Tipos de tecidos

Acrílico: composição, vantagens e desvantagens

Acrílico: composição, vantagens e desvantagens
Contente
  1. O que é isso?
  2. Composição
  3. Vantagens e desvantagens
  4. Tipos e suas propriedades
  5. Aplicativo
  6. Sutilezas de cuidado

Com o tempo, diversos tipos de tecidos surgiram, a partir dos quais as roupas são costuradas e não só. O acrílico é produzido há muito tempo, tem qualidades únicas, mas nem todos sabem o que é.

O que é isso?

Tecido acrílico é um material feito de fibras acrílicas. Fabricado pela primeira vez pela DuPont. Hoje, esse fabricante não produz mais tecido acrílico, mas ainda é amplamente produzido em todo o mundo.

O processo usa uma substância produzida quimicamente chamada acrilonitrila, que também é usada na indústria de plásticos. O acrilonitrila tende a se degradar facilmente no meio ambiente. Por si só, essa substância é considerada tóxica, mas devido ao fato de ser utilizada em combinação com outros componentes e ter um rápido tempo de decomposição, o tecido acrílico permanece ecologicamente correto.

O material é amplamente utilizado na construção de malhas, estofados e tapetes. Muitas vezes as pessoas pensam que o acrílico é um excelente substituto da lã porque é extremamente macio e leve.

Alguns substitutos da caxemira são feitos do material descrito e têm uma aparência melhor do que a caxemira natural. Alguns tecidos naturais contêm fibras acrílicas.

Os primeiros tecidos acrílicos tendiam a se desgastar rapidamente, de modo que a lavagem regular fazia com que a peça externa parecesse desgastada. Para isso, a Monsanto desenvolveu um processo químico especial para superar essa desvantagem. Apesar disso, as roupas feitas com esse material ainda exigiam cuidados: quando se usava a máquina de lavar, a lavagem tinha que ser feita em temperatura mínima.

Quanto mais cuidado uma pessoa tiver com o tecido acrílico, maior será a probabilidade de a roupa manter sua aparência atraente por mais tempo.

Quando o tecido acrílico chegou ao mercado, muitas vezes foi considerado barato e não tão valioso quanto as roupas de fibra natural.

Algumas versões anteriores desse material causaram incômodo e coceira, mas com o tempo, o processamento inovador e processos completamente diferentes aplicados resolveram esse problema, e hoje muitas pessoas preferem o acrílico às fibras naturais porque são mais fáceis de cuidar.

Composição

Quando a alta temperatura e pressão afetam o óleo, gás natural ou carvão, ocorre a polimerização e uma solução de plástico é formada. A polimerização é descrita como um processo no qual duas ou mais moléculas estão ligadas para formar uma cadeia molecular repetitiva. Após a polimerização, a solução plástica fica na forma viscosa, ou seja, seu estado é algo entre uma substância sólida e uma substância líquida.

O acrílico é feito de polímero de poliacrilonitrila, um líquido inflamável e incolor feito de polipropileno. Os cientistas descobriram que a inalação de poliacrilonitrila parece envenenamento por cianeto. Isso acontece após a exposição ao produto químico com a pele ou por inalação.

A solução gira na produção industrial e, por meio de equipamentos especiais, é espremida no ar ou na água, onde se solidifica. As fibras acrílicas são então lavadas, secas e cortadas no comprimento. Depois que o acrílico é pré-tratado, ele é enrolado em uma bola. O tecido é então criado como resultado final do processo de fabricação.

Freqüentemente, os acrílicos e os fios naturais são tecidos juntos, o que permite ao fabricante reduzir o custo por produto final. Portanto, se um consumidor vê uma camisa anunciada como uma mistura de algodão ou lã, então não é apenas algodão ou lã, há também a fibra descrita na mistura. É muito semelhante à lã. O tecido acrílico é leve, quente e macio ao toque, por isso é muito usado em lã natural ou em uma mistura de ovelha e cashmere. O resultado são camisolas, chapéus, meias e fios de tricô maravilhosos.

Como o poliéster e o náilon, o tecido acrílico é hidrofóbico - o que significa que tem a capacidade de repelir água. Esta propriedade benéfica pode causar o crescimento de bactérias no tecido, o que pode perturbar a estrutura da roupa e causar odores. Isso também significa que o tecido é capaz de gerar eletricidade estática, é inflamável e de difícil extinção.

Por causa dessas propriedades, alguns acreditam que o acrílico não é o melhor material para roupas. É comumente usado para simular lã e economizar dinheiro dos fabricantes em custos de material.

Vantagens e desvantagens

O tecido acrílico tem suas vantagens inegáveis.

  • É mais acessível do que os materiais de fibra natural. O produto é vendido na maioria das lojas especializadas, havendo uma grande seleção de cores. O custo do tecido acrílico é menor e as propriedades do produto acabado encantam o usuário.
  • A durabilidade é a segunda vantagem do tecido, por isso é usado para fazer roupas de trabalho.
  • As roupas feitas com esse material são fáceis de limpar e não desbotam.
  • O material é antialérgico, quente e macio.
  • Este tipo de tecido não encolhe e seca rapidamente.

Apesar do fato de que o tecido acrílico tem muitas vantagens, também existem desvantagens.

  • A textura áspera como um profissional pode facilmente distinguir a lã natural de um substituto.
  • Não pode ser usado em roupas que serão usadas em uma sala de alta temperatura, pois pode facilmente pegar fogo em uma pessoa. Incluindo uma roupa dessas, você não pode cozinhar na cozinha.
  • Com o tempo, essas roupas rolam.
  • Será muito difícil remover a gordura e a gordura de roupas feitas de tecido acrílico.

Tipos e suas propriedades

Por muitas razões, o acrílico não é usado isoladamente, mais frequentemente em composição com outras fibras, e é desejável que sejam naturais. No fio para tricô, esse elemento pode ser 100% ou 5%, tudo depende do fabricante.

As roupas de poliacrílico são 95% acrílicas e 5% outras fibras naturais, por exemplo:

  • algodão;
  • lã;
  • angorá.

A característica desse material é que ele é quente, volumoso, macio e tem uma longa vida útil. É também chamada de lã artificial ou tecidos sintéticos simples.

Os produtos feitos com este material são adequados para pessoas com pele sensível, mulheres grávidas e crianças.

Como o tecido não enruga, o tempo para cuidados é minimizado. É muito cómodo retirar o vestido do cabide e colocá-lo imediatamente, sem necessidade de o passar a ferro.

As combinações mais populares de acrílico com lã e mohair. O percentual pode variar, em qualquer caso, as roupas ficam lindas, brilhantes.

Recentemente, o modacril, uma fibra modificada moderna, que contém vários componentes, como vinil e poliacril, tem se tornado cada vez mais popular. As cortinas são feitas com ele.

No mesmo grupo com tecido acrílico estão:

  • nylon;
  • verniz;
  • Bologna;
  • nylon;
  • perlon;
  • dederon.

Embora qualquer material acrílico tenha propriedades inerentes, existem muitas variáveis ​​que podem alterar o tecido. É sobre aditivos. As fibras fortemente entrelaçadas são excelentes para repelir água.

Os aditivos químicos são freqüentemente usados ​​para melhorar certas características.

O material pode ser revestido com poliuretano ou vinil, o que aumenta a repelência à água e a resistência à abrasão.

Aplicativo

A principal área de utilização do tecido acrílico é a criação de roupas. Pode ser usado para cortinas ao ar livre. Esses produtos resistem perfeitamente à luz do sol, portanto, podem durar mais de um ano. Além disso, o produto não flui, não apodrece, esse é o material perfeito para fazer cortinas com dobras.

Da fibra acrílica obtêm-se camisolas de volume e beleza surpreendentes. Eles mantêm sua forma e aparência por muito tempo.

Esse material era mais amplamente utilizado na costura de roupas esportivas. A National Football League, por exemplo, oferece meias de acrílico como parte de um uniforme padrão. Essa peça de acrílico é uma ótima opção porque a meia mantém o formato e pode ser elástica. Eles também são adequados para caminhantes porque têm menos probabilidade de formar bolhas com os tênis do que se você estivesse usando meias de algodão.

O tecido acrílico é quente, pode ser bastante macio, tem boa retenção de cor e é resistente a manchas e rugas. Esta é uma ótima solução para quem é alérgico à lã natural.

Sutilezas de cuidado

Apesar do tecido acrílico suportar uma longa vida útil, ele não pode ser lavado em altas temperaturas, pois qualquer roupa feita com esse material encolherá com uma lavagem tão incorreta.

Antes de limpar do usuário, você precisará estudar o rótulo com mais detalhes, já que o fabricante leva em consideração a quantidade de um ou outro componente do tecido, incluindo a quantidade de fibra natural e acrílico.

Use sempre um detergente neutro, caso contrário, o produto pode ficar irreparavelmente danificado. Se você precisa de uma escova para limpar a mancha, use cerdas macias. A água deve ser fria ou ligeiramente quente, não mais do que 38 ° C. Após a imersão, certifique-se de enxaguar bem o item para remover quaisquer resíduos de sabão.

Eles secam o tecido apenas naturalmente, nunca colocam no secador e não usam secador de cabelo.

Para facilitar a limpeza, use uma solução de água e sabão neutro. Deve ser absorvido pelo tecido. Processe novamente o tecido depois de estar completamente seco.

Se a mancha for severa, você precisará de uma xícara de alvejante, 1/4 xícara de sabão neutro e um litro de água.

      Deixe a mistura mergulhar no tecido por 15 minutos. Use uma escova de cerdas macias para limpar a mancha e enxágue bem até que todo o sabão seja removido. Roupas secas na rua, mas não no radiador.

      Para uma comparação de tecido acrílico com tecido Oxford, veja o vídeo a seguir.

      sem comentários

      Moda

      a beleza

      casa