Aquário

Limpeza adequada do aquário em casa

Limpeza adequada do aquário em casa
Contente
  1. Por que você precisa limpar um aquário?
  2. Freqüência de lavagem
  3. Ferramentas e ferramentas necessárias
  4. Instruções de limpeza de superfície
  5. Regras de limpeza profunda
  6. Dicas úteis

Um aquário limpo com águas cristalinas, densamente povoado por peixes brilhantes e algas esmeraldas, você pode admirar sem parar. A imagem em constante mudança da beleza subaquática é calmante e relaxante. Porém, para que nada desvie o observador da contemplação do mundo subaquático, e seus habitantes sempre se sintam bem, o aquário deve estar impecavelmente limpo.

Com que frequência você deve lavar seu aquário, quais produtos e ferramentas você deve usar neste procedimento? Quais são as diferentes maneiras de limpar um aquário, o que elas implicam? Vamos tentar descobrir.

Por que você precisa limpar um aquário?

Limpeza e lavagem periódica Requer absolutamente qualquer aquário, mesmo aquele equipado com um sistema de filtração ultramoderno... Com o tempo, o espaço do aquário começa a se encher de dejetos de seus habitantes, restos de comida em decomposição e fragmentos de algas. À medida que os filtros ficam obstruídos, a água do aquário torna-se turva e o conteúdo de oxigênio dos peixes diminui. Ao mesmo tempo, a placa começa a se formar nas paredes do aquário, na superfície das algas e nos itens decorativos.

Se as medidas de limpeza não forem tomadas em tempo hábil, o aumento do volume de poluição pode causar o desenvolvimento de doenças e até a morte dos habitantes do aquário. Bloqueios graves no sistema de filtragem, por sua vez, podem causar danos ao equipamento.

Os principais sinais que indicam a necessidade de lavar o aquário:

  • placa nas paredes;
  • placa em plantas, elementos decorativos, alimentador;
  • diminuição da potência do filtro devido ao entupimento;
  • água turva ou descolorida.

É importante levar em consideração que uma limpeza radical do aquário acarreta seu posterior reinício completo. Tal procedimento é normalmente realizado em casos extremos, por exemplo, quando há uma morte massiva de peixes, são reveladas doenças graves das plantas do aquário.

Na maioria dos casos, a limpeza regular da superfície do aquário é suficiente, o que não viola seu ecossistema estabelecido e equilíbrio biológico.

Freqüência de lavagem

A frequência de limpeza do aquário é um parâmetro específico que depende de uma série de fatores específicos. Nesse sentido, o volume do aquário, o número de habitantes que o habitam e o congestionamento do espaço com itens de decoração, plantas vivas e artificiais, importam.

Frequência média de procedimentos:

  • mudança de água planejada - uma vez a cada 1-2 semanas;
  • limpar as paredes do aquário - uma vez por semana;
  • manutenção de filtração e outros equipamentos (lâmpadas, arejadores) - uma vez por mês;
  • limpar pedras, itens de decoração, areia - uma vez a cada 1-2 semanas;
  • completando com água fresca à medida que evapora - uma vez a cada 3-5 dias.

Além disso, aquaristas experientes recomendam examinar regularmente a qualidade da água quanto ao teor de nitratos, amônia e nitritos.

Também é aconselhável verificar regularmente o nível de dureza e acidez da água. Esses estudos são realizados com tiras de teste especiais. Se os resultados obtidos se desviarem do normal, não hesite em pôr as coisas em ordem no aquário e renovar parcialmente a água.

Ferramentas e ferramentas necessárias

Cada aquarista usa a lista mais conveniente de ferramentas e meios improvisados ​​para lavar e limpar o aquário. Normalmente, esta lista inclui os seguintes anexos e acessórios:

  • raspador de algas;
  • bacia e / ou balde;
  • esfregão-raspador com almofada de espuma;
  • limpador de vidros não tóxico, bicarbonato de sódio, ácido cítrico ou vinagre de vinho;
  • lâmina para remover sujeira difícil;
  • bomba para bombear água ou sifão;
  • consumíveis - esponjas limpas, toalhas de papel, trapos limpos e secos.

Raspadores de metal para a remoção de algas são adequados para aquários de vidro. Porém, ao trabalhar com eles, deve-se ter cuidado para não riscar as paredes e não danificar a camada de material de vedação nas juntas da estrutura. Para aquários de acrílico, use raspadores de plástico... Eles são muito fáceis de usar. raspadores especiais com um ímã. Facilitam a limpeza de grandes áreas de depósitos moles, e o aquarista nem precisa molhar as mãos durante o trabalho.

Para remover o calcário branco-acinzentado do vidro, você precisará limpador especial. Se esse remédio não estiver disponível, é permitido usar uma solução de ácido cítrico ou vinagre tartárico, que irá destruir os depósitos de calcário e pode ser facilmente removido. Além disso, você pode agilizar a remoção do calcário usando ajudas especiais, por exemplo, Tetratec toalhetes ou spray de produtos farmacêuticos para aquários seguro e fácil.

Não é altamente recomendável usar produtos químicos agressivos para limpar o aquário. Em primeiro lugar, eles exigem um enxágue muito completo e, em segundo lugar, seus componentes ativos podem danificar o selante nas juntas da estrutura.

É mais seguro usar bicarbonato de sódio comum para remover a sujeira. Porém, no final do trabalho, também deve ser bem lavado.

Dentre os acessórios adicionais que podem ser úteis no processo de trabalho, cabe destacar:

  • redes;
  • pinças longas;
  • concha.

É preferível ter várias redes de tamanhos diferentes à mão se o aquário for habitado por diferentes tipos de peixes.Para alevinos e peixes pequenos, é mais conveniente usar pequenas redes de malha fina com cabo longo.

As pinças podem ser úteis ao trabalhar com plantas, pequenas pedras e itens decorativos. Alguns aquaristas também usam pinças cirúrgicas com extremidades estreitas e curvas.

Além das ferramentas e dispositivos acima, você pode precisar acessórios e consumíveis para equipamentos de filtração... Eles devem ser preparados com antecedência, depois de ler atentamente as instruções de manutenção do dispositivo.

Separadamente, deve-se falar sobre o correto preparo da água para reposição (se houver necessidade). Apenas água decantada é usada para encher o aquário. A água deve ser resolvida dentro de 3-4 dias.

Instruções de limpeza de superfície

A limpeza regular da superfície permite que você mantenha seu aquário limpo e arrumado sem muito esforço. Antes de realizar este procedimento, é recomendável desconectar todos os equipamentos elétricos da rede elétrica.

Uma lista indicativa de ações que a limpeza de superfície inclui:

  • remover a placa das paredes com um raspador, ímã ou esponja;
  • extração de artigos decorativos e sua limpeza de placas e sujeira;
  • remoção de plantas mortas, caracóis, peixes, moluscos;
  • aparar e modelar algas (se necessário);
  • limpar o solo com um sifão;
  • enxágue e limpe o filtro;
  • reposição parcial de água.

No início, as paredes são limpas de placas e algas. Esta manipulação é realizada sem escoar a água do aquário. Os depósitos moles podem ser facilmente removidos com um raspador de ímã ou um raspador com uma esponja de espuma. Durante a limpeza, é dada atenção especial aos locais de difícil acesso - juntas e cantos. Depósitos teimosos nas paredes são removidos com um raspador de metal ou plástico.

Além disso, pedras, plantas artificiais contaminadas e itens decorativos são removidos do aquário. São embebidos por 10-15 minutos em um agente de limpeza especial, após o qual são bem enxugados com uma esponja, retirando os restos de depósitos, e enxaguados com água corrente.

As plantas vivas, se necessário, podem ser lavadas em água limpa e estável. O excesso de vegetação pode ser removido. Durante a colheita, as partes doentes e mortas das plantas devem ser cortadas com um bisturi esterilizado ou tesouras limpas. Verdes aquáticos crescidos podem ser desbastados removendo o excesso de brotos e caules.

O solo é limpo com um sifão com uma mangueira... Este dispositivo ajudará a remover rapidamente os detritos acumulados no fundo e a eliminar a turvação que surgiu debaixo das pedras e da areia. O processo de limpeza do solo começa nos locais mais sujos do aquário, avançando gradativamente para áreas mais limpas. A água suja é drenada para uma bacia leve, garantindo que um peixe acidentalmente sugado pela mangueira não vá parar no tanque com o fluxo.

Não é incomum para os aquaristas experimentar a deterioração do solo, que geralmente ocorre quando a circulação da água é perturbada. Neste caso, o solo deve ser totalmente substituído. Os sinais típicos de decomposição são a formação de bolhas na superfície do solo, o surgimento do cheiro de sulfeto de hidrogênio.

O filtro é lavado e limpo em um recipiente com água drenada do aquário. Isso preservará a camada de bioflora benéfica que cobre a superfície do dispositivo. É permitido limpar os elementos muito sujos do dispositivo usando uma escova de dentes nova.

Na fase final, é necessário adicionar água fresca decantada ao aquário. Normalmente, cerca de um quarto do volume total de água do aquário está sujeito a reposição. A água suja é despejada em uma bacia, após o que água doce é adicionada ao aquário.

Regras de limpeza profunda

Limpar e lavar profundamente um aquário é um procedimento trabalhoso e incômodo, ao qual se recorre em casos extremos. Normalmente está associado a surtos de doenças em peixes ou plantas. A gama de ações que oferece inclui as mesmas manipulações da limpeza de superfícies.A principal diferença entre a limpeza profunda do aquário é tratamento antibacteriano minucioso e completo do tanque e seus acessórios.

É bastante problemático para uma pessoa limpar completamente e processar um grande aquário em casa. É mais fácil e rápido para duas pessoas limpar completamente o aquário. Durante o trabalho, vários desinfetantes são usados ​​- "Whiteness", peróxido de hidrogênio.

Ao usar esses fundos, deve-se lembrar que todos eles requerem um enxágue completo.

Antes do procedimento, os peixes são retirados do aquário e transplantados para um tanque provisório. Se um surto de doença não for o motivo para a limpeza completa, pode-se usar água do aquário principal. Além disso, parte da água pode ser usada posteriormente para reiniciar.

Todas as plantas são então removidas do aquário. É aconselhável destruir as amostras doentes ou colocá-las em um reservatório separado para tratamento posterior.

Em seguida, o solo é removido do aquário. É bem lavado e desinfetado. O tratamento térmico é usado para destruir patógenos e vírus. Para fazer isso, o solo e as pedras são fervidos em recipientes ou inflamados em uma assadeira.

Se o motivo da limpeza profunda do aquário for uma doença em peixes ou plantas, a estrutura é lavada com desinfetantes e sabão em pó. Todos os dispositivos (alimentadores, implementos, redes, decoração) devem ser desinfetados ou fervidos.

No processo de limpeza profunda, pode-se usar química profissional, que facilitará o procedimento de lavagem do aquário, destruirá bactérias patogênicas, purificará a água velha do aquário e evitará a formação de uma camada de algas nas paredes. Exemplos de tais remédios incluem o medicamento Tetra Biocoryn para limpar o aquário de contaminação biológica, significa Água Tetra Cristal para purificação de água de todos os tipos de turbidez, purificadores Himola e Dennerle Clear Water, Agente de controle de algas Cidex.

Ao reiniciar, tudo geralmente é feito na ordem inversa. Portanto, primeiro colocam-se no aquário solo, equipamentos e pedras, depois a decoração e as plantas. Na fase final, os peixes são lançados no aquário.

Antes de colocá-los no aquário, verifique a temperatura, a acidez e a dureza da água. Além disso, são realizados testes de teor de nitratos, nitritos, fósforo, amônio.

Dicas úteis

Os intervalos entre a limpeza da superfície do aquário podem ser aumentados significativamente, seguindo algumas regras simples. Portanto, você pode manter a água fresca por mais tempo se deixar um espaço de ar de 5 a 6 centímetros entre a tampa do aquário e a superfície da água.

Controlar a temperatura da água irá retardar o processo de contaminação natural do aquário. Deve estar no nível mínimo aceitável recomendado para manter a vida aquática e as plantas. Água muito quente estimula a atividade de microorganismos que produzem poluição.

A água do aquário permanecerá limpa e clara por mais tempo se você alimentar seus animais de estimação moderadamente e sem babados. Resíduos de alimentos não consumidos depositam-se no fundo do tanque e se decompõem, causando água turva.

Percebe-se que muita luz muitas vezes leva à formação intensa de algas... Com luz forte, as algas começam a crescer ativamente, formando cachos verdes característicos nas paredes do aquário.

Alguns dos habitantes do mundo subaquático são capazes de ajudar a manter o aquário limpo. Esses assistentes incluem mollies, ontocycluses, swordtails, comedores de algas, caracóis - nat e bobinas. Essas criaturas ajudam a combater a placa, película de água, algas.

É aconselhável fazer uma limpeza geral do aquário duas vezes por ano. Na primavera, é feita a reposição parcial da água do tanque, são plantadas plantas e o projeto é atualizado.Durante a colheita de outono, as algas são desbastadas e selecionadas, os sistemas de iluminação, aquecimento, filtração e aeração são verificados e ajustados.

Aquaristas experientes recomendam evitar a intrusão desnecessária em um ecossistema de aquário estabelecido. Quaisquer alterações e intervenções devem ser feitas com o máximo cuidado.

Durante a limpeza, apenas equipamentos limpos e descontaminados devem ser usados. Todas as manipulações dentro do aquário devem ser realizadas exclusivamente com ferramentas e meios improvisados. É altamente desencorajado limpar com as mãos desprotegidas, quanto mais com as mãos sujas. Se o aquarista tiver à sua disposição não um, mas vários aquários, deve ser utilizado para cada um deles um conjunto separado de equipamentos e materiais.

Aqui está um pequeno truque para ajudar a reduzir o próximo tempo de limpeza: Ao encher o aquário, o solo deve ser colocado em uma inclinação até a extremidade ou parede lateral. Toda poluição, assentando, se acumulará na parte mais profunda do fundo, o que simplificará muito sua coleta.

Ao limpar o aquário, não escoe completamente a água dele. Isso pode levar à morte de todos os habitantes do reservatório. A reposição total da água é realizada apenas em caso de aparecimento de uma doença viral ou bacteriana. Em outros casos, a água do aquário é renovada gradualmente. Para fazer isso, a cada 1-2 semanas, cerca de um quarto da água do aquário é substituído pela mesma quantidade de água doce.

A água doce, em termos de suas características de qualidade, deve corresponder ao máximo à antiga. Isso se aplica a níveis de temperatura, dureza, acidez, nitrito e nitrato. Para completar, apenas água decantada é usada. O cheiro de água sanitária não deve vir da água.

Às vezes, após trocar a água do aquário, uma película brilhante pode ser vista em sua superfície. Sua aparência indica que o equilíbrio biológico no reservatório está perturbado. Filme da superfície da água elimine com um pano limpo e macio. É importante remover todos os fragmentos do filme durante o trabalho, caso contrário, ele aparecerá novamente em breve.

Se o problema começar a ocorrer regularmente, a água do aquário deve ser irradiada com lâmpada ultravioleta ou desinfetada com biomicina. Antes de realizar ambos os procedimentos, os peixes são retirados do aquário e colocados em um tanque provisório.

O vídeo abaixo mostrará como limpar adequadamente um aquário em casa.

sem comentários

Moda

a beleza

casa