Casamento

Decoração de mesa de casamento faça você mesmo

Decoração de mesa de casamento faça você mesmo
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Regras fundamentais
  3. Flores decorativas
  4. Instruções de estilo
  5. Como decorar com tecido?
  6. Configuração de mesa festiva
  7. Possíveis erros
  8. Exemplos de sucesso

O foco principal de qualquer salão de casamento é sempre uma mesa para os noivos. Ele atrai os olhos dos convidados, lentes de câmeras fotográficas e de vídeo, é ele quem lhe atribui o lugar central e as principais decorações do banquete de casamento. A escolha da decoração da mesa festiva para os noivos é o elemento mais importante da decoração de toda a sala.

No entanto, existem certas regras para decorar uma mesa de casamento para noivos., quebrando o qual você pode transformar a decoração do salão de banquetes em algo sombrio e sem gosto. Por isso, muitos casais tentam convidar designers profissionais para a decoração de interiores ou deixar as rédeas do governo nesse assunto à mercê dos funcionários da instituição em que a festa é planejada.

Mas se você está confiante em seu próprio senso de proporção, confia em seu próprio gosto, ou certamente quer tentar ser um decorador, então é perfeitamente possível decorar a mesa de casamento com suas próprias mãos. Chamamos a sua atenção para as principais nuances que o ajudarão a construir mais um plano para a decoração da mesa de casamento e a despertar a sua imaginação.

Peculiaridades

A decoração das mesas em qualquer evento deve se encaixar no conceito geral da celebração. Portanto, a mesa para os noivos estará necessariamente em harmonia com a direção de estilo de todo o interior.

O interior adapta-se ao tema do casamento, tendo em conta os gostos e desejos dos noivos, podendo ser tanto clássico como extravagante. O local central para os jovens é projetado no mesmo estilo.

As decorações padrão para a mesa festiva são:

  • flores - buquês frescos ou composições artificiais;
  • tecidos - toalhas de mesa, cortinas, fitas, laços;
  • artigos de decoração - balões, velas, guardanapos decorativos;
  • iluminação adequada ao estilo da festa de casamento.

Regras fundamentais

A mesa do casamento deve ser o ponto de vista central de toda a sala. No entanto, a palavra "central" neste caso é condicional, uma vez que literalmente a mesa no centro do salão parecerá não lucrativa. Será desconfortável para os noivos aceitar os parabéns, e os convidados ficarão olhando as costas dos noivos.

Por isso, uma mesa para os jovens está sempre instalada encostada na parede, com uma visão aberta de todo o salão. É ideal se o café ou restaurante tiver um pequeno pódio ou mini-palco.

Se o casamento for planejado no estilo de uma festa divertida, uma mesa de bufê para os convidados será suficiente, porém, para os noivos, ainda é preciso fazer uma pequena mesa separada e destacá-la com enfeites especiais.

Para um casamento modesto em casa, pensado para um pequeno número de convidados, convém uma mesa comum, na qual haverá lugar para os noivos no final. Precisa ser destacado, embora simples, mas bonito. O principal aqui é não sobrecarregar a mesa com itens desnecessários que só vão atrapalhar a vida de todos.

A decoração da mesa principal deve estar em harmonia com as cores e estilo das demais mesas, mas se destacam entre elas com decorações mais brilhantes ou exuberantes. As decorações decorativas podem estar presentes não apenas no tampo da mesa, mas também ao lado da mesa, na parte frontal e nas laterais.

Vasos e castiçais não devem ser escolhidos muito volumosos e altos - eles não devem bloquear a visão, cair nas lentes do fotógrafo em vez dos recém-casados. Mas para a decoração de pisos, objetos volumosos são bastante adequados, desde que se encaixem no estilo do interior.

Flores decorativas

As flores do casamento são uma decoração especial que simboliza a beleza, a juventude e a vida florescente. Para a decoração da mesa, a melhor opção seriam botões de tamanho médio em hastes curtas. Combinando o tom e a composição, eles vão preencher a atmosfera com celebração e graça.

Segundo especialistas, as melhores opções para decorar uma mesa de casamento são rosas, gérberas, hortênsias e crisântemos. Mantêm melhor a forma, dão volume à composição e combinam bem com outras plantas e materiais decorativos.

No fundo, encostado na parede ou na frente da mesa, no chão, você pode colocar vasos volumosos com composições prontas de flores grandes e altas ou colocar flores apresentadas pelos convidados nesses vasos na chegada dos noivos. o salão de banquetes.

Guirlandas e caminhos de flores ao longo da borda externa da mesa e a toalha de mesa caindo parecem não menos festivos. Para isso, uma esponja porosa umedecida com água é fixada na superfície, onde são feitos orifícios. As flores são inseridas nesses orifícios de acordo com um padrão pré-planejado.

Uma decoração semelhante pode ser usada para decorar o fundo nas costas dos noivos. Nesse caso, a esponja é presa a um fio forte ou a qualquer material dobrável. A peça em branco é instalada na parede na forma de um arco, alianças, um coração ou qualquer outro símbolo bonito. Da mesma forma, hastes de flores cortadas são inseridas nos orifícios da esponja.

Cestos de vime com flores ficam lindos na mesa, mas não deve haver muitos deles. É desejável que os cestos estejam posicionados simetricamente e tenham o mesmo tamanho e forma.

As flores frescas irão enfatizar perfeitamente o estilo de uma festa de casamento, se você as escolher de acordo com o esquema de cores geral. Por sua vez, os esquemas de cores dependerão do estilo e do tema do casamento.

Instruções de estilo

Para evitar que a mesa de casamento se torne um lugar ridículo em meio a um ambiente estranho, é necessário levar em consideração o design geral do interior. Assim, para o recinto principal dos noivos, são escolhidos os mesmos tons e decorações que para o resto das mesas, toalhas, cortinas. A única diferença é que a mesa dos noivos ficará mais magnífica e iluminada.

Tradicionalmente, uma festa de casamento é organizada em dois estilos - clássico e provençal.

  • Clássico. A austeridade do estilo dará ao evento um toque particularmente solene, valorizando a sofisticação do traje da noiva e a respeitabilidade do traje do noivo. Uma mesa neste estilo pode ser decorada com cores nobres profundas em combinação com uma abundância de branco. Uma toalha de mesa branca como a neve em um tecido de fundo saliente roxo ou azul escuro, bordô ou chocolate vai ficar linda. Cortinas sofisticadas e tecidos pesados ​​para as toalhas de mesa são incentivados. Cristais, candelabros, talheres e cadeiras devem combinar com o ambiente luxuoso. As decorações florais combinam com o esquema de cores da toalha de mesa. Mas com o resto das decorações você precisa ter mais cuidado - a mesa real no estilo clássico não tolera excessos vulgares.
  • Provence. O nome geral para todos os casamentos em cores pastel. A cor principal do estilo são os tons lilás de lavanda, no entanto, eles podem ser substituídos com sucesso pelas cores azul, rosa e verde claro. Sobre a mesa há cortinas de tecidos arejados, abundância de pequenos buquês de delicadas flores, laços, babados. O fundo é decorado com um arco de flores, bolas, grandes laços e fitas leves de organza ou náilon. O cenário da mesa é dominado por porcelana de tons claros perolados. A decoração em tons pastel é especialmente adequada para casais muito jovens ou românticos convictos.

Como decorar com tecido?

Qualquer mesa festiva começa com uma toalha de mesa. Um lugar para comer deve, antes de tudo, criar uma atmosfera estética. Para a decoração, técnicas especiais são utilizadas para enfatizar o pertencimento ao local para os noivos.

Para as toalhas de mesa de casamento, os tecidos não são poupados, eles são ricamente decorados com belos nós, laços, laços, cortinas feitas a partir de vários tipos de tecidos em cores contrastantes, por aperto e tecelagem.

Uma opção requintada são duas toalhas de mesa, diferentes em textura e cor.

  • Toalha de mesa de fundo em tecido denso de tons profundos ou intensos. Pode ser feito de cetim pesado, veludo, seda.
  • O cabedal, que não cobre totalmente o inferior, é feito de organza ou renda.

Ao criar uma cortina espetacular, você deve usar sua imaginação, e o resto é uma questão de tecnologia. Uma linha forte e grossa é costurada ao longo das bordas da toalha de mesa até o centro e puxada de qualquer maneira conveniente. As dobras são formadas e fixadas no nível desejado.

Laços exuberantes ficam lindos na borda frontal da mesa. Para um destaque especial, eles devem ser fixados na toalha de mesa branca como a neve, e o tecido para os laços deve ser selecionado para combinar com a toalha de mesa inferior.

Babados volumosos criados com cortinas podem cair elegantemente no chão, como a bainha de um vestido de noiva. Essa onda de tecido serve como uma decoração em si mesma. Mas você pode definir um lugar nele para arranjos de flores ou elementos decorativos - estatuetas, caixas de presente simbólicas, uma fonte decorativa.

Você pode costurar qualquer decoração de tecido para decorar você mesmo ou comprar opções prontas no salão de noivas.

