Design e decoração

Projeto de quartos pequenos

Projeto de quartos pequenos
Contente
  1. Regras de registro
  2. Como ampliar visualmente o espaço?
  3. Acabamentos e materiais
  4. Opções de disposição de móveis
  5. Iluminação
  6. Tons adequados
  7. Estilos
  8. Idéias de zoneamento
  9. Recomendações
  10. Belos exemplos

Freqüentemente, olhando as páginas de populares design de interiores, o leigo pensa que seria bom fazer algo assim em casa. Ao mesmo tempo, ele dá atenção especial à disposição do quarto. No entanto, não importa o quanto você queira reproduzir exatamente o interior espetacular, isso geralmente é dificultado pela metragem limitada do quarto.

No material deste artigo, tentaremos descobrir as nuances de organizar quartos pequenos e mostrar como você pode adicionar uma atmosfera de conforto doméstico ao seu espaço.

Regras de registro

Não é segredo que muitas vezes, no processo de criação de um interior, cometemos uma série de erros imperdoáveis. Às vezes, até mesmo um deles é capaz de introduzir um desequilíbrio colossal na composição interior. Não levamos em consideração a nuance que nichos e saliências criadas pelo desenvolvedor podem estar localizadas na sala. Freqüentemente, o layout de um quarto em prédios de apartamentos em nosso país é muito incompreensível.

Estas são paredes às vezes chanfradas, largura insuficiente, uma entrada estranha e inconveniente para uma sala com uma largura não superior a 70 cm, uma janela de tamanho pequeno, sua disposição assimétrica na parede e má colocação dos radiadores.

Parece que em tais condições alguém pode desistir. No entanto, se você inicialmente considerar a criação de um interior do ângulo certo, todos são perfeitamente capazes de criar um projeto de design único dentro das melhores tradições de nosso tempo.

Antes de ir à loja em busca de materiais para reparos e arranjos, vale a pena considerar uma série de regras. É importante que as etapas de execução do interior sejam consistentes, pois nem sempre é possível corrigir algo quando a obra já foi concluída.

  • Você precisa começar com uma inspeção visual da sala. Isso permitirá que você determine a posição do móvel, sua forma, tamanho.
  • É necessário observar o lado da saída das janelas: é ela quem vai apontar as prioridades na escolha das soluções de cores para o interior.
  • Depois disso, você precisa andar pela sala com uma fita adesiva e medir distâncias para colocação de móveis, sua localização aproximada.
  • Além disso, constituem esquema-projeto, nos quais delineiam a localização aproximada do móvel principal, indicando suas dimensões e distâncias para a livre circulação no ambiente.
  • Com base no diagrama, selecione o tipo de zoneamento do espaço, da qual dependerá a quantidade de material de revestimento.
  • Determinado com o estilo da sala, que definirá o tipo de revestimento, o desenho do teto, a forma dos móveis e acessórios.
  • O diagrama está marcado acentos de parede, após o que é calculado o montante do revestimento da parede, tendo em conta uma pequena oferta de material para a junção do quadro ou em caso de casamento.
  • Considerando a escolha do material do teto, que irá corresponder ao estilo de interior específico escolhido.
  • Determinado com iluminação e sua colocação, pensando nos locais de iluminação adicional para criar a atmosfera desejada.
  • Com base no tamanho e localização da janela selecione o tipo de cortinas tendo em conta a expansão visual do espaço.
  • Depois que o fundo principal estiver pronto, determinado com mobília, para o qual estudam o sortimento em lojas perto de casa.
  • Realizar colocação levando em consideração as regras de zoneamento e complementar o interior com acessórios elegantes.

Ao elaborar uma composição interior para um pequeno quarto, é necessário levar em consideração idade dos usuários... O interior do quarto para adultos e crianças é diferente, isso se manifesta na escolha de estilo, cor, design. Além disso, o fator subjacente pode ser tipo de moradia.

Às vezes é a arquitetura que não permite escolher o estilo desejado, complicando a sala com vários elementos (por exemplo, uma janela saliente).

Deve-se notar que a decoração em apartamentos e casas particulares é diferente. Por exemplo, um quarto pode estar no sótão e, devido ao espaço limitado, você terá que fazer muito esforço para expandir visualmente e criar o efeito de espaço.

Ao mesmo tempo, o número de móveis também pode variar: para os cônjuges, é preciso mais, para um basta uma cômoda pequena ou uma prateleira de tamanho mínimo.

Como ampliar visualmente o espaço?

As maneiras de aumentar o espaço de uma sala pequena baseiam-se principalmente em seu layout. A forma do quarto pode ser quadrada ou retangular. Se houver peitoril de janela saliente ou mesmo meia janela, é complementado com uma pequena parte saliente, em regra, de forma retangular.

Por vezes, os quartos das casas antigas têm uma disposição em que a parede da entrada é chanfrada, o que reduz a área e torna a divisão extremamente desconfortável.

A primeira coisa que é importante para criar equilíbrio visual é alongamento perspectiva. Por exemplo, você precisa tornar uma sala alongada mais larga e ligeiramente alongar uma quadrada. Isso pode ser feito não apenas organizando os móveis, mas também usando técnicas visuais para expandir o espaço, que funcionam muito bem em cômodos pequenos. Vamos observar as principais técnicas utilizadas pelos profissionais de design de interiores.

  • Escolhendo móveis. Para aumentar a área útil, pode recorrer a diferentes técnicas. Por exemplo, você pode contar com a compactação de móveis e reduzir sua quantidade. Normalmente, quando não há muitos móveis na sala, ela parece ser mais livre. É a liberdade que deve se tornar o critério fundamental para a dosagem dos móveis. Ao mesmo tempo, é selecionado com ênfase máxima em ergonomia e funcionalidade.
  • Usando iluminação. Além disso, você pode aumentar o espaço por meio de ilusões visuais. Isso pode ser feito usando diferentes técnicas. Por exemplo, você pode apostar na iluminação: quanto mais clara a sala, menos rígidos serão seus limites. Ao mesmo tempo, é necessário tornar a luz suave, mas não áspera.

Para expandir visualmente o ambiente, é preferível utilizar dois tipos de iluminação: teto e auxiliar (parede ou piso).

  • Aplicando cores claras. Não devemos esquecer a cor, pois é ele quem pode mudar o espaço. Não é comum usar cores escuras em quartos pequenos. Eles carregam uma percepção negativa do espaço circundante, delineando rigidamente seus limites. Além disso, se você escurecer o teto, a atmosfera no quarto será deprimente. Ao mesmo tempo, as cores não devem se fundir, o jogo de contrastes será a chave para a necessária coloração emocional de qualquer interior.
  • Ampliar visualmente as janelas. Quanto maior a janela da sala, mais clara ela é. Este axioma é conhecido por todos: se houver uma janela muito pequena em uma sala, ela tem todas as chances de parecer pouco atraente e sombria. Cortinas grandes não cabem aqui. Para evitar que a janela pareça pequena, você pode pendurar cortinas compactas modernas nela. Além disso, você pode pendurar cortinas de luz em toda a parede em uma parede com janela.
  • Escolhendo os tecidos certos... Os têxteis para quartos pequenos não devem ser muito densos e pesados. Este tipo de material traz uma certa natureza e limitação ao espaço. A atmosfera de amplitude e leveza é alcançada através do uso de materiais leves e translúcidos. São eles que conseguem ampliar visualmente um pequeno espaço.

Mas você precisa usar os têxteis corretamente: nada muito complicado e pretensioso.

  • Brincando com as cores das estampas. Não é segredo que uma impressão muitas vezes dá ao interior o colorido emocional necessário. Em um espaço pequeno, não deve ser grande e desnecessariamente desajeitado. É assim que você pode criar o efeito visual de aumentar a sala. No entanto, como a filmagem é limitada, não deve haver muitos padrões no interior. Isso pode ser uma parte específica da parede, um destaque em cortinas, roupas de cama, carpete, em um design de teto.
  • Usando as texturas certas. Não pensamos que a textura de qualquer material tenha a capacidade de alterar a percepção do espaço. Isso se aplica à decoração de paredes, materiais de teto e materiais de móveis. Freqüentemente, um brilho acetinado ou até mesmo um tipo de textura espelhada joga a favor do designer, que habilmente usa essas nuances para aumentar aparentemente a área utilizável. Superfícies brilhantes e espelhos fazem isso perfeitamente.
  • Escolha do revestimento de parede correto. Poucos moradores acham que com a ajuda de alguns materiais é possível criar o efeito de quase dobrar o espaço. Por exemplo, você pode alterar a perspectiva com papel de parede de destaque na forma de portas de varanda abertas com vista para o mar. Além do cômodo parecer mais espaçoso, o que significa que será mais confortável, também vai melhorar visualmente, o que é bom para cômodos estreitos.
  • Dispensando acentos. Não importa o quanto você queira decorar o ambiente, a quantidade de acentos terá que ser dosada. Idealmente, um quarto pequeno deve ter um sotaque, mas com algum suporte. Se houver muitos acentos, eles se perderão, sobrecarregando a composição interior. Observe que isso resultará em perda visual de espaço.

