Varandas

Viseira de varanda: tipos e sutilezas de instalação

Viseira de varanda: tipos e sutilezas de instalação
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Tipos de toldos
  3. Materiais de manufatura
  4. Etapas de trabalho

Muitas varandas de um apartamento são utilizadas como um cômodo adicional útil, onde, com o correto layout do espaço, você pode não só relaxar, mas também guardar vazios, roupas secas. A maioria das varandas são espaços abertos praticamente desprotegidos, de modo que a poeira e a precipitação podem chegar facilmente da rua. Para evitar isso, é necessário instalar uma viseira. Ele protegerá com segurança da neve, da chuva e também servirá como uma decoração original para a estrutura.

Peculiaridades

Uma varanda é uma parte arquitetônica da fachada de um edifício, que deve ser equipada com uma viseira para aumentar a funcionalidade. Isso é especialmente verdadeiro para estruturas abertas localizadas nos andares mais recentes. Neste caso, realiza duas tarefas ao mesmo tempo: evita a precipitação e substitui a cobertura.

Na escolha e instalação, é importante levar em consideração as características do material que foi utilizado na confecção da viseira, pois a estrutura deve suportar cargas significativas.

Na versão clássica, a viseira de varanda parece uma moldura revestida com material decorativo, é uma estrutura autônoma que pode segurar e cobrir de forma independente toda a área da varanda. Ao contrário da cobertura, está fixada no exterior da varanda por fortes parafusos (nas esquinas de aço), que funcionam como continuação desta. Quanto ao telhado, é normalmente instalado em suportes especiais ou fixado à parede de suporte. Se você instalar um visor de varanda, poderá obter muitas vantagens com esta solução:

  • acabamento decorativo;
  • proteção de coisas e pessoas dos raios solares diretos e, conseqüentemente, da radiação ultravioleta;
  • reduzindo a ventilação do interior;
  • proteção do apartamento da penetração de ladrões que podem entrar facilmente pelo telhado.

Quanto às deficiências, também existem:

  • a instalação da viseira é considerada bastante cara;
  • durante a instalação da estrutura, é importante fazer os cálculos corretamente, caso contrário pode ser inseguro;
  • a varanda deve ser isolada adicionalmente, pois na estação fria ela se tornará uma fonte de perdas de calor.

Tipos de toldos

Hoje, as copas das varandas são representadas por uma grande variedade de modelos. Este tipo de estrutura desempenha não só uma função protectora, mas também estética, pelo que, para dar à varanda um aspecto original, os fabricantes procuram fazê-la nas mais variadas formas e configurações. As viseiras, dependendo do design e das características técnicas, são divididas em cinco tipos.

  • Passo único reto e inclinado... Os primeiros são os mais eficazes no controle da penetração da precipitação. A única coisa é que, devido à falta de declive, podem acumular-se massas de neve na varanda ou formar-se gelo. Portanto, é melhor dar preferência aos modelos inclinados de inclinação única.

Devido à inclinação, a precipitação em sua superfície não se prolonga, e a instalação de tais coberturas é muito mais fácil do que em linhas retas de inclinação única.

  • Gable. São caracterizados por uma elevada protecção contra rajadas de vento, devido ao facto de terem a forma de um triângulo equilátero, exteriormente assemelhando-se a um telhado. Parece ótimo em tamanhos grandes. Para tornar este tipo de viseira decorativa, muitas vezes são decoradas com elementos forjados ao longo das bordas, enquanto a moldura pode ser revestida com qualquer material. Uma viseira forjada pode ser simples ou dobrável, que tem muitas formas torcidas.
  • Arqueado... Nessas estruturas, o telhado tem uma forma arqueada, parecem organicamente em qualquer estilo. A única coisa é que é muito difícil instalar essas viseiras por conta própria, você precisa ter certas habilidades e uma viga curva. Eles são caracterizados por uma proteção confiável e conferem à estrutura uma aparência moderna. A forma curva não permite que a chuva e a neve permaneçam na superfície e também resiste perfeitamente a rajadas de vento.

Vários materiais podem ser usados ​​para produzir esta viseira incomum.

  • Cúpula (tenda). Esses modelos não são apenas difíceis de fabricar, mas também difíceis de montar. Eles parecem impressionantes, as variedades de policarbonato do tipo transparente merecem atenção especial. Eles são especialmente adequados para instalação nos andares superiores de edifícios. A única desvantagem do modelo são as grandes dificuldades no caso da autoprodução.
  • Toldos. São as chamadas estruturas de moldura, em cujos suportes é esticado um tecido denso. Freqüentemente, esses modelos são equipados com acionamento elétrico, necessário para abrir ou fechar o toldo. O mecanismo de levantamento é geralmente preso à parede. Os toldos, como as opções anteriores, são adequados para a colocação nos últimos andares, geralmente são feitos de telas de acrílico resistentes de cor bastante viva.

Materiais de manufatura

As viseiras para galerias e varandas são feitas de todos os tipos de materiais, que podem diferir em design e desempenho. Na maioria das vezes, para a produção de toldos, eles usam ondulina, ardósia, papelão ondulado, policarbonato, vidro.

  • Ondulin... Este é o material mais barato que se parece com ardósia na aparência, mas difere dele por seu baixo peso e flexibilidade. Ideal para revestimento, pois resiste aos efeitos negativos do meio externo e é resistente à formação de mofo e bolor. Ondulin é produzido em vários tons, o que torna fácil combiná-lo com qualquer estilo de varanda.
  • Ardósia. Caracteriza-se por um baixo nível de condutividade térmica, o que permite manter um microclima ideal no interior da sala com varanda (independentemente das condições meteorológicas). Além disso, a ardósia se distingue por altas características técnicas e expressividade de design.

Este material tem durabilidade e resistência, mas para proteger a varanda contra vazamentos deve-se instalar adicionalmente impermeabilizantes.

  • Decks. Este material é feito de polímeros galvanizados. Portanto, é resistente à corrosão, influências externas e danos mecânicos. A chapa perfilada é produzida em forma de chapa com estrutura ondulada, resiste perfeitamente a qualquer carga. As vantagens incluem uma grande seleção de cores.
  • Policarbonato. Este material é altamente durável, mas tem medo de tensões mecânicas. Assemelha-se ao plástico translúcido e é freqüentemente usado para criar estruturas de proteção abertas de vários formatos. As principais vantagens são um bom isolamento acústico e a capacidade de transmitir os raios solares. O policarbonato é feito de vidro triplex especialmente temperado, por isso é um excelente revestimento para a varanda, que além de tornar a estrutura interna aconchegante, leve e agradável, também lhe confere um aspecto estético. Menos - requer cuidados especiais.
  • Copo. Varandas com viseira semelhante parecem interessantes, neste caso, normalmente é usado vidro de segurança (laminado, temperado). A estrutura pode ser instalada em vários tamanhos, já que não há padronização - tudo depende da resistência da varanda e das preferências pessoais dos proprietários. A desvantagem das copas de vidro é o preço alto.

Além do acima exposto, as viseiras também cobrem galvanizado, chapas de aço e telhas. Esses materiais são considerados orçamentários, têm uma longa vida útil e permitem que você crie designs originais. A única desvantagem do material é o baixo isolamento acústico.

Uma solução incomum para decorar uma varanda será instalação de uma viseira forjada, o que dará à estrutura um ar arejado e originalidade... Para a fabricação, utiliza-se principalmente uma haste de metal maciço que, em comparação com tubos ocos moldados, é capaz de suportar diferentes cargas. Se considerarmos a confiabilidade dos velames forjados, eles são, em muitos aspectos, superiores aos feitos de conexões aparafusadas.

Para prolongar sua vida útil, recomenda-se cobri-los com tinta ou zinco.

Etapas de trabalho

A instalação de uma viseira de varanda não é particularmente difícil, por isso muitos o fazem por conta própria. Os problemas só podem surgir durante a instalação de uma estrutura no último andar. Em primeiro lugar, você precisa criar um projeto, preparar as ferramentas e as matérias-primas necessárias. Para o trabalho, você precisará de dispositivos para soldagem, processamento de metal, escova, lixa, chave de fenda, selante, cavilhas, âncoras.

Na fase de concepção do projeto, considere o tamanho da estrutura e sua forma. Para isso, primeiro efetue as medições e faça um desenho, a partir do qual se calcula a quantidade de material necessária. Depois disso, você precisa realizar as ações, seguindo as seguintes instruções:

  • o primeiro passo é soldar uma estrutura de aço, que futuramente servirá como cobertura;
  • a moldura deve ser instalada contra a parede de forma que não haja folgas, todas as costuras devem ser tratadas com um selante;
  • aconselha-se a insonorização do dossel, o que proporcionará aos proprietários uma estada confortável e sem ruídos da rua;
  • então você precisará processar todas as peças metálicas com uma solução especial que protege contra a corrosão e proceder ao assentamento e fixação direta das telhas.

Se você planeja instalar uma viseira de policarbonato, o procedimento será um pouco diferente.

  • Escolhe-se o tipo de futura viseira, que foi descrito em detalhe acima, e o desenho da estrutura é feito, tendo em conta que deve sobressair dos rebordos da varanda em pelo menos 30 cm. Isto protegerá o espaço interior de chuva, neve e vento.
  • Uma estrutura metálica é construída preliminarmente (deve ter a forma de uma moldura), ela é fixada tanto na grade da varanda quanto na parede. Para isso, as treliças são soldadas nos cantos de 40 * 40 mm, e as marcações são feitas na parede da casa, onde fica marcada a futura localização das faixas horizontais inferior e superior. A distância entre eles deve ser igual à altura das treliças metálicas, sobre as quais é colocado o revestimento de tábuas ou madeira.
  • Em seguida, o isolamento deve ser realizado com a colocação de arruelas térmicas. A estrutura pode ser coberta com policarbonato celular e policarbonato monolítico. Nesse caso, o primeiro tipo de material tem maior resistência, pois sua base é uma folha oca, que possui pontes internas. Já o policarbonato monolítico é adequado quando é necessário construir uma estrutura de forma complexa. É preferível fixar as telhas com chumbadores, pois possuem maior resistência e são capazes de prensar bem o material, aumentando sua resistência às cargas de vento.

Para informações sobre como fazer um visor para varanda, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa