Design e decoração

Opções de design de quarto em tons de azul

Opções de design de quarto em tons de azul
Contente
  1. Recursos de cor
  2. Escolha de tonalidade
  3. Regras de combinação
  4. Estilos
  5. Opções de acabamento
  6. Organização da iluminação
  7. Mobiliário
  8. Elementos de decoração e têxteis
  9. Exemplos de sucesso

A cor do ambiente do quarto também pode ser azul - com a seleção correta de tons e a colocação de realces de cores, essa solução colorida pode ser a melhor no design deste quarto. O azul é considerado uma cor calma que não viola os princípios básicos da conceção do espaço desta divisão - não irritar, não instilar agressão, não entrar em conflito com a função da sala.

Recursos de cor

Os antigos egípcios consideravam o azul a cor do poder divino, entre os cristãos era conhecido como a cor da verdade, no interior essa cor significa filosofar, equilíbrio, aceitação. O azul não pode ser chamado de tom simples, está associado aos elementos (água e céu) e, como o verde, acompanha quase sempre uma pessoa.

A cor tem um efeito especial em nós, por isso nem todos se atrevem a usar uma tal cor no interior.

De acordo com testes psicológicos, as pessoas preferem o azul:

  • confiante e decidido, capaz de resolver diplomaticamente uma situação de conflito;
  • inflexível, com um núcleo interno forte, capaz de análises de alta qualidade;
  • perfeccionistas, propensos à idealização (artistas e filósofos).

    Para as pessoas desse tipo de armazém, o azul pode ser amigável, portanto, no quarto e em outras salas, eles podem optar por um design semelhante.

    Acredita-se que tons de azul-azul na sala suprimem a agressão, reabilitam o equilíbrio mental. Mas se uma pessoa está melancólica e ansiosa, o azul só vai exacerbar essas manifestações: ela é capaz de deprimir e levar a estados depressivos.

    Por isso, em casa você precisa usar na dosagem, diluindo com outras cores.Pode ser escolhido para quartos pequenos, porque visualmente o azul expande o espaço. É aconselhável usar tons claros de azul (azul ou turquesa e azul centáurea) se forem superfícies largas - paredes e tetos.

    Tons escuros e profundos são adequados para organizar acentos.

    Escolha de tonalidade

    Existem 180 tons de azul na paleta Panton... Entre eles estão médios e escuros, claros e opacos, com nuances acinzentadas, esverdeadas e turquesas. Os nomes por si só são impressionantes: cor stargazer, pára-quedas azul, íris escura, hidra, vitoriana, palácio, bagas de lobo ...

    Descrição de tons populares

    • Azul... Os tons de azul celeste e azul acinzentado estão classificados entre os clássicos do design da área de dormir. As cortinas são boas para quartos pequenos e grandes espaços. Eles iluminam visualmente a sala, expandem seus limites. Como um tom adicional para azul, branco leitoso, roxo, bem como cinza, pérola são selecionados. Uma decoração leve com elementos calmos e não irritantes fica bem em tal interior.
    • Azul clássico. Essa cor se revelará perfeitamente em uma sala elegantemente iluminada, onde as cores claras, ao contrário, desapareceriam. Ele enfatiza perfeitamente a geometria, as linhas. Os especialistas recomendam combinar um tom profundo com vazantes quentes para criar aconchego no quarto. Mas uma aliança com o branco neutro ou o azul também será benéfica.
    • Índigo. Esta cor é muito profunda, dominante e suculenta. É adequado para a solução colorida de um quarto moderno. A tonalidade é selecionada para acentuação modular, bem como para coloração ou colagem completa. Como um elemento brilhante, o índigo é usado em salas pequenas. Tem uma boa combinação com o roxo, assim como lilás, bege, verde, pêssego.
    • Turquesa. Um tom democrático, combinado com o branco clássico, com bege, rosa, marrom, azul escuro e outros. O tom é relevante para cada estilo. Os designs nesta cor costumam ser complementados por detalhes elegantes - por exemplo, um belo vaso de chão ou almofadas decorativas brilhantes.
    • Aquamarine... É azul + verde, que muda seu tom sob diferentes condições de iluminação. A sombra azul-marinho será uma boa base para detalhes decorativos - estofamento de móveis, cortinas, almofadas, abajures. O elemento traz originalidade e estilo à disposição da sala.

      Não basta escolher a tonalidade que você mais gosta, é preciso também escolher a "empresa" adequada para ela. Os princípios de combinação de cores exigem respeito.

