Eletricista

Tudo sobre a profissão de eletricista eletricista

Tudo sobre a profissão de eletricista eletricista
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Responsabilidades
  3. Conhecimento e habilidades
  4. Educação
  5. Onde funciona?

Dentre todas as profissões existentes no mercado de trabalho moderno, um lugar especial é ocupado pelo cargo de eletricista-chefe. Se você está interessado em ciências exatas e deseja obter uma profissão desejada, deve prestar atenção a essa carreira. Hoje, no nosso artigo, vamos considerar todas as características e características distintivas da atividade profissional de um eletricista-eletricista.

Peculiaridades

A profissão de eletricista-eletricista pertence à categoria dos trabalhadores, uma vez que, no desempenho das tarefas diárias, um especialista costuma aplicar suas habilidades práticas em vez de conhecimentos teóricos. Em geral, um funcionário (dependendo de uma posição e local de trabalho específicos) dedica-se à construção e operação de linhas elétricas aéreas, instalações lineares de telefone e rádio, reparo e instalação de linhas de tensão de cabo e assim por diante.... A profissão está incluída no ETKS.

O empregador apresenta requisitos bastante estritos para uma pessoa que pretenda ocupar esta posição. (e referem-se não apenas às características profissionais de um especialista, mas também às qualidades pessoais). Para que uma pessoa possa realizar de forma eficiente, oportuna e eficiente todas as suas tarefas de trabalho, ela deve necessariamente ser fisicamente resiliente.

Conseqüentemente, um eletricista de régua é uma profissão mais masculina do que feminina, pois requer a aplicação de uma grande quantidade de esforço físico.

Além disso, o trabalho em si não é realizado no interior ou no escritório, mas no exterior.A este respeito, pode-se concluir que não existe rotina e monotonia da atividade profissional, o que atrai muitos jovens. Depois de completar as tarefas de trabalho, o especialista vê imediatamente o resultado de suas ações, o que é típico de apenas algumas profissões existentes hoje. Uma grande vantagem e, em muitos casos, um fator decisivo é que um eletricista de linha com formação profissional adequada e experiência de trabalho pode receber uma remuneração material bastante elevada por seu trabalho. Assim, todos os fatores acima tornam a posição de um eletricista de linha uma carreira bastante atraente para muitos.

Deve-se ter em mente que a profissão está associada a um grande número de desvantagens. Por exemplo, um nível bastante alto de perigo deve ser destacado. Se você não seguir estritamente as regras e regulamentos de segurança, existe um grande risco de danos à saúde ou até de morte. Ao mesmo tempo, grande responsabilidade e vários estresses também estão associados a um alto nível de perigo. Assim, pode-se concluir que o trabalho de um eletricista de linha não é adequado para pessoas que, por sua natureza, são muito emocionais ou psicologicamente instáveis. De uma forma ou de outra, mas antes de tomar a decisão final quanto a escolher esta profissão para você como uma carreira futura ou não, é muito importante avaliar todos os prós e contras. Somente com essa abordagem você pode contar com uma decisão equilibrada e objetiva, da qual não se arrependerá no futuro.

Responsabilidades

As funções que um eletricista de linha desempenha diariamente são regulamentadas por documentos oficiais como um padrão profissional e descrição do trabalho. Esses documentos são inerentemente padronizados, mas cada empregador, dependendo das especificidades da empresa, pode fazer alterações e acréscimos a eles. Assim, ao mudar o local de trabalho, diferentes requisitos podem ser apresentados ao eletricista-governante a cada vez. Além disso, a natureza e a complexidade das tarefas de trabalho dependem em grande parte da categoria e da experiência de trabalho de um especialista.