Configuração de mesa festiva

Na hora de decorar uma mesa de casamento, cada detalhe da decoração deve estar no seu devido lugar, em harmonia com o tema geral do casamento, e o serviço de talheres não foge à regra.

As regras gerais para os pratos da mesa festiva são as seguintes:

  • os talheres devem estar extremamente limpos e polidos para brilhar;
  • uma placa de suporte é colocada a uma distância de 2 cm da borda da mesa;
  • o garfo deve ficar à esquerda do prato com os cravos para cima, e a faca deve ficar à direita, com o fio pontiagudo voltado para o prato;
  • a colher fica ao lado da faca, ligeiramente para a direita;
  • os copos são colocados ligeiramente à direita do prato, o seu número depende das bebidas pretendidas, mas o número padrão é 3 - para champanhe, vinho e refrigerantes;
  • copos para bebidas fortes são exibidos ao lado dos copos.

As regras adotadas pela etiqueta mundial devem ser observadas mesmo em casamentos modestos ou informais.Uma bagatela como a correta disposição dos pratos confere à mesa uma aparência bem cuidada e culta.

O prato é um utensílio essencial para servir. Em primeiro lugar, serve para completar a decoração. Em segundo lugar, mantém limpo o espaço da toalha de mesa, e também serve de suporte para pratos fundos com pratos quentes. Antes do início da refeição, os pratos de base podem ser lindamente decorados com guardanapos com elementos decorativos adicionais: gravetos, laços, anéis.

Se o casamento não for realizado em alto nível oficial, você não deve confundir os convidados com uma variedade de talheres ao redor do prato. Isso pode embaraçar o convidado. Basta um conjunto padrão, e o resto pode ser trazido depois, dependendo dos novos pratos colocados na mesa.

Para o champanhe, existem dois tipos de taças - uma estreita com haste fina e outra larga em forma de taça. Em uma festa de casamento, óculos altos e estreitos para convidados são desejáveis, mas os noivos podem ter qualquer um. E é ainda melhor que tenham uma decoração original. Por exemplo, fitas ou estojos.

O saleiro, o pimenteiro e a cesta de pão são expostos em intervalos regulares sobre a mesa para os convidados, ao lado de vegetais recém-cortados. Se houver uma mesa retangular separada para os noivos, então um saleiro, uma cesta de pão e fatias de vegetais são colocados em duplicata em ambos os lados da mesa. Para uma mesa redonda de casamento, basta uma cópia.

    O serviço de chá é trazido mais próximo do final da festa, quando 2/3 da programação do evento já passou e é hora de trazer o bolo de casamento. O serviço deve ser o mesmo, mesmo que haja mais convidados do que itens no conjunto. Via de regra, em restaurantes esse problema não existe, mas para um casamento em casa é melhor cuidar de comprar os mesmos conjuntos com antecedência.

    Possíveis erros

    As regras e recomendações declaradas, é claro, não são uma panaceia, e força maior pode acontecer em todos os casamentos. Você não deve ficar muito chateado com isso, mas ainda pode evitar muitos erros.

    • Evite itens altos sobre a mesa, sejam garrafas, vasos ou flores. Os recém-casados ​​deveriam estar em toda a sua glória em público.
    • Para mesas redondas, é melhor limitar-se a uma decoração, enquanto as mesas retangulares exigem decorações simétricas nas bordas.
    • Os guardanapos de mesa, que inicialmente servirão de decoração para a mesa e o prato, devem ser preferencialmente de tecido grande. Quando os noivos e convidados estão sentados às mesas, podem-se colocar guardanapos sobre os joelhos para não manchar acidentalmente o traje festivo.
    • Flores com cheiro forte e velas perfumadas devem ser evitadas - em um salão com uma grande multidão de pessoas, cheiros fortes podem causar dor de cabeça. Deixe o feriado cheirar a bons vinhos, comida deliciosa e um pouco do perfume de noiva.

    Exemplos de sucesso

    Para decorar uma mesa de casamento com suas próprias mãos, não é necessário recorrer à ajuda de designers caros. Ideias interessantes podem ser encontradas em catálogos de agências de casamento, em sites especializados, e também será útil participar de uma master class sobre o tema.

    Oferecemos vários exemplos que ajudarão a estimular a imaginação e, talvez, levar à sua própria ideia original.

    • Mesa redonda para noivos em cores suaves "Provença". O foco principal são guirlandas de flores e tecidos para toalhas de mesa.
    • Um elegante clássico cor de vinho e branco. Ideal para um casal adulto respeitável.
    • Azul incrível. Um tema náutico para um casamento em um café ou restaurante à beira-mar.

    Para informações sobre como decorar lindamente uma mesa de casamento, veja o próximo vídeo.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa