Design e decoração de banheiro

Portas de banheiro: tipos e dicas para escolher

Portas de banheiro: tipos e dicas para escolher
Contente
  1. Características exigidas
  2. Visualizações
  3. Materiais (editar)
  4. Dimensões (editar)
  5. Opções de design
  6. Como escolher?
  7. Exemplos no interior

A casa de banho é uma divisão bastante específica e tem o seu microclima próprio, que difere do microclima das outras divisões do apartamento. Freqüentemente, apresenta alta umidade e mudanças regulares de temperatura. A este respeito, a sala precisa de portas fortes e duráveis ​​que não inchem ou deformam em condições tão difíceis. Vejamos mais de perto os tipos e dicas para a escolha de portas de banheiro.

Características exigidas

A porta do banheiro deve ser altamente resistente aos efeitos negativos da alta umidade, não deve mudar de tamanho e pode ser facilmente aberta / fechada durante todo o período de operação. Requisitos especiais são colocados nas portas para banheiros pequenos e pequenos banheiros combinados. Nesses espaços, a banheira fica localizada perto da porta e não é separada dela por uma divisória ou tela decorativa. Como resultado, a folha da porta fica constantemente exposta a vapor e respingos e fica coberta de condensação.

Com tal concentração de umidade, as portas devem ser protegidas ao máximo dos efeitos negativos da umidade, caso contrário, perderão rapidamente sua aparência original, dificultarão o fechamento e a deformação.

Em casas de banho espaçosas e equipadas com boa ventilação ou com janela, bem como em quartos onde é instalada cabina de duche vedada em vez de banheira, os requisitos para a escolha das portas não são tão rígidos, o que permite instalar nelas qualquer roupa interior .

Visualizações

A classificação das portas de banheiro é feita de acordo com características como o método de abertura da folha da porta e o material de fabricação. De acordo com o primeiro critério, as portas são divididas em vários tipos.

Balanço

Portas deste tipo são o tipo de construção mais popular. Eles são altamente confiáveis ​​e duráveis. A folha da porta é fixada ao caixilho por meio de dobradiças, que proporcionam uma abertura fácil e silenciosa. Essas portas se encaixam perfeitamente nas molduras e podem ser instaladas com uma soleira, o que proporciona alto isolamento acústico e térmico das instalações.

Os modelos estão disponíveis nas versões para destros e canhotos, o que facilita a escolha de uma porta para qualquer layout.

Entre as desvantagens dos modelos de balanço, pode-se notar a impossibilidade de instalá-los em ambientes pequenos, uma vez que são necessários pelo menos 60–80 cm de espaço livre para abri-los livremente. Além do mais, a extremidade da porta do lado das dobradiças estreita ligeiramente a largura da abertura, razão pela qual as estruturas giratórias são inconvenientes em corredores estreitos.

Recuo

Este tipo inclui portas de correr, dispostas de acordo com o princípio das portas de correr para guarda-roupa. Esses modelos economizam bem espaço e são destinados à instalação em espaços apertados com falta de espaço livre.

As desvantagens das portas deslizantes incluem um encaixe solto na moldura, o que acarreta uma deterioração nas propriedades de isolamento térmico da porta.

De acordo com o método de expansão, os modelos de recuo são divididos no seguinte:

  • os trilhos são equipados com roletes e correm ao longo de um trilho-guia ao longo da parede;
  • os cassete têm um dispositivo mais complexo e deslizam na parede.

As desvantagens das portas deslizantes para modelos de cassete são minimizadas: eles se ajustam firmemente à caixa e não permitem que som e calor passem. No entanto, essas estruturas têm uma desvantagem significativa - se os elementos internos da estrutura se quebrarem, a parede terá que ser desmontada.

Rotativo

Este tipo de tela é uma simbiose de portas giratórias e portas deslizantes. Funciona da seguinte forma: quando a tela é aberta da maneira clássica, ela começa a se mover lateralmente para a ombreira direita ou esquerda e torna-se perpendicular à sua posição original. Essas portas mantêm bem o calor, não deixam entrar ruído e têm um aspecto bastante interessante.

Na posição aberta, eles praticamente não reduzem a largura da abertura, mas requerem espaço nos lados externo e interno da abertura.

Dobrando

Essas telas são compostas por vários blocos e são dobradas de acordo com o princípio do "acordeão". Os modelos dobrados com grande número de perfis ocupam bastante espaço na abertura, pelo que são adequados apenas para caixilhos de portas largas. Além do mais, eles têm características de baixo isolamento acústico e baixa retenção de calor.

Materiais (editar)

Para o fabrico de portas de casas de banho, utilizam-se materiais de madeira natural, plástico, metal-plástico, vidro e aparas de madeira, revestidos com películas resistentes à humidade. Deve-se notar, no entanto, que sem limitação do nível de umidade, apenas estruturas de metal-plástico e vidro podem ser usados.

Os demais modelos, apesar da capa impermeável, não são recomendados para instalação em ambientes com umidade do ar acima de 60%.

Vamos examinar mais de perto os materiais básicos para fazer portas de banheiro.

  • Madeira natural. Portas de uma variedade de madeiras nobres parecem muito sólidas, falam do bom gosto e da alta prosperidade dos proprietários de casas. No entanto, não são muito adequadas como portas para casas de banho e são mais frequentemente utilizadas como lençol de interior. Eles podem ser colocados em salas úmidas apenas com ventilação forçada ou uma janela.

A melhor opção seria uma matriz de carvalho ou faia, impregnada com uma composição anti-séptica. O uso de rochas mais macias não é recomendado devido a sua alta higroscopicidade.

As vantagens das portas de madeira incluem a segurança ambiental, aparência nobre e boa durabilidade. Entre as desvantagens estão o alto custo, o risco de deformação com o contato prolongado com vapor e água e uma maior suscetibilidade a mofo e bolor.

    • Metal-plástico. Do ponto de vista da praticidade, as estruturas metaloplásticas são uma excelente opção para banheiros e vasos sanitários. Eles não têm medo de alta umidade e mudanças de temperatura, são facilmente limpos de sujeira e têm altas propriedades de isolamento acústico e térmico. Entre as desvantagens estão peso pesado e aparência um tanto "culatra", por isso é bastante problemático encaixar essa porta no interior de quartos adjacentes ao banheiro.
      • Copo. As portas de vidro são a solução ideal para banheiros e vasos sanitários. Para sua fabricação, são utilizados diversos tipos de vidros - duplex, triplex e temperado. Essas telas têm um acabamento tonificado ou fosco e geralmente são decoradas com um padrão de jato de areia.

      As vantagens das portas de vidro incluem imunidade absoluta a mofo e bolor, aparência sólida, total segurança para a saúde, nenhum risco de deformação, excelente resistência à umidade e capacidade de suportar mudanças constantes de temperatura.

      Entre as desvantagens, vale a pena notar fragilidade relativa, peso elevado, necessidade de lavagem regular e compatibilidade com nem todos os estilos de interiores.

        • Plástico. Lonas de plástico são bastante baratas, não temem mudanças de temperatura e toleram bem a exposição direta ao vapor e respingos. Para preencher as cavidades internas, utiliza-se poliestireno expandido, que confere à porta alta umidade e propriedades de isolamento acústico.

        Os modelos de plástico não são suscetíveis a mofo e bolor, fáceis de limpar e leves.

        As desvantagens de tais pinturas incluem aparência um tanto rústica e o risco de liberação de cloreto quando as temperaturas externas sobem.

        • MDF e aglomerado. As folhas das portas feitas de aparas prensadas e fibra de madeira são altamente higroscópicas e não resistem bem à umidade. Para aumentar a resistência à água dos produtos, eles são cobertos com uma camada protetora à prova de umidade. Ao escolher essas portas para banheiro, é preciso prestar atenção especial às extremidades superior e inferior das lonas, que muitas vezes não possuem revestimento impermeável.

        Se tal modelo for instalado como um modelo de interior, então nada de terrível acontecerá, e o produto servirá por muitos anos.

        Se tal porta for comprada para um quarto úmido, as bordas cruas devem ser cobertas com um verniz à prova d'água ou uma fita especial à prova d'água colada no topo.