      Regras de combinação

      A combinação mais comum, reconhecível e bonita é azul + branco. Uma combinação semelhante em uma sala resolve 2 problemas: devido ao branco, o espaço parece aumentar, a segunda cor traz brilho para a sala. A união é orgânica para quartos pequenos. O branco pode ser usado na decoração do teto e o azul nas paredes. O azul na decoração e nos móveis é uma superabundância, o que pode levar ao desânimo, à melancolia.

      Branco e azul são frequentemente usados ​​em estampas e padrões: ziguezagues, losangos, listras náuticas e motivos Gzhel podem parecer muito interessantes no quarto.

      Outras combinações de cores

      • Azul + cinza - um interior elegante, leve e especialmente confortável, no qual é fácil e aconchegante. O ambiente ajuda a relaxar, é adequado para decorar diferentes ambientes, e o quarto está entre eles.
      • Azul + amarelo - um interior arrojado e luminoso. As proporções sugerem mais azul e menos amarelo. O azul frio é combinado com tons quentes de amarelo.
      • Azul + marrom - neutralização do tom frio do azul. Esse interior parece rígido e apresentável. Freqüentemente, a paleta clara do azul torna-se o tom principal do quarto, e o marrom o complementa habilmente.
      • Azul + Bege - frescura combinada com conforto. Via de regra, o bege atua como plano de fundo e o azul se torna um parceiro de sotaque. O quarto será macio e relaxante.

        Essas são as combinações mais bem-sucedidas.As combinações com preto e vermelho exigem muito mais cuidado: essas uniões para o quarto não são consideradas favoráveis.

        Estilos

        Os quartos em tons de azul são característicos de diferentes estilos de interiores.

        • Alta tecnologia... O design moderno ajuda a criar um brilho metálico legal, superfícies lisas de azul e turquesa.
        • Clássico. O estilo enfatiza não só o gosto dos donos do dormitório, mas também a riqueza, e o azul nessa estética ficará bem orgânico.
        • Náutico. Turquesa e água-marinha são indispensáveis ​​para este estilo. O design de quartos neste estilo é apreciado não só pelos meninos, mas também por aqueles que não são indiferentes às paisagens marinhas.
        • Moderno... O estilo exalta a contenção, a austeridade, que habilmente beiram o luxo (mas não pretensioso). Os quartos Art Nouveau, feitos com detalhes em azul, parecem aristocráticos.

          Se você quer um quarto de verdadeiro palácio, uma combinação com a cor dourada é necessária, mas em tal interior o estilo deve ser impecável e sem um único elemento estranho.

          Opções de acabamento

          Se você colar o papel de parede do quarto em uma cor azul, escura e saturada, as paredes podem criar uma impressão deprimente. Portanto, você precisa de uma cor companheira leve e decisiva. Não existe mais branco ideal neste sentido. Rodapés ou molduras brancas largas tornarão as paredes mais lacônicas, decoradas sem um sentido de eufemismo na decoração. Teto branco, cortinas brancas nos móveis e decoração em branco complementam esta solução.

          O piso de um quarto desses também pode ter uma cor quase leitosa (é possível que com um leve efeito de desgaste).

          Outra opção de acabamento mais frequente é papel de parede azul com estampa branca (dourado, bege)... Esta é uma solução de compromisso. Se todos os seus móveis, assim como o piso, são marrom claro ou bege, e você definitivamente deseja colar o papel de parede em azul, procure opções em que haja uma impressão em marrom claro ou bege em um fundo de mirtilo.

          Este esquema de cores organiza o espaço.

          Uma opção ainda mais suave é parede de acento azul. Normalmente, a escolha recai na parede na cabeceira da cama: nesta área, o azul profundo e luxuoso será mais convincente. Se as restantes paredes forem brancas e o quarto for geralmente iluminado, o quarto terá uma atmosfera de frescura, agradável frescura. Esta nem sempre é uma boa opção para quartos do norte, mas é uma boa opção para quartos do sul.

          Organização da iluminação

          Se já desenhou o seu próprio quarto em azul, mas lhe parece sombrio, não desanime - este descuido pode ser corrigido pela competente organização de iluminação. É ótimo se o quarto tiver uma janela grande, uma varanda - isso já resolve parcialmente o problema. Mas como você não pode ficar sem iluminação à noite, a luz artificial deve ser perfeita.

          A iluminação local é um elemento importante no design de quartos... Holofotes, arandelas, luminárias de cabeceira e luminárias de chão permitem recriar aconchego, calor e tranquilidade em um quarto de dormir com a maior precisão possível. A luz suave e difusa deve ser um acompanhamento constante às noites no quarto. Os holofotes são colocados ao longo do tecto ou escondidos nas cornijas que se encontram ao redor do perímetro do quarto. No centro pode pendurar um lustre, mas, como regra, raramente é usado nesta divisão e serve apenas como um elemento decorativo.

          Atrair luminárias com um brilho amarelo quente para o quarto neutraliza a atmosfera fria que o azul pode dar ao quarto.

          Mobiliário

          A opção mais elegante e popular é um quarto azul com móveis brancos. Moderadamente legal, mas muito bonito, aconchegante, o design visualmente perfeito abre com uma combinação de apenas duas cores.

          O que pode ser usado no quarto azul:

          • cama - pode ser branco ou castanho standard com linho branco neve e a mesma colcha / tapete, que se ajusta organicamente ao caso;
          • cômoda - deve ser do mesmo material da penteadeira, estantes ou estantes de flores, se houver no quarto;
          • móveis macios - um pequeno sofá ou poltrona branca ficará bonito em um interior azul e branco, é possível usar uma poltrona marrom ou bege com uma capa de pelúcia ou lã branca;
          • penteadeira - o principal é arranjá-lo de forma que as pessoas adormecidas não se reflitam no seu espelho.

            Móveis brancos são tão bonitos e lacônicos que você não quer se limitar a alguns itens no quarto. Mas ainda deve haver moderação. Se houver uma oportunidade de não colocar um armário no quarto, use-o. Até o guarda-roupa branco mais bonito vai pesar no espaço.

            Elementos de decoração e têxteis

            Se você tem um quarto clássico em azul e branco com apenas o azul ativo na parede central, sinta-se à vontade para introduzir uma terceira cor no design do seu quarto. Por exemplo, às custas de têxteis: uma colcha azul ou água-marinha em uma cama grande ficará bem nesse quarto. Um fundo branco geral, uma parede central de um azul profundo, móveis brancos e uma colcha azul texturizada - todas as três cores farão amigos em tal sistema.

            Às vezes, mais de três cores aparecem no quarto. Muitos têm medo de tal tandem, porque de acordo com as regras, é o trigêmeo de cores que pode dominar a sala (mais cores - menos sabor). Mas há pontos de esclarecimento nesta regra. Por exemplo, um quarto com papel de parede azul ativo também pode ter uma cor cinza que aparece no design (por exemplo, a cor da cama), bem como variações de marrom - um tapete marrom-avermelhado sob a cama, almofadas decorativas de diferentes tons de café e algumas outras manchas de marrom (por exemplo, nas portas de design, pinturas, pisos, etc.).

            Existem mais de três cores no interior, mas a terceira é dividida em tons, então tudo parece harmonioso junto.

            Se você não quer deixar o quarto totalmente azul, mas definitivamente quer ver essa cor no interior, brinque com os tecidos. Cortina de mirtilo ou uma colcha em tom de cobalto, ou ainda um quadro na cabeceira da cama, feito em azul (por exemplo, uma reprodução de Chagall) - e o problema está resolvido.

            Exemplos de sucesso

            Para organizar o seu próprio interior, é útil recorrer a ideias já implementadas. Exemplos de belos quartos podem ser uma referência e ajudar na decisão sobre o design do seu quarto.

            • Uma excelente combinação de azul e branco com uma presença sutil de marrom e preto. Esse tipo de quarto definitivamente não o deprimirá e não parecerá enfadonho.
            • Azul + branco + cinza. Este triplo de cor funciona de forma orgânica e graciosa. Nada supérfluo, nada perturbador, mas muito estiloso e aconchegante.
            • A parede de realce é feita em azul (com uma impressão). Mas isso é o suficiente para que a cor se solte com confiança no interior. A sala parece estar cheia de frescor e frescor matinal de verão.
            • Versão luxuosa com azul profundo e branco "cantando junto" com ele. Preste atenção no lustre chique e nas cortinas coloridas. Design alegre e muito convincente.
            • Quarto camaleão. Substituindo tecidos e pinturas pelos mesmos itens, mas em uma cor diferente, o quarto pode ficar verde-oliva, amarelo, marrom, etc. Não há móveis e decoração azul, mas toda a decoração torna o quarto um azul penetrante.

            No próximo vídeo, veja dicas para escolher o azul no interior.

            sem comentários

            Moda

            a beleza

            casa