação. Eles serão requisitados em física de engenharia e serão capazes de conduzir pesquisas em disciplinas inovadoras, como ciência da computação, robótica, design de circuitos e placas. Esses especialistas também são procurados na área de TI.

São convidados a ocupar cargos de técnico de informática ou rede não só em estruturas científicas, mas também na maioria das empresas públicas e privadas.

Tecnologistas

Os engenheiros dessa indústria são encontrados com mais frequência em fábricas. Eles recebem a tarefa principal - organizar racionalmente o processo de produção e levar em consideração os equipamentos existentes, bem como projetar e selecionar novos equipamentos. Esta especialidade pode ser aplicada nas indústrias alimentícia, química, leve, refino de petróleo, marcenaria, metalúrgica e gráfica. Cada uma das unidades de produção exige um monitoramento constante do cumprimento das normas de cada operação, de forma a garantir a estabilidade e o ritmo da produção sem interromper os volumes planejados.

Economistas

Economistas de engenharia é uma especialidade que faz fronteira entre o perfil financeiro e o técnico. Ela combina com sucesso as duas direções sem enfatizar o domínio de nenhuma delas. As características desta profissão são determinadas em função do local de trabalho do engenheiro e da direção da empresa. Um economista-engenheiro difere de um economista comum porque o trabalho do primeiro não está relacionado à contabilidade e aos relatórios financeiros. Do lado econômico, a especialidade tomou para si a necessidade de analisar projetos técnicos, planos e obras concluídas que serão executadas.

A análise é baseada em indicadores como lucratividade, lucratividade, taxa de aumento ou redução da produtividade, custos de recursos e período de retorno. Segundo o classificador das profissões, os engenheiros-economistas destacam-se tanto no setor aquático como no ferroviário.O principal objetivo do engenheiro-economista em qualquer empresa é aumentar a eficiência econômica do trabalho, a organização dos planos traçados, o cálculo dos custos calculados e a análise do trabalho econômico.

Testadores

O trabalho do engenheiro de teste visa a introdução de novos equipamentos e máquinas ou dispositivos de teste, após o que ele conclui sobre a necessidade de sua revisão. Essa direção está em alta nas empresas automobilísticas, militares, organizações de aviação e espaciais, empresas que se dedicam à eletrônica e à robótica. Os engenheiros desta especialidade têm a tarefa de participar no desenvolvimento dos programas e métodos de realização dos testes, realizando diretamente estes testes e processando os seus resultados.

Bioengenheiros

São especialistas que estudam e mudam as características dos organismos vivos. Esta profissão combina física, química, biologia, engenharia genética e tecnologia da computação. Os especialistas nesta área estão frequentemente empenhados no desenvolvimento de novos procedimentos baseados em conhecimentos interdisciplinares. Como resultado das atividades, estão surgindo novas tecnologias que facilitam a vida no planeta.

As profissões de bioengenheiro e engenheiro genético costumam ser confundidas. O especialista em genes se propõe a obter desenvolvimentos científicos no campo da biologia e da medicina.

Militares

As atividades dos engenheiros militares são direcionadas à criação de veículos de combate, bem como ao desenvolvimento de tecnologias e equipamentos que serão úteis nos assuntos militares. Esta especialidade combina engenheiros de projeto e tecnólogos em economia. A profissão de engenheiro militar é bastante traumática, na maioria das vezes não apresenta estabilidade no local de trabalho e está associada a viagens regulares de negócios. Especialistas nesta área estão desenvolvendo novas técnicas que levarão em conta todas as técnicas modernas. Eles prestam serviços e reparam produtos que são estrategicamente importantes na indústria e realizam projetos de objetos.

Mecânica

Este grupo de engenheiros se ocupa do projeto, construção e aplicação de diversos dispositivos de natureza tecnológica. Os especialistas que receberam essa educação são muito procurados no mercado de trabalho moderno. Eles podem trabalhar em vários campos. Esses engenheiros podem produzir brinquedos infantis, produtos alimentícios e também fabricar dispositivos exclusivos no campo da eletrônica de rádio ou da indústria espacial e de foguetes. Na maioria das vezes, as empresas modernas exigem essa especialidade para realizar as seguintes funções de trabalho.

  • Elaborar e verificar a documentação técnica.
  • Planejar a colocação de unidades tecnológicas e organizar o comissionamento.
  • Controle a qualidade do trabalho realizado durante o lançamento dos produtos.
  • Organize o trabalho correto com equipamentos modernos, diagnostique e repare se necessário.
  • Fornecer à empresa peças de reposição e componentes, insumos necessários ao funcionamento do equipamento.
  • Dê treinamento ao pessoal sobre como operar os dispositivos que estão sendo colocados em operação.
  • Estudar e desenvolver uma política de reaparelhamento de empresas e empreendimentos, bem como a introdução de equipamentos de última geração.

Designers

Especialistas com este perfil são responsáveis ​​por obter informações iniciais sobre o projeto, realizar cálculos de natureza técnica e econômica, conectar decisões construtivas e gerenciais nos projetos em desenvolvimento. Eles também devem desenvolver documentação de desenho levando em consideração os padrões da indústria. Os designers estão mais frequentemente envolvidos na criação de objetos arquitetônicos ou outros edifícios, bem como nos sistemas de comunicação neles. Não será difícil para um engenheiro de projeto providenciar sistemas de abastecimento de água, esgoto, ventilação e ar condicionado, redes elétricas e cabos de telecomunicações.

Um engenheiro de perfil específico é responsável por cada projeto. Na maioria das vezes, essa especialidade é encontrada na indústria da construção. Em alguns casos, eles podem ser encontrados na engenharia mecânica e na robótica e até mesmo entre os metalúrgicos. Os designers diferem dos desenhistas porque os primeiros devem calcular as características técnicas, econômicas e de design do futuro objeto e dos sistemas de comunicação nele embutidos.

Esta regra está consagrada no padrão estadual.

De outros

Além das áreas acima, também existem engenheiros envolvidos em treinamento, segurança, calculadoras, engenheiros de transporte e outras especialidades.

As tarefas do engenheiro de formação incluem a organização da formação profissional para os trabalhadores e a formação avançada do pessoal de gestão de qualquer empresa. A presença de tal especialista permite que qualquer empresa seja mais competitiva do que outras. Os funcionários dessa organização sempre acompanham as mudanças na ciência e na legislação, aprimorando suas qualificações e eficiência.

O engenheiro de segurança é responsável por garantir que o pessoal esteja ciente dos procedimentos de segurança e que eles sejam seguidos no desempenho de suas funções profissionais. Além das precauções de segurança, este especialista deve ser um inspetor de segurança ocupacional que garante as condições de trabalho corretas para cada funcionário e os impede de receber os efeitos negativos de vários fatores.

O engenheiro de transporte deve ser responsável por projetar o sistema de transporte. Também é responsabilidade deste especialista zelar pelo bom funcionamento do sistema por ele desenvolvido. A especialidade está intimamente ligada à logística de transporte.

O engenheiro calculista é uma profissão bastante interessante, pois entre as suas funções está a necessidade de realizar cálculos de outra natureza. Ele deve verificar a resistência e rigidez das estruturas que serão implementadas. A profissão é muito responsável, pois um erro pode custar não só grandes perdas financeiras, mas também vidas humanas.

Essa profissão está intimamente relacionada a engenheiros e designers, portanto, esses profissionais costumam trabalhar juntos ou estão vinculados a uma posição.

Um engenheiro de equipamento completo é um especialista responsável pelo fornecimento de equipamentos e instalações com materiais e componentes. Ele deve desenvolver cronogramas de entrega desses materiais para evitar tempo de inatividade. A principal tarefa do engenheiro de configuração de equipamentos é fornecer o material e a base técnica da organização e controlar a execução dos planos de abastecimento, bem como a qualidade dos elementos fornecidos.

Visão geral da categoria

A especialidade de um engenheiro em qualquer empresa deve ter uma certa classificação, que é chamada de nível de liberação. Distinguir entre a primeira, a segunda, a terceira categoria de especialistas, bem como os trabalhadores que não possuem uma categoria. Com base nessas informações, são definidas as condições de trabalho do futuro engenheiro, bem como o seu salário.

Profissionais não categorizados realizam apenas tarefas simples. Eles não precisam tomar decisões diferentes sem engenheiros qualificados.

Os engenheiros da 3ª categoria realizam as tarefas de um trabalhador sem qualificação, são obrigados a desenvolver desenhos simples, não a tomar decisões e a fazer o seu trabalho sob a supervisão de um especialista da primeira categoria.

A segunda categoria de engenheiros ganha permissão e a capacidade de desenvolver desenhos de algumas peças e pequenos equipamentos com uma estrutura simples, bem como montar essas peças.

Os engenheiros de primeira categoria são na maioria das vezes os chefes deste departamento, eles monitoram a execução de todas as tarefas, e também são responsáveis ​​pela correção dos desenhos e cálculos. Eles são responsáveis ​​pela otimização dos sistemas existentes da planta.

Os especialistas em engenharia recebem um nível de categoria ao serem aprovados em uma certificação especializada. O momento pode ser definido por uma agência governamental ou por comissões independentes que as empresas empregam.

Depois de exercer um cargo em sua especialidade por um determinado período, o engenheiro pode se candidatar a um aumento de profissionalismo e receber uma categoria superior. Na maioria das vezes, isso acontece a cada 3 anos.

A especialidade de engenharia sempre foi e será muito procurada no mercado de trabalho, mas requer muito esforço para se adquirir conhecimento e experiência relevantes. A competitividade dos especialistas é baseada em suas habilidades e conhecimento das últimas descobertas em vários campos.

sem comentários

Moda

a beleza

casa