Tipos de tecidos

O que é um tartan e como cuidar do tecido?

O que é um tartan e como cuidar do tecido?
Contente
  1. O que é isso?
  2. História de origem
  3. Propriedades básicas
  4. Visualizações
  5. Cores
  6. Formulários
  7. Dicas de cuidados

Tartan não é apenas um belo tecido, mas um material com uma história interessante e uma série de vantagens muito significativas. Por exemplo, graças à tecelagem de sarja, o tecido é caracterizado por uma maior resistência.

O que é isso?

Hoje, o termo tartan significa qualquer tecido em uma grande gaiola, ou seja, com uma estampa característica das roupas nacionais dos habitantes da Escócia. Antes era feito apenas cem por cento de lã, mas hoje as cores xadrez podem ser aplicadas em tecidos com uma composição diferente, por exemplo, sobre algodão ou bases mistas. Já a partir de meados do século 20, a produção de xadrezes de semi-lã a partir de viscose, poliéster e acrílico se difundiu. O ornamento xadrez é baseado na interseção de listras ou retângulos horizontais e verticais. O padrão xadrez resultante corre ao longo de uma linha diagonal, devido ao fato de que os fios são entrelaçados primeiro em uma linha reta e depois em uma sequência reversa.

O segundo nome do tecido geralmente soa como "tartan" - traduzido do gaélico "transversalmente". No entanto, este termo ainda é correto para usar apenas para tecido tartan feito de lã forte, que é usado para criar kilts - saias escocesas.

O xadrez clássico é feito de fios coloridos que são unidos pelo método da sarja de maneira bem pensada. Primeiro, as fibras de lã são mergulhadas em corantes artificiais até adquirirem a tonalidade desejada. Em seguida, eles são carregados no dispositivo e uma certa sequência é formada.Os teares são colocados de forma que a trama e as fibras da teia sejam unidas assimetricamente, por exemplo, a trama se sobrepõe a 5 fios da teia. Devido a isso, uma cicatriz texturizada aparece na parte frontal do produto. No caso de se utilizar tecido sintético, linho ou seda como base, os motivos são aplicados sobre ele.

A manta original não só parece impressionante, mas também extremamente agradável de usar. Sua tela é densa e, portanto, não se rasga nem deforma. O tecido é resistente a manchas, higroscópico e apresenta bom isolamento térmico. No entanto, o tecido xadrez tem que ser cuidado com especial cuidado, pelo menos protegido de traças e processado de pellets. Uma manta de baixa qualidade desbota após a primeira lavagem e se estica com cuidado inadequado.

Também é importante mencionar que 100% lã pode causar desconforto a algumas pessoas.

História de origem

A história da mulher escocesa, como o nome sugere, remonta à Escócia. Foi neste país que o tecido com padrão xadrez surgiu no século IV. Aliás, antes disso, uma espécie de tartan para kilts era feito de lã de ovelha de cores claras e escuras. Inicialmente, o tartan era usado exclusivamente para kilts masculinos: a tela geral era torcida na cintura e sua extremidade livre lançada sobre o ombro. Desde o século 18, o tartan também era usado para costurar pequenos kilts, tradição do uso que, surpreendentemente, aparecia entre os lenhadores. No século 19, o material começou a ser usado ativamente na indústria: a partir dele foram criados trajes de caça, chapéus, cobertores e outros têxteis-lar.

Interessante que anteriormente, o padrão em kilts xadrez foi feito exclusivo para cada gênero. Olhando a gravura, pode-se tirar uma conclusão sobre os ancestrais de uma pessoa, seu local de nascimento e pertencer a um clã. No futuro, cidades e universidades adquiriram cores individuais do xadrez. Por um tempo, esse tecido memorável até conseguiu ser proibido. De meados do século XVIII ao século XIX, entrou em vigor um decreto real que limitava a produção do material devido à sua associação com a revolta jacobina.

A proibição deixou de funcionar após o encontro de George IV e Walter Scott em 1822, mas a mulher escocesa permaneceu um símbolo de liberdade e romantismo.

Propriedades básicas

Se considerarmos o clássico tartan de lã, então suas características incluem densidade e maciez significativas, bem como baixo desintegração e o mesmo vinco baixo. O material não é elástico, mas pode ser usado por muito tempo sem perder sua aparência original. No entanto, ainda deve ser mencionado que o tartan é claramente eletrificado e mal respirável. A higroscopicidade do material não ultrapassa 6-12%. Tecido macio conduz bem o calor e aquece muito bem quando feito de algodão ou lã.

A adição de fios sintéticos à composição torna o tecido mais elástico e resistente ao desgaste e, por causa das fibras de algodão, o material começa a enrugar e encolher mais durante a lavagem.

Visualizações

As telas xadrez podem ser classificadas de duas maneiras.

Por nomeação

Variedades de tartan projetadas para diferentes necessidades geralmente diferem em densidade e uma série de outras características. É comum alocar materiais pagos que são usados ​​em camisas e blusas, vestidos e saias. Via de regra, são feitas à base de algodão ou mistura deste com uma pequena quantidade de sintéticos. Essa variedade também pode ser chamada de camisa e pode ser estendida a roupas de uso interno, como roupões e pijamas. Terno a variedade é feita de lã ou semi-lã. Como o nome sugere, é projetado para costurar ternos, calças e jaquetas.

Adequado para criar um casaco casaco xadrez - feito na base de lã com aditivos sintéticos. A variedade de móveis é usada para estofados e coberturas.

Além disso, distingue-se separadamente um tecido sintético à base de poliéster, do qual são costurados uniformes escolares, algumas roupas externas e têxteis para o lar.

Por ornamentos

No registro fechado do Scottish Tartans World Register, existem mais de 3,5 mil variações de ornamentos de gaiolas escocesas, incluindo imagens relacionadas a famílias reais, famílias aristocráticas e as escolas mais antigas. Há ainda mais deles na lista aberta do Scottish Register of Tartans - cerca de 7 mil. Uma variedade bastante popular é o "Royal Stewart" - um tecido de cor vermelha, cujas células formam listras brancas, azuis e amarelas. O Black Watch é facilmente identificado pela presença de quadrados compostos por faixas verdes, azuis e cinzentas. A variação Glenchek é caracterizada pela presença de retângulos e quadrados pretos e brancos, apresentando um padrão gráfico.

O famoso "Burberry", também conhecido como "Nova" - são listras de branco, vermelho e preto sobre uma base bege. O tartan Caledonia é conhecido por seu padrão xadrez azul-preto-verde em uma tela avermelhada. O Black Guard tem uma história interessante - tecido preto com listras claras de azul, verde e cinza. Mesmo assim, foi ela quem teve permissão de ser mostrada às tropas reais naqueles dias em que a escocesa estava em desgraça. Muito comum é o "pé de ganso", cuja superfície é coberta por células com cantos alongados diagonalmente.

Cores

Como mencionado acima, as opções de cores do tartan não se limitam a nada.

Além disso, a cada ano mais e mais designs exclusivos são adicionados ao Scottish Register of Tartans, combinando tons aparentemente incompatíveis.

Formulários

Se inicialmente o tartan era usado apenas para costurar kilts, hoje você pode criar qualquer item com uma gaiola característica, até a roupa íntima. Um denso tartan à base de fibras de lã, ideal para a confecção de agasalhos: casacos, casacos curtos e jaquetas. Um guarda-roupa empresarial permite "brincar" com uma gaiola de ternos e coletes.

Devo dizer que para os looks masculinos clássicos, neste caso, os enfeites mais usados ​​são "Prince of Wales", "Burberry" e "Black Duck". Os ornamentos Caledonia e Royal Stewart são mais adequados para calças e jaquetas informais.

As camisas xadrez, tanto para homem como para senhora, são feitas de semi-lã, algodão fino e flanela. No guarda-roupa feminino, o tartan é cada vez mais encontrado na forma de vestidos e saias curtas lúdicas. O material xadrez também é usado na confecção de uniformes escolares e roupas para a casa, xales e cachecóis, gravatas, bolsas e bonés. Nos interiores, o tartan está presente na forma de cortinas e cobertores, estofados de móveis estofados e toalhas de mesa.

Dicas de cuidados

Uma manta clássica sem impurezas sintéticas requer cuidados especiais. Antes da lavagem, o produto deve ser virado do avesso. A limpeza deve ser feita, idealmente, separadamente de outros tecidos, usando detergentes líquidos. É preferível lavar à mão ou escolhendo o modo "Lã" entre os programas que a máquina de lavar possui. Em ambos os casos, a temperatura não deve ultrapassar 30 graus. Isso é verdadeiro tanto para as coisas de lã quanto para as semilanãs.

Os produtos de algodão, assim como os confeccionados com materiais mistos ou sintéticos, são lavados a uma temperatura não superior a 40 graus, no delicado ciclo de lavagem.

As peças de lã natural são torcidas com muito cuidado e apenas à mão. Caso o processamento de outras variações da manta seja realizado na máquina, o modo deve ser acionado em até 800 rpm. A coisa deve ser seca em uma superfície plana horizontal, protegida da luz solar direta e localizada longe de aparelhos de aquecimento. Aliás, a manta não deve ser encharcada ou enviada para a lavagem com alvejantes.

O material deve ser passado a ferro a uma temperatura média de 130 a 150 graus do lado avesso. Os rolos de itens de xadrez são cortados com um dispositivo especial ou uma escova de dentes velha movida ao longo das fibras. Se encontrar pistas, você precisará puxar a fibra protuberante para o lado errado e corrigi-la com pequenos pontos. Manchas não complicadas podem ser removidas esfregando a coisa de lã com uma escova seca de cerdas macias.

Essas coisas são armazenadas em um espaço regularmente ventilado que fornece proteção contra luz e umidade. Será correto pré-distribuir os produtos nas capas e providenciar um repelente de traças.

sem comentários

Moda

a beleza

casa