Tipos de tecidos

Descrição do pano e a área de uso

Descrição do pano e a área de uso
Contente
  1. O que é isso?
  2. História de origem
  3. Visualizações
  4. Cuidado

Tecido de lã com propriedades únicas é amplamente utilizado em várias esferas da vida. Material denso e forte, que se parece com feltro, retém o calor perfeitamente, permite que o ar passe sem problemas e tem uma sensação agradável na pele.

O que é isso?

O pano é um tecido denso à base de lã ou semi-lã. Sua especificidade reside no fato de que as fibras de lã na superfície estão tão fortemente entrelaçadas umas com as outras que escondem completamente o espaço intersticial livre.

Isso ocorre porque os fios, recobertos por dentes e escamas, têm a capacidade de se conectar com as fibras vizinhas.

Posteriormente, o tecido cru é feltrado, com o que se encolhe quase pela metade e adquire maior densidade. A descrição do tecido de lã diz que os cortes da mais alta qualidade são obtidos a partir de lã merino fofa, cujo tamanho da fibra chega a 7 a 8 centímetros. Para a confecção de amostras mais baratas, utiliza-se lã de camelo ou ovelha, complementada com fibras artificiais de viscose e algodão. Nesse caso, a trama é formada por lã e viscose, e o restante dos materiais passa a ser a base.

Obter o feltro começa com a preparação da lã tosada: o velo é penteado, limpo de pedaços de sujeira e vestígios de suor gorduroso e também livre de espinhos de cardo. Após o processamento em um batedor e aparelho de cardação, você pode prosseguir com a centrifugação em uma unidade destinada a isso. A versão intermediária resultante deve ser entortada, ou seja, para criar uma base de fios de igual espessura e tensão.

Em um tear, o próprio tecido já é feito com ponto liso ou sarja. No futuro, a tela será compactada por feltragem. Nas etapas finais, o pano é lavado, tingido, afofado e escovado. As mercadorias aparecem na loja, sendo prensadas e embaladas.

O pano de qualidade parece um material fosco felpudo com uma superfície ligeiramente áspera e uniforme. Pode ser pintado em qualquer tonalidade.

O tecido trançado tem muitos benefícios. Assim, é extremamente fácil trabalhar com a tela: ela não escorrega, não se esgota nem deforma durante o corte. O produto acabado acaba sendo muito resistente, capaz de servir por muitos anos. O material higiênico demonstra boa proteção contra o frio, é respirável e não irrita a pele humana.

As desvantagens do tecido incluem seu peso significativo e alto custo. Observa-se também que as roupas de lã se enrugam rapidamente e, em locais de atrito ativo, ficam cobertas de pellets e arranhões.

História de origem

O pano tem uma história antiga, porque os dispositivos para criar esse tipo de material foram projetados há muitos séculos. Essas telas foram tecidas na Grécia e Roma Antigas e, na Idade Média, os tecidos já desempenhavam um papel significativo nos países europeus. Inglaterra, França, Flandres e Saxônia estavam engajados em sua exportação.

A produção de tecido também foi realizada na Rússia de Kiev sob o príncipe Vladimir: então, essa matéria densa e áspera tornou-se uma verdadeira salvação dos invernos gelados, além de ser vendida também a mercadores estrangeiros. Sob Pedro I, as fábricas têxteis abertas estavam engajadas na produção de material barato para abastecer o exército.

Com o tempo, o tecido se tornou cada vez mais de alta qualidade e valor, e não apenas os pobres, mas também a mais alta nobreza começaram a usá-lo.

Visualizações

É comum classificar os tecidos de lã de acordo com vários parâmetros.

Por densidade

O tecido de lã pode ser fino, semi-grosso ou grosso. As primeiras opções são caracterizadas pela presença de uma camada de pilha cuidadosamente despejada. Um tecido semibrosso dura muito mais devido à sua densidade média. Finalmente, áspero - o tecido mais espesso e confiável, que é de alta qualidade, mas também custa muito mais. Ao criá-lo, usa-se fio grosso.

A densidade relativa dos fios na teia é de 45% a 70% e na trama não vai além de 75-80%. Em média, a densidade do material chega a 320-450 gramas por metro quadrado, mas para vestuário de trabalho esse número sobe para 555 g / m2 e até 873 g / m2. As últimas amostras são adicionalmente impregnadas com um composto especial que aumenta sua resistência ao calor.

Também deve ser mencionado que os panos de cor lisa e melange são diferenciados pelo tipo de coloração. O primeiro tem um tom único, enquanto o segundo é multicolorido.

O material pode ser feito de pura lã fina ou de uma mistura de diferentes fibras. O conteúdo de lã na segunda variação varia de 60 a 80%. Às vezes, o tecido de lã é feito à base de fibras de algodão. Existem também tipos de telas sem fiapos e escovadas.

Por área de uso

Separadamente, é comum destacar o tecido militar, que é feito de acordo com uma tecnologia estritamente fixa. Ele contém apenas lã natural sem impurezas. Graças a isso, os produtos retêm melhor o calor gerado pelo corpo, além de terem maior densidade. Esse tecido tingido de lã com fibras de comprimentos diferentes destina-se a costurar roupas de serviço militar, equipamento de caça e roupas quentes de inverno.

A propósito, a variação mais cara de tecido chamada "rodízio" é usada para criar o uniforme de gala de um general. Sempre pintado de cinza e complementado por um acabamento acetinado. Os materiais destinados a soldados e oficiais diferem no estado da runa usada e no método de processamento. Pano militar solto é adequado para costurar uniformes de verão e grosso e pesado para uniformes de inverno.O pano para eletrodomésticos destina-se a riscas e divisas.

É a variedade de casaca usada não só para prover militares, mas também operários e caçadores. Os primeiros recebem proteção para as mãos e macacão que não se deterioram com faíscas ou altas temperaturas. A roupa para o segundo não emite nenhum som ao se mover, o que permite que você se aproxime sorrateiramente de qualquer animal.

Ela também não tem medo de faíscas e mantém um leve cheiro de ovelha que atrai a fera.

O pano do dia-a-dia pode ter uma composição diferente. Está disponível em várias cores e a maciez do pelo varia conforme a aplicação. Esse tipo de material é utilizado para a produção de diversos tipos de roupas. Pode ser produzida com diferentes tecnologias, mas sempre se caracteriza pela presença de pêlo passado a ferro e por uma superfície agradável ao toque. Há também um pano secante, que é projetado para absorver a umidade no processo de fabricação do papel, e um pano filtro, que purifica o ar em instalações especiais.

Várias variações do material são usadas para costurar chapéus e casacos, criar fantasias e roupas de trabalho, estofar mesas de bilhar e pôquer. Alguns especialistas distinguem o tecido urbano, que é criado com uma tecnologia simplificada em comparação com o tecido militar. O tecido de lã macia tem uma densidade mais baixa e é tingido em todos os tipos de tons. O tecido urbano inclui cortina, avô, cortina-veludo, bieber e vigogne. Um tipo separado é sermyaga - a tela é áspera e sem pintura.

O estofamento das mesas de bilhar e pôquer tem um tratamento especial. O cut-off é primeiro imerso em uma solução especial que torna o material mais macio. Em seguida, durante a secagem do feltro, as vilosidades são dispostas na mesma direção para garantir uma superfície lisa. Como essa tela ganha maior resistência, às vezes também é escolhida para consertar móveis. Pano de lã com cochilo é adequado para fazer sapatos e variações macias para cobertores de agências governamentais.

Ao escolher um material para costurar um terno quente, você deve se concentrar no tecido melange macio. Essas amostras são agradáveis ​​ao toque e não contêm fibras grossas. Para roupas caras que devem durar muitos anos, a opção que contém lã merino é mais adequada. Ao criar casacos, é comum escolher tecidos leves.

Ao escolher um material de bilhar, geralmente é dada preferência a amostras elásticas contendo náilon. É importante para a mesa de pôquer que a porcentagem de náilon não exceda a porcentagem de lã: as cartas devem deslizar, não rolar no chão. O vestuário de trabalho requer a utilização de materiais que contenham fios de poliéster, o que melhora o seu desempenho.

Cuidado

Não é recomendável lavar o pano à mão, pois o processamento pode danificar o material. Após a lavagem à mão, o tecido perde a aparência apresentável, ficando coberto de carretéis e caindo. Seria muito mais correto entregar os produtos de lã à tinturaria para processamento. Porém, em casa, você pode tentar lavar a peça em uma máquina de escrever automática.

É importante que o tecido cortado sem "vizinhos" de outro material seja apagado a uma temperatura de 30-40 graus.

O tempo de processamento não é superior a 1 hora e o programa está definido para "Delicado". Use apenas detergentes líquidos suaves destinados à limpeza de lã no material. Alvejante para tecido não é absolutamente adequado. Uma rotação de 10 minutos em baixa velocidade é permitida para o material.

Freqüentemente, você terá que passar a ferro esse tecido, pois ele amassa rapidamente. As condições de tratamento térmico são geralmente indicadas no rótulo, no entanto, variedades finas geralmente são passadas a ferro em temperaturas baixas a médias e as grossas em altas temperaturas. Em média, você deve se concentrar em uma temperatura de 130 graus e não se esqueça de cozinhar.

Uma vez que as fibras naturais são freqüentemente alvo de pragas, faz sentido proteger adicionalmente os produtos contra traças, tratando-os com meios apropriados. É comum armazenar roupas de lã em coberturas localizadas ao abrigo da umidade e da luz solar direta.

Para remover manchas, é permitido o uso de meios especiais, mas apenas com a condição de teste preliminar em uma área pequena e imperceptível. Os punhos, coleiras e válvulas de pano precisam ser limpos regularmente de comprimidos com um dispositivo especial.

sem comentários

Moda

a beleza

casa