Varandas

Varanda aconchegante: recomendações de design e soluções interessantes

Varanda aconchegante: recomendações de design e soluções interessantes
Contente
  1. Regras de registro
  2. Acabamento
  3. Teto
  4. Iluminação
  5. Cortinas
  6. Como equipar?
  7. Acessórios
  8. Belos exemplos

Há algumas décadas, uma varanda e uma loggia eram extensões de uma habitação, que serviam apenas para secar roupas e guardar coisas desnecessárias. Uma visão moderna da disposição do espaço da varanda permite que você aborde a questão da organização de uma nova maneira. Se você organizar este cômodo corretamente, ele terá todas as chances de se tornar um outro cômodo da residência.

Regras de registro

A varanda e a loggia na versão original são extensões da habitação principal, caracterizadas por um tipo de construção aberta. A criação de um ambiente de conforto doméstico nas mesmas será baseada nas preferências dos proprietários dos apartamentos (casas particulares). E você terá que começar do destino, porque se quiser fazer um cômodo completo fora da varanda, terá que vidrá-lo e isolá-lo. Qualquer reconstrução implica o cumprimento dos regulamentos.

E é especialmente importante fazer isso se você planeja combinar parcialmente a varanda com o cômodo adjacente. Neste caso, muito provavelmente, os radiadores terão de ser deslocados, uma vez que a sua remoção para a varanda (loggia) é proibida pelas normas estabelecidas.

A atmosfera de aconchego terá de ser criada, começando pelo revestimento exterior e terminando com a escolha do mobiliário adequado.

Dada a metragem limitada, você terá que ser guiado pelas seguintes regras:

  • dosar móveis, selecionando produtos compactos para instalação em locais específicos;
  • abandonar cortinas maciças, cortinas e composições de cortina multicamadas;
  • preste atenção à seleção de lâmpadas para iluminação suficiente do espaço disponível;
  • posicionar corretamente os móveis, dispositivos de iluminação e acessórios de forma que não interfiram nos movimentos durante a passagem;
  • organizar o interior por meio de zoneamento, dividindo o espaço em área de lazer e sistemas de armazenamento;
  • selecione os móveis de acordo com o princípio 2 em 1, que terá várias funções ao mesmo tempo;
  • selecionar esquemas de cores levando em consideração a direção cardinal, para a qual as janelas estão viradas;
  • coletar uma composição de interiores em uma única solução estilística;
  • escolha os materiais de acabamento de forma a não diminuir os valiosos centímetros de área útil;
  • selecione um acabamento com uma textura simples, aliviando visualmente o espaço.

Acabamento

A criação de uma atmosfera acolhedora começa com a escolha certa do revestimento. Neste caso, é permitido realçar uma das paredes. Uma parede de tijolos pode ser enobrecida pela pintura, uma parede de painel pode ser decorada com papel de parede, painéis de plástico. Ao escolher um material, você deve evitar estampas grandes e padrões tridimensionais. Isso é visualmente confuso, torna o interior desconfortável e desajeitado. Está na moda decorar paredes com materiais lisos, fazer a parte de destaque da parede para combinar com a textura de pedra ou tijolo.

Quanto mais simples as paredes, mais expressivo o sotaque, mais espaço visual e mais opções na escolha de cortinas e móveis.

Teto

O teto é simples, sem decoração desnecessária. Se seu design for complexo e multinível, a altura do teto parecerá baixa, o que tornará o ambiente visualmente desconfortável. Se a varanda estiver fechada, pode-se decorar o espaço do teto com uma película extensível de efeito brilhante. Não deve haver nenhuma impressão no teto.

É aconselhável escolher uma cor branca ou branqueada-leitosa, branca-bege. A luz do teto possibilitará o uso de cores mais saturadas no interior da varanda (loggia). Vigas e saliências estruturais complexas são indesejáveis ​​aqui.

As luminárias devem ser a única decoração de teto adequada.

Iluminação

Normalmente há pouco espaço na varanda e na loggia. No entanto, é a iluminação que muitas vezes permite adicionar a quantidade necessária de conforto ao espaço. Não precisa ser enorme. Dependendo da localização das áreas funcionais, pode ser central e auxiliar. Na verdade, este é um pequeno candeeiro de parede (montado na parede, isto é, sem suspensão) e iluminação adicional na zona onde passam mais tempo, a saber:

  • tipo de parede perto de um sofá ou pódio macio;
  • piso em forma de abajur próximo a uma poltrona com mesa alta estreita;
  • spot ao longo de todo o perímetro do teto para iluminar todos os espaços;
  • teto sobre uma mesa montada na parede;
  • na forma de uma faixa de LED ao longo de todo o teto;
  • fita adesiva, destacando a parede oposta à janela;
  • em forma de manchas, acentuando a mesa de trabalho com um rack.

Cortinas

As cortinas são um dos fatores-chave para adicionar perfeição e um efeito aconchegante ao interior. Em espaços confinados eles não devem ser longos ou pesados ​​no chão. Se houver espaço suficiente, você pode comprar um clássico translúcido (tule sem padrão, um véu) logo abaixo do parapeito da janela ou 4–5 cm abaixo do chão.

No entanto, se a loggia ou varanda for estreita, é melhor levar cortinas de tipo moderno: persianas, persianas plissadas, modelos romanos e estilos de vitral. A textura do material deve ser leve, excluindo padrões complexos e lambrequins. As cores das cortinas devem ser claras: esses tons criam o efeito de amplitude e conforto do lar.

As cores escuras tornam a atmosfera opressiva e pesada.

Como equipar?

Os elementos de mobiliário são selecionados com base na finalidade da sala.

  • Se esta for uma estufa, você pode usar o peitoril da janela para organizar as plantas. Você pode comprar mesas estreitas aqui, decorando-as com flores. As flores ficam lindas nas prateleiras, e esses canteiros não desordenam o espaço.
  • Para a área de lazer, pode-se adquirir um colchão e travesseiros decorativos que podem ser colocados no pódio de um dos lados da loggia ou da varanda. Eles funcionarão como um sofá para trás.
  • É aconselhável equipar o pódio com gavetas internas.Um interior com um pódio pode ser um ótimo lounge para narguilé se você adicionar uma mesa para narguilé a ele. Uma mesa de pufe também é adequada, a qual, se necessário, pode ser usada como uma mesa de centro.
  • Uma área de relaxamento pode ser criada a partir de um banco estreito de cozinha ou um banco com design de sofá, banco estofado. Atendendo à regra da funcionalidade, os móveis devem possuir sistemas de arrumação internos. Para descarregar o peitoril da janela, as flores podem ser colocadas na parede fazendo algumas prateleiras tipo console.
  • Você pode equipar a sala com um gabinete estreito até o teto. Para tornar o ambiente mais interessante, você pode criar um nicho, organizá-lo sob um rack, decorando-o com iluminação LED embutida.
  • Se for decidido ocupar uma das paredes estreitas sob o escritório, você pode colocar aqui uma mesa compacta com uma cadeira de escritório. É aconselhável construir várias prateleiras acima da mesa.
  • Uma ideia interessante de usar o espaço seria criar uma área de estar usando móveis sem moldura (por exemplo, um pufe). Você pode decorar essa área de lazer com uma luminária de chão e uma mesa compacta.
  • Se você quiser usar a varanda para um café de verão, pode colocar uma mesa e várias cadeiras aqui. É melhor colocá-los perto da parede principal.

Acessórios

A escolha de add-ons desempenha um papel importante. Se houver pouco espaço, é aconselhável evitar o uso de painéis, pinturas ou outras composições. No entanto, a estatueta no peitoril da janela, a prateleira do rack ficará bastante adequada no espaço da varanda se o interior principal não estiver sobrecarregado com bagatelas. Você pode tornar a varanda aconchegante por meio de pequenas fotos em molduras lacônicas, colocando-as na parede oposta à área de lazer.

O chão pode ser decorado com um pequeno tapete na forma de, por exemplo, um animal, uma flor, uma bola de futebol, uma textura de zebra, um tijolo.

Belos exemplos

Os exemplos ilustrativos são a melhor forma de perceber o design.

  • Varanda aconchegante com parede de tijolos.
  • Opção de arranjo em cores claras.
  • Loggia em que você deseja estar.
  • Uma atmosfera caseira.
  • Interior com uso racional do espaço.
  • Decoração de uma aconchegante área de estar na varanda.
  • Arranjo de uma barra de narguilé em um espaço pequeno.
  • Um exemplo de design de uma pequena sala.
  • Crie uma atmosfera acolhedora na varanda.
  • Um exemplo usando uma pedra decorativa.

Para informações sobre como transformar uma varanda com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa