Design e decoração de banheiro

Cortinas de banheiro: o que são e como escolher?

Cortinas de banheiro: o que são e como escolher?
Contente
  1. Compromisso
  2. Visualizações
  3. Materiais (editar)
  4. Formas e tamanhos
  5. Projeto
  6. Visão geral dos fabricantes
  7. Dicas de Seleção
  8. Recursos de instalação
  9. Como cuidar?
  10. O que pode ser substituído?
  11. Exemplos em design de interiores

O banheiro é uma ilha de pureza e relaxamento. Nele, cada detalhe do interior carrega não apenas uma carga estética, mas também prática. Esta regra também se aplica a cortinas - acréscimos funcionais à área de lavagem. O material deste artigo familiarizará os leitores com a variedade de acessórios e as nuances de sua escolha.

Compromisso

Cortinas complementam o interior... São um elemento de decoração, graças a eles, o ambiente na sala torna-se acolhedor e convidativo. Além de decoração, produtos de banho evitar gotejamento no chão e nas paredes da unidade de encanamento. Dependendo da variedade, eles podem isolar área molhada do resto do espaço.

A função protetora também se manifesta em evitando que a umidade entre nas saídas. Isso é especialmente verdadeiro se eles não tiverem tampas de proteção e estiverem localizados acima da bancada da pia perto da banheira.

Além disso, a cortina evita que respingos caiam nas arandelas das pequenas casas de banho, onde as áreas funcionais são muito próximas.

Em um espaço confinado, a cortina é um meio de encerrar. A cortina opaca cria uma atmosfera totalmente isolada. Você pode lavar-se silenciosamente, sem incomodar outras pessoas para se lavar, fazer a barba, aplicar maquiagem ou escovar os dentes. Esta é uma excelente solução para famílias que vivem em apartamentos de pequeno porte com um layout antigo.

Uma cortina de banho delimita o espaço. Acentua a zona de lavagem, separando-a das restantes zonas funcionais da divisão.Dependendo do design e da variedade, o produto pode indicar pertencer a um determinado estilo de interior. Freqüentemente, é um sotaque brilhante e expressivo que adiciona um sabor especial ao interior.

Em alguns casos, as cortinas desviam a atenção da perspectiva infeliz da sala.

Visualizações

As cortinas de banheiro podem ser classificadas de acordo com diferentes critérios. Por exemplo, eles são sem moldura e wireframe. Estas são estruturas moles e rígidas. Cada tipo é subdividido em tipos separados e difere nas características operacionais.

O tipo de fixação também difere nas variedades. Especialmente populares entre os compradores são produtos com ganchos e argolas padrão. Eles são presos à barra fazendo orifícios ao longo da borda para passar os anéis.

Não há produtos menos populares análogos com grampos de fixação em ímãs (com prendedores de roupa com elementos magnéticos). Os suportes com ímanes são considerados fiáveis, pelo que são utilizados em vários tipos de cortinas.

As modificações estão ganhando popularidade nos ilhós. São fáceis de usar, esteticamente agradáveis ​​e perfeitos para completar qualquer estilo contemporâneo. Para instalar as telas, os ilhós são enfiados na barra.

Telas com bolso assemelham-se a cortinas com cordão. Eles são passados ​​pela barra, escondendo-o. Com menos frequência, o interior do banheiro é decorado cortinas em correntes. Têm um aspecto invulgar, a sua instalação é possível em casas de banho com tectos altos. A opção de montagem não é padrão, mas essa fixação é bastante confiável.

De acordo com o tipo de execução, as modificações são divididas em várias linhas. Eles são deslizante, dobrável, giratório. O tipo mais comum é considerado estrutura retilínea ou cortina em forma de painel retangular.

Cortinas articuladas pode prever a abertura simultânea de uma ou duas seções. Eles compram para banheiros espaçosos, porque para abrir o espaço ao lado deve ser gratuito. Na maioria das vezes, os produtos consistem em 2 telas retangulares.

As variedades dobráveis ​​diferem no mecanismo de abertura em "acordeão". Dependendo do modelo, eles podem consistir em 2, 5, 7 seções. Quanto mais, melhor a cortina acompanha o contorno do banho. Os produtos distinguem-se pela sua compacidade e mobilidade. Não ocupam muito espaço, por isso são perfeitos para pequenas casas de banho.

Os análogos com mecanismo de abertura retrátil possuem 2 painéis: fixo e retrátil. A primeira é fixada na lateral da banheira e na parede, a segunda é responsável por empurrar. Seus fechos podem ser dobradiças ou guias com roletes. Essas cortinas são compactas, elas são compradas para banheiros pequenos.

Um tipo incomum de acessórios de banho são cortinas de rolo... Ainda não são comprados com muita frequência, o mecanismo de abertura dos produtos não difere das cortinas de enrolar para a abertura de janelas. Essas cortinas são classificadas como tipos macios. Devido à baixa demanda, a gama de produtos ainda não é muito diversificada.

As cortinas de canto são compradas para a disposição de áreas de lavagem equipadas com banheiras de canto. Eles são considerados mais eficazes do que seus homólogos da gaita. Eles são articulados (nas modificações com uma forma de círculo de 1⁄4), eles seguem claramente os contornos da tigela. Eles têm 2 bordas laterais.

Versões parciais se adaptam a todos os formatos e tamanhos de banho... Eles são montados em frente à torneira ou rack de chuveiro. A parte principal do banho permanece descoberta.

A forma da faixa da cortina de banho parcial pode ser retangular ou radial.

Materiais (editar)

Na produção de cortinas de banho, as marcas utilizam diferentes matérias-primas. A tecnologia não pára: uma variedade de materiais permite escolher a opção de cortinas para uma sala sanitária de qualquer estilo. Os materiais variam em praticidade, durabilidade, propriedades estéticas, preço e status.

As cortinas mais baratas são feitas de polietileno... As vantagens do material são disponibilidade, excelente resistência à água e resistência a quedas de temperatura.Tem mais desvantagens: é tóxico, tem vida curta e não pode ser lavado. Devido à fragilidade do polietileno, esses painéis não devem ser limpos. Seus laços são rapidamente rasgados, manchas aparecem na superfície.

Análogos de cloreto de polivinila (PVC) são considerados mais práticos em comparação com cortinas de polietileno. Os produtos de vinil são como o oleado, distinguem-se pela qualidade aceitável e pelo custo do orçamento. As vantagens do material são resistência à tração, facilidade de manutenção, possibilidade de lavagem das mãos, variabilidade de design. As desvantagens incluem absorção de odores, contaminação rápida e operação de curto prazo.

Ao contrário das versões de polietileno e vinil, as cortinas de silicone para o banheiro não são trocadas mais do que uma vez por ano. Com o atendimento oportuno, não perdem sua aparência estética. A lista de vantagens dos produtos de silicone inclui a prevenção do desenvolvimento de mofo, facilidade de manutenção e retenção de vapor. Essas cortinas não grudam no corpo, porém, sem cuidado, às vezes ficam cobertas de manchas amareladas e rasgam.

Cortinas de poliéster nada mais são do que cortinas de tecido impermeáveis. O material impregnado com uma composição especial protege efetivamente o ambiente de respingos de água. É resistente ao desgaste, durável, não deforma durante a operação e não desbota. As cortinas de poliéster são duráveis, fáceis de limpar e resistentes à absorção de sujeira.

Eles podem ser lavados não à mão, mas na máquina de lavar. Eles não provocam alergias.

As cortinas de teflon são baseadas em tecidos naturais ou sintéticos (por exemplo, seda, viscose). Para evitar que os materiais passem pela água, eles são tratados com impregnação de Teflon. Esses produtos têm muitas vantagens. Eles são resistentes à umidade e à sujeira, são ecologicamente corretos, têm alta resistência e durabilidade e não são limitados na escolha da cor. As desvantagens das cortinas de Teflon são o preço e a necessidade de manutenção cuidadosa.

A combinação de vinil e poliéster é totalmente à prova d'água. Eles podem ser lavados na máquina, branqueamento, torção. Eles não têm medo de passar, eles são caracterizados por uma alta densidade do material. Os produtos são práticos e duráveis, com cuidado oportuno parecem ter acabado de ser adquiridos.

Modelos temperados Os óculos são caracterizados por uma longa vida útil e uma aparência elegante. Durante o processo de produção, o vidro é revestido com uma composição especial. Essa superfície repele a sujeira, enquanto o vidro em si é resistente a rachaduras. Não fica turvo, é considerado fácil de limpar. As desvantagens das telas de vidro são o preço, o peso elevado e a instabilidade a choques mecânicos significativos.

Cortinas feito de plástico retêm as funções dos análogos de vidro, diferenciando-se no seu menor custo. A escolha é enorme, à venda você encontra opções em qualquer esquema de cores. É fácil aplicar uma impressão ou filme decorativo a tal superfície.

No entanto, ao contrário das telas de vidro, as cortinas de banho de plástico ficam turvas com o tempo. Não podem ser limpos com substâncias abrasivas, o plástico não é resistente a impactos e arranhões.

Formas e tamanhos

Quase todas as cortinas macias do banheiro têm o formato de retângulo... A folha retangular de polietileno, vinil, silicone e poliéster é adequada para banhos regulares, de canto, semicirculares e em forma de L. Ao mesmo tempo, as modificações são amplas, padronizadas e estreitas. Estruturas rígidas podem ser angulares, circulares, assimétricas.

As dimensões das cortinas dependem da altura do teto, do método e do local de fixação. Selecione os produtos, com foco nas dimensões do banho. Nesse caso, mede-se a altura do teto, a distância de uma parede a outra. A altura da cortina deve ser 20-30 cm a mais do que a distância da haste da cortina à tigela. Se a cortina for mais curta, a água espirrará no chão. Quando as cortinas são muito longas, elas ficam emaranhadas.

A largura dos painéis da banheira varia de 1,8 a 2,4 m. A altura é de 1,8 e 2 m. Os modelos standard são 240x180 e 240x200 cm. São adequados para casas de banho típicas e espaçosas.Além disso, você pode encontrar à venda produtos com dimensões de 180x200, 180x180, 200x200 cm. A altura das versões reduzidas é de 170 cm.

Estruturas dobráveis ​​de vidro com orientação universal e instalação na banheira podem ser ajustadas na largura 107-108 cm e altura 152 cm. O tamanho das variedades individuais é 90x110 cm. A largura das portas de vidro pode ser 70, 80 cm. A altura média dos itens encurtados é 130 cm com uma largura de 70-72 cm.

A altura das telas duplas é de 1,3-1,5 m. As dimensões de uma única faixa podem ser de 80 x 140 cm. A largura das seções dobráveis ​​é geralmente de 22 cm. A largura dos modelos com três seções pode ser de 170 cm.

Projeto

As idéias de design de cortina de banheiro são infinitas. Na venda você pode comprar tanto transparentes ou coloridas padrão como opções extraordinárias para cortinas. Por exemplo, entre as modificações clássicas, os modelos se destacam com efeito cristal e impressão 3D. As fotocortinas têm um aspecto invulgar, aumentam visualmente o espaço, alargando os seus limites.

A imagem volumétrica é obtida pela sobreposição de pontos entre si. Essas modificações são duráveis: o padrão não desbota, a tela mantém o frescor de sua aparência original após muitas lavagens.

O tema dos desenhos pode ser diferente - desde borboletas lacônicas e pássaros até ornamentos étnicos.

Destacam-se os modelos com desenho de redes sociais, fórmulas, tabela periódica. Os produtos com estampas florais e estampas geométricas estão na moda. Para interiores minimalistas, são adquiridas cortinas sem padrão.

Além disso, à venda você pode ver cortinas lisas com folhos, babados e cordões, inserções em cor de contraste, trança. Eles são comprados para manter uma atmosfera vintage nos banheiros. Estes são ótimos acessórios para os estilos country, provençal, retro, clássico e classicismo.

Além dos elementos decorativos, podem ser diferenciados pelas cores. Você pode reconhecer essas cortinas por estampas florais e vegetais tradicionais, padrões de damasco. As cortinas tradicionais são feitas em cores suaves e suaves, decoradas com um padrão de tamanho médio.

Modelos monocromáticos lacônicos se encaixam perfeitamente no interior de instalações sanitárias, feitos na busca estrita da funcionalidade... Seu único elemento decorativo são os ilhós de metal. Análogos com impressão de fotos se encaixam harmoniosamente em um design moderno. Uma cortina com textura de parede de tijolos se tornará um elemento marcante do interior do loft.

A textura dos produtos pode ser lisa, gofrada, fosca, translúcida, transparente. A superfície de algumas modificações é acetinada, brilhante. As cortinas de vidro podem ser opacas com um padrão transparente localizado no centro das faixas. O esquema de cores é limitado apenas pelo desejo do comprador.

Visão geral dos fabricantes

Hoje, muitas empresas se dedicam à produção de cortinas de banheiro. Uma variedade de modelos é oferecida aos compradores, desde um material de secagem rápida com uma impregnação hidrorrepelente. O sortimento é tão amplo que até o cliente mais exigente pode escolher a opção certa. Entre as empresas existentes, destacam-se várias marcas.

Cortinas de banheiro da marca Valente hipnotizante com um efeito cristalino. Eles protegem perfeitamente o chão e as paredes do banheiro de respingos de água. A embalagem inclui anéis plásticos, os produtos proporcionam limpeza, são resistentes a rasgos e perfurações, não deixam passar água, diferem no brilho das cores, temas interessantes e originalidade do padrão.

Linha de produto IKEA destaca-se no contexto de outros análogos pelo seu custo orçamentário e pela simplicidade do desenho. Possui modelos sólidos e coloridos. As estampas das cortinas são lacônicas: são listras verticais e horizontais e um padrão de planta de tamanho médio.

Os produtos são feitos de diferentes materiais para proteger o chão e as paredes da água.

Fabricante italiano Bacchetta oferece aos clientes uma linha de produtos de poliéster com visual atraente e revestimento antibacteriano. As cortinas da marca distinguem-se pelo seu design colorido, uma vasta paleta de tons e padrões. As cortinas são confortáveis ​​e práticas de usar, podem ser lavadas e passadas na máquina. Eles são equipados com um composto de pesagem e são completados com anéis de plástico e têm uma borda superior reforçada.

Marca nacional Banho mais oferece aos clientes cortinas de banheiro de duas camadas feitas de organza e poliéster. Os modelos do fabricante vão decorar qualquer interior, não só protegem bem a divisão da água, mas também conferem um toque especial ao design. Os temas das estampas são variados: o comprador pode adquirir produtos com motivos florais, náuticos, étnicos e florais. As cortinas são resistentes ao rasgo, práticas e duráveis.

Empresa IDDIS produz várias linhas de cortinas para o banheiro. Cada coleção é única, diferenciada pela nobreza de cores e padrões espetaculares. Banheiros de qualquer estilo de interior podem ser decorados com essas cortinas. Os ornamentos são variados, nas linhas surgem modelos lacônicos e novos itens com efeito ombre, flores, inscrições, padrões geométricos.

Entre outros produtos, atenção especial deve ser dada aos produtos Joy Arty. Os produtos do fabricante são razoáveis ​​no preço e se destacam por seu design extraordinário. Nas réguas, é possível encontrar variedades com impressão de fotos de flores, desenhos estilizados, animais, texturas de materiais de construção. Telas com o efeito de pintura e gráficos são lindas. Os modelos com portas de vidro merecem atenção especial.

Dicas de Seleção

Ao escolher uma opção de decoração de um banheiro específico, o comprador leva em consideração não apenas as possibilidades orçamentárias, mas também a frequência de reposição. A menos que ele planeje trocar a cortina com muita frequência, é melhor comprar uma opção que possa ser lavada na máquina em uma temperatura idealmente alta. Cortinas feitas de materiais poliméricos baratos são trocadas com mais frequência.

Os consultores da loja podem sugerir uma variedade de opções. Ao comprar, você terá que ser guiado pelos requisitos de resistência à umidade e viabilidade econômica. Nos pregões, você pode ver as modificações dos tipos soft e hard. Os primeiros incluem cortinas de polietileno, vinil, têxteis. Para o segundo - variedades de plástico e vidro temperado.

Na hora de escolher sua opção, você deve partir de considerações de praticidade e estética.... A cor de um modelo bem escolhido deve estar em harmonia com o esquema de cores do interior. Ao mesmo tempo, prestam atenção ao material de fabricação e textura, pois os recursos dos estilos são diferentes. Um interior moderno precisa de cortinas de vidro e plástico. Para decorar uma sala com um design antigo, os tecidos são relevantes.

O estado do interior é levado em consideração. Se a mobília e o encanamento do banheiro forem caros, cortinas de elite são escolhidas para combiná-los. Cortinas econômicas não funcionam aqui. O local de fixação também é importante: os modelos de banheira e chuveiro diferem na forma de instalação e no tipo de material utilizado. Para o banho, costumam levar divisórias de vidro e plástico, para o banheiro - modelos com ilhós e argolas.

O tipo de fixação e a forma da barra são pensados ​​antes de comprar. Para determinar o tamanho do produto, leve em consideração a altura da barra. Ao cuidar das cortinas de vidro, eles escolhem não apenas o método de instalação, mas também o tipo de textura que é adequado para um determinado projeto.

Preste atenção ao tipo de banho: para uma bacia assimétrica, é mais fácil tirar uma cortina de desenho suave.

Recursos de instalação

As formas de fixação das venezianas dependem do tipo. Por exemplo, estruturas rígidas são fixadas nas laterais e nas paredes. O conserto de cortinas de vidro é considerado demorado e não é feito sozinho. O princípio de instalação é padrão, a tecnologia de instalação pode diferir pelo ponto de fixação (para uma ou duas paredes).

Os materiais são entregues no local de montagem, após o que se segue para a instalação da própria estrutura.Por exemplo, um modelo de acordeão é entregue desmontado e montado no local. Para isso, estude detalhadamente as instruções incluídas na embalagem do produto. Primeiro é montada a estrutura, só depois é feita a fixação do vidro.

Os pontos de fixação são marcados, levando em consideração os parâmetros da tigela e o tipo de partição. Os modelos de tela são fixados em 2 lugares, marcados com um marcador e perfurados. Furos de montagem também são feitos nas paredes. As linhas de instalação são tratadas com um selante, após instalar o vidro e fixá-lo, a divisória é deixada por 2 horas para secar o vedante. Outros designs permitem a instalação posterior das abas.

Para cortinas macias, suas próprias cornijas são fornecidas. Os tubos ocos são planos, redondos, angulares, retangulares. As cortinas são penduradas na cornija, fixadas com prendedores de roupa, ímãs, anéis, ganchos, ilhós. Os modelos do tipo roll são montados no teto.

Como cuidar?

Se as cortinas ficarem amareladas e com ferrugem, manchas e manchas, isso indica um cuidado inadequado. Em alguns casos, ignorar os padrões de higiene pode levar à formação de fungos e mofo nas cortinas. Uma solução preventiva para este último problema é uma ventilação adequada e regular do banheiro. Além disso, é necessário limpar as cortinas para se livrar do excesso de umidade em um ambiente úmido. Na luta contra fungos e bolor, devem ser usados ​​anti-sépticos.

O cuidado com as cortinas de banheiro depende do tipo e do material.... Por exemplo, vinil, poliéster e outros têxteis podem ser lavados à máquina ou à mão.

Esses materiais não se deterioram sob a influência de detergentes não agressivos. A lavagem removerá manchas amareladas e calcário que aparecerem.

Você pode usar pó comum para lavar. A temperatura da água não deve exceder 40 graus. Quando o produto for lavado na máquina, desligue o modo de centrifugação. Se você se esquecer disso, a cortina ficará amassada, sua estrutura será destruída. Nem todos os materiais podem ser passados ​​a ferro posteriormente e, portanto, serão danificados.

Lavar as mãos não é possível apenas com água e sabão. Alguns materiais podem ser bem branqueados com preparações especiais, de baixa potência e sem cloro. A cortina é embebida em água por cerca de meia hora, depois a água é drenada, colocada no fundo da banheira e a superfície é limpa com uma esponja macia. O processamento é realizado ao longo de todo o comprimento de ambos os lados.

Depois disso, a cortina é enxaguada em água morna sem apertar ou torcer. É pendurado na vertical para limpar a água. Você pode secar o produto dentro ou fora de casa. As cortinas de oleado não são laváveis ​​à máquina. Algumas opções são lavadas à mão de acordo com o esquema descrito anteriormente. No entanto, você não pode branquear cortinas de polietileno.

Ao lavar, não use água muito quente ou gelada. Em ambos os casos, a deformação do material é possível. Se a água estiver fria, as fibras dos tecidos podem encolher, o que impedirá a remoção da sujeira mais difícil. Os valores ideais de temperatura da água devem ser vistos no rótulo.

Se a contaminação for parcial, apenas a área suja é limpa. Dependendo do tipo de cortina, são usados ​​sabão de alcatrão, bicarbonato de sódio, vinagre e suco de limão. Após a limpeza, a superfície é enxaguada com água limpa.

Lavam as cortinas com luvas, pois alguns produtos de limpeza não só irritam a pele das mãos, mas também provocam alergias. Para se livrar do mofo no revestimento, coloque um respirador. Os esporos dos menores organismos sobem durante o processamento. Não permita que eles entrem no trato respiratório..

Às vezes, após a lavagem e enxágue, a cortina é embebida em solução salina. Desta forma, é criada uma camada de proteção que repele não só a sujeira, mas também as bactérias.

As cortinas são lavadas sem anéis, isso atrapalha a lavagem. Quando a lavagem é necessária, a cortina não é removida dos suportes. Nesse caso, a borda inferior é colocada dentro da cuba, retirando a sujeira com uma esponja.Em seguida, a borda tratada é enxaguada com um chuveiro.

Os modelos de vidro precisam de limpeza constante. No entanto, nem todos os tipos de detergentes são adequados para isso. Para não estragar a superfície das divisórias, é necessário lavá-las com panos macios ou esponjas. Para a limpeza é necessário usar detergentes para vidros e espelhos.

As preparações que contêm álcalis não são adequadas para o processamento do vidro: danificam não só o revestimento, mas também os elementos metálicos das telas. Não use produtos abrasivos, eles deixam riscos na superfície do vidro. O uso de agentes de limpeza fortes é estritamente proibido.

As cortinas de plástico são mais exigentes em termos de manutenção. É impossível limpar sua superfície com panos grossos e escovas. Esponjas macias e trapos servem. Você pode se livrar da sujeira usando detergentes como detergentes. Drogas abrasivas e poderosas danificam imediatamente a superfície de plástico.

O que pode ser substituído?

Dependendo da opção de instalação da banheira, ao encerrá-la do resto do espaço, pode-se usar divisórias estáticas de vidro. Eles não são apenas funcionais, mas também fáceis de usar e esteticamente agradáveis. Os produtos diferem em diferentes tipos de abertura, podem ser lacônicos, transparentes ou padronizados.

Se desejar, você pode escolher um tipo diferente de textura. Pode ser transparente, brilhante, fosco, combinado, vitral, colorido.

Uma opção original para substituir cortinas convencionais pode ser cortina dobrável de plástico. Movimenta-se segundo o princípio do acordeão em 1 ou 2 lados (dependendo do número de folhas). Telas-telas compre para quartos pequenos ou banheiros combinados. Neste caso, a divisória de vidro separa apenas parte do espaço.

Em termos de funcionalidade, é significativamente inferior aos homólogos convencionais, uma vez que não cumpre a tarefa principal de proteger o pavimento de salpicos.

Exemplos em design de interiores

Oferecemos 10 ideias para decorar a área de lavagem com diferentes tipos de cortinas.

Telas de vidro transparente no interior de um pequeno banheiro.

Divisórias deslizantes de desenho lacônico, embutidas em nicho.

Persianas originais como sotaque expressivo de um banheiro moderno.

Cortina em tecido com um lindo estampado que zera a área molhada.

Lona de vinil translúcida com fixação de anel.

Uma cortina com anéis como um destaque interior brilhante que separa a banheira.

Modelo com impressão fotográfica no interior de uma luminosa casa de banho.

Uma cortina rígida com uma pequena impressão geométrica para uma decoração de interiores moderna.

Divisórias de vidro com mecanismo de abertura articulada como elemento funcional do interior do banheiro.

Cortina mate no interior de uma casa de banho clássica.

Para informações sobre como escolher cortinas para o banheiro, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa