Eletricista

Tudo sobre a profissão de eletricista para a reparação e manutenção de equipamentos elétricos

Tudo sobre a profissão de eletricista para a reparação e manutenção de equipamentos elétricos
Contente
  1. Descrição
  2. Responsabilidades do trabalho
  3. Requisitos
  4. Educação e carreira
  5. Local de trabalho e salário

No mundo moderno, as profissões são diversas, e cada uma delas se caracteriza por um determinado tipo de atividade, sendo que um candidato a uma vaga deve atender às características declaradas e possuir as competências adequadas. Assim, por exemplo, sem formação profissional, uma pessoa não pode assumir a posição de eletricista para a reparação e manutenção de equipamentos elétricos, uma vez que simplesmente não consegue dar conta das tarefas que lhe são atribuídas.

Vamos dar uma olhada mais de perto e descobrir qual é a essência da profissão e quais habilidades um candidato a uma vaga em potencial deve ter.

Descrição

Uma profissão como eletricista para conserto e manutenção de equipamentos elétricos requer cuidado especial e concentração, porque no trabalho você tem que interagir com elementos elétricos, circuitos elétricos e outras peças que, se manuseadas com negligência, podem ser inseguras para a saúde e a vida humana. Não é surpreendente que esta especialidade de trabalho pertença à categoria de profissões especialmente perigosas.

Os riscos no processo de trabalho são tão grandes que haverá pouca concentração e atenção, também é necessário ter conhecimento dos métodos de proteção, bem como de como prestar o socorro necessário em caso de choque elétrico.

Para que o conhecimento seja atualizado regularmente e em linha com as mudanças no campo do progresso técnico, os especialistas precisam passar por treinamentos e reconversões regulares. Todos podem realizar individualmente os cursos de acordo com o seu desejo, e a reciclagem profissional, que é realizada a cada 5 anos, também é obrigatória. Além disso, grandes empresas e órgãos governamentais estão interessados ​​nos melhores especialistas com um nível de profissionalismo decente trabalhando para eles, portanto os eletricistas têm que passar anualmente por uma espécie de exame para confirmar a qualidade de seus conhecimentos em suas respectivas áreas.

Esta profissão na sociedade moderna é especialmente popular, e especialistas qualificados estão em grande demanda. Isso porque, na era do progresso tecnológico, é impossível imaginar um mundo sem eletricidade. A capacidade técnica dos especialistas ajuda a evitar interrupções e avarias graves, bem como a eliminar rapidamente as avarias em situações de emergência, devolvendo os negócios e toda a cidade ao seu curso normal de vida.

Sem intervenção profissional ou na ausência das competências adequadas de um electricista, a indústria, os transportes e muitas outras áreas de actividade correm o risco de ficarem paralisados, o que acarretará em grandes prejuízos financeiros.

É por isso que os especialistas neste campo são funcionários em tempo integral em quase todas as organizações e ajudam a manter o bom funcionamento das redes elétricas.

Responsabilidades do trabalho

As atribuições dos mestres nesta área dependem da sua qualificação, pelo que não é possível considerar esta questão em termos gerais. Claro, existem várias prescrições e instruções padrão, que estabelecem o mínimo de responsabilidades do trabalho, mas para um quadro mais completo isso não será suficiente, portanto, é necessário considerar todas as categorias separadamente.

Os especialistas da 2ª categoria devem ter habilidades mínimas de reparo de equipamentos, bem como conhecimento na área. Eles podem fazer trabalhos mais complexos, mas com a condição de que sejam supervisionados por um especialista mais qualificado. Além disso, as responsabilidades do trabalho incluem:

  • purgar e limpar peças de equipamentos parcialmente desmontados;
  • corte, bem como emenda de isolamentos e manipulações com fios (decapagem, soldagem, colagem);
  • desconexão e conexão de equipamentos, bem como sua manutenção dentro das empresas;
  • realização de trabalhos simples de carpintaria e instalação necessários à reparação e manutenção de equipamentos elétricos;
  • verificação e posterior medição das resistências de isolamento, enrolamentos e cabos.

Os mestres da 3ª categoria podem realizar trabalhos simples em empresas departamentais, trabalhando desligando a tensão com posterior ajuste. Eles também realizam uma auditoria de dispositivos de transformadores, regulam cargas na rede elétrica e executam algumas outras funções. Esses incluem:

  • instalação de válvulas à prova de explosão, sua manutenção e reparação;
  • desmontagem, montagem e participação no reparo de grandes aparelhos elétricos;
  • reparo de equipamento elétrico simples;
  • realização de trabalhos de reparo complexos sob a orientação de artesãos mais experientes;
  • participação no assentamento de fiações e trabalhos com desenhos;
  • identificação de avarias em aparelhos elétricos e posterior reparação.

    Para um eletricista, as tarefas de grau 4 são mais complexas e a gama de funções que ele deve realizar está se expandindo:

    • sob orientação de profissional mais qualificado, desmonta e repara absolutamente todos os aparelhos elétricos;
    • realiza autorreparação de dispositivos de média complexidade;
    • verifica o equipamento elétrico com a desmontagem e realiza todas as trocas on-line necessárias.
    • realiza a instalação e posterior manutenção dos sistemas de iluminação;
    • trabalha com elementos de soldagem;
    • realiza trabalhos de acordo com diagramas e desenhos.

    As atribuições do eletricista de 5ª categoria também são mais amplas.A principal característica distintiva é que os mestres deste nível podem já estar envolvidos em trabalhos de reparação complexos sem a supervisão de especialistas mais qualificados. Suas atividades de trabalho consistem nas seguintes responsabilidades:

    • serviço completo de unidades, cuja capacidade não exceda 15 kV;
    • trabalhar com circuitos e defeitos de dispositivos complexos;
    • trabalhos de instalação e reparação de redes de cabos;
    • trabalhos de instalação e reparação, bem como serviço completo de dispositivos com regulação do modo de trabalho;
    • soldagem e manuseio de tensões;
    • identificar vibrações e aplicar medidas adequadas; e equilibrar alguns dispositivos.

      A área de atuação do mestre do 6º ano inclui:

      • reforma e instalação de dispositivos com capacidade de até 25 kV;
      • manutenção pessoal e remota de unidades de produção;
      • trabalhar com esquemas complexos e experimentais;
      • manutenção, instalação e reparos oportunos em dispositivos de complexidade variável;
      • realização de vários trabalhos com sistemas de cabos;
      • reparo e preparação de equipamento elétrico para operação posterior.

      Os mestres do 7º e 8º ano têm um leque muito amplo de atividades. Primeiro, eles têm todo o conhecimento e habilidades que os mestres de escalões mais baixos possuem. Em segundo lugar, seu trabalho é mais perigoso, responsável e complexo, uma vez que suas funções incluem o desempenho de funções para as quais as qualificações de outros mestres simplesmente não são suficientes, por exemplo:

      • testar várias unidades técnicas em alta tensão;
      • construção de estruturas de proteção para todos os tipos de dispositivos;
      • serviço completo de usinas e dispositivos com capacidade acima de 35 kV;
      • realização de testes especialmente complexos de instalações de alta frequência;
      • trabalhos de reparação e instalação de complexidade acrescida.

      Requisitos

        Obviamente, o trabalho do eletricista na reparação e manutenção de equipamentos elétricos é bastante complexo e intensivo em energia, portanto, para a qualidade do seu trabalho, um verdadeiro profissional deve cumprir determinados requisitos, tanto no que diz respeito às suas competências como às características pessoais.

        Qualidades pessoais

        As qualidades pessoais são muito importantes já nas primeiras fases do trabalho, porque a partir delas se pode tirar conclusões sobre a idoneidade profissional do mestre e a sua capacidade para a formação contínua.... E embora o padrão profissional não inclua uma descrição detalhada das qualidades pessoais de um profissional, muitos empregadores ainda prestam atenção especial a esse aspecto.

        É especialmente importante ter uma qualidade como a concentração, uma vez que ao trabalhar com equipamentos elétricos é muito importante poder se concentrar em uma tarefa e somente após a sua conclusão passar para a próxima.

        Um alto grau de aprendizagem também ajudará no trabalho e contribuirá para o crescimento na carreira e a melhoria de habilidades. O fato é que para dominar novas categorias é necessário estudar, tanto na teoria quanto na prática, muito material novo, e nem todo profissional consegue assimilar o conhecimento rapidamente e, mais ainda, aprender a aplicá-lo.

        Responsabilidade e resposta rápida ajudarão ao trabalhar em conjunto com artesãos cujas qualificações são mais baixas. Uma vez que um capataz mais experiente poderá assumir a responsabilidade pela regulamentação da obra, e em caso de falha, ele corrigirá rapidamente o erro.

        Restrição e resistência ao estresse - às vezes essas qualidades são decisivas na hora de contratar um eletricista para o trabalho. O fato é que essa profissão é tão responsável e tensa que emoções desnecessárias podem interferir seriamente no desempenho das funções oficiais.

        Além disso, qualidades como pontualidade, capacidade de calcular o tempo de trabalho, senso adequado de autopreservação, habilidades de comunicação e capacidade de tomar decisões competentes e equilibradas são bem-vindas.Tudo isso ajudará não apenas no processo de trabalho em si, mas também na construção de relacionamentos comerciais de confiança com chefes e colegas.

        Conhecimento e habilidades

        O conhecimento e as habilidades que um verdadeiro profissional deve possuir também são diferenciados pelos níveis de sua habilidade. Mas existem vários itens básicos que um eletricista deve ter, independentemente de suas qualificações:

        • posse de conhecimentos sobre a estrutura dos diversos equipamentos elétricos;
        • conhecimento das principais finalidades das ferramentas e da capacidade de manuseá-las;
        • conhecimento das regras e características de manutenção de equipamentos, incluindo trabalhos de reparo e instalação;
        • é necessário conhecer perfeitamente as normas de segurança e ser proficiente em primeiros socorros;
        • deve ter conhecimentos extraordinários no campo da engenharia elétrica;
        • também é desejável conhecer todas as características dos materiais, ferramentas e dispositivos com os quais você está potencialmente trabalhando;
        • o conhecimento sobre o dispositivo e o princípio de funcionamento das fontes de alimentação também é parte integrante desta profissão;
        • características de manutenção de máquinas elétricas de vários tipos, bem como alguma experiência em testá-las;
        • regras e sequência de trabalho organizacional que são executados para identificar avarias com subsequente eliminação.

        Na ausência de quaisquer habilidades e conhecimentos, não se desespere - você sempre pode fazer certos cursos de treinamento e preencher as lacunas em suas qualificações.

        Educação e carreira

        Antes de começar a trabalhar neste tipo, você precisa cuidar de sua educação, para que suas habilidades e conhecimentos estejam atualizados. Inicialmente, vale a pena decidir por si mesmo se deseja subir na carreira ou se ficará satisfeito com um emprego monótono e estável. No primeiro caso, você precisa ficar intrigado ao entrar em uma instituição de ensino superior, e no segundo caso, o ensino médio especializado também é adequado, onde você pode estudar todos os fundamentos.

        No momento da admissão em qualquer instituição de ensino, será necessário passar nos exames de admissão - matemática e física, pois são fundamentais para a formação contínua, que, independentemente da instituição, terá uma duração média de três a quatro anos.

        No ingresso após o 9º ano, os prazos aumentam, já que o programa é mais extenso e versátil.

        Se na Internet você encontrar cursos online para eletricistas baseados na formação escolar, não deve se preocupar com eles, pois não existe esse formato para o estudo da profissão. A coisa e que para uma melhor assimilação das informações, deve ser apoiado por exercícios práticos que simplesmente não serão possíveis em casa, e após a conclusão desses cursos, o diploma é considerado inválido. A educação a distância está disponível apenas para artesãos experientes que desejam aprimorar suas habilidades.

        Deve-se ter em mente que as instituições de ensino superior o ajudarão a subir na carreira, mas não oferecerão educação nessa área específica. Para dominar a profissão de eletricista, você deve voltar sua atenção para as faculdades e escolas técnicas. Além disso, muitas grandes empresas têm consultório particular de formação de futuros funcionários e prestam especial atenção a este processo, visto que têm interesse em obter pessoal de qualidade.

        Quanto ao crescimento na carreira, tudo é muito simples - artesãos novatos sobem de posição, alcançam o nível de capataz e, então, podem ser promovidos a engenheiros de energia e assumir uma posição de liderança.

        Local de trabalho e salário

        Existem duas indústrias nas quais os eletricistas de reparos e manutenção elétricos podem trabalhar.

        • Construção... O comandante trata de todos os assuntos relacionados à eletricidade, incluindo fiação, equipando as salas com luz e energia, e também é responsável pela segurança de todo o sistema.O salário de tal profissional pode chegar a 65.000 rublos.
        • Setor de serviços... Essa obra envolve um serviço completo de equipamentos elétricos em diversos empreendimentos. O salário, neste caso, é de 30.000 a 35.000 rublos.

        Quando promovido a engenheiro de energia ou a uma posição gerencial, os salários podem subir para 150.000 rublos.

        sem comentários

        Moda

        a beleza

        casa