Varandas

Teto na varanda: variedades e acabamentos

Teto na varanda: variedades e acabamentos
Contente
  1. Visão geral da espécie
  2. Opções de acabamento
  3. Desenho de textura e cor
  4. Idéias de design
  5. Belos exemplos

Na hora de decorar uma varanda, é muito importante prestar atenção especial ao teto, pois é ele quem confere ao cômodo adicional um aspecto completo e conceitual, valorizando o estilo do design de interiores. Usando os materiais de acabamento corretamente, você pode aumentar significativamente a funcionalidade do espaço, criar um microclima favorável e um ambiente aconchegante nele.

Visão geral da espécie

Dependendo do número de níveis, o teto da loggia pode ser nível único ou dois níveis. A primeira opção é mais comum em apartamentos típicos da cidade, varandas e galerias em que não podem se orgulhar de altura e dimensões. Os tetos multinível são mais comuns na construção de moradias privadas.

Independentemente do tipo de construção, o tecto da varanda, como em qualquer outra divisão, é de dois tipos - tosco e acabamento.

O projeto do teto inclui uma camada de isolamento térmico e hidráulico. A impermeabilização é necessária para todos os tipos de galerias e varandas, mesmo as fechadas. Concordo, uma coisa é quando a chuva cai lá fora, e outra coisa é se o líquido escorrer pelo teto e se infiltrar nas costuras da fachada: neste caso, as paredes da sala sempre vão ficar molhadas. Isso não só piora a aparência da varanda, mas também contribui para o aparecimento de fungos e mofo perigoso no ambiente.

Se a varanda acima for envidraçada, haverá basta tratar a costura entre a laje e a parede com um selante à base de silicone e aplicar um primer hidrofóbico por cima. Se a loggia dos vizinhos for aberta por cima, primeiro você deve avaliar a condição técnica da zona de junção.Se cumprir todos os requisitos de segurança, pode proceder da mesma forma que no caso anterior. Caso contrário, primeiro você terá que normalizar a varanda, pois o selante de silicone não protegerá o piso por muito tempo.

Para impermeabilização, você pode usar mastique de betume, betume fundido ou membrana de PVC.

A última opção é considerada a mais durável e confiável, entretanto, e custa mais do que a borracha líquida.

Se você planeja usar a varanda como área de estar, ela deve ser isolada. De acordo com as leis da física, as massas de ar quente tendem a se elevar, portanto, para evitar a perda de calor, é necessário isolar a loggia por dentro. O teto pode ser revestido com uma variedade de materiais de rolo e laje. Mais frequentemente usado:

  • poliestireno expandido;
  • Isopor;
  • penoplex;
  • lã basáltica;
  • folha de espuma de poliestireno.

O isolamento é fixado em forma de moldura. Para isso, uma caixa é feita de barras de madeira ou um perfil de metal. Em primeiro lugar, fixa-se a película impermeabilizante e só depois é feita a colocação do próprio isolamento. Se for utilizada lã mineral para isolamento térmico, é necessária uma membrana adicional de barreira de vapor, que evita o acúmulo de condensado: o material é altamente higroscópico e, sob a influência da umidade, perde a maior parte de suas propriedades de isolamento térmico.

O isopor e a espuma podem ser instalados com ou sem moldura - ladrilhos e folhas podem ser simplesmente colados na superfície de concreto com cola. O método da moldura é mais prático se o revestimento do painel adicional for planejado, então as placas da camada de isolamento térmico são fixadas entre as ripas ou vigas dos trilhos e os painéis de revestimento são montados no topo delas.

Outro método de isolar o teto na varanda - uso de poliuretano líquido... Este não é um método de orçamento, mas também é muito prático. A composição é aplicada por pulverização: a base assenta uniformemente, penetra absolutamente todas as fissuras e forma uma camada perfeitamente uniforme e selada. Como regra, tanto o teto como as paredes são isolados com um contorno - este método permitirá não só obter um isolamento de alta qualidade da loggia, mas também aumentar seu isolamento acústico.

Ao usar espuma de poliuretano, não são necessários barreira de vapor e impermeabilização, além disso, uma camada fina não reduz em nada o tamanho da sala. No entanto, o material também tem uma desvantagem significativa - ele "não respira", portanto além disso, você terá que instalar um sistema de ventilação ou fornecer a possibilidade de ventilação frequente e de longo prazo.

O acabamento do teto serve como função decorativa - pode-se fazer o acabamento do forro do teto com lonas elásticas, gesso cartonado, painéis plásticos, ripas e chapas metálicas. Alguns rebocam a superfície à moda antiga, pintam e até cobrem com giz - a escolha depende apenas das características de design do espaço adicional, preferências pessoais e capacidades financeiras do proprietário da casa.

Opções de acabamento

Recentemente, para a decoração de tetos em varandas e galerias, são frequentemente utilizados tecidos elásticos feitos de filme de PVC. Esta é uma forma de revestimento relativamente barata, em que a instalação leva literalmente algumas horas, e uma ampla seleção de tons e texturas permite que você encontre uma opção que complementa ao máximo a solução estilística geral da sala. Os tetos alongados escondem todas as irregularidades e defeitos da superfície, eles são absolutamente amigos do ambiente, despretensiosos na manutenção e têm uma longa vida útil.

No entanto, os tetos tensos são bastante sensíveis a baixas temperaturas. Sob a influência do frio, tornam-se frágeis e perdem as suas características de desempenho, pelo que tais estruturas podem ser utilizadas exclusivamente em loggias isoladas. Para varandas abertas, é melhor escolher panos de tecido impregnados com poliuretano: esses tetos não têm medo de baixas temperaturas e mantêm suas propriedades mesmo no inverno.

Tenha em atenção que o tecto falso esconde 7 a 10 cm de altura, por isso, ao decorar varandas com paredes baixas, é preferível ficar sobre telas brilhantes ou utilizar outros tipos de acabamentos.

Eles também têm um preço relativamente baixo. tetos de rack. Esta opção de revestimento envolve a instalação de ripas de madeira ou alumínio tratadas com compostos especiais. Esses materiais são adequados para varandas internas e externas. As venezianas são caracterizadas pela facilidade de instalação e durabilidade excepcional.

Tetos de gesso cartonado utilizado apenas em espaços envidraçados e isolados, de preferência com paredes altas. O drywall tem uma aparência impressionante, fornece isolamento acústico adicional, é ecologicamente correto e também é fácil de processar.

Uma boa opção para decorar o teto da varanda será painéis de madeira, esses tetos sem dúvida parecem elegantes e caros. O forro é considerado uma excelente escolha para proprietários de loggias e varandas típicas. Se o edifício tiver uma forma irregular, por exemplo, arredondada, é melhor costurar a superfície com outros materiais.

A principal vantagem da madeira é a compatibilidade com o meio ambiente. O revestimento feito de tais painéis cria um ambiente aconchegante e aconchegante, transformando a varanda em uma área de estar confortável.

Para cobrir o painel do teto feito de madeira certamente devem ser tratados por todos os lados com compostos que os protegem de insetos, mofo e bolor. Não esqueça isto a árvore é deformada sob a influência de alta umidade e flutuações de temperatura, portanto, este material é ideal para loggias isoladas.

Placas de teto de poliestireno expandido não são usadas com tanta frequência hoje em dia, mas você também pode comprá-las para decorar galerias. As vantagens indiscutíveis do material incluem o custo democrático, baixo peso e facilidade de instalação. As placas de seu PPS são lindas e esteticamente agradáveis.

Além disso, o poliestireno expandido tem boas características de isolamento térmico e acústico. As vantagens do material também incluem resistência à umidade, incombustibilidade, pequena espessura e facilidade de processamento, o que simplifica muito o ajuste ao tamanho do teto. Além disso, os proprietários de varandas e galerias irão apreciar a escolha de tons e texturas que permitem criar qualquer design de interiores na extensão.

A maneira mais barata de decorar o teto é mancha... Esta opção pode ser usada tanto em ambientes externos quanto internos. A pintura pode ser a melhor opção apenas nas varandas e galerias onde você não planeja fazer o isolamento e a fiação.

A cal não deve ser usada de forma alguma - muitas vezes há muita umidade nas varandas, portanto, nessas condições, o revestimento decorativo não durará muito. Pelo mesmo motivo, o reboco não é recomendado em varandas abertas.

Desenho de textura e cor

Para o acabamento do teto, você pode usar uma grande variedade de texturas.

  • Matt - tal teto se assemelhará visualmente a uma superfície estucada e pintada perfeitamente plana. O acabamento fosco não reflete a luz, mas ao mesmo tempo tem a propriedade de difundi-la.
  • Lustroso - tais opções são caracterizadas por um efeito de espelho pronunciado, devido ao qual expandem visualmente o ambiente. Em combinação com uma iluminação bem escolhida, esse teto parece especialmente elegante.
  • Cetim - distingue-se por uma textura peculiar com um micro-relevo discreto, criando uma imitação de tecido de cetim com sucesso. Esses tetos refletem sutilmente a luz e criam uma atmosfera acolhedora no quarto.

Quanto ao esquema de cores, não há cânones rígidos, no entanto, a tonalidade do teto deve se encaixar harmoniosamente na decoração geral do interior e ser combinada com o esquema de cores das paredes e do piso.

Uma das seguintes combinações é a mais comumente usada.

  • Teto claro, chão escuro, paredes escuras. Esta é uma versão clássica do design da varanda, que envolve uma transição do escuro para o claro. Uma combinação inteligente de cores ajuda a equilibrar a carga de cores entre as superfícies horizontais e verticais.
  • Teto claro, piso escuro, paredes claras... Esta decoração é ideal se você deseja aumentar visualmente os tetos. Normalmente, neste caso, cores ricas são usadas para as paredes, de preferência com uma impressão vertical. Os tectos com este design são frequentemente rebocados e pintados, e um revestimento escuro é colocado no chão. O resultado é um efeito de teto branco flutuante, e o contraste com o piso escuro dá ao ambiente uma perspectiva e profundidade interessantes.
  • Teto escuro, chão escuro, paredes claras. Esta opção é ideal para anexos com pé direito alto. Você pode abaixar visualmente a altura do teto usando sombras claras, mas quentes, que tornam os objetos visualmente mais próximos.
  • Teto claro, paredes claras, piso escuro... Esta solução tem um aspecto harmonioso em pequenas varandas com tectos baixos. Paredes claras criam uma sensação de espaço arejado. Essas instalações não devem ser entulhadas com móveis desnecessários.

Em geral, é necessário escolher a tonalidade do teto da varanda levando em consideração a compatibilidade de tons, as dimensões da varanda e as preferências de gosto dos proprietários do ambiente.

Idéias de design

Para decorar a superfície do teto, você pode usar opções de decoração incomuns.

  • Retroiluminado. O uso da faixa de LED permite criar o efeito de uma estrutura flutuante na varanda. A luz de fundo cria uma luz difusa e suave e cria um ambiente interno aconchegante e criativo.
  • Com vigas. Os tectos decorados com vigas decorativas em tons contrastantes tornam-se no elemento mais elegante do interior da loggia.

Visual muito bonito e moderno tetos de dois tons - essas soluções permitem zonear o ambiente e torná-lo mais claro, ensolarado e incomum.

Belos exemplos

Em apartamentos e casas particulares, as varandas são projetadas em uma ampla variedade de estilos. O uso competente de opções de design de teto tornará possível enfatizar o conceito de direção estilística da melhor maneira possível.

Então, ao decorar uma sala no estilo sótão a superfície do teto deve ser deliberadamente áspera. Esta solução tem um aspecto harmonioso no interior de uma sala panorâmica, decorada em estilo industrial.

Para Provença um revestimento feito de materiais naturais é adequado - ripas de madeira, painéis de cortiça ou forro.

Se você deseja projetar uma loggia com estilo chalé, Você será auxiliado por placas não tratadas e envelhecidas artificialmente em combinação com vigas maciças.

Para estilo náutico e mediterrâneo coberturas elásticas em tons de azul ou azul são o melhor ajuste.

Em interiores modernos decorados ao estilo alta tecnologia ou minimalismo, tetos tensos também serão adequados.

Para informações sobre como decorar o teto da varanda, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa