Tipos de tecidos

O que é georgette e como cuidar do tecido?

O que é georgette e como cuidar do tecido?
Contente
  1. O que é isso?
  2. Visualizações
  3. Aplicativo
  4. Cuidado

Georgette é ativamente usada na costura de vários produtos. Você pode encontrar uma descrição deste tecido e de suas variedades em nosso artigo.

O que é isso?

Georgette é um dos tipos de tecido considerado parente próximo dos tecidos de seda, devido à sua leveza semelhante e textura arejada. No entanto, o tecido georgette difere em muitos aspectos do tecido de seda, por exemplo, em termos do processo de fabricação, bem como das matérias-primas utilizadas. Mas, ao mesmo tempo, alguns tipos desse tecido ainda são feitos de seda. Deve-se ter em mente que o método de tecer os fios de seda e tecidos georgette difere em muitos aspectos.

Em geral, o georgette é uma tela fina e sedosa de origem natural: animal ou vegetal. Às vezes, durante a produção, as fibras naturais são misturadas às sintéticas, de forma que o resultado é um tecido de alta resistência e elasticidade. Já na produção de georgette, que tem densidade média, costuma-se usar lã natural.

Tecidos leves desse tipo são feitos de fibras de algodão e seda e, se necessário, podem ser acrescentados fios artificiais, principalmente viscose, elastano ou poliéster.

Se falamos sobre as características deste material, então o mais básico deles é sua estrutura. A própria georgette se distingue por sua suavidade, mas sua estrutura é ligeiramente granulada, o que é especialmente sentido por aquelas pessoas cuja pele é altamente sensível. Embora na atualidade tentem tornar o georgette menos granulado, usando elastano para isso, o que torna o material mais agradável e macio como resultado. Georgette também se distingue por sua compatibilidade ambiental, visual espetacular e original: esta tela tem uma superfície fosca que parece muito delicada e elegante.A partir da georgette é possível criar facilmente roupas justas de vários estilos, o que se explica pela suavidade deste material.

Ao contrário da seda, o georgette não é escorregadio. Drapeado bem e praticamente não enruga ao ser usado, o que só aumenta suas vantagens. Este material também se caracteriza pela sua resistência ao desgaste, agradável à pele e adequado para qualquer estação do ano. Além disso, esse material é criado com uma variedade de cores e estampas, o que também é seu grande diferencial.

Mas deve-se ter em mente que o georgette é bastante difícil em termos de costura, já que se esmigalha e estica muito, não é fácil em termos de saída. Além disso, após as primeiras lavagens, um produto feito com esse material pode encolher, o que também deve ser levado em consideração.

Visualizações

Existem várias variedades de tecido georgette: feito de fibras naturais e com adição de fios sintéticos. Basicamente, na produção de georgette, utilizam-se fios de seda, lã, viscose e sintéticos e, em alguns casos, chiffon. Os mais comuns entre todos os materiais listados são a seda e a lã: são eles que ajudam a alcançar todas as qualidades positivas do tecido georgette que são consideradas básicas.

O escopo de seu uso também depende do tipo de tecido georgette. Assim, as telas feitas à base de lã são frequentemente utilizadas para costurar roupas quentes. E a lã misturada com materiais sintéticos ou rayon ajuda a melhorar a durabilidade final da roupa. A partir de tecido georgette, feito à base de algodão, costuram roupas de verão que se distinguem pela leveza. E o georgette à base de materiais sintéticos consegue manter a sua forma e volume, mesmo após várias lavagens.

Georgette também pode ser categorizada em variedades e aparência. Assim, um georgette monocromático é pintado em uma tonalidade e as estampas são aplicadas às telas impressas. A degradação de georgette é caracterizada por um transbordamento suave de cor de uma tonalidade escura para uma tonalidade mais clara, o mesmo pode ser visto na tonalidade de georgette. E o tecido de choque georgette tem uma característica como uma ruga especial.

Separadamente, existe um material como georgette crepe, que é uma das variedades de telas translúcidas. Este material contém fios de seda que são tecidos pelo método crepe. É precisamente pela forma de tecer que o tecido acaba por ficar áspero, que será visível tanto visualmente como pelo contacto táctil com o tecido. A superfície desse tecido é brilhante e fosca. Normalmente é utilizado na costura de blusas, terninhos e saias, já que esse tecido é mais acessível em termos de custo quando comparado à seda.

Aplicativo

O tecido georgette é usado para diferentes necessidades. Na maioria das vezes, vestidos, ternos e também coisas quentes para um verão frio, por exemplo, capas de chuva ou camisas, são costurados a partir dele. E o georgette à base de algodão e sintéticos é ideal para criar roupas translúcidas, confortáveis ​​e fáceis de vestir.

Este material também é usado para costurar uma grande variedade de cortinas e cortinas, e georgette crepe é adequado para criar roupas com muitas camadas, dobras ou cortinas, por exemplo, saias plissadas ou saias plissadas.

Este material também é usado por costureiras, já que com ele você pode facilmente fazer uma linda gravata, broche ou colarinho.

Cuidado

Georgette é um tecido bastante caprichoso de cuidar, por isso, antes de lavar os produtos feitos com ele, é preciso ler atentamente o rótulo. Se for um georgette de crepe natural, então é melhor lavá-lo à mão em água morna com uma temperatura de até 30 graus. Ao mesmo tempo, é impossível utilizar branqueadores ou agentes de composição agressiva durante a lavagem, caso contrário corre-se o risco de estragar tudo. Mas é melhor lavar a seco produtos caros e naturais.Ao apertar algo do tecido georgette, você deve tentar evitar o atrito e a compressão excessivos. Aperte o produto georgette com cuidado. Para remover a umidade restante, basta sacudir a coisa.

A secagem desses produtos deve ser realizada em cabide ou na posição horizontal, mas antes disso, o produto deve ser endireitado. Além disso, a secagem deve ser feita em local sombreado, pois os raios solares prejudicam o material, destruindo-o. Engomar essas coisas só é permitido de dentro para fora, enquanto o ferro deve ser aquecido a 80 graus. Se houver vincos no produto, durante o engomar pode-se utilizar a vaporização em tecido de algodão.

Porém, você não deve usar panos de gaze, caso contrário, respingos permanecerão no tecido. Por isso, você não deve borrifar água de um borrifador nesses produtos. Se ainda for necessário, é melhor recorrer ao uso de um ferro úmido.

sem comentários

Moda

a beleza

casa