        Dentre as vantagens das portas feitas com material chip, pode-se notar um visual atraente, ampla gama de padrões e texturas, leveza, facilidade de manutenção e baixo custo. As desvantagens incluem baixa resistência à umidade e a suscetibilidade da camada superior a arranhões e abrasões.

        Diversas soluções são utilizadas como camada protetora para placas de aglomerado.

        • Folha de PVC é o revestimento mais popular e barato. Imita perfeitamente o padrão de grão da madeira. Os filmes de PVC estão disponíveis no mercado em uma ampla variedade de designs e cores. As desvantagens do PVC incluem a liberação de uma pequena quantidade de substâncias nocivas para o espaço circundante, o que ocorre quando a temperatura sobe.
        • Laminação é o processo de recobrir a tela com uma camada de papel e verniz impermeável, o que confere um alto efeito decorativo e protege o cartão da umidade.
        • Folheado natural é uma fina camada de madeira valiosa, que é colada à tela e a torna indistinguível de um produto feito de madeira natural. Essas portas pesam muito menos do que os modelos de madeira maciça e são muito mais baratas.Porém, é melhor não colocá-los em banheiros pequenos e sem ventilação, pois o contato direto com vapor ou água é contra-indicado para o folheado.
        • Eco-folheado é um revestimento feito de uma mistura de fibra de madeira e polímeros inofensivos, que se parece muito com a madeira natural. Ao contrário do folheado natural, este material resiste perfeitamente à umidade e é perfeito para o banheiro.

        Dimensões (editar)

        As folhas da porta do banheiro são produzidas de acordo com as dimensões das portas: para estoque de habitação antigo - 55x190, 60x190 e 60x200 cm, para edifícios novos - 70x200 e 80x200 cm. O aumento no tamanho está associado a mudanças nos códigos de construção, que são definidos de acordo com as necessidades de mudança. Isso se deve ao aumento do tamanho das canalizações modernas, ao surgimento de um jacuzzi e cabines de duche.

        Existem também portas fora do padrão que se encontram em apartamentos construídos em projeto individual, bem como em chalés e casas particulares. As portas para essas instalações às vezes são encontradas em lojas, mas mais frequentemente são feitas sob encomenda.

        Opções de design

        Ao escolher a porta de um banheiro, você deve seguir o estilo geral do cômodo e dos espaços adjacentes a ele. Preciso assistir para que a tela fique em harmonia com o revestimento das paredes, equipamentos hidráulicos e móveis, tanto dentro quanto fora do banheiro.

        • Para interiores modernosprojetadas no estilo techno e minimalista, as telas não devem se destacar muito no fundo geral e ter detalhes desnecessários. Esses modelos geralmente são instalados sem platibandas, e o vidro, o eco-folheado e o plástico são escolhidos como o material.
        • Estilo classico nunca sai de moda e é frequentemente encontrada em habitações modernas. Telas de uma variedade de raças naturais, bem como modelos de corte de madeira com folheado e revestimento de eco-folheado em uma moldura de baguete, são adequados para o "clássico". Quanto à paleta de cores, os marrons ficarão bem nos estilos retro, assim como nas cores pastéis - bege, cinza, pérola, dourado, rosa e azul claro.
        • Estilo sertanejo, que é caracterizada pela simplicidade e aspereza deliberada de execução, quaisquer telas, exceto para metal-plástico e vidro, são bem adequadas.
        • Para luxo art déco telas são adequadas, enfatizando a sofisticação e riqueza do interior, feito de uma variedade de espécies raras de madeira. Muitas vezes são complementados por vitrais feitos à mão, entalhes ondulados e decoração forjada habilidosa.

          Quanto à cor das portas, a sua escolha depende das preferências pessoais dos proprietários. Normalmente é combinado com o revestimento do piso ou alguns tons mais escuros / mais claros. Se surgiram dificuldades na hora de escolher uma cor, então, segundo os designers, como opção ganha-ganha, pode-se instalar uma tela de qualquer um dos tons pastel.que ficará bem em quase todos os interiores. Se, ao lado da porta do banheiro, houver várias outras portas que levam a outros quartos, é desejável que todas sejam da mesma cor e do mesmo desenho.

          No que diz respeito às cores vivas, podemos dizer o seguinte: as telas coloridas devem sobrepor-se claramente a outros detalhes de interior, como móveis, têxteis e elementos decorativos.

          Recomenda-se instalar portas de cores claras em espaços reduzidos.decorado com espelho e inserções de vidro. Se não quiser focar na porta, você pode escolher uma tela que combine com a decoração da parede. Se, ao contrário, a porta se funde com as paredes, e houve o desejo de realçá-la de alguma forma, então você pode instalar as platibandas coloridas com os rodapés do piso.

          Como escolher?

          Ao escolher portas para o banheiro você deve prestar atenção a uma série de pontos importantes.

          • Em primeiro lugar, você deve se concentrar na área e no nível de umidade do banheiro. Em salas pequenas onde a umidade do ar ultrapassa 60%, é melhor escolher uma estrutura de vidro ou plástico que não tenha medo do contato direto com respingos e vapor. Em quartos espaçosos, a escolha das portas depende das preferências dos proprietários e do estilo da casa de banho.
          • Se você decidir comprar uma porta feita de aparas prensadas coberta com uma película protetora, deve-se lembrar que, para a maioria das telas, o revestimento é aplicado primeiro na teia e só depois em sua parte final. Como resultado, na junção dos dois materiais, uma lacuna de vazamento pouco visível é obtida através da qual a umidade vai penetrar na laje e causar sua deformação. Em modelos ainda mais baratos, as tiras de extremidade superior e inferior geralmente estão ausentes.

          Esses modelos podem ser instalados no banheiro apenas se as áreas problemáticas forem cobertas de forma independente com verniz hidrofóbico.

          • Preste atenção aos acessórios - puxador, dobradiças e fechadura. As dobradiças da porta necessárias para pendurar os painéis giratórios são divididas e inteiriças. Os primeiros são bons na medida em que permitem pendurar ou retirar rapidamente a porta sem ter de desmontar as próprias dobradiças, mas cedem com o tempo, pelo que se recomendam que sejam utilizados exclusivamente para estruturas leves, por exemplo, modelos de plástico. . Estas últimas são consideradas mais confiáveis ​​e seguram bem as telas pesadas, mas se tal porta precisar ser removida, então as próprias dobradiças terão que ser desparafusadas.
          • Já para a alça com mecanismo de travamento, as mais econômicas são as alças de maçaneta. Possuem trava, são fáceis de operar e instalar, mas não são muito convenientes para abrir com as mãos molhadas, quebram-se com frequência. Uma opção mais prática são os botões giratórios, muito mais fáceis de usar e que também possuem trava.
          • Um critério importante para a escolha de uma porta é a presença de um orifício de ventilação localizado na parte inferior da folha da porta. Porém, ao escolher tal modelo, vale a pena considerar que tais grades são inúteis sem uma boa ventilação de exaustão. Portanto, antes de comprar tal porta, é necessário equipar o banheiro com sistema de ventilação forçada.

          A opção mais fácil seria instalar um ventilador na ventilação da parede. Quando é ligado, o ar úmido da sala é puxado para a rua e o ar seco entra em seu lugar, vindo do corredor, pela grade de ventilação da porta.

          Se tudo for feito da maneira correta, após o banho, não ficará nenhum vestígio de condensação nas paredes e portas, e o espelho não embaçará.

          Exemplos no interior

          A porta do banheiro é um elemento importante do interior. Além de sua função prática, desempenha um grande papel decorativo. Uma tela selecionada corretamente pode expandir visualmente o espaço, nivelar erros de planejamento e focar nos detalhes da decoração interior do banheiro.

          Vejamos alguns exemplos elegantes no interior.

          • Uma porta de vidro em um interior moderno parece elegante e esteticamente agradável.
          • Uma porta de carvalho maciço será a melhor solução para um interior clássico.
          • A estrutura deslizante é ideal para quartos decorados em estilo minimalista.
          • A porta pivotante combina harmoniosamente com qualquer design contemporâneo.
            • O modelo de metal-plástico com superfície espelhada parece muito digno e aumenta visualmente o espaço.

            Para dicas sobre como escolher portas de banheiro, veja o vídeo abaixo.

            sem comentários

            Moda

            a beleza

            casa