Em geral, as seguintes funções estão incluídas na lista tradicional de funções de um eletricista de linha:

  • instalação e remoção de ganchos, pinos e isoladores;
  • trabalhar com cordas e cabos de metal;
  • trabalhar com fios de núcleo único;
  • instalação de tambores;
  • instalação de fios em suportes por meio de hastes e postes especialmente concebidos para esse fim;
  • cortar fios e cabos;
  • desenvolvimento de sistemas de aterramento;
  • execução de obras de impermeabilização;
  • coloração e numeração de suportes;
  • enrolando fios e cabos em estruturas especialmente projetadas - tambores e assim por diante.

Lembre-se de que você precisa se familiarizar com todos os documentos nos quais suas responsabilidades de trabalho estão definidas antes de aceitar uma oferta formal de emprego. Você deve ter 100% de certeza de que pode cumprir as tarefas que seu empregador prescreve para você. O fato é que a descrição do trabalho prevê a responsabilidade do empregado pelo não cumprimento ou cumprimento incorreto das obrigações laborais.

Ao mesmo tempo, a responsabilidade pode assumir níveis muito diferentes (desde repreensão disciplinar e perda do emprego a processo criminal).

Conhecimento e habilidades

O eletricista é um especialista que possui um grande número de competências teóricas e também pode aplicá-las na prática. Os principais incluem o seguinte:

  • princípios de montagem de vários tipos de estruturas de subestação;
  • métodos para instalação de suportes em juntas de pivô, fixados em caras;
  • regras básicas para trabalhar com uma fundação;
  • métodos para definir transposições de fios;
  • normas para instalação de fios e cabos em cruzamentos;
  • métodos de ancoragem do fio de contato e do cabo de suporte;
  • princípios de instalação funcionam na criação de linhas de alta tensão e muito mais.

Observe que a lista acima não está de forma alguma fechada ou completa. Quanto mais habilidades, conhecimentos e habilidades você tiver, mais procurado e especialista relevante você permanecerá no mercado de trabalho. Além disso, a presença de competências adicionais será capaz de distingui-lo favoravelmente em relação ao histórico de outros candidatos para o cargo.

Educação

Para se qualificar para o cargo de eletricista de linha, você deve concluir o treinamento apropriado. No entanto, existem várias opções.

  • Assim, a forma mais tradicional é obter o diploma de uma instituição de ensino profissional secundário. Para isso, após o 9º ano escolar e recebimento do correspondente certificado de ensino médio, é necessário escolher uma faculdade ou escola técnica, onde haja uma direção de preparação correspondente. Certifique-se de visitar o escritório de admissões e descobrir quais exames você deve fazer para admissão. No processo de estudar na universidade, você receberá a quantidade de conhecimentos práticos e teóricos necessários para um trabalho posterior. O período de estudos será de cerca de 3 anos.
  • Outra forma de se formar na especialidade de eletricista de linha é obtendo o certificado de conclusão de cursos de especialização. Geralmente duram apenas alguns meses, após os quais você tem a oportunidade de começar a trabalhar diretamente. No entanto, essa opção também tem suas desvantagens. Deve-se ter em mente que tais cursos são pagos, você precisa ter um cuidado especial na hora de escolhê-los, uma vez que existem muitos golpistas no mercado.
  • Além dos métodos de treinamento descritos acima, você pode obter uma profissão diretamente na empresa. Assim, em algumas empresas existem oportunidades correspondentes, cuja essência é conseguir um emprego de auxiliar e estagiário, obter a experiência teórica e prática necessária, após a qual pode candidatar-se ao cargo de funcionário de pleno direito.

Além disso, é importante lembrar que, para subir na carreira, você terá que se submeter a uma certificação a cada 5 anos - dessa forma, você aumentará sua classificação, respectivamente, e seu salário.

Onde funciona?

Eletricistas de linha podem trabalhar em empresas dos setores público e privado. Portanto, eles podem estar envolvidos em empresas especializadas em habitação e serviços comunitários, construção, indústria e assim por diante. Em que partindo da posição de especialista júnior ou mesmo estagiário, um funcionário pode avançar para um especialista líder ou até mesmo para um chefe de departamento.

sem comentários

Moda

a beleza

casa