Casamento

Como acomodar adequadamente os convidados no casamento?

Como acomodar adequadamente os convidados no casamento?
Contente
  1. Os principais tipos e layouts de tabelas
  2. Métodos para especificar lugares
  3. Opções de design
  4. Regras e dicas para fazer um plano

Sentar os convidados à mesa do casamento é um importante momento organizacional. O conforto psicológico dos convidados e o humor geral das férias dependem de uma planta de lugares corretamente elaborada. Portanto, a maior atenção é dada a este evento e, ao mesmo tempo, todos os tipos de fatores associados são levados em consideração.

Os principais tipos e layouts de tabelas

Antes de começar a planejar e traçar um esquema de assentos para os convidados, você deve decidir sobre a localização das mesas festivas. As opções são muitas e a escolha depende do número de convidados, da área do salão de banquetes e das preferências pessoais do noivo e da noiva. Em primeiro lugar, é necessário inspecionar o local do futuro banquete e traçar uma planta precisa. É desejável que sejam apresentadas as diferenças de alturas dos pisos, a localização das janelas, portas e da mesa do DJ, bem como a presença de colunas, a sua localização e número.

Você também deve perguntar ao pessoal da instituição qual será o formato e o tamanho das mesas e se a administração permite que elas sejam movidas. Tal deve-se ao facto de em alguns cafés e restaurantes as mesas já se encontrarem dispostas tendo em conta a solução arquitectónica das instalações e a comodidade do pessoal de serviço, não sendo permitida a sua reorganização. Se o gerente do estabelecimento não se importar em mover as mesas, pode-se proceder à escolha do layout. Abaixo estão os locais mais populares, entre os quais existem opções tradicionais e bastante novas, e às vezes inesperadas.

  • Esquema clássico. Este método é considerado o mais simples e é usado em banquetes cerimoniais com um número limitado de convidados. Há uma longa mesa no corredor, composta por várias pequenas mesas adjacentes umas às outras. Os heróis da ocasião estão sempre sentados à frente, e a jovem esposa senta-se à direita do marido, e dos dois lados dos recém-casados ​​estão suas testemunhas e pais. Ao sentar os convidados em uma mesa comum, eles usam o esquema tradicional, em que homens e mulheres se alternam.
  • Forma em forma de T o arranjo das tabelas sempre foi a opção mais comum. Esse arranjo é o mais adequado para a realização de banquetes cerimoniais para até 25 pessoas, realizados em pequenos salões. Os noivos sentam-se à cabeceira da mesa, as testemunhas e os pais os seguem e os restantes convidados sentam-se à vontade, uma vez que a disposição em T contribui para uma boa visibilidade dos convidados e permite a cada um dos convidados ver e ouvir bem a todos, de quase qualquer lugar, dos presentes.
  • Forma em forma de U a disposição da mesa é adequada para casamentos numerosos onde o número de convidados chega a 50 pessoas. Isso também inclui a disposição em forma de W, que é usada nos casos em que o número de convidados é superior a 60 pessoas. No entanto, com os dois métodos de posicionamento, você precisa prestar muita atenção aos convidados e, em nenhum caso, deixá-los ir por si só. Essa exigência se deve ao fato de que uma parte significativa dos convidados estará de costas um para o outro. Isso complicará seriamente a comunicação entre entes queridos que não conseguiram um lugar em uma "manga" da mesa e os forçará a comer e se comunicar pela metade.

Seguem-se as opções europeias para a disposição das mesas, que foram rapidamente adotadas por donos de restaurantes e organizadores de eventos russos e começaram a ser amplamente utilizadas na realização de banquetes cerimoniais. A principal característica do esquema europeu é a presença de mesas autônomas no corredor, que funcionam como uma alternativa à mesa comum. Este método é muito conveniente para sentar as pessoas por interesses, idade e grau de parentesco.

Os jovens cônjuges também se sentam em uma mesa separada, enquanto as testemunhas e os pais se sentam em mesas adjacentes. No entanto, essa inovação, junto com os admiradores, também tem adversários que argumentam que tal arranjo complica um pouco a comunicação dos convidados sentados nas mesas vizinhas e, se eles estiverem suficientemente distantes um do outro, a reduz completamente a nada. Para evitar tais momentos e não transformar o casamento em vários "clubes de interesses" absolutamente independentes e não sobrepostos, um brinde está envolvido. E se o organizador convidado é realmente um mestre em seu ofício, então ele habilmente e corretamente será capaz de organizar competições conjuntas, jogos e questionários e apresentar facilmente todos os convidados uns aos outros.

Se a presença do toastmaster no evento não for fornecida, então há certos riscos de que os convidados sentados em mesas separadas não se cruzem durante o banquete e fiquem entediados. Portanto, ao escolher as opções europeias de colocação, o momento da comunicação deve ser levado em consideração.

  • Jeito italiano envolve o arranjo de mesas quadradas para quatro pessoas, colocadas em um padrão xadrez. As mesas devem ser instaladas de forma que convidados de qualquer lugar possam ver livremente a mesa principal onde os jovens estarão. Para uma melhor visualização, a mesa dos noivos é colocada sobre um palco ou estrado, que permite a comunicação livre com os convidados, sendo bom que os presentes possam ver e ouvir os cônjuges.
  • versão em inglês envolve o uso de mesas redondas ou ovais, nas quais oito pessoas estão sentadas.De acordo com a maioria dos psicólogos europeus, esse é o número de pessoas que se sentem mais confortáveis ​​para a comunicação em um círculo estreito. Outra forma interessante está também relacionada ao estilo inglês, em que os convidados ficam sentados de forma que nenhum deles fique de costas para os jovens. Para isso, as cadeiras são colocadas apenas em um dos lados das mesas, acomodando os presentes em um semicírculo. Pela semelhança com a disposição das cadeiras na instituição de mesmo nome, o método foi denominado “cabaré”.
  • Arranjo de tabelas "espinha" é uma versão média entre os métodos europeus e tradicionais. Nesse caso, os jovens também ficam sentados em uma mesa independente, e as demais mesas, geralmente para 8-12 pessoas, são colocadas na diagonal da mesa principal, paralelas entre si. Os convidados neste arranjo devem sentar-se ao longo dos dois lados longos da mesa, enquanto as partes laterais permanecem desocupadas.

Com esta disposição, a parte central do salão de banquetes costuma ficar livre, transformando-se em local de jogos, competições e bailes. Ao organizar o padrão "espinha de peixe", as extremidades de todas as mesas devem olhar para a mesa dos recém-casados ​​e em nenhum caso vice-versa. A localização na qual um dos lados longos da mesa de hóspedes "olha" para ela está incorreta.

  • jeito americano o arranjo consiste no fato de que longas mesas com pratos posicionados nelas são instaladas em todo o perímetro da sala, e cada convidado chega e escolhe tudo que ele gosta. Duas mesas compridas são colocadas no centro do salão e colocadas paralelas uma à outra. Os convidados, depois de pegarem o prato de que gostam, sentam-se em qualquer um deles e comem. Ao mesmo tempo, os noivos sentam-se em uma mesa separada, localizada perpendicularmente aos dois convidados. A vantagem do buffet americano é uma redução significativa nos custos com alimentação, e as desvantagens incluem a necessidade de self-service, que muitos hóspedes podem não aprovar.
  • Arranjo de Buffet é utilizado no caso em que não está prevista a organização de um magnífico banquete e o casal, imediatamente após a inscrição, parte para a lua-de-mel. Nessas circunstâncias, o ideal seria instalar mesas de bufê sem o uso de cadeiras. Drinques e lanches leves costumam ser colocados nas mesas, e o evento em si lembra uma pequena festa.

Métodos para especificar lugares

Antes de começar a planejar a disposição dos assentos, você precisa escrever uma lista completa dos convidados e enviar convites para eles. Depois que as respostas forem recebidas, você pode começar a traçar um plano. A fim de evitar confusão ao sentar as pessoas, e todos encontrarem rapidamente seus lugares, um suporte colorido ou cavalete com um diagrama de assentos é colocado no saguão do salão de banquetes. São anexados cartões com os nomes dos convidados e indicando o número da mesa e o local de destino.

A forma do pôster informativo e seu layout devem ser pensados ​​com antecedência, isso permitirá que você crie os adereços necessários e decorá-lo lindamente sem pressa. Assim, para casamentos no estilo country, convém fazer um pôster no formato de uma janela e colocá-lo em um tripé. Se o casamento for em estilo vintage, você pode pegar uma lousa estilizada e escrever todas as informações necessárias nela com giz. Uma opção interessante seria escrever os números das mesas e os nomes dos convidados com um marcador em um suporte de vidro.

No entanto, você pode criar um cavalete ou pôster não apenas com uma lista. Pode ser uma planta lindamente desenhada de um salão de banquetes. Os hóspedes podem navegar facilmente por ele e saberão em que parte da sala devem entrar. Além disso, se as tabelas forem organizadas em um estilo europeu, cada uma delas poderá receber seu próprio nome original. As opções incluem vinhos, flores do jardim, joias, danças ou sombras. Se o número de convidados for superior a 15 pessoas, você precisará fazer 2 a 3 cópias idênticas e colocá-las em lugares diferentes no salão.Isso evita que as pessoas tenham que fazer fila para descobrir onde estão e promove uma posição sentada rápida e relaxada.

Cada número do estande possui seu próprio cartão com o número desejado ou nome do convidado. Eles são colocados nas mesas, e os convidados facilmente encontram o lugar certo e se sentam. Ao criar um layout de cartão, você precisa levar em consideração que o nome do hóspede parece muito mais espetacular do que números sem rosto, por isso é melhor se confundir adicionalmente e torná-los personalizados. Além disso, os cartões continuam a linha do estilo geral do evento e mostram aos convidados a importância de cada um deles para os jovens.

O desenho dos cartões deve repetir o desenho dos convites e estar intimamente ligado à decoração do salão e às tendências de cores da festa. Os nomes dos pares são prescritos sem especificar o patronímico, enquanto para as pessoas da geração mais velha a grafia é obrigatória, mas em ambos os casos é melhor não escrever o sobrenome. Uma exceção é a presença de duas ou mais pessoas com o mesmo nome no banquete. Nesse caso, a grafia do sobrenome é necessária.

Opções de design

Na gráfica pode ser encomendado um stand com uma lista e cartões de visita, cujos especialistas irão ajudá-lo a escolher o desenho certo que se adapta ao estilo e ideia principais das férias. Porém, o impresso, por mais bonito que seja, é um pouco chato e ninguém impressiona muito, portanto, se tiver tempo livre, é melhor você mesmo arrumar os adereços. Os postais caseiros têm muito mais soul do que os impressos na impressora e vão ficar na memória dos convidados das festas por muito tempo.

A tecnologia para fazer cartas com as próprias mãos é a seguinte:

  • Cartões de 10x10 cm são cortados em papelão e dobrados ao meio;
  • de uma parte, um número recortado em papel colorido é colado com o número da cadeira e da mesa e, da outra, o nome do convidado escrito em uma bela fonte;
  • o fundo do cartão postal deve corresponder ao esquema geral de cores do feriado, e os números devem ser do mesmo espectro de cores, mas um pouco mais escuros;
  • em seguida, as bordas do cartão são decoradas com uma trança de cetim, que é amarrada em um laço e decorada com uma conta;
  • os cantos superior esquerdo e inferior direito de ambas as partes do postal são decorados com lantejoulas, o principal é que não são muitos e não cobrem o número e o nome.

Ao fazer cartões, é necessário fazer várias cópias em branco. Isso ajudará você a adicionar rapidamente o nome e o lugar de um convidado que mudou repentinamente de ideia, recusou o convite anteriormente ou uma nova pessoa que veio com um dos convidados.

Você pode organizar os cartões de diferentes maneiras: pode ser uma casa clássica ou um coração ou um círculo cortado da parte inferior e colocado em um copo. Se o tempo e o dinheiro permitirem, em vez de um cartão, você pode colocar uma pequena caixa de presente para cada hóspede com um nome escrito no topo e alguma surpresa simbólica dentro. Cartões feitos na técnica de origami, colocados em pratos e decorados com doces ou flores, também ficam lindos.

Regras e dicas para fazer um plano

Depois de escolhida a disposição das mesas e o método de indicação dos lugares, pode-se começar a fazer uma lista: quais dos convidados se sentarão ao lado de quem. Para fazer isso, você precisa usar recomendações simples, o que ajudará a acomodar cada um dos convidados da maneira mais confortável possível, escolhendo assim interlocutores interessantes e uma companhia agradável para ele.

  • Com qualquer disposição de mesas, é desejável que todos os convidados tenham a oportunidade de ver os heróis da ocasião.
  • Os pais e parentes próximos sentam-se o mais próximo possível dos jovens, levando em consideração a idade e o grau de parentesco dos parentes.
  • Se pessoas de alto escalão estiverem presentes no banquete, é recomendável que se sentem em uma mesa separada, o mais próximo possível dos noivos. Além disso, não devem sentar-se à mesma mesa com os pais: isso fará com que ambos se sintam desconfortáveis ​​e não comam realmente nada.A melhor opção seria acomodá-los ao lado de amigos íntimos dos noivos. Nessa idade, a galera ainda se sente bastante relaxada e a presença de altos funcionários não os incomodará.
  • Os casais divorciados devem sentar-se afastados um do outro e cada um deles deve ser avisado com antecedência sobre a presença do ex-cônjuge no banquete.
  • Os hóspedes que vêm sozinhos não devem ficar ligados a casais ou companhias de velhos amigos. É melhor encontrar essa pessoa como o mesmo interlocutor solitário, o que, no entanto, muitas vezes leva a novos relacionamentos de longa data e, possivelmente, à formação de novos relacionamentos.
  • É melhor sentar-se numa companhia inseparável de colegas de trabalho do lado do cônjuge ao lado da mesma companhia amigável de amigos ou colegas de classe do lado da esposa. Como regra, esses dois grupos encontram rapidamente uma linguagem comum e se divertem muito.
  • Pessoas com temperamento alegre e alegre são recomendadas para alternar à mesa com convidados tímidos e calmos. Caso contrário, em algumas mesas haverá uma tempestade de diversão e, em outras, o banquete corre o risco de se transformar numa refeição silenciosa. Além disso, os interesses e hobbies dos presentes também devem ser levados em consideração.
  • As crianças, se forem mais de três pessoas, devem ser colocadas preferencialmente em mesa separada com alimentos e bebidas adaptados à sua idade. Isso se deve ao fato de que nem todos os convidados estão prontos para serem tocados pela presença de crianças pequenas, e a presença de uma criança aos berros em uma mesa comum pode causar desconforto a muitos dos presentes. Recomenda-se colocar a mesa das crianças longe dos noivos e de aparelhos de som. A última regra é especialmente importante, uma vez que o acompanhamento musical do feriado costuma ser bem alto e pode prejudicar a audição das crianças.
  • É melhor hospedar convidados estrangeiros com pessoas que falem um pouco sua língua nativa ou com convidados que falam inglês.

O assento correto dos convidados ajudará a evitar situações embaraçosas e de conflito e permitirá que você passe as férias em uma atmosfera amigável de amor e diversão.

Para informações sobre como acomodar adequadamente os convidados no casamento, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa