Aquário

Aquários redondos: tamanhos, seleção e design

Aquários redondos: tamanhos, seleção e design
Contente
  1. Vantagens e desvantagens
  2. Opções de tamanho
  3. Materiais (editar)
  4. Como escolher?
  5. Onde e como instalar?
  6. Como equipar?
  7. Como conter?
  8. Quantos peixes e que tipo de peixe você pode manter?

Apesar de muitas críticas dos profissionais, aquários redondos são freqüentemente encontrados em muitas casas. Essas opções podem ser vistas tanto em escritórios quanto em apartamentos. Certamente muitos aquaristas se lembram de seus primeiros, nem sempre bem-sucedidos, experimentos de criação do mundo subaquático, associados a um aquário redondo.

Vantagens e desvantagens

Por que um aquário redondo é tão atraente? Vamos dar várias razões a seu favor.

  • Um lago com este formato, se bem projetado e bem cuidado, parece apropriado em quase todos os ambientes.
  • A construção toda em vidro ou acrílico é totalmente livre de vazamentos, o que permite que o aquário seja instalado em qualquer superfície.
  • O espaço interno do reservatório é acessível ao máximo para observação.

    Como você pode ver, todos os argumentos a favor de um reservatório artificial desta forma vêm das necessidades e desejos de um morador de apartamento ou proprietário de um escritório. Há muito mais declarações de oponentes do aquário redondo.

    • O volume dos aquários redondos padrão é geralmente pequeno para formar um sistema biológico estável. O aquário é facilmente permeável à luz natural, portanto, há um intenso supercrescimento de algas no vidro, o que requer limpeza frequente. Tal corpo de água requer manutenção frequente, intensiva e cuidadosa, e isso é a causa de grande estresse para a maioria dos peixes.
    • A superfície convexa do vidro distorce completamente a realidade, fazendo com que os habitantes do aquário sejam constantemente estressados, mesmo com pouco movimento.
    • Um pequeno volume de aquário é adequado para uma habitação confortável de apenas um pequeno número de peixes, o que é completamente inaceitável para espécies em cardume.
    • O formato do reservatório deixa pouca área de superfície de água, o que dificulta a troca de gases com a atmosfera, e alguns habitantes podem sentir falta de oxigênio.
    • Da mesma forma, a superfície do solo no fundo do aquário é pequena. Isso não permite que a quantidade de plantas seja diluída em um reservatório suficiente para a autorregulação de muitos processos.
    • É necessário equipamento especial para montar um aquário redondo. Os sistemas convencionais de aeração e filtração não são adequados devido ao fato de que ocupam um volume significativo de um reservatório já pequeno, e também são difíceis de esconder e dão ao aquário uma aparência estética. É mais difícil adquirir equipamentos adequados, custa mais caro que o normal.
    • Em um aquário redondo, é quase impossível criar abrigos para peixes, sem os quais muitos deles passam por estresse, o que afeta sua longevidade.

      Como você pode ver, os argumentos contra um aquário redondo estão relacionados à criação de condições aceitáveis ​​para seus habitantes. Conclui-se que esse aquário é totalmente inadequado para um iniciante. É melhor para um aquarista iniciante dominar um reservatório retangular com um volume de pelo menos 40 litros. Isso evitará muitas decepções e até pequenas tragédias. É melhor fazer um aquário redondo apenas decorativo, sem qualquer pretensão de imitar o habitat natural. O foco principal deve ser a estética e a harmonia do aquário como elemento do interior.

      Opções de tamanho

      Tecnologicamente, um aquário redondo é mais fácil de fabricar com um pequeno volume. Atualmente, pequenas latas esféricas com um volume de 2 a 5 litros têm se difundido. Eles são usados ​​como um acessório decorativo, mesmo no plantio de plantas de interior. As lojas de animais oferecem um pequeno aquário totalmente equipado com uma fonte de filtro embutida que funciona como um arejador com uma luz especial e suporte.

      Os mais comuns são bancos esféricos ainda mais volumosos. Em uma lata de 10 litros, você já pode tentar colocar 2-3 peixes de tamanho médio com relativo conforto. Se a área da sala permitir, então você pode caber no interior e em um aquário esférico de 20 litros. Deve-se notar que um grande reservatório redondo com um volume de mais de 30 litros exigirá muito mais espaço do que um aquário retangular do mesmo volume. Esferas deste e de volumes maiores raramente estão à venda.

      Aquários cilíndricos redondos de grandes volumes também são raros. Aquários redondos costumam ser vendidos sem tampa. Escolhendo-o, não se deve confundir com o tamanho. O diâmetro interno da tampa deve corresponder ao diâmetro externo superior da lata.

      Materiais (editar)

      Aquários redondos ainda são feitos de vidro, como costumavam ser. O material é tradicional, perfeitamente dominado, porém, pesado e frágil. Um aquário de vidro de 5 litros, com espessura de parede de até 3 mm, pode pesar até 1,5 kg sem água e terra, e um de 30 litros com paredes de pelo menos 5 mm de espessura pode “esticar” todos os 3 kg. E se com água e tudo mais, então seu peso pode chegar a 50 kg. É muito difícil deixar cair acidentalmente um objeto tão grande. Mesmo assim, o vidro continua sendo um material muito frágil e esse argumento muitas vezes não soa a seu favor.

      Atualmente, como os materiais tradicionais estão cada vez mais sendo substituídos por novos com propriedades semelhantes, os aquários de esfera de vidro estão sendo substituídos por plásticos... Um recipiente de plástico, ou melhor, de acrílico com a mesma transparência é muito mais leve. É impossível quebrá-lo por acidente. Este aquário é mais fácil de manusear e manter. No entanto, o novo material também tem suas desvantagens.

      Ao limpar a superfície interna de incrustações de algas, não use um raspador, pois arranhões aparecerão, que nunca estarão no vidro.

      Como escolher?

      Na escolha de um aquário-esfera, antes de mais nada, é necessário levar em consideração a harmonia do seu interior. Usando uma variedade de esquemas de cores, ele pode ser colocado em uma sala feita em quase qualquer estilo. Iluminação, pedras coloridas e plantas artificiais no design do seu aquário irão ajudá-lo a alinhar o seu aquário com o design geral. Assim, para interiores históricos e étnicos, um aquário esférico de grandes volumes, pelo menos 20 litros, com solo natural de areia grossa e seixos e plantas reais é mais adequado.

      Aquários sem peixes, mas com vegetação exuberante, ficarão lindos. Estilos contemporâneos (loft, minimalismo, pós-modernismo, techno e alta tecnologia) requerem o desenho apropriado da esfera. É melhor se for pequeno, com um mínimo de decoração. Em alguns casos, pedras decorativas de uma determinada cor são adequadas. As plantas em tal recipiente podem ser supérfluas.

      Onde e como instalar?

      Montar um aquário redondo é mais problemático do que montar um aquário retangular. Este último, via de regra, é instalado em um pedestal ou rack especial, uma das funções das quais é alguma proteção do reservatório contra influências acidentais. Um aquário redondo é totalmente aberto não só para vistas, mas também para quaisquer acidentes.

      É necessário pensar no local de instalação do jarro redondo com o máximo de cuidado. Não deve estar no caminho de alguém, interferir em ações simples: abrir a cortina, acender a luz, etc. Mas, ao mesmo tempo, o recipiente deve permanecer perceptível e atraente aos olhos de qualquer visitante que tenha entrado na sala novamente .

      Um dos problemas dos aquários redondos é a acessibilidade das crianças. Neste caso, é importante levar em consideração o perigo que esse recipiente com água representa para a criança. Em primeiro lugar, a esfera deve ser instalada em um suporte especial para garantir sua estabilidade. Os meios-fios ou outros móveis nos quais o contêiner será instalado devem ser confiáveis. Em alguns casos, é aconselhável fixá-los à parede para evitar tombar com o aquário.

      Além do mais, a esfera deve ser colocada longe de dispositivos de aquecimento, devido ao pequeno volume, isso pode provocar fortes saltos de temperatura, o que é indesejável para os habitantes do reservatório. A proximidade de uma janela pode provocar um aumento do crescimento de algas, o que levará ao revestimento das paredes com um revestimento verde. Ao montar um aquário redondo, deve-se levar em consideração a intensidade da luz natural.

      Como equipar?

      Equipar um aquário redondo é muito mais complicado do que um tanque retangular clássico. É mais difícil de equipar devido à forma convexa das paredes e à área relativamente pequena do fundo. O equipamento convencional será difícil de camuflar, resultando em uma redução de volume ainda maior. Equipamentos especiais para aquários redondos são muito mais difíceis de encontrar em lojas de animais. No entanto, esta talvez seja a única maneira de projetar adequadamente uma esfera se for planejada para manter peixes ou plantas vivas nela.

      É muito mais fácil começar um aquário com equipamentos prontos. Esses tanques são fabricados por algumas empresas especializadas em equipamentos para aquários. Os aquários são vendidos com iluminação e cascata (uma forma original de combinar sistemas de aeração e filtração).

      Iluminar um aquário redondo é um dos desafios do design. É impossível usar um candeeiro normal devido às suas dimensões bastante grandes, e o uso de um candeeiro de mesa, embora cómodo, nem sempre é esteticamente agradável.

      Como já foi referido, a decoração de um aquário redondo é uma questão muito responsável. Portanto, seu equipamento deve ser abordado com muito cuidado, esferas com acessórios inadequados parecem um tanto ridículas.Nesse aquário, solo colorido e plantas artificiais não serão supérfluos, pois sua principal tarefa é enfatizar o estilo do ambiente, e para isso muitas vezes é necessário sacrificar o conforto dos habitantes.

      Também existe uma solução como uma esfera em que não só os habitantes estão ausentes, mas também a água. Nesse caso, pedras coloridas e plantas artificiais desempenham funções decorativas. Freqüentemente, uma planta de casa comum é colocada nesses recipientes. Esse elemento decorativo do interior, é claro, não pode ser chamado de aquário completo. Na segunda metade do século XX, em interiores modernos, começaram a instalar reservatórios redondos com pedras coloridas em vez de solo, totalmente desprovido de vegetação, com um peixe de cores vivas, desempenhando também funções puramente decorativas.

      Como conter?

      A manutenção de um aquário redondo, devido ao seu volume relativamente pequeno, é muito mais difícil do que a retangular. Uma pequena quantidade de solo requer filtração intensiva e mudanças constantes de água. Se tal corpo de água estiver superpovoado com peixes, é impossível criar um equilíbrio estável nele. São esses aquários, transbordando de peixes, que requerem mudanças semanais de água e limpeza completa do solo e das paredes.

      Assim, um aquário pode não ser o primeiro marco para os amadores, é um erro comum que leva a enormes frustrações. O cuidado adequado de tal corpo de água só é possível com alguma experiência. Aqui estão algumas regras simples que podem ajudá-lo a criar um sistema biológico equilibrado, mesmo em um aquário circular relativamente pequeno.

      • Moderação em tudo. Não superpovoe um aquário redondo.
      • O melhor é colocar a esfera na área menos iluminada para diminuir a luz natural que favorece o desenvolvimento de algas.
      • A observação constante dos habitantes, os estresses comuns a uma esfera do aquário, podem provocar o aparecimento de várias doenças.
      • Se não houver filtro, a água deverá ser trocada diariamente com sopro simultâneo do solo.
      • Monitoramento diário do estado da água (cheiro, transparência, composição química).

        O cumprimento dessas regras simples exigirá que o aquarista preste muita atenção à área.

        Quantos peixes e que tipo de peixe você pode manter?

        Aquário de esfera não é o lugar certo para muitos peixes. Comecemos com aquelas restrições elementares que o proprietário de tal reservatório artificial terá de suportar.

        • Os peixes de cardume (neons, peixe-zebra) vão se sentir apertados.
        • Peixes muito ativos (muitas farpas, pequenos ciclídeos, rabos-de-espada) não podem viver na esfera, pois sofrerão estresse constante devido à refração da luz, que causa distorção do espaço e uma rápida mudança de luz e sombra.
        • Peixes grandes (ciclídeos, peixes dourados) também não podem ser colocados na esfera devido ao seu pequeno volume.
        • Os amantes da escavação da terra - vários tipos de bagres e todos os mesmos ciclídeos não conseguirão fazer isso, pois há muito pouco solo em um aquário redondo.
        • E, claro, todos os peixes tímidos viverão na esfera por muito pouco tempo, pois não serão capazes de encontrar cantos isolados e abrigos que lhes permitam se sentir seguros.

          Quem pegar se você ainda precisar reviver o aquário redondo? Dos exemplos acima, conclui-se que a maioria dos peixes de aquário populares não podem viver em tal reservatório. Peixes solteiros, especialmente galos, são perfeitos para um aquário redondo. Guppies também são uma boa opção, os peixes são completamente indiferentes a muitos dos inconvenientes da esfera, tanto que se reproduzem facilmente, e com o tempo, o rebanho crescido se encontrará em condições muito desconfortáveis.

          Aquaristas experientes recomendam manter um pequeno rebanho de 3-4 machos desses peixes em um aquário decorativo redondo. Seus parentes mais próximos - platies e molies - também vivem bem em tais reservatórios, como parte de um pequeno rebanho de 3-4 indivíduos. Um cardume de 3 lalius, peixes calmos e resistentes, é perfeitamente capaz de reavivar tal reservatório.Um gourami grande ou três peixes pequenos também se dão bem em um aquário redondo.

          Nem todas as plantas de aquário são adequadas para uma esfera. Não há muito solo aqui e as plantas com um sistema de raízes poderoso não sobreviverão. Mudanças constantes de água e mudanças bruscas em seus parâmetros também limitam as possibilidades de cultivo de plantas em um pequeno aquário, que é praticamente todas as áreas.

          As plantas despretensiosas podem ser consideradas as mais adequadas: vallisneria, pequenos criptocórnios, fetos indianos e tailandeses, elodea, hornwort.

          Para os cuidados e problemas de manter um aquário redondo, veja o vídeo.

          sem comentários

          Moda

          a beleza

          casa