Caracóis domésticos

Achatina reticulata: tipos e cultivo

Achatina reticulata: tipos e cultivo
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Visualizações
  3. Condições de detenção
  4. Alimentando
  5. Como cuidar?
  6. Reprodução

Atualmente, muitos estão interessados ​​em animais de estimação exóticos. Portanto, as cobras, todos os tipos de roedores e caracóis são um sério competidor para cães e gatos. Animais de estimação incomuns incluem uma criatura como Achatina reticulata - um caracol que surpreende não só pelo tamanho, mas também pela devoção aos donos. Deve-se notar que esta é uma criatura muito interessante e inteligente. No entanto, para que esteja sempre ativa e saudável, ela precisa dos cuidados certos.

Peculiaridades

Em seu ambiente natural, Achatina reticulata é mais freqüentemente encontrada no sul da África. O caracol é considerado um molusco. O ambiente marinho prefere terras secas com clima quente e úmido. Além disso, pode ser encontrado na Austrália ou na Ásia, onde prevalecem as zonas tropicais ou equatoriais.

Esse caracol vai se sentir bem em um ambiente natural e em condições criadas artificialmente.

Por sua natureza, Achatina reticulata é muito afetuosa e gentil. Ela espera o mesmo de seus proprietários. Este molusco cresce muito rapidamente: depois de 150 dias pode crescer até 17 centímetros de comprimento. Os adultos, em alguns casos, podem crescer até 35 centímetros, enquanto a casca - até 25 centímetros.

Nasce um caracol surdo. Ela respira com todo o corpo, incluindo a concha. Seu corpo é bege ou mesmo marrom, enquanto a cabeça é sempre ligeiramente mais escura. Bem no topo de sua cabeça há olhos com os quais ela vê apenas o que está a uma distância não superior a 2 centímetros deles. A concha do caracol lembra em sua estrutura uma pequena casa ondulada, pintada de marrom. No entanto, existem várias manchas nele.

A puberdade da Achatina ocorre apenas após 11 meses. Ela é capaz de captar quaisquer aromas, pois seu olfato está bastante desenvolvido. Ela percebe o mundo ao seu redor com todo o seu corpo, e não apenas com seus tentáculos. Mas com o último, ela pode determinar facilmente a forma do objeto e sua textura. Além disso, com a ajuda dos tentáculos, o caracol sente a iluminação do objeto. Portanto, se a luz for muito forte, ela se esconderá imediatamente em sua casa, e se a luz for muito fraca, o caracol irá procurar um lugar mais quente.

Existem cachos em ambos os lados da concha que mostram a idade do animal de estimação. Se houver muitos deles, isso indica que o caracol é velho. Os caracóis são considerados animais de estimação silenciosos, mas ainda assim, em caso de perigo, eles podem chiar muito alto. Em seu ambiente natural, Achatina são pragas perigosas, pois se alimentam de vegetação.

Mas no Japão esses caramujos são mantidos em viveiros especiais, para que depois possam ser simplesmente comidos, porque neste país são considerados uma verdadeira iguaria.

Visualizações

No ambiente natural, existem até cem espécies de caracóis tão enormes. No entanto, apenas alguns deles são adequados para manutenção doméstica. Esta lista inclui apenas 20 variedades. De acordo com os padrões, todas as subespécies têm três tons principais: é bege ou marrom, branco e preto. Além disso, eles só podem cruzar com representantes de suas subespécies.

Achatina fulica

Ele difere de outros moluscos em sua inatividade. Na maioria das vezes, esse caracol torna-se ativo à noite. Mas durante o dia ela apenas dorme no lugar mais isolado. Sua concha tem características próprias: pode mudar de cor dependendo do que o caracol tenha comido no café da manhã ou no almoço.

O corpo deste molusco é bastante maciço e coberto por pequenos tubérculos. Cor - marrom escuro. Em comprimento, um caracol fulica pode crescer até 21 centímetros.

Caracol albino

Um albino pode ser um retículo, um caracol tigre ou uma fulica. Seu corpo é de cor clara e a casca é amarela. O comprimento não ultrapassa 16 centímetros.

Tigre

Esses indivíduos têm uma concha em forma de barril, cuja cor é muito brilhante. Além disso, você pode ver pequenas listras escuras nele. Ao atingir a idade adulta, os caracóis crescem até 24-25 centímetros. A variedade tigre foi listada no Livro Vermelho.

O maior representante desta subespécie foi realmente incrível: cresceu até 39 centímetros de comprimento e pesa 900 gramas.

Reticulada de cabeça preta

Um indivíduo desta subespécie tem a cabeça pintada de preto. Em alguns casos, todo o corpo pode ser preto. Os jovens caracóis desta subespécie têm listras finas e pequenos pontos cor de cereja. Posteriormente, adquirem uma cor natural.

Imaculado

Os caracóis desta subespécie têm uma concha bege. Além disso, é coberto por uma malha padronizada em tom escuro. Eles pesam não mais que 200 gramas e têm 16 centímetros de altura.

Condições de detenção

Para que o caracol seja sempre saudável e bonito, ele precisará de condições de vida especiais. Se não forem fornecidos, o molusco pode simplesmente hibernar ou até morrer. Isso não exigirá despesas muito grandes, porque para o caracol, o mais importante é a comunicação com os seus donos, bem como a escolha certa dos alimentos.

Em primeiro lugar, é necessário equipar seu local de residência. Um terrário ou um recipiente simples que pode ser fechado é adequado para isso. Um caracol adulto requer uma capacidade de até 10 litros, seu fundo deve ter pelo menos 40 centímetros. Portanto, se você comprar mais de um caracol, o terrário deve ser maior.

A tampa não deve ficar muito apertada contra o próprio recipiente, pois requer oxigênio. Porém, não vale a pena abri-lo completamente, pois o caracol pode simplesmente fugir ao longo da parede do terrário. Seu fundo pode ser coberto com um substrato especial, que pode ser adquirido em uma loja especializada. Na maioria das vezes, consiste em areia, húmus lenhoso e arrasto de coco.

A camada de terra deve ser bem espessa para que seu querido animal de estimação possa enterrar-se nela.

Para decoração, você pode usar várias troncos de formato incomum, ou musgo, mas não seixos, porque eles podem ferir o caracol. Certifique-se de colocar um recipiente com água limpa no terrário. Deve ser bastante estável, porque os caracóis não só bebem água, mas também se banham nela.

Além disso, o terrário deve estar úmido. Para fazer isso, você precisa borrifar suas paredes todos os dias com um borrifador. Porém, tudo isso deve ser feito com muito cuidado para que não haja poças no fundo, pois o caracol pode simplesmente se afogar nelas.

Se o animal de estimação rasteja para as paredes do contêiner com muita frequência, isso só pode significar uma coisa - o solo está muito úmido. No caso de o caracol entrar na concha, o solo, pelo contrário, fica muito seco.

A temperatura ideal para evidências é de 27-28 graus. No entanto, se estiver um pouco mais baixo, essa criatura não se sentirá mal.

O principal é que não desça abaixo de 10 graus. Para evitar isso, você pode comprar aquecedores de fita especiais.

Alimentando

Qualquer alimento vegetal pode ser usado como alimento para reticulados de Achatina: vegetais, frutas, bem como quaisquer ervas. Além disso, você pode dar ao caracol sobras de carne cozida ou ovos cozidos.

Quanto mais rica a dieta, mais forte se tornará sua casca. Para a alimentação, é melhor cortar a comida em pequenos pedaços para que o caracol não se engasgue com eles. Caso o animal não queira comer nenhum dos produtos, pode ser substituído por outro ou simplesmente retirado da dieta.

Para um bom desenvolvimento, o caracol precisa adicionar cálcio à sua dieta. Para fazer isso, você pode usar cascas de ovo ou dar a ela uma pedra mineral especial, que é comprada por muitos animais.

Não é necessário controlar a quantidade de comida, porque o caracol não pode comer mais do que o necessário. Além disso, você deve saber que salgados, picantes ou fritos devem ser excluídos da dieta do animal.

Como cuidar?

Se falarmos sobre Achatina, então este é um caracol bastante limpo. Quase sempre ela se cuida. Mas, ao mesmo tempo, todos os resíduos alimentares devem ser removidos do terrário para que não sucumbam ao apodrecimento.

Além disso, o cuidado inclui a limpeza do recipiente em que vive o caracol. Isso deve ser feito uma vez por mês. As paredes do recinto devem ser limpas com uma esponja úmida, mas sem adicionar nenhum detergente ou agente de limpeza. Além disso, uma limpeza geral deve ser realizada uma vez por ano. Isso inclui uma mudança completa do solo, bem como a limpeza do tanque com água limpa.

Seu animal de estimação também precisa ser banhado em água corrente 3-4 vezes por mês, e sua casca pode ser limpa com uma escova macia. Enquanto nada, o caracol pode colocar a cabeça para fora da concha e colocá-lo sob o fluxo de água.

No entanto, a pressão não deve ser muito forte e a água muito quente. Se você seguir todas essas regras, o caracol se sentirá bem.

Reprodução

Por sua natureza, os reticulados de Achatina são considerados hermafroditas. Para a reprodução, basta plantar dois caramujos de apenas uma subespécie em um recipiente. Especialistas registraram vários casos de autofecundação.

Os moluscos que ainda não completaram 10 meses não podem se tornar fêmeas. Eles geralmente desempenham funções masculinas. Imediatamente após o processo de fertilização, o caracol cava um buraco no qual deve colocar pelo menos 45 ovos. Todos eles têm uma concha transparente. Quando o caracol os põe, o proprietário deve mover os ovos para outro recipiente com temperatura entre 28-29 graus e umidade de pelo menos 50 por cento. No entanto, isso não é inteiramente necessário e só é necessário para que a fêmea não os pisoteie ou coma.

Após 21 dias, os bebês devem aparecer deles. No momento, eles são bastante móveis e também curiosos. Eles rastejam por toda parte, experimentam de tudo no terrário.Além disso, procuram contactar os seus proprietários com a maior frequência possível. Os bebês dormem quase sempre juntos, formando uma pequena bola.

Os caracóis adultos, especialmente aqueles de tamanho bastante grande, põem ovos várias vezes por ano. Via de regra, eles se reproduzem de 5 a 9 vezes. Mas nem tantos filhotes sobrevivem.

Uma mascote como a Achatina reticulata pode se tornar amiga de qualquer um dos familiares, pois tem um caráter maravilhoso e quase sempre demonstra carinho e gentileza. O dono só precisa cuidar bem dela e, bem, um pouco de tempo para se comunicar com seu amado animal de estimação.

Veja abaixo os detalhes sobre como cuidar dos caracóis.

sem comentários

Moda

a beleza

casa