Limpando a casa

Como passar cortinas?

Como passar cortinas?
Contente
  1. Características do material
  2. Dispositivos e métodos
  3. Pequenos truques

Cortinas limpas, mas amarrotadas, não vão decorar o interior, não importa o quão bonito e de alta qualidade seja o tecido. Para que as cortinas não estraguem a textura, é necessário levar em consideração o tipo de material. Conhecendo o nome do tecido e, melhor ainda, sua composição, você pode selecionar facilmente um modo seguro para passar a cortina. Combinar o tipo de material com o método de engomar prolonga a vida útil das cortinas. A dificuldade pode estar no fato de que a maioria das cortinas à venda não trazem rótulo - instruções para o seu cuidado.

Características do material

Todos os tecidos para cortinas podem ser divididos em dois grandes grupos - artificiais e naturais. Dentro desses grupos tão diversos, cada tecido requer cuidados especiais, às vezes inaceitáveis ​​para outro tipo de material.

Considere os materiais mais populares para cortinas e as condições de temperatura recomendadas para o ferro com eles.

  • As cortinas de linho natural são fáceis de engomar, desde que ligeiramente húmidas. A temperatura pode ser definida o mais alta possível.
  • Cortinas de poliéster e viscose são muito fáceis de limpar, mas não suportam o toque de um ferro com temperatura superior a 150 graus (um ponto no indicador). É melhor passar do lado errado.
  • Cortinas de organza, tule e chiffon dispensam o ferro, se você as pendurar sem torcer imediatamente após a lavagem. Mas se as dobras estiverem formadas, podem ser alisadas na temperatura mais baixa possível, sempre com gaze úmida ou folha de papel vegetal.
  • A seda ou o tafetá são passados ​​a ferro sem vaporizar de dentro para fora e a uma temperatura não superior a 150 ° C.
  • Veludo pesado ou veludo deve ser enrolado em uma toalha úmida para que o pêlo seque em uma direção.É melhor passar estas caprichosas cortinas aristocráticas a seco, de dentro para fora, sem forte pressão da sola do ferro sobre o tecido, sem vaporizar.
  • Se houver bordado na cortina, ao passar deve ser umedecido com água e passado de dentro para fora.

Antes de passar o material de composição desconhecida, você precisa testar o funcionamento do ferro em uma pequena área do lado avesso. É necessário começar com baixas temperaturas da sola, aumentando-a gradativamente. Sentindo a dificuldade de deslizar o ferro, deve reduzir ligeiramente o regime de temperatura.

Dispositivos e métodos

As ferramentas de engomadoria já não se limitam a um ferro. Existe um ferro em cada casa, hoje é um aparelho barato, leve e fácil de usar que permite alisar as dobras de qualquer tecido. O ferro pode ser normal ou com função de vaporização.

As cortinas são passadas a ferro horizontalmente com um ferro comum; esse método alisa com mais eficácia as rugas e rugas. No entanto, o método de engomar horizontal não é adequado para cortinas complexas feitas de tecidos de diferentes texturas, lambrequins, cortinas com muitas dobras e dobras.

Os ferros a vapor são mais leves e podem ser usados ​​para engomar cortinas na vertical, libertando o vapor a uma curta distância do tecido.

A dificuldade de vaporização vertical das cortinas com ferro está nas grandes áreas do material. Não é conveniente para todos endireitar cortinas grandes com o peso. A vaporização vertical é adequada para alisar seletivamente cortinas amarrotadas feitas de veludo, organza, linho e algodão, seda natural e artificial, náilon. O método vertical não é recomendado para chiffon, poliéster, cabeçalho.

O gerador de vapor é um sistema de engomar completo, muitas vezes mais potente e rápido do que qualquer ferro moderno.

Devido ao alto preço e volume, raramente se vê em um apartamento comum, é comprado para lavanderias, empresas de limpeza. A propósito, você pode usar os serviços deles em casa se não quiser passar as cortinas sozinho.

Pequenos truques

  • O processo de engomar das cortinas assusta-o devido à sua grande área? Este truque o ajudará a lidar rapidamente com eles: passe a ferro a parte superior das cortinas até cerca da metade, depois pendure-as na janela e comece a passar o resto das cortinas.
  • Algumas cadeiras ou bancos nos quais você precisa dobrar o tecido passado a ferro ajudam a evitar o enrugamento das seções já passadas do tecido. As cadeiras poderão substituir o rolo, no qual a parte passada a ferro é gradualmente enrolada.
  • Uma cortina com alfaiataria complexa deve ser iniciada a partir da orla, em seguida, passar para os babados e forro.
  • É melhor começar o processo de engomar a partir do canto superior e descer.
  • Se vários vincos forem visíveis após as cortinas serem penduradas, você pode borrifá-las com água. Na posição vertical, sob seu peso, eles podem se endireitar.
  • Cortinas de linho natural e algodão dispensam o uso de ferro. Após a lavagem, basta pendurá-los molhados. Se as cortinas estiverem muito molhadas, um pano ou toalha absorvente deve ser colocado no chão.

Você pode evitar trabalhar com o ferro se escolher os seguintes tipos de cortinas que não precisam ser passadas:

  • de tecidos mistos sintéticos e naturais;
  • cortinas-fios ou cortinas-massa;
  • cortinas jacquard.

Métodos sobre como engomar cortinas são apresentados neste vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa