Amigurumi

Amigurumi

Amigurumi
Contente
  1. O que é isso?
  2. O que é necessario?
  3. Como ler o diagrama?
  4. Master classes
  5. Tigre
  6. Padre Frost
  7. Pinguim
  8. Dicas de tricô

O artesanato está ganhando cada vez mais popularidade a cada ano. Entre eles estão brinquedos feitos na técnica de tricô japonesa chamada amigurumi. Você pode decorar o interior de uma sala ou quarto com esses produtos fofos, para presentear os amigos ou comprar para as crianças como um brinquedo.

O que é isso?

Amigurumi é uma técnica para criar brinquedos de malha ou tricô. Esses produtos são absolutamente seguros e hipoalergênicos, portanto, são adequados até mesmo para crianças pequenas. Os tipos de brinquedos mais comuns nesta técnica são habitantes do mar ou da floresta, personagens de filmes, desenhos animados, contos de fadas, histórias em quadrinhos, jogos de computador, plantas, fenômenos naturais, todos os tipos de objetos e produtos.

O termo traduzido do japonês significa "embrulhado em malha", o que é totalmente verdadeiro. Os objetos desta técnica baseiam-se na criação de elementos tricotados, costurando-os e preenchendo-os com materiais densos.

O brinquedo amigurumi vai ser o melhor amigo da criança, vai decorar a prateleira do apartamento ou servir como um excelente acessório em forma de porta-chaves ou decoração de automóvel.

O que é necessario?

A maioria dos iniciantes que deseja dominar este tipo de bordado tem dificuldade com a escolha de materiais e ferramentas para criar brinquedos.

Yarn é uma base de hobby com um toque japonês. Escolher fios de tricô de qualidade é quase metade do sucesso em dominar essa técnica. É importante escolher uma opção de fio econômica, mas de alta qualidade. Será difícil para iniciantes começar a trabalhar com tipos muito finos ou texturizados imediatamente. Por isso, é importante escolher fios de espessura média.

No início, é melhor dominar as técnicas de tricô usando tons claros de fios. Se você usar cores escuras, será difícil distinguir entre as colunas. Para iniciantes, fios de algodão ou acrílico, bem como qualquer combinação deles, serão a melhor opção.

Fio firme YarnArt intitulado "Jeans" é muito popular entre os amantes do bordado japonês. Os fios contêm mais de 50 por cento de fibra de algodão, o resto é acrílico. Recentemente, apareceu uma versão mais espessa de fios da mesma empresa.

É imprescindível que o fio escolhido seja agradável ao toque, pois a confecção do brinquedo levará bastante tempo. Se você costura amigurumi sob medida, a maciez dos fios deve ser um dos critérios mais importantes para sua seleção.

A seleção do gancho é o segundo momento significativo de preparação. O gancho deve ser escolhido em alguns tamanhos menores do que o recomendado nas instruções para os fios. Uma agulha de crochê de metal barata é adequada para tricô. Amostras mais caras podem ser compradas no futuro (conforme necessário), embora quase qualquer brinquedo nesta técnica possa ser feito com um crochê barato comum ou agulhas de tricô.

É importante escolher uma versão totalmente metálica, sem elementos plásticos, pois estes podem quebrar.

Não existem modelos de altíssima qualidade com cabo de plástico, que não possui base de metal. A vida útil de tais ferramentas é significativamente reduzida.

Preenchimento é o terceiro elemento básico na arte de tricô japonesa. Holofiber ou penugem sintética - as melhores opções para criar brinquedos volumosos. O enchimento e o enchimento de tipos semelhantes devem ser evitados, pois a aglomeração pode fazer com que o produto perca a forma desejada. Restos de materiais, fios e tecidos também não são uma opção muito boa como recheio, pois o brinquedo se deforma com o tempo.

Apesar da contenção dos artesãos japoneses na hora de criar esses brinquedos, se necessário, decorar o produto, podendo-se fazer elementos decorativos a partir de miçangas, miçangas, penas, strass ou lantejoulas.

Ferramentas com as quais você pode dominar a técnica do amigurumi:

  • tesouras afiadas de qualidade, que serão necessárias para separar o fio;
  • uma agulha com um olho espaçoso ajudará a conectar os elementos do produto uns aos outros e lidar com detalhes desleixados;
  • um fio dental ou uma bobina de linha para a criação de pequenos elementos em forma de nariz, boca e olhos, bem como uma agulha de bordado;
  • uma meada de fio contrastante para indicar cada linha sucessiva, esse fio é retirado no final do trabalho no brinquedo.

No estágio inicial, quanto mais simples for o padrão de tricô e o próprio brinquedo, maior será a probabilidade de concluir o trabalho com sucesso na primeira vez. É melhor deixar elementos tecnicamente complexos para as próximas etapas, quando as habilidades básicas de criação de loops, crochê e leitura de padrões de tricô forem dominadas.

Como ler o diagrama?

Não há nada mais fácil do que tricotar na técnica de amigurumi de acordo com padrões... O problema é que essa facilidade de trabalho só vem com a experiência. Os iniciantes que decidirem dominar o hobby japonês terão que se esforçar muito para entender os algoritmos de leitura de diagramas.

Existem várias opções para esquemas de amigurumi: traduzido para o russo com uma descrição completa, esquemas tabulares e numéricos, bem como imagens esquemáticas.

Descrições completas em russo - ideal para tipos de circuitos iniciantes... Ele contém as instruções mais precisas e completas. Graças ao acesso ao espaço da Internet, pode encontrar qualquer tipo de brinquedo simples com descrição completa, imagens e até materiais de vídeo.

Vamos listar as opções para iniciar um detalhe do produto.

  • Anular, que começa com 2 VP, após os quais 6 sb são tricotados através da segunda laçada do gancho. Em seguida, a rosca inicial é apertada e ajuda a fechar o orifício.
  • Loop de arquando as linhas circulares ajudam a converter o elemento em oval. Por exemplo, 2 VP e 6 SBN denotam uma forma circular e 6 VP e 4 SBN denotam uma forma oval. Este método pode ser usado para criar um tronco, cabeça e pernas, em casos raros - alças.

Depois que o anel estiver pronto, você deve continuar as ações de acordo com o esquema. É importante levar em consideração os símbolos entre parênteses na forma de números. Eles indicam o número de loops como resultado do trabalho.

Exemplo:

  • 1 carreira: disque 2 VP e tricote 6 pb na segunda laçada com a agulha [6];
  • 2ª carreira: * aumentar *, repetir * 6 vezes [12];
  • 3ª carreira: * 1 pb, aumentar *, repetir * 6 vezes [18].

Assim, o diagrama mostra o anel na primeira linha, após o qual há 6 incrementos. A segunda linha, de acordo com as informações entre colchetes, conterá 12 loops. O terceiro é adicionar mais um elemento a cada segundo loop, ou seja, adicionar 6. A 12, o número de loops será 18. Às vezes, os criadores da descrição não levam em consideração a primeira linha.

Linhas sem exclusões e adições causam mais dificuldade para iniciantes... A abreviatura "bi" ou "no change" denota nenhum preenchimento, não o número anterior de loops. É melhor usar master classes em que esse momento seja claramente explicado.... Por exemplo, "sc em cada volta de um círculo" é uma forma compreensível de designação.

Para marcar o ponto inicial e final, é importante usar uma linha contrastante ou marcador de alfinetes. Esta forma de trabalhar simplifica muito o desenvolvimento de novas técnicas e loops de contagem.

Gráficos e tabelas numéricos são uma forma bastante comum de gráficos.... Você terá que trabalhar muito para lê-los, especialmente na ausência de prática de tricô. A tabela inclui colunas para o número total de pontos e número de linhas.

Primeiro, você deve fazer 6 pb, depois do qual, em cada linha subsequente, adicione 6 voltas ao número da linha anterior: 12, 18, 24 e assim por diante. Em alguns casos, o esquema no estágio inicial inclui não 6, mas 7 loops, então esse número deve ser adicionado em cada linha.

Ao tricotar elementos complexos, por exemplo, alças, faces, pernas, a regra de aumentos e diminuições deixa de se aplicar. Aqui será necessário fazer aumentos desiguais de um lado e diminuições do outro, como no caso de um dedo do pé.

Para costureiras inexperientes, é melhor treinar com especialistas na área de tricô amigurumi para a execução correta de elementos complexos.

Imagens esquemáticas japonesas são a opção mais confusa para artesãs domésticas... Após várias semanas de treinamento, você pode dominar esses tipos de esquemas. Eles são um tanto semelhantes às variantes tabulares. A imagem contém um diagrama em símbolos e uma tabela ao lado.

A primeira coluna da tabela indica o número da linha, que é importante ler de baixo para cima. A segunda coluna é o número de loops que deve ser o resultado. Apesar do fato de que na maioria dos casos aumentos e diminuições são representados uniformemente nos diagramas japoneses, é importante usar não apenas uma tabela ao trabalhar, mas também um diagrama em símbolos.

Convenções em esquemas japoneses:

  • cruzar - sbn clássico;
  • uma cruz em um carrapato - aumento de loops;
  • cruze na casa - diminuição em laços.

Se houver várias cores disponíveis para criar uma peça, isso será indicado no desenho esquemático.

É difícil para os iniciantes entender onde no diagrama qual parte do corpo do brinquedo está localizada. Para fazer isso, você deve usar a imagem e o raciocínio lógico. Provavelmente, os japoneses começarão a trabalhar no brinquedo de sua cabeça. Além disso, é a cabeça que apresenta o maior tamanho. A cauda e os membros são mais finos.

Se inicialmente não estiver claro onde qual elemento está, você pode concluir cada um deles e, em seguida, prosseguir para a montagem do produto.

Se você não consegue entender as imagens esquemáticas criadas pelos mestres japoneses, deve esperar um pouco, pois com o tempo, muitos esquemas serão adaptados para o público falante de russo por experientes amantes de amigurumi.

Master classes

A técnica do amigurumi permite realizar todas as fantasias das costureiras. Você pode tricotar quase qualquer item, desde pequenos chaveiros volumétricos até grandes brinquedos em forma de animais ou bonecas. Uma fantasia de boneca também pode ser feita de lã com as próprias mãos. Para iniciantes que desejam dominar a tecnologia amigurumi, uma descrição de trabalho ou um diagrama, uma barra de agulha ou um travesseiro serão necessários.Para tricotar um lindo brinquedo ou acessório, você não deve apenas realizar a camada externa, mas também preencher o oval ou a bola do corpo com um preenchimento especial. Depois disso, você pode costurar os detalhes e pegar as roupas. Aprender esta técnica de tricô japonesa do zero não é tão difícil quanto pode parecer.

Abaixo estão as aulas magistrais sobre como fazer brinquedos simples usando a técnica amigurumi.

Para trabalhar neles, você precisará de materiais:

  • gancho do tamanho especificado na classe mestre;
  • fios para tricotar nas cores desejadas;
  • tesoura;
  • alfinetes ou marcadores de linha;
  • mais leve;
  • agulhas;
  • fio denso para unir peças e apertar os olhos;
  • enchimento;
  • detalhes para os olhos.

Tigre

Para criar um filhote de tigre fofo medindo 17–20 cm, você precisará de apenas algumas horas de tempo livre e um estudo cuidadoso da master class:

Para começar, você deve criar todos os detalhes em uma espiral e, em seguida, usar um preenchimento denso. A etapa final é costurar orelhas, cabos, cauda, ​​cabeça.

Padre Frost

Os artesanatos de Natal na véspera das férias de inverno são sempre populares entre os entusiastas do tricô. Na véspera das celebrações, você pode criar uma linda árvore de Natal ou decorações para árvores de Natal.

Papai Noel é o presente de Ano Novo perfeito que você pode fazer. Você precisará dos seguintes materiais:

  • fios de cores vermelho, carne, branco e rosa;
  • ganchos 1.5 e 3.0;
  • enchimento;
  • olhos.

Vamos descrever o andamento do trabalho.

Criando a cabeça e o torso (comece com o fio rosa):

  • linha 1: 6 sc no laço 2 do gancho = 6;
  • linha 2: 6 PR = 12;
  • linha 3: (1 PRS, OL) * 6 = 18;
  • linha 4: (2 PRS, OL) * 6 = 24;
  • de 5 a 9 linhas: 24 PRS inalterado.

Mude o fio para vermelho:

  • linha 10: (3 PRS, OL) * 6 = 30;
  • linha 11: 30 PRS;
  • linha 12: (4 PRS, OL) * 6 = 36;
  • linhas 13-14: 36 PRS;
  • linha 15: (5 PRS, OL) * 6 = 42;
  • linhas 16-17: 42 PRS;
  • linha 18: 42 PRS atrás da parede posterior.

Preencher com enchimento:

  • linha 19: (5 PRS, UB) * 6 = 36;
  • linha 20: (4 PRS, UB) * 6 = 30;
  • linha 21: (3 PRS, UB) * 6 = 24;
  • linha 22: (2 PRS, UB) * 6 = 18;
  • linha 23: (1 PRS, UB) * 6 = 12;
  • linha 24: 6 dez.

A parte inferior do produto pode ser conectada separadamente fazendo incrementos em cada linha de até 42 RLS na última linha e, a seguir, amarrado à panturrilha. Amarre um casaco de pele ao longo da parte inferior da parede frontal do laço com um fio branco RLS.

Estofamento de casaco de pele:

  • disque 13 VP;
  • 12 sc do segundo laço do gancho;
  • prenda a um casaco de pele.

Cabelo e barba:

  • disque 18 sc de acordo com o diâmetro da cabeça;
  • VP, volta, 8 sc;
  • VP, por sua vez, 8 sc.

Adicione o resto da corrente ao final do tricô. Você terá uma barba e 8 partes RLS cada - cabelo. Adicione uma peruca na junção dos fios ao redor da cabeça.

Execução do limite:

  • linha 1: 6 pb em 2 laçada do gancho = 6;
  • linha 2: (2 PRS, OL) * 2 = 8;
  • linha 3: (3 PRS, OL) * 2 = 10;
  • linha 4: (4 PRS, OL) * 2 = 12;
  • linha 5: (5 PRS, OL) * 2 = 14;
  • linha 6: (6 PRS, OL) * 2 = 16;
  • linha 7: (7 PRS, OL) * 2 = 18;
  • linha 8: (8 PRS, OL) * 2 = 20;
  • linha 9: (9 PRS, OL) * 2 = 22;
  • linha 10: (10 PRS, OL) * 2 = 24;
  • linha 11: (11 PRS, OL) * 2 = 26;
  • linha 12: (12 PRS, OL) * 2 = 28;
  • linha 13: (13 PRS, OL) * 2 = 30;
  • linha 14: (4 PRS, OL) * 6 = 36;
  • linha 15: 36 PRS;
  • linha 16: 36 PRS.

A tampa pode ser encurtada com fio branco:

  • linha 1: 6 pb em 2 laçada do gancho = 6;
  • linha 2: 6 pb.

Prenda o bico à tampa com linha rosa:

  • 1 carreira: 6 PRS em 2 laçadas do gancho = 6;
  • 2ª linha: 6 PRS;
  • consertar.

Fixe os olhos.

Pinguim

O habitante indígena da Antártica se tornará o melhor amigo das crianças.

Bobblehead

O pequenino é o presente perfeito para as meninas que sonham com a maternidade.

Dia dos namorados

No Dia dos Namorados, 14 de fevereiro, você pode fazer uma estatueta de coelhinha fofa com um coração para sua outra metade. Até o cara mais sombrio ficará comovido ao ver tal brinquedo no Dia dos Namorados.

Saco de feijão

A master class ensinará como fazer um chocalho suave.

Materiais:

  • fio acrílico de algodão;
  • gancho 2.0;
  • artigos para os olhos;
  • enchimento;
  • chocalho;
  • anel em madeira de 6 cm.

Cão

Um dachshund macio, cão pastor ou terrier será um grande amigo para uma criança ativa.

Pikachu

Apesar do fato de que os desenhos animados sobre Pokémon já existem há muitos anos, a imagem de Pikachu ainda permanece relevante.

Abacate

Quem diria que um abacate tricotado poderia ser tão delicioso.

Frente óssea (início marrom):

  • linha 1: 5 sc na nave espacial;
  • linha 2: 5 PR (10);
  • linha 3: (1 PR, 1 PRS) x 5 (15);
  • linha 4: (1 PR, 2 PRS) x 5 (20);
  • linha 5: (1 PR, 3 PRS) x 5 (25);
  • Linhas 6-7: 25 PRS.

Mude a cor para verde claro:

  • linha 8: PSP (1 PR, 4 PRS) x 5 (30);
  • linha 9 (1 PR, 5 PRS) x 5 (35);
  • linha 10 (1 PR, 6 PRS) x 5 (40);
  • linha 11 (1 PR, 7 PRS) x 5 (45);
  • linha 12 (1 PR, 8 PRS) x 5 (50).

Prenda e corte a linha.

Vire o pentágono com a ponta do tricô para baixo. Prenda um fio verde claro no canto superior esquerdo.

Do lado com costura, tricotar em carreiras rotativas:

  • linha 1: 10 PRS, 1 VP, volta (10);
  • linhas 2–4: 10 PRS, 1 VP, volta (10);
  • linha 5: 1 UB, 6 PRS, 1 UB, 1 VP, volta (8);
  • linhas 6–8: PRS, 1 VP, volta (8);
  • linha 7: 1 UB, 4 PRS, 1 UB, 1 VP, volta (6);
  • linha 8: 6 PRS.

Por volta de 65 sc, amarre SS no primeiro loop.

Insira os olhos entre 4 e 5 carreiras.

Verso (verde escuro):

  • linha 1: 5 SBNv KA;
  • linha 2: 5 PR (10);
  • linha 3: (1 PR, 1 PRS) x 5 (15);
  • linha 4: (1 PR, 2 PRS) x 5 (20);
  • linha 5: (1 PR, 3 PRS) x 5 (25);
  • linha 6: (1 PR, 4 PRS) x 5 (30);
  • linha 7: (1 PR, 5 PRS) x 5 (35);
  • linha 8: (1 PR, 6 PRS) x 5 (40);
  • linha 9: (1 PR, 7 PRS) x 5 (45);
  • linha 10 (1 PR, 8 PRS) x 5 (50).

Prenda e corte a linha.

Vire o pentágono com o fim do tricô para baixo.

Prenda um fio verde escuro no canto superior esquerdo.

Do lado com costura, tricotar em carreiras rotativas:

  • 10 PRS, 1 VP, volta (10);
  • 10 PRS, 1 VP, volta (10);
  • 1 UB, 6 PRS, 1 UB, 1 VP, volta (8);
  • 8 PRS, 1 VP, volta (8);
  • 1 UB, 4 PRS, 1 UB, 1 VP, volta (6);
  • 6 sc.

Amarre 65 PRS três vezes para obter um "copo" profundo, SS - no primeiro loop.

Peças para amarrar 65 PRS em verde escuro.

Enchemos com enchimento durante o processo de encadernação.

Flores

O cacto tricotado é um ótimo substituto para o espinhoso morador do deserto.

Papagaio

Um amigo tricotado com penas multicoloridas irá iluminar o dia-a-dia do escritório ou cinza.

Luntik

O personagem de desenho animado, que já conquistou milhões de espectadores, fará as delícias de qualquer criança.

Polvo

Um marinheiro esperto poderá decorar qualquer interior em estilo náutico.

Cobra

Quem disse que répteis na forma de brinquedos amigurumi não podem se tornar os melhores amigos de crianças e adultos.

Caracol

O famoso molusco de jardim terá um lugar de destaque entre as criaturas de brinquedo na prateleira.

Macaco

Uma moradora africana poderá se instalar no berçário para encantar o bebê com seu look fofo e engraçado.

ursinho Pooh

O desajeitado herói de contos de fadas é capaz de se tornar o melhor amigo que guardará todos os segredos das crianças.

Dicas de tricô

Ao criar obras-primas na técnica japonesa de tricô amigurumi, é importante não apenas levar em consideração seus próprios erros, mas também estudar as recomendações de outros artesãos mais experientes.

Regras para fazer brinquedos bonitos e organizados:

  • utilizar gancho menor do que o indicado no manual para evitar o aparecimento de grandes orifícios no produto por onde se vê o enchimento;
  • a espessura do gancho deve ser mínima;
  • é importante não confundir a frente e o verso dos elementos do produto;
  • para deixar o produto mais miniaturizado, deve-se tricotá-los em uma única laçada, e não em duas, como indicam os padrões japoneses;
  • quanto maiores os olhos do brinquedo, mais atraente ele fica - a melhor impressão é criada por produtos com olhos de plástico ou vidro;
  • o aperto deve ser o mais uniforme possível e ser feito de uma única cor ou fio utilizado no processo de tricô;
  • é importante certificar-se de que as pernas do brinquedo fiquem voltadas para uma direção - para isso, não se deve esticar muito a linha e passar a agulha um pouco abaixo da borda ao conectar esses elementos;
  • Na hora de colocar os brinquedos à venda, é extremamente importante cuidar de uma imagem de alta qualidade e interessante do produto.

Aplicando as dicas listadas e usando esquemas claros, você pode facilmente começar a criar obras-primas simples usando a técnica amigurumi. Graças a uma variedade de ferramentas e uma ampla gama de cores de materiais, os brinquedos criados vão atrair a atenção de parentes, amigos, colegas e conhecidos. Depois de adquirir algumas habilidades básicas, você pode começar um pequeno negócio vendendo esses brinquedos.

Um exemplo de um brinquedo amigurumi no vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa