Eletricista

Tudo sobre eletricistas de subestação

Tudo sobre eletricistas de subestação
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Responsabilidades
  3. Conhecimento e habilidades
  4. Educação
  5. Onde funciona?

O trabalho na área de engenharia elétrica é muito importante e relevante. Mas não importa o quanto você queira conectar sua vida com a engenharia elétrica, você terá que estudar cuidadosamente as características de uma especialização específica. Você também precisa saber tudo sobre o trabalho de um eletricista em manutenção de subestações, sobre as funções desse especialista.

Peculiaridades

As usinas de distribuição "distribuem" eletricidade aos usuários finais. Mas eles são bastante complicados, muito mais complicados do que qualquer aparelho doméstico. E, portanto, não se pode presumir que se pode “simplesmente acionar os interruptores”, como muitas vezes se acredita. O bom funcionamento do equipamento, que custa muitos milhões, depende da precisão com que o eletricista de manutenção da subestação faz seu trabalho..

Levando em consideração o risco de uma emergência, os especialistas devem fazer tudo com antecedência para garantir que os sistemas técnicos funcionem perfeitamente. Os problemas podem surgir a qualquer hora, mesmo à noite ou nos fins de semana, feriados. E é por isso eletricistas de plantão estão presentes nas subestações continuamente, a qualquer hora do dia, em qualquer clima... Eles garantem que, mesmo que ocorra um problema, todos os problemas sejam eliminados rapidamente e a fonte de alimentação seja restaurada. Embora a profissão de eletricista seja considerada profissional, pelo menos oficialmente, ainda é um status superior.

Alguns instaladores trabalham em subestações de tração ferroviária. Lá, os requisitos para a estabilidade da operação do equipamento são, pelo menos, não maiores do que nas cidades. Também é importante considerar que as subestações podem operar em corrente contínua e alternada.

Eles também distinguem:

  • distribuição nodal;
  • depressivo;
  • entrada profunda da subestação;
  • pontos do transformador.

Responsabilidades

A descrição do trabalho prescreve:

  • eliminar violaçõesadmitido por outros funcionários;
  • liderar o técnico estabelecido documentação;
  • relatar o início e a conclusão do trabalho supervisor imediato;
  • verifique o local de trabalho para segurança;
  • avaliar o desempenho do equipamento ao assumir o cargo;
  • conduzir briefings direcionados para outros funcionários;
  • controlar a segurança das cercas, dispositivos de proteção, sinais de alerta nas instalações;
  • verifique o status bateria baterias;
  • faixa de tensão, força atual, sua frequência e outras nuances do modo de operação;
  • completar curto prazo, relativamente solução de problemas simples.

Mais eletricistas para manutenção de subestações:

  • manter declarações defeituosas;
  • verificar o desempenho dos trabalhos nas instalações com a participação de trabalhadores de menor qualificação;
  • determinar os parâmetros das baterias de armazenamento;
  • monitorar a adoção de medidas adicionais de segurança (não prescritas nas instruções, mas necessárias para a proteção de pessoas, equipamentos e valores dos materiais).

Instaladores de grau 3 podem fazer a manutenção do equipamento de subestações de 35 kV. Eles também preparam seu próprio local de trabalho. A aceitação dos locais de trabalho será efetuada não só no momento da posse do cargo, mas também após a eliminação da emergência.... Os especialistas de 3ª classe podem trabalhar com montagens e conexões feitas por conta própria, com acionamentos de equipamentos de comutação. Eles também solucionam problemas de luminárias, trocam fusíveis.

O trabalho diário para esse especialista é a mudança de modo imperativo dos interruptores. Se ocorrer uma emergência, o instalador troca o equipamento conforme necessário. Após o desaparecimento dos indícios do problema, ele sempre inspeciona o equipamento e avalia suas características, facilidade de manutenção e adequação para posterior operação. Se os reparos são realizados na subestação com o envolvimento de equipes regulares e de emergência, contratados externos, o eletricista os assiste e ele próprio participa da obra... Ele também se certifica de que as normas de saúde e segurança e os requisitos ambientais sejam respeitados (inclusive em seu próprio trabalho).

Para cumprir as funções principais, os eletricistas de manutenção de subestações têm direitos bastante amplos. Assim, eles podem realizar as ações que julgarem necessárias para manter o funcionamento normal das instalações ou para eliminar emergências. Também existe o direito legal de exigir assessoria metodológica de outros especialistas e funcionários, da direção da organização.

Claro, você pode exigir a emissão dos equipamentos e ferramentas necessários, sem os quais é impossível cumprir suas funções. Além disso, os eletricistas têm o direito de conhecer as disposições de todos os documentos regulamentares relacionados com as suas atividades na organização.

Conhecimento e habilidades

É claro que um eletricista não pode prescindir de um conhecimento completo do dispositivo das instalações elétricas e dos princípios de seu funcionamento. É imperativo estar ciente dos termos padrão de construção, reparo, operação normal e verificação periódica de equipamentos elétricos, das próprias subestações... Outro ponto importante é o conhecimento das instruções de trabalho e produção estabelecidas em uma determinada organização. Você também precisa conhecer os requisitos e padrões básicos para transformadores de energia e distribuição, as regras para calcular a necessidade de eletricidade para consumidores específicos.

Além disso, o seguinte é muito importante:

  • conhecimento das finalidades de aplicação (funções) e das principais características do chaveiro, ferramenta de montagem;
  • a capacidade de usar esta ferramenta;
  • regras de segurança pessoal no trabalho;
  • disposição para coordenar o trabalho de outras pessoas, inclusive em situações de emergência;
  • a capacidade de usar sistemas de extinção de incêndio, organizar a evacuação de pessoas e valores materiais;
  • habilidades para avaliar o estado do equipamento e tomar decisões sobre o seu ajuste;
  • habilidades de verificação das características reais do equipamento com dados de passaporte e outros documentos de acompanhamento;
  • a capacidade de aplicar as diretrizes de referência e instrução na prática;
  • habilidade de dividir, conectar, emendar e soldar fios.

Os eletricistas da categoria 3 devem compreender os diagramas de fiação principais. Eles também dominam a finalidade e as zonas de atividade da proteção e automação do relé. Teremos que estudar as características dos complexos telemecânicos, sua aplicação e controle no dia-a-dia. Um papel importante é desempenhado pelo domínio dos princípios de controle de subestação e a capacidade de aplicar esses princípios em seu trabalho.

Importante: a atribuição de cada categoria sucessiva aumenta as tolerâncias de tensão do equipamento utilizado.

Educação

O treinamento na especialidade “Eletricista para manutenção de subestações” 5º ano pode ser realizado nas seguintes instituições de ensino:

  • faculdade de construção de máquinas de Krasnodar;
  • a escola técnica de tecnologias de soldagem e engenharia de energia em Krasnoyarsk;
  • Escola Industrial de Energia e Comunicações em Vladivostok.

Como podemos ver, comparativamente poucas instituições educacionais conduzem treinamento em programas semelhantes. Mas existe uma saída. Basta fazer um treinamento em outra especialidade da engenharia elétrica e, em seguida, aproveitar o retreinamento... Algumas organizações que usam subestações também treinam candidatos por conta própria. No entanto, é preciso entender que com um pequeno volume de produção (e, portanto, manipulações com eletricidade), isso não é aconselhável para uma empresa. Nesse caso, você terá que procurar uma organização que ainda realize o treinamento adequado. Provavelmente será inconveniente chegar até ele. Também não é necessário contar com altos salários e um horário confortável. Mas então você pode obter pelo menos uma experiência mínima. Isso é exatamente o que falta após o treinamento em todos os centros de reciclagem.

O treinamento padrão e programa de reciclagem em centros de treinamento comercial aloca 60 horas para um curso teórico... O tempo total de treinamento (fora do trabalho) é de 72 horas. As 12 horas restantes são reservadas para a prática dos exercícios nos simuladores e para melhorar a preparação para várias situações.

Acredita-se que os montadores profissionais só podem ser treinados se não houver mais de 16 pessoas nos grupos. Na elaboração de programas para determinados alunos, as instituições de ensino têm o direito de alterar a composição (proporção) das disciplinas e momentos individuais. Mas, ao mesmo tempo, a qualidade da educação não deve se deteriorar, mesmo com ajustes para a formação de cadetes individuais. Passar no exame geral não basta para admissão ao trabalho de eletricistas... Eles também realizam o teste em condições o mais próximas possível das condições reais de trabalho.

A duplicação no local de trabalho também inclui a prática das medidas mais comuns de resposta a emergências.

Onde funciona?

Eletricistas de subestação podem conseguir empregos em:

  • geradoras e distribuidoras;
  • sociedades de gestão;
  • organizações de transporte (principalmente ferrovias);
  • grandes empresas industriais e de construção;
  • empresas de petróleo e gás (eles têm muitos objetos em locais de difícil acesso, onde é necessária uma fonte de alimentação estável);
  • estruturas de poder (da mesma forma).

As dificuldades no trabalho e a própria quantidade de trabalho dependem principalmente do tamanho da subestação. Nas instalações que só atendem às atividades de consumidores específicos, a situação quase sempre é tranquila. A situação é diferente nas grandes estações de junção, que fornecem corrente aos consumidores da primeira categoria.... Todos os dias você tem que consertar alguma coisa, consertar alguma coisa, controlar o funcionamento da rede elétrica. Mesmo em casos padrão (não se fala em desvios da norma), a restauração do desempenho normal dos sistemas pode levar de 6 a 8 horas.

Carreiras futuras podem incluir cargos como:

  • expedidor;
  • despachante sênior;
  • engenheiro despachante;
  • mestre;
  • o chefe do grupo da subestação;
  • gerente de seção;
  • o chefe do departamento de subestação da organização.
sem comentários

Moda

a beleza

casa