Varandas

Acabamentos de pavimento na varanda

Acabamentos de pavimento na varanda
Contente
  1. Dispositivo
  2. Precisa ser isolado?
  3. Tipos de piso
  4. O que é melhor cobrir?
  5. Recomendações de trabalho

Como equipar adequadamente o contrapiso da varanda? Quais são os materiais mais adequados para o acabamento posterior: parquete ou laminado, linóleo ou carpete? Quais são os prós e os contras de cada tipo de superfície?

Detenhamo-nos mais detalhadamente em cada uma destas questões para podermos escolher a melhor técnica de disposição de uma varanda, tendo em conta as capacidades técnicas das instalações e o orçamento estimado para as reparações.

Dispositivo

A decoração das varandas está diretamente relacionada com as peculiaridades deste elemento da arquitetura de um edifício residencial, pois impõe restrições significativas à estrutura dos pisos e aos métodos de revestimento.

A laje da varanda está ligada aos tectos do edifício apenas de um lado, os outros três são literalmente "suspensos", pelo que as capacidades técnicas deste elemento arquitectónico estão longe de ser ilimitadas. Qualquer sobrecarga pode desmoronar, portanto, o número de opções possíveis para o acabamento da varanda é significativamente limitado. Faça qualquer reconstrução na varanda, incluindo piso, de preferência após cuidadosos conhecimentos técnicos e cálculos de engenharia.

É possível que você precise da instalação de uma estrutura de reforço adicional antes de iniciar o trabalho. Todos esses cálculos podem ser realizados exclusivamente por arquitetos profissionais.

Na maioria das publicações sobre a disposição da varanda, há conselhos Nivele os pisos com uma régua de concreto. No entanto, esta recomendação é válida apenas para loggias, a mesa nelas permitirá que você crie uma base uniforme e resistente ao desgaste. Mas se essa sala com varanda vai funcionar é uma grande questão. Vamos estimar que tipo de carga o fogão terá:

  • a espessura mínima permitida da betonilha é de 20-25 mm;
  • camada impermeabilizante - mínimo 35 mm com condição de reforço obrigatório;
  • cabo, aquecimento de piso elétrico ou de água com isolamento de uma camada de isolamento térmico - 45-50 mm.

O total é de 100-115 mm, e isto apenas se se tratar de uma mesa de espessura mínima, ou seja, no ponto mais alto da laje do balcão. Na prática, na maioria das vezes, há distorções e desvios significativos da superfície horizontalmente, portanto a mesa pressupõe nivelamento adicional da superfície, neste caso a espessura do revestimento aumentará, e a carga total no piso atingirá valores longe de ridículos.

E isso sem levar em conta o material de revestimento. Por exemplo, se você usar ladrilhos de cerâmica, eles terão uma carga de peso significativa. Mas não se esqueça dos móveis e do peso das famílias que planejam relaxar na varanda.

É por isso profissionais propõem o abandono do uso de contrapiso para acabamento de pisos de varandas, uma vez que existem muitas outras opções para alinhá-los e finalizá-los. Claro que, na esmagadora maioria dos casos, envolvem a utilização em varandas envidraçadas, protegidas da chuva e da neve, mas por outro lado, é mesmo necessário nivelar a superfície de uma varanda aberta?

Será muito mais eficiente e prático limitar-se a reparar a superfície da laje, se, naturalmente, o seu estado técnico for satisfatório. Se a laje ceder e rachar, o acabamento decorativo, em princípio, não fará o menor sentido. Neste caso, será necessária a criação de uma estrutura de reforço e uma revisão geral.

Precisa ser isolado?

Muitas vezes, os proprietários de varandas pensam no seu isolamento. Não há recomendação inequívoca sobre a necessidade desse trabalho - tudo depende da funcionalidade que o proprietário das instalações atribui à área cercada. Se ele precisa dela como um espaço não aquecido para secar roupas e, ocasionalmente, sair para tomar ar fresco, não faz sentido isolar, e se você planeja usar a sala como uma sala adicional - como um escritório, um ponto de encontro com amigos e uma sala de jogos infantil, então, sem dúvida, você vai precisar de isolamento da sala existente.

O fato é que o concreto em si é um poderoso acumulador de frio e, ao usar chinelos na estação gelada, você corre o risco de pegar um forte resfriado. A situação não é das melhores nos dias quentes de verão - depois os pratos esquentam e começam a emitir um jorro de ar quente, o que tornará extremamente incómoda a permanência na varanda.

Se pretende envernizar a varanda, tem de pensar no seu isolamento, mesmo que não pretenda instalar aí dispositivos de aquecimento.

É obvio que não fará nenhum sentido isolar o parapeito se o chão permanecer gelado.

Há uma opinião que a varanda qualitativamente isolada dos vizinhos por baixo não permite que a temperatura baixa penetre em você, mas isso está longe de ser o caso. A especificidade da laje aberta em três lados é precisamente essa ele permanecerá frio, independentemente de o fundo ser isolado termicamente ou não.

Tipos de piso

A melhor opção para uma varanda seria o projeto do piso com moldura de madeira. É uma construção simples e relativamente barata que consiste em várias camadas:

  • diretamente quadro;
  • isolamento - Penoplex, argila expandida ou lã mineral são os mais usados;
  • pavimentação - os especialistas recomendam o uso de contraplacado ou aglomerado.

Para a instalação do torneamento, são utilizadas toras de madeira. Eles são fixados na base do piso da varanda com âncoras e formam pequenas células para a posterior colocação de isolantes térmicos.

Esteja ciente de que se você usar lã mineral como camada isolante, então, além disso, você terá que cuidar da impermeabilização - este material, ao contrário da espuma, perde suas propriedades técnicas e operacionais quando molhado. Na hora de escolher o acabamento, deve-se levar em consideração o fato de o cartão apresentar menor parâmetro de expansão linear. Isso significa que a laje é menos suscetível à deformação e só perde a forma se ficar muito tempo na água.

Os materiais isolantes minimizam a perda de calor na sala, mas eles próprios não emitem calor, portanto se a varanda estiver em condições satisfatórias, pode instalar um sistema de aquecimento de piso.

É claro que esse trabalho custará uma ordem de magnitude mais caro do que uma moldura de madeira comum com isolamento, mas como resultado você pode obter um espaço funcional adicional completo que pode ser usado como escritório ou como local de descanso.

Normalmente use um cabo elétrico ou filme infravermelho - sua escolha depende diretamente das características geométricas da base. Se a varanda tiver formato irregular, a melhor opção seria um cabo que pudesse ser fixado a qualquer base sem alinhamento prévio. Mas para o filme infravermelho, uma superfície plana e uma forma retangular estrita da placa são de fundamental importância. A principal vantagem do filme é que o acabamento do piso pode ser aplicado diretamente sobre ele, enquanto o uso de um cabo inevitavelmente exigirá uma mesa.

Lembre-se que o piso radiante requer custos adicionais, uma vez que o sistema necessitará de alimentação - o valor médio dos custos com eletricidade varia entre 100-200 W / m2.

O que é melhor cobrir?

Para o acabamento do piso da varanda, pode-se utilizar diversos materiais. Vamos nos concentrar nos prós e contras de cada um deles.

Linóleo Apresentado nos pontos de venda da mais ampla gama, pode ser de borracha, bem como glftálico, coloxilina, natural ou PVC. Os revestimentos mais resistentes são os materiais à base de borracha - para varandas, deve-se dar preferência a esse tipo de revestimento, pois não tem medo da água e das oscilações de temperatura, é resistente ao fogo e pode suportar cargas.

Se você planeja usar a varanda como um cômodo adicional, os materiais naturais são adequados para você. Esse revestimento é mais caro, mas é ecologicamente correto, não emite substâncias nocivas e tóxicas e tem uma aparência rica.

O Linoleum resiste à umidade, não está sujeito à degradação, tem propriedades de isolamento térmico e acústico, é fácil de limpar e ao mesmo tempo é barato. Ao mesmo tempo, distingue-se pelo aumento da sensibilidade a soluções quimicamente ativas e gorduras, e em temperaturas abaixo de -20 graus, o revestimento pode rachar. Os produtos mais baratos não serão a melhor escolha.... Via de regra, eles são feitos de materiais sintéticos não ecológicos.

O carpete é outra opção para uma cobertura de orçamento, mas ao usá-lo em uma varanda, todos os prós e contras devem ser ponderados. Por um lado, este revestimento é quente e agradável ao corpo em qualquer época do ano, pelo que é óptimo para um local de férias, no entanto, devido à sua baixa resistência ao fogo, este material não é recomendado se pretende utilizar a varanda como “Sala para fumadores” ou arrecadação.

O carpete absorve rapidamente poeira, odores, incluindo odores de cigarro, o que significa que você terá que limpe-o regularmente, especialmente se crianças pequenas tiverem acesso ao quarto. Se você planeja usar a varanda como local para secar roupas ou como jardim de inverno, os modelos à base de borracha devem ser preferidos.

O carpete contribui para a criação de um ambiente de aconchego e conforto no espaço, se encaixa rapidamente e tem um preço democrático. Mas é inflamável e não pode suportar muita umidade.

O laminado é um material à base de madeira e polímeros. A camada superior é feita de papel estampado, coberta com várias camadas de resina acrílica e, quanto mais camadas houver, mais resistente será a superfície que suporta umidade e pressão. Atualmente à venda você encontra materiais com uma grande variedade de cores e texturas. A imitação de madeira ou pedra natural é a mais exigida.

O laminado é mais caro do que carpete e linóleo, mas sua aparência é muito mais estética e eficaz.... O material exclui a ocorrência de fungos e mofo perigoso. Ao mesmo tempo, o revestimento é difícil em termos de instalação - esta obra requer uma superfície perfeitamente nivelada e habilidade no acabamento. Além disso, o laminado não resiste a oscilações de temperatura e geadas prolongadas, por isso não deve estar mais frio que -5 graus dentro da varanda, mesmo no inverno.

Além disso, o piso laminado contribui para a criação de um efeito acústico.

A tábua de parquete é um pavimento natural, amigo do ambiente e excepcionalmente bonito. No entanto, a maioria dos tipos de madeira não são particularmente resistentes à água, pelo que a instalação de tais pavimentos apenas é permitida em caso de aquecimento e impermeabilização de alta qualidade e isolamento geral da varanda. Se estiver úmido e frio lá, o parquet irá se deteriorar rapidamente - ele começará a se deformar e rachar.

No mínimo, isso leva a um rangido desagradável durante o movimento, no máximo, contribuirá para o aparecimento de mofo e bolor e, em geral, tornará a aparência da sala pouco apresentável.

Se você deseja organizar um piso com revestimentos ecológicos, a preferência deve ser dada variedades de madeira que são fracamente suscetíveis ao frio e à água, e após a instalação do piso, os painéis devem ser cobertos com verniz resistente à umidade várias vezes para proteção eficaz contra fatores adversos externos.

Se somarmos os custos de material, trabalho de instalação, tudo isso faz do parquet o revestimento mais caro.

Os ladrilhos cerâmicos são um material prático e mais adequado para espaços abertos, pois não têm medo dos raios ultravioleta, da precipitação e suportam temperaturas extremas... É fácil e simples limpar essa superfície da sujeira, mesmo com o uso de produtos abrasivos. Na hora de escolher dê preferência a revestimentos com superfície rugosa, caso contrário existe um grande risco de escorregar após a limpeza a húmido da varanda. Cerâmicas de alta qualidade podem suportar temperaturas de até -50 graus, para que os ladrilhos não percam seu desempenho no inverno ou no verão.

No entanto, as cerâmicas são materiais frios e, portanto, é desagradável caminhar sobre tal superfície.

É melhor cobrir os ladrilhos com um tapete rolante extra.

Bem, a opção mais orçamentária é tinta, pisos de madeira e concreto sempre podem ser simplesmente revestidos com esmalte. É melhor tomar compostos acrílicos para isso, que são resistentes à luz solar direta, não perdem suas propriedades físicas sob a influência de altas e baixas temperaturas, e não têm medo da umidade. Para pisos de madeira, o verniz alquídico é uma boa opção - ele preservará a textura espetacular da madeira. A tinta de poliuretano também pode ser uma boa opção.

Se você não estiver com um orçamento limitado, pode terminar o piso da sua varanda usando tecnologias de enchimento.

Recomendações de trabalho

Independentemente de qual versão do contrapiso e revestimento decorativo você preferir, primeiro você precisa selar completamente todas as aparas, bem como rachaduras e fendas na superfície da laje da varanda com espuma de construção, só depois disso será possível seguir em frente. Atenção especial terá que ser dada impermeabilização, que protegerá o material de condensação e umidade capilar.

Mais frequentemente usado na decoração de pisos toras de madeira, que são vigas em cima das quais as placas são colocadas. Normalmente, para espaços de varanda, são utilizadas barras de 50x70 mm ou 50x100 mm.Antes da instalação, cada um deles deve ser tratado cuidadosamente com um anti-séptico, que protegerá o contrapiso da podridão.

Para tornar os pavimentos resistentes à pressão, é aconselhável colocar as barras nas nervuras. paralelo a qualquer uma das paredes. Normalmente, uma defasagem é fixada no centro e duas ou três nas laterais. Eles devem ser fixados o mais firmemente possível, diretamente à laje de concreto por completo, o que exigirá cantos de metal ou parafusos de ancoragem.

O material de isolamento térmico é colocado entre as toras, embora não seja necessário trazê-lo para o topo - uma pequena lacuna entre o isolamento e o piso requer ventilação do piso. Para proteger o isolamento da umidade, é melhor cobri-lo com polietileno, fixando-o nas toras com um grampeador de construção comum.

Os aglomerados são adequados para arrumar o chão, mas é melhor usar madeira compensada - tem a resistência necessária, mas ao mesmo tempo é leve.

O revestimento a ser usado depende da finalidade do objeto e de suas capacidades. Se as restrições orçamentárias estão em primeiro lugar, fique à vontade para escolher o linóleo. Se as finanças permitem que você considere opções, prossiga com os critérios funcionais. Por exemplo, em uma recreação ou playground, é melhor escolher superfícies ecologicamente corretas. O linóleo barato é impróprio aqui - cheira mal, além disso, muitas vezes libera substâncias tóxicas. É melhor dar preferência a revestimentos em uma base natural - como opção, você pode escolher um painel laminado ou parquete.

Para reuniões com amigos ou para treinos desportivos, o tapete é adequado - tal revestimento permite-lhe relaxar as pernas depois de um dia cansativo de trabalho e, além disso, exclui a possibilidade de escorregar.

Muitas pessoas usam a varanda como um jardim de flores. Não é segredo que as plantas precisam ser regadas e borrifadas, porque o ambiente costuma ser úmido. As telhas de cerâmica "se dão bem" melhor com isso.

Veja o vídeo a seguir para uma master class sobre acabamento de piso na varanda.

sem comentários

Moda

a beleza

casa