Caracóis domésticos

Caracóis Theodoxus: descrição, regras de manutenção e reprodução

Caracóis Theodoxus: descrição, regras de manutenção e reprodução
Contente
  1. descrição geral
  2. Principais variedades
  3. Regras de conteúdo
  4. Características de reprodução

Os Theodoxus são os preferidos de muitos aquaristas, pois têm um aspecto exótico e não apresentam problemas em termos de manutenção. Vamos considerar as principais características desses gastrópodes e as sutilezas de como cuidar deles.

descrição geral

Esses moluscos pertencem à família dos neritídeos. Os habitats possíveis incluem corpos d'água frescos e ligeiramente salgados. Indivíduos são capazes de atingir 2 centímetros de altura. Sua casca é arredondada, com uma leve ondulação na extremidade, um pouco como uma xícara. A superfície da sola possui um pequeno gorro amarelado, que serve para que o theodoxus possa bloquear a entrada de sua casa, se necessário.

Os aquaristas são frequentemente atraídos pelas cores desses caracóis. Pode ser muito diverso. O padrão permanece o mesmo, destacando-se claramente contra um fundo claro ou acinzentado com pontos brilhantes ou listras em zigue-zague intermitentes. A concha dos moluscos é muito durável devido às suas necessidades originais. O fato é que os neritídeos vivem em reservatórios com uma corrente forte, respectivamente, sem uma concha forte, eles teriam passado por maus bocados nessas condições.

Os aquaristas apreciam especialmente os membros tropicais da família neritidae. São esses moluscos que parecem especialmente exóticos, sua aparência chama a atenção.

Deve-se notar também que esses caracóis desempenham uma função útil no aquário. Não se interessam por plantas altas, mas ao mesmo tempo não são indiferentes à placa que aparece nas paredes do aquário.É preciso dizer que, atualmente, essas criaturas ainda não são muito comuns para manter uma casa, uma vez que poucas pessoas se dedicam à criação em larga escala e o preço por indivíduos é bastante impressionante.

Principais variedades

Não existem tantas variedades desses moluscos. Vamos considerar o mais famoso deles.

  • Theodoxus danubialis tem uma concha cor de limão. Apresenta um padrão bem visível formado por ziguezagues de diferentes tamanhos. O tamanho máximo desses caracóis pode ser de 1,5 centímetros. Na maioria das vezes, na natureza, podem ser observados em reservatórios de água dura.
  • Theodoxus fluviatilis - uma das variedades mais comuns. Eles podem ser encontrados não apenas na Escandinávia e na Europa, mas também em algumas regiões do nosso país. Têm uma concha bastante escura, cuja cor pode ser azul, púrpura ou castanha. O padrão é um grande número de pontos de luz clara.

    Theodoxus fluviatilis tem um traço característico. Antes de comer, o caracol primeiro esfrega a vegetação nas pedras. Por esse motivo, na maioria das vezes o molusco vive em reservatórios com solo rochoso.

    • Theodoxus transversalis - são pequenos moluscos e sua concha não tem padrão. Eles podem ter uma carapaça acinzentada, marrom ou amarelada.
    • É impossível não mencionar theodoxus euxine ou o Mar Negro. Sua carapaça é preta e possui um sulco em forma de meia-lua em seu interior. A cor pode ser diferente, como na imagem. O corpo é cinza claro, há manchas escuras nas laterais e na cabeça. Mais frequentemente encontrado em países europeus quentes, comum na Grécia e na Romênia. Na Rússia, pode ser visto nas regiões da costa do Mar Negro.
    • Theodoxus pallasi vive em água salobra ou salgada. Mais frequentemente encontrado nas costas do Mar Negro, Azov e Aral. Também pode viver em rios pertencentes às bacias desses mares. Esses caracóis são muito pequenos, não podem crescer mais do que um centímetro. A carapaça cinza-amarelo é decorada com um padrão escuro contrastante.
    • Theodoxus astrakhanikus é comum na região do Mar de Azov e no Dniester. A cor da carapaça é predominantemente amarela, o padrão consiste em belos ziguezagues.

    Regras de conteúdo

    Esses gastrópodes se sentem bastante confortáveis ​​em casa. A sua manutenção não é difícil para os aquaristas. A principal vantagem é que você não precisa monitorar a temperatura da água. O caracol é adequado para um indicador de +19 e +30 graus.

    Não há mal nenhum com esses bebês, mas os benefícios são significativos. Deve-se notar que o alimento para eles são algas, que com o tempo crescem nas paredes do aquário. Portanto, existe uma espécie de limpeza. No entanto, se a grama for muito dura, os caracóis simplesmente não conseguirão lidar com ela. Eles também não estão interessados ​​em plantas altas, o proprietário não deve se preocupar em danificá-las. Em geral, a habitação de tais moluscos em um aquário tem muitos aspectos positivos, o principal deles é manter a limpeza do tanque sem esforço humano.

    A maioria das subespécies prefere viver em águas duras. Isso se deve ao fato de conter mais cálcio, necessário para que a casca seja forte. Pedras de calcário marinho também são úteis para bebês, pois devem ser colocadas especialmente no aquário. A principal coisa a observar é que o líquido não estagnou, theodoxus simplesmente não aguentou isso.

    Os aquaristas devem ter em mente que aproximadamente 6-8 indivíduos podem ser colocados em um recipiente. Os caracóis são pequenos em tamanho, não mais do que 2 centímetros, então 1-2 peças serão simplesmente invisíveis. Também vale a pena considerar o fato de que um rebanho de 8 peças não terá problemas de reprodução mesmo em um aquário. É quase impossível distinguir entre homem e mulher. Os moluscos podem ser não apenas heterossexuais, mas também bissexuais.

    É necessário falar sobre outra característica bastante interessante dessas criaturas do aquário. Cada caracol tem sua própria zona.Refere-se à área do aquário onde ela pode descansar ou comer. O molusco precisa de uma superfície sólida para descansar. Filhotes de theodoxus costumam se acomodar nas conchas de adultos.

    Características de reprodução

    Se os theodoxus estiverem indo muito bem em um aquário doméstico e a temperatura da água estiver certa, não haverá problemas com a reprodução. Theodoxus pode gerar descendentes ao longo do ano. A temperatura média do líquido, confortável para o processo acima, é de cerca de +24 graus.

    Os moluscos se reproduzem botando ovos. Para fazer isso, eles precisam de superfícies duras, como pedras ou apenas as paredes do aquário. Os próprios ovos são pequenos, com cerca de 2 milímetros de comprimento, e são colocados em vários pedaços ao mesmo tempo em uma cápsula oblonga. No entanto, apenas um filhote aparece da cápsula, para o qual os demais ovos servirão de alimento.

    Deve-se notar que os pequenos theodoxus crescem muito lentamente. Depois que nascem, eles se escondem no chão. Sua casca durante este período é branca e muito frágil. Com o tempo, a concha escurece e adquire a cor necessária, os padrões aparecem com mais contraste. Isso é uma indicação de que a amêijoa amadureceu.

    A maturidade sexual em theodoxus mantidos em casa ocorre aproximadamente quando atinge 6 meses. Na natureza, isso acontece depois de 2 anos, enquanto os bebês vivem cerca de 2 anos e meio. Os machos têm um crescimento característico do lado direito, necessário para o acasalamento. O principal período de reprodução é considerado de abril a outubro.

    Os moluscos se reproduzem em intervalos de 2-3 meses. Porém, isso não significa que em breve você terá que se livrar dos novos habitantes do aquário. Eles crescem muito lentamente e vivem menos de 3 anos, o que, em certa medida, ajuda a manter o equilíbrio. Todas as características acima fazem do theodoxus um favorito dos aquaristas, eles são adquiridos e passam a se reproduzir cada vez com mais frequência, já que o conteúdo não causa problemas, e as crianças trazem benefícios significativos.

    Uma visão geral dos caracóis theodoxus no vídeo abaixo.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa