Varandas

Varanda em "Khrushchev": características e métodos de design

Varanda em
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Vidraças
  3. O que é necessário para o isolamento?
  4. Acabamento
  5. Como equipar?
  6. Opções de design
  7. Belos exemplos do interior

A visão moderna do uso racional da casa implica o funcionamento de todos os cômodos de uma casa ou apartamento. Quando falamos de edifícios de apartamentos, isso se aplica não apenas a galerias, mas também a varandas. No artigo, iremos considerar as características e métodos de decoração do espaço da varanda em um pequeno "Khrushchev".

    Peculiaridades

    Não é segredo que o layout do "Khrushchev" é considerado um dos mais malsucedidos. A varanda de um apartamento assim requer uma reforma completa, enquanto a atenção deve ser dada a tudo - desde os vidros à decoração de interiores. Existem tais varandas em apartamentos com 1, 2 e 3 quartos, estas são opções de tipo aberto. Os parâmetros padrão são:

    • o comprimento da própria laje é de 220, 270 e 320 cm;
    • largura da laje - 65-80 cm;
    • altura da parede - de 250 a 270 cm;
    • altura do parapeito - de 100 a 110 cm;
    • em metros quadrados - de 1,43 a 5,7 m;
    • a espessura da laje é de 15-22 cm.

    O tamanho da laje do balcão não é universal, obedece ao tamanho do próprio balcão. A carga de peso sobre ele, de acordo com os regulamentos existentes em casas feitas de tijolos e painéis, não deve exceder 200 kg por 1 m². m. Apesar do fato de que, em média, a laje deve suportar meia tonelada em sua superfície, a reconstrução, o isolamento e o envidraçamento podem levar ao colapso.

    Antes de proceder à reparação, é necessário levar em consideração a dilapidação do piso e o peso que a laje pode suportar, levando em consideração sua idade e grau de deterioração.

    A abordagem certa para renovação e criação de uma zona de conforto em uma pequena varanda exigirá um projeto preliminar. O projeto deve levar em conta muitas nuances, especialmente se estiver planejada a opção de uma varanda remota. A expansão do território de acordo com um dos três tipos ("borboletas", linhas do piso ou ao longo do peitoril da janela) a uma distância de até meio metro, e mesmo no chão é impossível aqui. Porém, a opção com a retirada da linha do peitoril da janela em até 20 cm é bastante adequada.

    Você precisará obter permissão sobre reconstrução... Para que a varanda possa ser utilizada como um dos cômodos da moradia, terá de ser envidraçado, isolado e ajardinado. É necessário começar avaliando o estado atual da varanda. Uma inspeção visual mostrará se você precisa criar um novo perfil para a instalação de vidros com base em diferentes matérias-primas. A cerca pode ser originalmente de metal e sem perfil.

    Se a resistência da laje da varanda for insuficiente, deve ser reforçada ou alterada. A substituição é cara e demorada. No entanto, esta etapa protegerá os membros da família da destruição da laje da varanda. É fixada profundamente na parede e é a base de todo o trabalho. A essência da obra a realizar, a possibilidade de alteração, ou mesmo unificação com a divisão contígua do apartamento, depende do seu estado.

    Se o projeto da varanda em "Khrushchev" prevê a combinação com a sala contígua, é necessário decidir sobre o tipo de demolição das paredes. Regra geral, são retirados apenas parcialmente, uma vez que a sua desmontagem total leva a uma diminuição da estabilidade da laje do balcão.

    Você tem que pensar em maneiras de fortalecer, selecione fixadores projetados para muito peso.

    Além disso, ao combinar, muitas vezes é necessário transferir radiadores, porque de acordo com o regulamento, não podem ser instalados na varanda. Se o peitoril da janela não for removido, os radiadores podem ser deixados no lugar. No entanto, isso ocorre no caso de uma mesa improvisada ou balcão de barras não ser criada a partir dessa saliência. Dependendo do projeto, eles pensam sobre o nível do chão, pode ser mais alto na área da própria varanda.

    Se a laje for inicialmente destruída em locais diferentes, ela será restaurada à sua forma adequada. Se necessário, a malha de reforço é montada, as fissuras existentes são fechadas com uma mesa de cimento. Para aumentar o limite de pressão permitido, amortecedores são usados. Considerando que o fortalecimento não pode ser realizado por um não profissional, um mestre experiente é convidado.

    Vidraças

    As janelas das varandas "Khrushchev" são o seu ponto fraco. Para não deixarem passar frio, calor e vento, têm que ser substituídos. Uma varanda aberta com grades requer mais trabalho. Convencionalmente, o envidraçamento da moldura pode ser dividido em 2 tipos:

    • caloroso;
    • frio.

    No primeiro caso, utiliza-se madeira ou plástico na obra, no segundo, as esquadrias são de alumínio.

    Além disso, o envidraçamento pode ser com ou sem retirada.

    O cliente escolhe sua versão com base no estado da laje da varanda: com vidros quentes, a varanda tem todas as chances de se tornar um cômodo completo no apartamento, mas seu peso aumenta significativamente. Esse trabalho é mais caro, é realizado por profissionais, assim como o trabalho de instalação de vidraças sem moldura (inserção de vidros nas guias com possibilidade de movimentação livre). No caso da tecnologia a frio, não é possível obter o nível de proteção térmica necessário.

    O vitral (francês) não implica a presença de lados. Esta varanda é composta por uma estrutura de moldura e vidro. Neste caso, apenas as janelas superiores se abrem: as inferiores permanecem imóveis.

    Uma varanda panorâmica é um tipo de vidraça em que as janelas ocupam toda a altura das paredes. Freqüentemente, a ventilação não é fornecida aqui e, portanto, você deve prestar atenção à instalação de um sistema de ventilação.

    Esses projetos parecem muito atraentes, mas em operação eles se mostram como "estufas de verão" congelando na estação fria. Esses vidros são caros, inferiores em praticidade aos tradicionais.

    Quanto à redução da perda de calor em vidraças de alumínio, o isolamento é usado durante o processo de instalação.

    O que é necessário para o isolamento?

    A transformação da varanda de Khrushchev em uma sala de estar completa exigirá um trabalho de isolamento. É necessário criar uma temperatura confortável no ambiente e, portanto, no trabalho deverá utilizar material isolante térmico, por exemplo:

    • penofol (polietileno espumado);
    • penoplex (espuma de poliestireno extrudida);
    • espuma de poliuretano (PPU);
    • lã mineral.

    Na obra, também é possível usar a versão laminada de polietileno espumado, ao isolar a lateral metálica, frisando o interior da varanda. O aquecimento adicional pode ser resolvido instalando um sistema de "piso quente".

    Acabamento

    A correta abordagem dos acabamentos da varanda permitirá, embora não muito, aumentar a sua área útil. Nas condições do espaço da varanda de um pequeno "Khrushchev", isso é especialmente importante. Você precisa começar com o trabalho ao ar livre.

    Externo

    O revestimento exterior da varanda só é iniciado após o restauro e reforço da laje da varanda. Hoje, uma das maneiras mais simples e práticas de decorar uma varanda externa é o revestimento de vinil. Primeiro, o trabalho preparatório é executado, a estrutura é montada e o envidraçamento é executado. Usualmente, na obra é feita a soldagem, preparada uma cerca e impermeabilizada a ponta da laje do balcão.

    Para isso, é processado mástique ou outro material impermeabilizante líquido. Para a fixação do tapume, o torneamento é efectuado com ripas de madeira com secção de 2x4 cm, as quais são impregnadas com um composto especial que evita que o ripado apodreça em trabalhos de longa duração.

    Não é difícil embainhar a varanda, razão pela qual o proprietário do apartamento se encarregará disso. Após a instalação do revestimento, os especialistas são chamados e o envidraçamento é realizado.

    Se não houver envidraçamento planejado, e a varanda permanecer aberta de acordo com o projeto, também pode ser acabada com policarbonato. O material inovador é leve e é um material de cobertura leve. É utilizado na decoração na criação de projetos para varandas com cobertura. Na verdade, é um plástico transparente, que pertence a polímeros resistentes ao calor.

    interno

    As paredes internas da varanda são revestidas na fase final da obra. Os materiais usados ​​para isso devem atender a certos requisitos. Por exemplo, eles devem ser resistentes à umidade, ser ambientalmente correto, durável, fácil de cuidar, com alto som e características de isolamento térmico... Além disso, a escolha é amplamente determinada pela categoria de preço do material de acabamento.

    Entre os tipos mais populares de matérias-primas estão forro feito de madeira, teto e parede de drywall, painéis de plástico e forro, cortiça, bem como revestimento... A cortiça é cara, mas é resistente a bactérias, hipoalergênica e durável. O drywall é bom porque permite pinturas repetidas, papéis de parede, a criação de diferentes formas e a incorporação sem problemas de acessórios de diferentes tipos e tamanhos. Não derrete, permite mascarar áreas contaminadas.

    Os painéis de plástico são únicos em sua inércia em relação à umidade. Eles são instalados de acordo com a tecnologia de travamento na estrutura preparada. A instalação é extremamente simples, razão pela qual o próprio chefe da família pode fazer este trabalho. No entanto, a criação da moldura “rouba” alguns dos inestimáveis ​​centímetros, o que é muito perceptível no espaço limitado de uma pequena varanda. Se você não quiser usar painéis, pode simplesmente pintar as paredes.

    Paredes de tijolo podem ser refinadas pintando. Isso adicionará um sabor especial ao interior do espaço da varanda e não reduzirá a largura. O piso pode ser acabado com linóleo, ladrilhos cerâmicos, laminado ou parquete.Para a cobertura (teto) da varanda, é necessário selecionar um material leve, por exemplo, uma lona elástica ou drywall.

    Como equipar?

    Não é segredo que sem a abordagem certa para o arranjo, o interior da varanda não será aconchegante e convidativo. Considerando que em média a área terá 1 metro de largura e 3 m de comprimento, não será possível passear. E portanto é necessário selecionar os elementos do arranjo de forma que desempenhem várias funções ao mesmo tempo.

    Não haverá espaço suficiente para um sofá completo, mas você sempre pode colocar uma pequena bancada e usar outras técnicas dos profissionais de arte de interiores.

    Por exemplo, você pode iluminar inicialmente o espaço da varanda de "Khrushchev" com móveis "corretos". Às vezes é melhor usar nichos do que instalar um armário no teto em uma varanda com falta de espaço. Se outras opções não estiverem disponíveis, você também pode fornecer um gabinete, mas terá que encomendá-lo para as dimensões específicas da parede lateral. Neste caso, deverá ter em consideração que o nível de luz que entra na divisão pode diminuir devido à instalação do armário. Além disso, é importante atentar para o fato de que a profundidade do gabinete será mínima.

    Você precisa armazenar nele apenas os itens necessários na varanda. Não transforme a varanda em armazém para coisas desnecessárias.

    Todos os elementos do arranjo em uma pequena varanda devem ser tão compactos e ergonômicos quanto possível. Por exemplo, se estamos falando de iluminação, então é inaceitável iluminar o espaço com um lustre enorme, uma pequena luminária de painel é suficiente.

    Uma excelente opção para um dispositivo de iluminação será uma faixa de LED: ocupa um mínimo de espaço, é fácil de instalar e é caracterizada por uma ampla gama de cortinas. Dependendo da finalidade da varanda, os acessórios são selecionados e as lâmpadas são colocadas. Ao mesmo tempo, vários truques são usados ​​para criar o efeito de amplitude, por exemplo:

    • use o peitoril da janela como prateleira ou canteiro de flores;
    • um nicho é construído sob o parapeito da janela para armazenar coisas;
    • o espaço está dividido em 2 zonas: sistema de recreação e armazenamento;
    • construir um pódio com gavetas espaçosas internas;
    • construir um rack de armazenamento em vez de instalar um gabinete;
    • montar uma mesa de parede com função de transformação;
    • em vez de um sofá, um banco macio com uma gaveta interna é instalado;
    • instalar uma bancada, que é ao mesmo tempo uma mesa e um pufe;
    • em vez de móveis, um colchão é colocado no chão, complementando a área de estar com almofadas.

    Você pode trazer a maior parte do conforto através das cortinas certas. Este é, em primeiro lugar, um comprimento curto, tamanho mínimo e unidade da composição da cortina. O melhor tipo de cortinas será: vitral, romana, plissada e rolo. Estes últimos são convenientes porque também implicam na instalação dentro do quadro, economizando centímetros de área útil inestimáveis.

    Opções de design

    Você pode decorar a varanda Khrushchev de diferentes maneiras. A solução mais correta seria vincular a um estilo específico de interior. Via de regra, este é o mesmo estilo em que todo o apartamento é feito. Dado que a área é limitada, isso pode ser minimalismo e se esforçando por simplicidade soluções estilísticas. Os métodos de design de interiores podem ser radicalmente diferentes: em algum lugar é uma estilização de um campo de futebol, em outros casos, é um interior rígido, sem babados e elementos decorativos.

    Ideias modernas de uma abordagem racional para a organização do design permitem que você crie um canto confortável da varanda, onde você pode ler um livro, relaxar com uma xícara de chá, relaxar em um banquete ou banco com móveis estofados. Uma solução chique seria criar um pódio para dormir, onde você pode passar as noites de verão. Alguém vai querer dar vida à ideia de criar uma pequena barra de narguilé na varanda.

    As ideias de utilização de uma pequena varanda com a correta organização do interior podem ser diferentes. Por exemplo, aqui você pode organizar uma área de lazer, um estudo em miniatura, uma mini-estufa, uma biblioteca doméstica. O paisagismo é considerado uma das técnicas de maior sucesso, aliás, pode ser executado não só em uma varanda fechada, mas também em uma varanda aberta.

    No entanto, os móveis para esses espaços deverão ser selecionados de forma que não se deteriorem com a chuva, umidade, umidade, calor e frio.

    Na versão combinada do projeto, é bastante adequado utilizar o espaço para colocação do bar, tornando o peitoril da janela parte da divisória entre a varanda e o cômodo adjacente a ela como balcão de bar. As mulheres podem organizar sua própria área de trabalho artesanal na varanda. Simplesmente não há espaço para um homem equipar uma oficina aqui, assim como não será possível criar um cantinho de esportes (os exercícios esportivos exigem espaço para balanços).

    Uma varanda com take-out é mais fácil de equipar sob um jardim de flores, usando o peitoril da janela para colocar flores ou vegetação viva. Além disso, o take-away pode substituir as prateleiras, pode colocar um candeeiro de mesa em cima, colocar livros. Também pode ser usado como uma mesa improvisada para comer ou trabalhar em um laptop. Para fazer com que o interior pareça leve, você pode comprar uma estante compacta até o parapeito da janela, removendo o que há de mais necessário. Aqui você também pode usar um banco estreito com costas macias.

    Belos exemplos do interior

    Oferecemos 10 exemplos de arranjos bem-sucedidos da varanda de Khrushchev.

    • Interior elegante com ênfase no minimalismo.
    • Criação de uma zona de conforto em espaços confinados.
    • Paisagismo de varanda fechada.
    • Uso racional do espaço.
    • Um exemplo de um interior de tipo combinado com uma barra.
    • Decoração da varanda em cores claras.
    • Use na concepção de móveis compactos.
    • Uma ideia interessante para criar uma zona de conforto.
    • Varanda de um apartamento na cidade em estilo moderno.
    • Disposição de um canto de descanso em um espaço confinado.
    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa