Limpando a casa

Limpeza KonMari

Limpeza KonMari
Contente
  1. Dobrar roupas e sapatos
  2. O que fazer com os livros?
  3. Classificando documentos
  4. Outras etapas de limpeza
  5. Adendo

Marie Kondo é considerada uma das principais especialistas em arrumação. Seu sistema de limpeza é popular em todo o mundo. Afinal, se usada corretamente, qualquer casa pode ser colocada em ordem em apenas algumas horas.

Dobrar roupas e sapatos

A limpeza de acordo com o método KonMari deve ser realizada em várias etapas. Geralmente, uma categoria de coisas é desmontada de cada vez. A melhor maneira de começar a limpar é limpar o camarim ou os armários. A japonesa afirma que, se você resolver as coisas gradualmente, com o tempo, o desejo de mudança diminuirá. Portanto, é melhor fazer tudo de uma só vez.

O primeiro passo é se livrar de todas as coisas desnecessárias. O conteúdo dos armários deve ser retirado e colocado na cama ou sofá. Isso permitirá que você avalie imediatamente a quantidade de trabalho a ser feito. Além disso, todas as coisas devem ser divididas em duas categorias principais: aquelas que serão usadas no futuro e aquelas que terão de ser jogadas fora. Marie Kondo recomenda não fazer cerimônia e jogar fora todas as roupas que parecem ruins ou não trazem nenhum prazer para quem as veste.

Ao analisar um guarda-roupa, muitos simplesmente transferem as coisas para a categoria de roupas de casa. Mas a mulher japonesa desaconselha isso. Em primeiro lugar, as roupas da casa também devem ser elegantes e atraentes. Em segundo lugar, se uma pessoa não gosta de alguma coisa, é improvável que ela sinta prazer em colocá-la em casa. Tendo se livrado de tudo o que era desnecessário, você precisa descobrir como dobrar corretamente o restante.

Marie Kondo recomenda usar o sistema de armazenamento mais simples possível. Ela recomenda guardar apenas vestidos, casacos, saias e tecidos delicados nos cabides. O restante dos itens deve ser colocado em gavetas ou cestas especiais.

As coisas nos cabides devem ser organizadas de acordo com um certo princípio. Um lado do armário é reservado para roupas mais pesadas e compridas. Também há coisas feitas de tecido mais escuro. O segundo lado do gabinete é reservado para materiais cada vez mais leves.

Para guardar as coisas nas prateleiras, Marie Kondo usa um sistema especial. Ela recomenda colocá-los em caixas não horizontalmente, mas verticalmente. Para lidar com a tarefa é bastante simples. Cada item do guarda-roupa deve ser dobrado em um retângulo simples. Depois disso, todas as coisas devem ser colocadas na borda, dobrando em uma caixa. Desta forma, você pode dobrar camisetas, suéteres, jeans e calças normais.

Meias e collants devem ser enrolados em cilindros organizados e, em seguida, empilhados na vertical na caixa. Pelo mesmo princípio, você precisa dobrar a calcinha. É mais conveniente armazená-los em uma gaveta ou recipiente transparente. Você pode comprar isso em muitas lojas. Uma vez que todos esses itens são usados ​​diariamente, os recipientes devem ser mantidos nas prateleiras ao nível dos olhos.

O armazenamento vertical de coisas permite que você libere uma grande quantidade de espaço livre no armário. Além disso, em seu livro, Mari Kondo escreve que desta forma uma pessoa demonstra sua gratidão pelas coisas. Isso permite que ele torne sua vida mais harmoniosa.

O que fazer com os livros?

Depois de limpar o armário, você pode passar para outras categorias. Se houver estantes de livros na casa, elas também deverão ser desmontadas. Marie Kondo divide todos os livros em quatro subcategorias condicionais:

  • livros de arte;
  • edições ilustradas;
  • não-ficção;
  • revistas.

Você precisa limpar as estantes de acordo com o mesmo princípio que nos outros cantos do apartamento. Os livros mais valiosos devem ser deixados para trás. A japonesa aconselha manter em casa apenas suas publicações ou literatura preferidas, que são usadas de vez em quando em busca de inspiração. Se o livro não estiver satisfeito com a qualidade das páginas, da imagem da capa ou da tradução, você deve se livrar dele. Você sempre pode comprar um novo mais tarde. O mesmo deve ser feito com os livros que não despertam mais nenhum interesse ou que estão na prateleira por muito tempo. Literatura indesejada pode ser vendida ou levada para sua biblioteca local. As edições restantes ficam melhor armazenadas na vertical, nas prateleiras. Dessa forma, eles ocuparão menos espaço.

Para não entupir o espaço com livros que não são usados, mas ocupar apenas o espaço livre, a japonesa recomenda a compra de um leitor eletrônico. Agora, o modelo certo pode ser encontrado para pessoas com qualquer orçamento.

Classificando documentos

Ao contrário dos livros, jogar fora documentos não é tão fácil e rápido. Você precisa dedicar 1-2 horas de tempo livre para classificá-los. Os documentos devem ser desmontados e seu conteúdo verificado. Os demais artigos precisam ser divididos em duas categorias principais.

  • O primeiro inclui aqueles documentos que não são usados ​​com muita frequência. Esta lista inclui apólices de seguro, várias licenças e cupons de garantia. Marie recomenda colocá-los todos em uma pasta transparente. Nesse caso, você não precisa se preocupar com sua classificação.
  • A segunda categoria inclui documentos que são usados ​​continuamente. Eles devem ser mantidos em pastas separadas. Uma opção conveniente é alocar uma pasta para armazenar documentos para cada membro da família.

Usando este sistema, você pode colocar seus documentos em ordem muito rapidamente. Todos os papéis devem ser dobrados nas prateleiras superiores, longe do alcance das crianças.

Outras etapas de limpeza

Depois de terminar de limpar o cômodo principal, você pode começar a se livrar de todos os cômodos desnecessários e limpar o resto dos cômodos.

Decluttering

O sistema de limpeza Mari Kondo envolve jogar fora muitas coisas. Portanto, você precisa aprender a se livrar rapidamente e sem pensamentos desnecessários de tudo o que é desnecessário. Em primeiro lugar, você precisa se livrar da pena das coisas. Marie Kondo afirma que cada um deles ganha vida com objetivos diferentes. Algumas delas são para serem destruídas, outras - simplesmente para trazer alegria a uma pessoa no momento em que foram recebidas.

Você precisa deixar em casa apenas aquelas coisas que trazem prazer para uma pessoa. A japonesa aconselha que você mesmo desmonte os quartos. Se um membro da família estiver assistindo, há uma chance de que metade das coisas nunca saia de casa. No entanto, essa técnica não força ninguém a jogar imediatamente as coisas no lixo. Roupas e pequenas coisas que sobraram após a organização podem ser vendidas, doadas a parentes ou em centros de ajuda para pessoas em situações difíceis.

Analisando caixas com pequenas coisas

Ao limpar um apartamento ou casa de acordo com o sistema japonês, atenção especial deve ser dada à análise de várias bugigangas sentimentais. Todas essas coisas podem ser divididas em várias categorias principais.

  • Cartões postais e artesanato infantil. Em muitas casas, você pode encontrar pilhas de cartões-postais, desenhos de crianças e os primeiros artesanatos de crianças. Essas coisas raramente são jogadas fora, pois há muitas lembranças agradáveis ​​associadas a elas. Mari Kondo aconselha que se desfaçam deles, dizendo que desempenham a sua função justamente no momento em que caem nas mãos do destinatário. Os cartões e presentes infantis têm como objetivo proporcionar emoções agradáveis ​​a uma pessoa.
  • Lembranças e presentes desnecessários. Muitas vezes, até mesmo amigos próximos ou parentes dão coisas que não são usadas no dia a dia e não cabem no projeto do apartamento. O mesmo se aplica a souvenirs comprados em um momento de emoção ou trazidos por alguém próximo a você. Você precisa lidar com eles da mesma forma que com os cartões postais. Ou seja, para se livrar, deixando apenas lembranças agradáveis. Se desejar, alguns dos presentes podem ser fotografados como lembrança.
  • Foto. Marie Kondo aconselha a se livrar das fotografias que ficam armazenadas em prateleiras ou em pilhas de vários papéis. Belas fotos podem ser classificadas e montadas em álbuns ou inseridas em molduras. Nesse caso, cumprirão sua função e lembrarão de eventos agradáveis ​​ou entes queridos todos os dias.
  • Coisas de criança. Muitas mães guardam em casa um grande número de coisas que são muito pequenas para seus filhos ou simplesmente não usadas por eles. Também não vale a pena armazenar essas pequenas coisas. Melhor dá-los a parentes que têm bebês ou vendê-los em qualquer local adequado. Com o dinheiro arrecadado, será possível comprar brinquedos ou roupas que a criança usará com muito prazer.
  • Coisas para criatividade. Mesmo os fãs do minimalismo ainda devem ter itens em mãos para ajudá-los a relaxar e se divertir. Mas para sua comodidade, devem ser guardados em caixas ou cestos com tampa. Os resultados da criatividade são armazenados separadamente. Eles também podem ser usados ​​para decorar uma sala. Uma bela pintura, bordado ou brinquedo de malha vai decorar a parede ou prateleiras. Você pode usar essa decoração em qualquer sala.

Se você deixar apenas as coisas mais queridas e valiosas em sua casa, elas não ocuparão muito espaço.

Cozinha

Você também deve começar a limpar a cozinha jogando fora tudo o que é supérfluo. No processo, você precisa prestar atenção ao seguinte:

  • produtos vencidos;
  • estoques de cereais;
  • medicamentos armazenados na geladeira;
  • pratos velhos;
  • dispositivos de cozinha desnecessários;
  • artigos decorativos antigos.

Você deve remover coisas que se duplicam. Assim, por exemplo, se houver duas tigelas de salada ou raladores idênticos em casa, um deles pode ser jogado fora ou dado a alguém que irá usá-lo.

Você também precisa armazenar o restante da maneira correta. Você precisa usar todo o espaço livre.

  • Pia. O local ao redor da pia e a superfície de trabalho da bancada ao lado dela não é recomendado para guardar coisas. Isso manterá o headspace limpo. Esponjas e detergentes de lavar louça devem ser colocados no armário imediatamente após o uso.
  • Gavetas. Para guardar talheres e vários itens de cozinha, você pode comprar um recipiente simples ou divisórias de plástico especiais.
  • Prateleiras. Recomenda-se armazenar cada grupo de itens em um só lugar. Assim, por exemplo, para especiarias, vale a pena destacar uma prateleira, para cereais - outra. Nesse caso, será muito mais fácil navegar na cozinha. Além disso, a limpeza em tal caixa levará muito menos tempo livre.
  • Geladeira. O espaço dentro da geladeira também deve ser bem organizado. Preenchendo-o, é necessário deixar pelo menos 30% de espaço livre. Neste caso, não ficará sobrecarregado. Além disso, há sempre um local para guardar sobras de alimentos ou bebidas. Como em toda a casa, também vale a pena caiar uma área separada da geladeira para cada categoria de alimento. Assim, frutas e vegetais precisam ser armazenados em uma caixa especial no fundo da geladeira, laticínios e carnes - nas prateleiras, além de molhos e bebidas diversas - em compartimentos especiais na porta da geladeira.

Utilizando corretamente o espaço livre e conhecendo os princípios básicos de arrumação, pode organizar uma despensa completa na cozinha. Enquanto Marie Kondo aconselha se livrar da maioria dos detalhes decorativos, ela não está falando em jogar tudo fora. Uma toalha de mesa preferida na mesa e uma prateleira com lindos potes para guardar cereais só vão levantar o ânimo dos moradores da casa.

Banheiro

Você também pode usar a tecnologia japonesa ao limpar o banheiro. Várias categorias básicas de coisas são armazenadas nesta sala.

  • Cosméticos para cuidados. Esta categoria inclui vários shampoos, géis e esfoliantes. As ferramentas que são usadas no dia a dia podem ser colocadas na prateleira. Todo o resto é armazenado melhor em cestos de vime convenientes ou recipientes de plástico.
  • Limpando produtos. Todos os produtos químicos domésticos devem ser colocados em uma caixa separada. Lá você também pode armazenar escovas, esponjas e trapos que são usados ​​para limpar várias superfícies.
  • Cosméticos decorativos. Colocá-lo em prateleiras ou próximo a uma pia não é recomendado. É melhor usar um saco cosmético grande e prático ou um recipiente de plástico especial para isso.
  • Detergentes para lavar. Os produtos usados ​​para lavagem geralmente são armazenados ao lado da máquina de lavar ou da banheira. Nesse caso, eles estão sempre à mão. Nesse caso, é muito importante que fiquem fora do alcance das crianças.
  • Uma prateleira separada deve ser alocada para toalhas. para todos os membros da família e convidados.

Ao lidar com a organização de um banheiro, você deve sempre prestar atenção ao prazo de validade de todos os produtos. Os produtos vencidos devem ser descartados imediatamente.

Adendo

Ao planejar uma limpeza de apartamento, você deve usar os segredos que Marie Kondo compartilha em seu livro.

  • Visualize o resultado final. Em uma sala desordenada, pode ser difícil inspirar-se a limpar. Portanto, no processo é necessário imaginar como ficará a sala após o término desse processo.
  • Use um espaço de armazenamento para apenas um tipo de item. Nesse caso, será muito mais fácil manter a ordem na casa.
  • Você não deve retirar imediatamente todas as coisas desnecessárias do lixo. Em vez disso, é aconselhável procurar outros usos para eles. Coisas que não trazem nenhum prazer para uma pessoa podem ser uma verdadeira fonte de alegria para outra.
  • Não há necessidade de jogar fora as coisas de outras pessoas. A única exceção são as coisas de uma criança pequena. Em outros casos, você precisa ouvir a opinião de uma pessoa e não impor sua nova filosofia a ela.
  • Se a casa ou apartamento for grande, vale a pena limpar a divisão em várias etapas. Normalmente, uma maratona de organização inteira é organizada para isso. Um dia da semana é dedicado à análise de cada categoria de coisas. Como resultado, o apartamento literalmente se transforma em uma semana.
  • Você precisa fazer a limpeza de bom humor. Você pode tocar sua música favorita para criar a atmosfera certa.Isso também irá acelerar o processo de análise de coisas.
  • Comprar coisas novas após a desordem da sala deve ser abordado com mais responsabilidade. Você só deve escolher o que realmente será usado e apreciado.

Limpar com o sistema Mari Kondo não é apenas desordenar um espaço. Seguindo o conselho de uma japonesa, você pode tornar sua vida mais organizada e harmoniosa.

sem comentários

Moda

a beleza

casa