Varandas

Cortinas de varanda: tipos e recomendações de escolha

Cortinas de varanda: tipos e recomendações de escolha
Contente
  1. Requisitos
  2. Variedades
  3. Materiais (editar)
  4. Dimensões (editar)
  5. Cores e padrões
  6. Soluções de estilo
  7. Dicas de Seleção
  8. Opções de montagem em beiral
  9. Belos exemplos

A varanda é uma sala muito importante na vida cotidiana. No entanto, “em sua forma pura” (sem decorações adicionais) parece chato. É importante saber como devem ser as cortinas da varanda e como escolhê-las e utilizá-las corretamente.

Requisitos

Os layouts de apartamentos típicos geralmente incluem varandas nas salas de estar ou nos quartos. Por causa deles, é difícil manter qualquer estilo claro. Mas com a ajuda de uma cortina devidamente selecionada na varanda, consegue-se um aspecto muito agradável e eficaz. Você só precisa pensar em tudo o mais estritamente possível.

Uma boa cortina só pode ser aquela que não atrapalhe a abertura da janela.

Não é um obstáculo para portas com dobradiças e portas com dobradiças. Obviamente, também é necessário garantir que a cortina corresponda ao estilo de design escolhido. Quando eles não se encaixam, nenhuma beleza ajuda. O próximo requisito importante é a limitação mínima do fluxo luminoso. A luz natural total deve ser fornecida em qualquer caso.

Alguns proprietários e até designers profissionais gostam de trabalhar com cortinas assimétricas. Às vezes, essa solução permite melhorar o interior mais medíocre. Mas a assimetria deve ser usada com cuidado, para que a cortina não pareça natural. Não é adequado pendurar cortinas muito claras nas janelas da varanda. E, claro, a decisão deve ser coordenada com todos os membros da família.

Variedades

A solução tradicional é combinar uma cortina leve com uma cortina mais espessa.O tecido engrossado fica localizado nas bordas durante o dia (como decoração) e fecha a janela com o início da escuridão.

Esta opção é perfeita para loggias combinadas com um quarto.

Cortinas francesas recomendado para varandas simples com janelas altas e amplas. As características da Cortina francesa são a leveza e a leveza da sua textura.

Também é importante lembrar que Essas cortinas vêm com uma dobra de comprimento total. Eles formam vieiras estreitas distribuídas uniformemente ao longo da vertical. Uma cortina francesa comum é feita de tipo suspenso. Não é difícil montá-lo e, assim, aumentar a iluminação da sala. Como os tecidos leves são usados ​​neste tipo de cortina, várias dobras graciosas aparecem imediatamente e os cantos e dobras afiados desaparecem.

A maioria das cortinas francesas são pintadas em cores frias, não muito brilhantes. Isso dá a eles efeito calmante. Para criar um clima romântico, as cortinas austríacas são mais adequadas. Eles diferem dos franceses em uma solenidade mínima.

Essas cortinas também formam vieiras, mas depois de dissolvidas não apresentam dobras.

Uma característica deste tipo de cortina é a presença de uma dobra inferior suave. É o mais próximo possível do chão. Essa decisão de design é geralmente chamada de buff. Alguns puffs são feitos de tecido brilhante, por isso ficam ainda mais interessantes em um dia de sol. Mas há uma visão mais, não menos interessante - Cortinas italianas.

Essas cortinas são extremamente bonitas, mas, portanto, não perdem sua funcionalidade. Eles são recomendados para aqueles que desejam desfrutar do luxo e de um estilo único. Mesmo os tipos mais simples de cortinas italianas parecem encantadores. Esta solução de design tem uma longa história - começou a ser usada no século XVIII. Isso mostra imediatamente o excelente gosto e alto status social do proprietário.

É difícil confundir uma cortina italiana com outra coisa, porque tem uma aparência atípica. É um par de telas verticais unidas por cima. A conexão pode ser feita tanto próxima quanto sobreposta - dependendo da vontade dos fabricantes.

A parte inferior da cortina italiana está localizada no chão. Os punhos são predominantemente colocados no topo, apenas ocasionalmente há exceções. A fixação típica de cortinas envolve levantá-las diagonalmente para formar dobras semicirculares. Às vezes, as cortinas italianas são equipadas com um par de ganchos de direita e um par de ganchos de esquerda. Podem ser usados ​​arranjos simétricos e assimétricos deles.

Uma cortina italiana raramente é projetada para cisalhamento, na maioria dos casos é rigidamente fixada. Portanto, será necessário pendurar cortinas adicionais, caso contrário, é impossível evitar a iluminação excessiva da sala. O uso de acessórios é amplamente praticado. Mas toda decoração deve necessariamente demonstrar o mesmo estilo sublime e aristocrático.

A variação moderna das cortinas italianas é diferente:

  • comprimento bastante curto das telas (às vezes chegam apenas ao peitoril da janela);
  • arranjo assimétrico de ganchos e cortinas;
  • cruzar telas ou pendurar com fresta, e não colocá-las próximas umas das outras;
  • uso limitado de decoração.

    A próxima opção para a varanda é cortinas opacas. Esta é uma invenção única que apareceu há relativamente pouco tempo, que eleva o conforto a um novo nível. Você pode usar uma cortina de escurecimento mesmo se as janelas estiverem viradas para o sul. Então, nenhum brilho do sol vai acordar pela manhã.

    O blackout bloqueia 90-100% da saída de luz.

    Este tipo de cortina foi inventado na Finlândia, onde o dia polar e a noite branca causavam muitos problemas aos locais. Em comparação com cortinas grossas comuns, o blackout é muito mais agradável de se olhar. Em vez disso, parece uma tela de seda chique. A cor e o design variam muito, dependendo da intenção dos designers.Até o momento, as empresas não divulgam com precisão a tecnologia para a obtenção do apagão, mas sabe-se que consiste em 2 ou 3 camadas de matéria.

    O que é importante especificamente para o projeto de varandas, esta tela amortece sons estranhos. Também não queima. O assim chamado Cortinas de Londres. Eles têm um design muito simples (sem puffs e vieiras), mas estampas ou desenhos brilhantes são usados ​​no design.

    A cortina londrina pode ser complementada com uma clássica gaiola escocesa ou com a imagem de pequenas flores em cores discretas.

    Materiais (editar)

    Além do design específico, é importante prestar atenção ao tecido que foi utilizado para costurar cortinas de varanda. Não é necessário escolher apenas a tradicional organza leve ou o tule. O algodão e o linho naturais gozam de uma reputação muito boa.... Eles são amplamente utilizados em cortinas de enrolar. O linho é inicialmente forte, quando molhado torna-se ainda mais forte e protege dos raios solares de forma confiável.

    O algodão puro raramente é usado. Para evitar o desgaste prematuro, aditivos sintéticos são usados.

    As cortinas romanas são costuradas principalmente de veludo ou veludo. A estrutura densa desses materiais ajudará perfeitamente mesmo em um dia quente e ensolarado. Em termos de confiabilidade e durabilidade, é difícil encontrar alternativas para cortinas sintéticas.

    Produtos poliéster confiavelmente conter a propagação dos raios ultravioleta. Mas mesmo eles são inferiores às cortinas blackout, especialmente quando você considera as propriedades estéticas.

    Importante: é impraticável pendurar cortinas de seda e lã tanto em uma varanda comum quanto em envidraçada. A lã se deteriora rapidamente ao sol e a seda é extremamente difícil de cuidar.

    As variedades de fios também merecem atenção. Eles são divididos em vários subtipos:

    • musselina monótona simples;
    • produtos de fibra densa;
    • produtos arco-íris;
    • fios à base de pedras, miçangas e contas;
    • tópicos com cornetas e lurex.

    Miçangas e borboletas transformam instantaneamente as telas mais "enfadonhas", estimulam a imaginação e despertam o interesse.

      Importante: você precisa selecionar cuidadosamente a cor das cortinas de linha. Você também deve evitar supersaturação com detalhes decorativos.

      Observando essas condições, é fácil "introduzir" uma cortina de algodão em uma ampla variedade de ambientes.

      Continuando a revisão das várias opções, vale a pena prestar atenção a cortinas de lona. Parece apenas que esses produtos são despretensiosos e aparentemente nada atraentes. Se usados ​​com habilidade, eles irão melhorar significativamente o meio ambiente. A cortina de lona mantém perfeitamente longe as moscas, mosquitos e outros "convidados indesejados". Também é possível mascarar as falhas nas estruturas de construção e elementos decorativos. Outra propriedade útil dos tecidos de lona - a capacidade de conter o vento frio.

      As cortinas de bambu se distinguem por sua aparência original e até única. É apropriado usá-los em estilos étnicos de interior. A tela de bambu pode decorar o ambiente mais simples e torná-lo mais bonito. O bambu combina perfeitamente com outros tecidos naturais. Em interiores modernos, é usado principalmente para cortinas de enrolar.

      É apropriado encerrar a revisão em cortinas de ampulheta... Eles podem ser feitos de uma variedade de materiais, a cor também não importa - apenas a forma é importante. Um pedaço de tecido é fixado na parte superior e inferior e seu tamanho é idêntico ao tamanho da janela ou abertura da porta.

      Ao variar a densidade do tecido, a cortina pode ser adaptada a diferentes níveis de luz.

      Algumas pessoas até mesmo costuram a ampulheta por uma questão de individualidade.

      Dimensões (editar)

      Seja qual for o tipo de cortinas, é necessário responder a mais uma questão, se devem ser curtas ou compridas. Determinar o tamanho apropriado é mais correto não com uma fita de alfaiate, mas com uma fita de aço. Um cálculo preciso é feito levando em consideração:

      • o comprimento da cornija;
      • fator de franzimento do tecido (às vezes referido como fator de inchaço);
      • permissão para processamento da parede lateral.

      Com a correta instalação da cornija, estende-se para a esquerda e para a direita em 0,2-0,25 m do rebordo da janela. Quanto mais arejado o tecido for usado para costurar cortinas, mais dobras serão permitidas. Mas não é recomendável fazer muitos deles: isso pode dificultar a percepção da textura e das estampas grandes. É imperativo adicionar ao calcular as "sobreposições" das cortinas fechadas.

      Quanto ao comprimento das cortinas, elas são divididas em 4 tipos:

      • alcançando o chão;
      • deitado no chão em um trem;
      • terminando no nível do peitoril da janela;
      • abaixado abaixo do peitoril da janela por 0,1-0,15 m.

          Mas a altura da cortina também é determinada pelo método de processamento da borda superior, ou seja, pelo método de suspensão. Deve ser lembrado que qualquer tecido irá "encolher" com o tempo, e isso acontece após qualquer lavagem. A largura de um rolo de tecido leve é ​​na maioria das vezes 2,8 m. Quando a altura da cortina corresponde a esses valores, o cálculo do volume de tecido necessário não é difícil.

          Será mais difícil quando se utiliza tecido para cortina, pois seus rolos não possuem um padrão único.

          O tamanho da cortina também deve ser selecionado levando em consideração o tamanho da própria varanda. Se for pequeno, você precisará pendurar cortinas curtas que cobrem apenas as janelas com vidros duplos. A cornija será fixada no teto ou na trave. Então, não restará mais de 0,02-0,04 m da tela ao vidro, e o espaço será totalmente utilizado. Mas em varandas espaçosas é perfeitamente possível pendurar cortinas compridas.

          Cores e padrões

          Decidindo sobre o desenho das cortinas, lembre-se de que os tecidos escuros ficam muito quentes. Se a escolha ainda for a favor desses tons, é aconselhável usar têxteis de dupla face, cuja parte clara fica voltada para fora. As cores claras ajudam a expandir o espaço visualmente. Se as cortinas forem cobertas com pequenos enfeites, tornarão o interior mais claro e agradável. Também é necessário fazer uma escolha entre tons frios e quentes (aqui eles são guiados exclusivamente pelo gosto pessoal).

          As listras verticais ajudam a aumentar a altura da varanda e as listras horizontais a tornam mais longa. Ao mesmo tempo, não devemos esquecer que as cortinas devem se fundir com a decoração do apartamento como um todo. Esses desenhos são populares:

          • motivos florais e florais (refrescam o ambiente e tornam-no mais agradável);
          • monogramas (adicionar elegância e parecer adequado nos ambientes mais luxuosos);
          • padrões geométricos (eles definitivamente parecerão incomuns).

          Soluções de estilo

          Por toda a importância das cores e dos padrões, é preciso atentar para a variedade estilística das cortinas. Depende dela se ela vai caber no interior ou não. Recentemente, os designers estão cada vez mais se voltando para ideias para decorar um ambiente.t em um espírito rústico. Portanto, cortinas de varanda estilo provençal, country estão se tornando mais populares. Eles são caracterizados não apenas por cores pastéis suaves, mas também pelo uso de tecidos estritamente naturais.

          Outra característica importante é a presença de cachos e detalhes em renda. É muito bom se a cortina campestre for costurada de linho natural. A direção provençal pode ser considerada um ramo do país, mas é mais sofisticada.

          Um fundo creme ou leitoso predomina, e cores brilhantes são usadas apenas para realces.

          Os amantes de soluções de design clássico devem prestar atenção às cortinas no espírito barroco e rococó. São feitos de tecidos pesados ​​e possuem lambrequins. Freqüentemente, a tela é complementada com fios de ouro e prata. Esta solução é indicada para quem pretende transformar a sua sala num verdadeiro “palácio”. Uma ênfase adicional no luxo pode ser dada ao escolher uma tela costurada à mão.

          O rococó difere do barroco porque nessas cortinas o tecido deve parecer enfaticamente pesado. É necessariamente coberto por um ornamento de ouro. Se você gosta desta solução de design, mas parece muito antiquada, você pode usar uma solução de compromisso - escolha um estilo art déco. Abordagens estilísticas mais modernas também são populares. As cortinas deste tipo não podem ter padrões variados ou desenhos florais frívolos, franjas e lambrequins.

          Estilo alta tecnologia é uma continuação lógica das tendências do estilo moderno. Também é minimalista, mas também implica formas "cortadas" nítidas e características angulares.

          Você pode completar a visão geral das tendências da moda nas cortinas. estilo oriental. O ramo mais popular é o design japonês. É caracterizado por:

          • assuntos aéreos;
          • os tons mais delicados;
          • desenhos de flores com pétalas delicadas.

          Dicas de Seleção

          Os especialistas acreditam que não é desejável sobrepor os pequenos pilares à esquerda e à direita da janela com cortinas. É melhor deixar esses lugares livres, então a aparência da sala não ficará mais pesada. Se houver desejo de levantar as cortinas acima do chão, então essas telas são ideais se houver um vão de 0,05-0,08 m da borda inferior até o revestimento do piso. Quando a distância for maior ou menor, a aparência ficará estragada . Se o teto for muito baixo, vale a pena pendurar as cortinas mais claras e mais leves nas janelas da varanda.

          Entre as cores, as neutras são as mais procuradas. E não são escolhidos em vão: esses tons em qualquer varanda parecerão graciosos e discretos.

          Quando todo o cômodo for decorado com a mesma cor, as cortinas devem combinar com o fundo, mas diferir um pouco dele.

          A diferença ideal é de 2-3 tons. Não importa se a cor é mais clara ou mais escura.

          Os conhecedores costumam aconselhar a escolha de modelos de dois tons. Essas cortinas podem ser facilmente combinadas com quaisquer tons. Se houver desejo de aquecer o ambiente, isso pode ser feito com a ajuda de cortinas verdes claras, castanhas, amarelas, douradas. É especialmente importante escolher essas cores se as janelas estiverem viradas para o norte.

          Cortinas romanas e de enrolar ajudarão a proteger do sol em uma pequena área.

          Mas quando eles não se encaixam no estilo, você precisa escolher um tule transparente comum. Também é necessário levar em consideração a geometria de uma janela particular. A maneira mais fácil é escolher uma moldura para uma abertura quadrada clássica. As cortinas de um vitral ou de uma janela em arco são muito mais difíceis de pegar. Cortinas comuns às vezes são usadas, mas a moldura deve ser deixada 100% aberta.

            As janelas com portas de varanda são geralmente decoradas com cortinas de duas peças. Você pode usar e Vertical japonesa. Para sua informação: a mesma opção também é adequada para vidros panorâmicos. Para a decoração de janelas assimétricas, recomenda-se a utilização de cortinas de tecido em cornija flexível. Claro, você precisa prestar atenção às avaliações dos consumidores.

            Opções de montagem em beiral

            Quase qualquer tela pode ser lindamente pendurada, o principal é saber como. A graça externa depende diretamente da escolha da cornija, o que é especialmente importante ao decorar uma varanda ou loggia. Com certeza cornijas volumosas não são adequadas para varandas, uma vez que criam uma carga desnecessária. Ao escolher, eles também prestam atenção sua adequação para uso ao ar livre.

            A montagem em haste parece universal, pode ter diferentes tons e permite que você use acessórios que definem diferentes estilos de design.

            Porém, a barra, apesar de sua leveza, é pobre devido à sua baixa compatibilidade com alguns tecidos. Soluções telescópicas evitam danos à janela. Na aparência, eles não podem ser distinguidos dos de haste de bombeio, mas o produto pode se separar e se mover conforme necessário. As cornijas de cordas são fáceis de reconhecer: os dois colchetes são conectados por uma corda (e às vezes várias cordas). Este produto é recomendado para uso em quartos com móveis minimalistas.

            Deve-se ter em mente que apenas cortinas muito claras podem ser penduradas nos fios.

            Você também pode prestar atenção a cornija de perfil (fixada na parte superior) e fechos de baguete.

            Quando se trata de materiais, as pessoas terão que escolher entre:

            • plástico;
            • alumínio;
            • aço inoxidável;
            • metal forjado;
            • madeira natural.

              A instalação da cornija pode ser feita de várias maneiras. Para isso, são utilizados os inclusos no kit:

              • parafusos de ancoragem;
              • cavilhas;
              • pregos líquidos (se fixados no teto).

                Um conjunto padrão de fixadores mecânicos inclui:

                • colchetes;
                • apoia;
                • tiras decorativas;
                • taças decorativas;
                • buchas de expansão (geralmente 0,8 cm de seção transversal);
                • parafusos.

                A suspensão das cortinas de algodão merece atenção especial. A opção mais simples é inserir a barra no cordão. Quando a borda já estiver dobrada, você pode usar ganchos ou fita especial. Um tipo especial de fita opaca funcionará para criar dobras perfeitamente retas. Uma solução muito elegante é considerada e uso de ganchos, prendedores de roupa.

                Belos exemplos

                A foto mostra como uma cortina muito leve e translúcida pode se tornar uma solução elegante. Ela é capaz de decorar até uma janela muito escura.

                Para decorar uma janela de varanda, você também pode usar essas cortinas de uma atraente cor amarela.

                Mas você pode decorar a janela da varanda de uma maneira diferente, usando cortinas de duas cores diferentes. É fácil ver que o contraste preto e branco será extremamente atraente.

                Para dicas de um designer sobre como decorar uma varanda, veja abaixo.

                sem comentários

                Moda

                a beleza

                casa