Quando há apenas um sotaque, ele desvia a atenção das imperfeições do espaço, incluindo a falta de espaço. A regra se aplica aqui: menos é mais espaçoso.

Acabamentos e materiais

Para decorar um pequeno quarto de forma estética e com bom gosto, você terá que prestar atenção a diferentes aspectos do arranjo. Eles não devem competir entre si, destacar-se no contexto geral.... Caso contrário, será simplesmente difícil para os usuários da sala estarem no quarto.

Piso

Para que o piso não prejudique o projeto geral, alguns materiais devem ser descartados. Por exemplo, os ladrilhos são inaceitáveis, bem como a aplicação complexa do parquet. Em prioridade laminado e linóleo, em que o tipo de textura não deve ser reproduzido em uma impressão complexa. Por exemplo, você não precisa de padrões na forma de ornamentos pretensiosos ou mesmo tapetes, já que o padrão complexo do revestimento do piso não permite que outros detalhes sejam usados ​​no ambiente.

A cor do piso deve ser prática, mas não muito escura. A cor do rodapé pode ser a mesma, mas a tonalidade do revestimento do piso deve ser ligeiramente mais escura do que o acabamento da parede. Se os tons se fundirem, a sala se transformará em uma pequena caixa, o que é ruim para a percepção visual do interior. Não se pode escolher desenhos para um quadro largo para decoração: uma impressão ampla e volumosa de um revestimento em uma pequena sala não parece muito harmoniosa.

Teto

A decoração do teto em uma sala pequena não deve ser muito pomposa e complicada. Além disso, não deve esmagar visualmente a área do teto, razão pela qual as opções de cassete e placas de forro com costura devem ser excluídas da lista de prioridades. As opções que requerem a criação de um quadro de vários níveis também não são adequadas para o design.

Isso encurta a altura das paredes, fazendo com que a sala pareça baixa e opressiva.

Em prioridade filme extensívelparcialmente suplementado drywall. Para a ilusão de aumentar o espaço, você pode escolher painéis com uma textura brilhante ou acetinada. Nesse caso, o grau de refletividade deve ser escolhido não mais do que a média, de forma que, em vez de aumentar o espaço, você não dobre o número de elementos do arranjo. Para não sobrecarregar o interior, é melhor selecionar design sem padrão, deixando o papel de destaque para o revestimento da parede.

Paredes

A percepção geral da sala dependerá da escolha do material para revestimento da parede. Este é um tipo de roupa para dormir, por isso é necessário escolhê-lo corretamente. Você não precisa levar nada denso e grosso para o acabamento: isso leva a uma perda do efeito de volume e amplitude. O papel de parede será um material ideal para decorar as paredes de um pequeno e pequeno quarto.

Em que a textura do material pode ser incomum (por exemplo, sob gesso, gesso, têxteis, tijolo, concreto). Você precisa usar a impressão corretamente. Quanto mais complexo ele for, menos você deixará espaço para expressividade por meio de outros elementos de decoração. Às vezes, um papel de parede parecido com um tijolo com uma moldura de foto fixada na parede parece mais interessante do que flores grandes e um laminado na parede da cabeceira da cama.

Você pode decorar com papel de parede de acento com uma saliência na cabeceira da cama., mas então o resto das paredes terá que ser colado com telas sem impressão. Seja qual for o tipo de design que o leigo escolher, você não pode colar todas as paredes com papel de parede de destaque: isso sobrecarrega o interior. Basta selecionar apenas parte da parede da cabeceira da cama.

Se o acento for em outro lugar, o resto das paredes é colado com papel de parede liso, mas possivelmente texturizado (por exemplo, com ranhuras, textura de trama lisa, sob um tapete fino).

Opções de disposição de móveis

Cada peça de mobília no pequeno quarto está sujeita a uma espécie de controle de rosto. Muitas vezes não há espaço para um guarda-roupa, cômodas e mesas de cabeceira. Dados os diferentes tipos de cômodo, você deve selecionar as opções que não complicarão o layout. Por exemplo, em um caso será um conjunto mínimo de móveis, consistindo em uma cama em um pódio, no qual estão montadas caixas para guardar roupas.

Em outra, há espaço suficiente para a disposição das estantes dos dois lados da cama, uma cômoda para roupas. Se você escolher móveis muito compactos, também pode colocar uma penteadeira com um pequeno espelho no quarto. Para evitar que os móveis ocupem o espaço, sua cor não deve ser escura.... Lembrando a regra "A luz não contorna o espaço", é selecionada no mesmo estilo.

No entanto, não deve haver nada supérfluo na sala. Não há necessidade de fazer do quarto uma aparência de biblioteca ou escritório.Quanto menos móveis ele contiver, mais fácil parecerá sua atmosfera. Por outro lado, a sensação de congestionamento não o deixará relaxar, não importa o quanto você queira.

Quando há muitos móveis em uma sala pequena, ela se parece com um depósito.

Para mobiliar o ambiente da maneira mais racional, é necessário levar em consideração o tipo de layout e a localização das janelas. Ao mesmo tempo, não devemos esquecer que o destaque principal da sala deve ser um lugar para dormir. É ele quem deve prestar atenção especial à seleção dos móveis. Além disso, é preciso ter cuidado ao comprar roupas de cama lindas, pois elas darão ao interior o status desejado.

Se a sala não for apenas muito pequena, mas também estreita, não há necessidade de colocar a cama do outro lado do quarto. Neste caso, deverá ser colocado de forma a não interferir com a inalação para o ambiente. Ao mesmo tempo, muito depende da localização da porta e dos radiadores. Por exemplo, se você quiser, não pode colocar uma cama perto da janela se houver uma bateria sob o parapeito da janela.

Se, durante a reparação, as portas forem ampliadas e feitas em forma de portas de compartimentos, e o quarto for muito pequeno, isso permite colocar uma cama junto à entrada. Para livrar o espaço do peso visual, você pode aumentar o tamanho da abertura da janela. Se a sala também for estreita, você pode construir um nicho com prateleiras perto da parede da cabeceira. Para equilíbrio visual, as prateleiras ou o teto acima delas podem ser equipados com iluminação.

Para usar com eficiência a área útil disponível, uma das paredes pode ser equipada com móveis estreitos embutidos. Ao mesmo tempo, para evitar o efeito de estar no armazém, as cores dos móveis devem ser monocromáticas, claras, e a textura - brilhante. No centro da parede, você pode criar um pequeno nicho com uma largura correspondente à largura da cama. Em que para maximizar o uso da parede acima da cama, você pode construir uma prateleira ou rack.

Os peitoris das janelas nesses quartos podem desempenhar o papel de prateleiras ou mesmo de mesas improvisadas. Eles podem ser usados ​​para a instalação de iluminação auxiliar (por exemplo, uma pequena luminária de chão ou uma luminária de design moderno). Você também pode colocar algumas almofadas decorativas ou flores frescas aqui. Pode ser um belo vaso ou algum tipo de acessório (digamos, uma pequena estatueta).

Se a janela estiver localizada em frente à porta e o quarto permitir que você coloque a cama apenas na horizontal, você poderá fazê-lo. Mas para reduzir o desequilíbrio visual, se possível vale a pena mudar as portas usuais no modelo cupê, aumentando a largura da abertura.

Este sistema não requer espaço para abrir e, portanto, você não pode ter medo de que, ao entrar no quarto, o usuário esbarre em uma cama ou, digamos, em uma mesinha de cabeceira.

Iluminação

Não é segredo que a iluminação traz muito conforto ao interior do quarto. Se estamos no trabalho durante o dia, poucas pessoas se importam se há luz do dia suficiente no quarto. No entanto, nos fins de semana, e mesmo com tempo nublado, você pode descobrir repentinamente que o quarto está escuro e desconfortável. Para que esta situação não se manifeste em toda a sua glória, é importante projetar o tipo de iluminação desejado na fase de elaboração do esquema de projeto.

Você não pode sobrecarregar o teto com um lustre enorme, e até mesmo suspenso... Deve ser dada preferência a modelos de painéis, holofotes ou mesmo spots. Nada muito complicado, pontilhado de decoração, não deveria ser. Mesmo um design moderno na forma de uma lâmpada de aranha sem cortinas ficará mais interessante aqui do que lustres clássicos.

Já os holofotes brilham de forma direcional, de forma que o ambiente seja iluminado de maneira uniforme, então você precisa colocá-los no teto com um degrau igual... Caso o cliente não pretenda utilizar este tipo de iluminação no quarto, pode dar preferência à faixa de LED instalando-a atrás da moldura ou rodapé do tecto.

Ao escolher o número certo de diodos, você pode compensar a falta de iluminação ajustando-o à luz do dia.Para que à noite você possa se sentar na cama com um livro, e a luz do teto não atingir seus olhos, você pode adicionar arandelas ou manchas às paredes.

O tipo de dispositivos de iluminação, como outros elementos do arranjo, deve ser simples, mas ergonômico. Se você deseja iluminação interna, ela pode ser criada por meio de sistemas de tensão usando fibra óptica. As lâmpadas RGB também têm um aspecto único no interior de pequenos quartos, com a ajuda das quais, se desejar, pode criar uma atmosfera íntima nos quartos. Nos quartos das crianças, pode-se brincar com a iluminação na forma de composições inteiras.

Tons adequados

A escolha ideal de soluções de cores para criar luminosidade seria o uso de branco em combinação com tons suaves e um tanto suaves da paleta de cores. O branco é bom para o teto - torna-o mais alto e maior, expande as paredes, suavizando visualmente os limites da sala. Junto com ele, você pode usar prata, bege no interior. Além disso, funciona muito bem com:

  • laticínio;
  • pistache;
  • hortelã branqueada;
  • pêssego;
  • cor de rosa;
  • verde;
  • limão;
  • cinzento;
  • turquesa;
  • arenoso;
  • lenhoso;
  • lavanda.

Para fazer com que o interior pareça mais multifacetado, é aconselhável usar um contraste de 3-4 tons nele. Nesse caso, um vai dominar, o segundo vai amolecê-lo, e os 2 restantes vão trazer brilho e conectar a "base" e o "amaciante".

Quanto ao tom caloroso, tudo vai depender do lado que as janelas do quarto ficam. Por exemplo, se eles estão voltados para o norte, as cores quentes da paleta são necessárias para a decoração. Se a sala estiver voltada para o sul, é melhor escolher cores frias, pois as cores quentes criarão um calor indesejado.

Estilos

A escolha do estilo é considerada uma das etapas difíceis na criação de uma composição interior para um determinado quarto. E o problema aqui pode ser resolvido literalmente por cada centímetro de área útil.

Não há segredos especiais aqui: quanto menor for a sala, mais simples será o design. Por exemplo, simplesmente não será possível dar vida às direções clássicas da estilística: em alguns metros quadrados não há lugar para um lustre maciço com um candelabro, uma cama chique com pernas esculpidas, um teto maciço com estuque e padrões de ouro.

No entanto, você pode escolher como base ramos modernos da estilística, buscando espaço e literalmente impregnados de ar. Este é certamente o estilo escandinavo com seu sabor especial, e minimalismo, que se caracteriza por se livrar de todos os excessos e pelo uso de materiais monocromáticos.

Simplicidade de linhas, papel de parede com uma textura discreta, prateleiras abertas dão ao interior o espaço necessário.

Ao mesmo tempo, o interior pode ter ascetismo, simetria, bem como alguma geometria. Uma solução estilística de sucesso será construtivismo de estilo, a contratação de móveis ergonômicos. Se você tentar, o quarto pode receber um charme especial por meio do estilo Provença com seu desejo por um leve toque vintage. Interior do quarto em Estilo rústico francês tem todas as chances de se tornar harmonioso, mesmo em uma sala pequena.

Quanto ao estilo loft, então você precisa ter cuidado aqui. Não será possível recriá-lo em sua forma pura, pois as cores não o permitem. No entanto, como estilização, parecerá muito apropriado. Por exemplo, uma das paredes pode ser colada com papel de parede semelhante a um tijolo claro, a outra - com papel de parede sem padrão.

Um par de lâmpadas de formato incomum, ostentando falsas comunicações - e o estilo loft está pronto.

Se desejar, em tal sala, você pode incorporar o estilo alta tecnologia. Para que o interior tenha uma aparência impressionante, não se deve esquecer os acessórios e texturas modernas, pois esse estilo é bastante exigente com ninharias. Infelizmente, é difícil recriar orientações estilísticas étnicas em quartos pequenos e, portanto, é melhor recusar os estilos árabes ou marroquinos.

Idéias de zoneamento

O zoneamento de um quarto pequeno é complicado pela falta de espaço utilizável para cada área funcional. E ainda permite que você introduza uma organização discreta no espaço. Isso pode ser feito através de:

  • o uso de dispositivos de iluminação (com iluminação adicional de leito para leitura);
  • o uso de um tipo separado de revestimento de piso (relevante para salas combinadas);
  • colocação bem sucedida de acentos, destacando um local de dormir (mais frequentemente na cabeceira ou destacando uma das paredes);
  • dividir o espaço com divisórias de móveis (por exemplo, separar a ilha do quarto da sala de estar em um quarto em plano aberto ou em um quarto combinado com uma loggia);
  • a separação condicional do cais e do peitoril da janela saliente por meio de um biombo de tecido (criando um ambiente de descontração).

Recomendações

Ao considerar os detalhes do reparo, é necessário levar em consideração mais algumas recomendações às quais os profissionais de design de interiores prestem atenção.

  • Apesar da grande variedade de móveis conversíveis, escolha uma cama que não precise ser colocada à noite todas as vezes. Esses móveis não ficarão entediados rapidamente.
  • Se você usar cores escuras ou brilhantes no design da sala, dilua-as com o branco. Não tendo nenhuma coloração emocional própria, suaviza perfeitamente qualquer cor emocional.
  • Ao escolher uma decoração de parede, é melhor não economizar dinheiro: se o dinheiro permitir, compre papel de parede emparelhado com um metro de largura. Isso evita o incômodo de combinar a cor de um rolo com o outro.
  • Não "mate" o interior com abundância de texturas amadeiradas. Isso transforma um pequeno quarto em uma caixa de madeira ou sauna a vapor.
  • Se houver muita falta de espaço no chão, use sistemas de armazenamento de parede para colocar roupas e outras coisas.
  • Se o quarto for alongado, você pode colocar uma TV na frente da cama, mas não aceite um modelo com uma tela muito grande.
    • Em um quarto duplo, a quantidade de caixas deve ser suficiente para guardar os pertences de ambos os usuários.
    • A atmosfera elegante é baseada em pensamentos extraordinários. Se a sua fantasia é justa, você pode escolher um projeto de design adequado na imensidão da World Wide Web, ajustando-o às características do seu quarto.
    • Não há necessidade de regar a sala com acentos e aparelhos incomuns. Mesmo os acessórios comuns parecem mais expressivos quando não há nada complicado ao redor.

    Belos exemplos

    Oferecemos 12 ideias de design de sucesso para decorar quartos pequenos.

    • Uma opção espetacular e inusitada de arranjar um dormitório com a criação de uma cama pódio equipada com gavetas espaçosas.
    • O interior em tons neutros é permeado de luz, tudo aqui é simples e de bom gosto.
    • O desenho do quarto em estilo moderno para um jovem casal, a presença de ganchos para as roupas e um meio-fio para as pequenas coisas tornam o quarto mais hospitaleiro.
    • Um exemplo de quarto com espelho em uma sala estreita, a dosagem de acentos e o uso de tecidos com textura brilhante.
    • Quarto elegante com contrastes brilhantes e provocações de design em forma de parede escura, jogado com uma cortina branca translúcida.
    • Um projeto de design usando um esquema de cores especial, tons de fundo branco e um tipo de iluminação incomum.
    • Um exemplo de um projeto de quarto original em azul claro com contraste de branco.
    • Um projecto espectacular no espírito de um loft com uma disposição racional de uma janela para uma área de lazer.
    • Disposição de divisão em perspectiva chanfrada, interior em tons de branco e castanho.
    • Um exemplo de como organizar um quarto em um cômodo combinado com uma sala de estar, usando lâmpadas idênticas e um esquema de cores único.
    • Ampliação do quarto devido à loggia, efeito de ampliação visual do espaço.
    • Desenho dos quartos com acesso à varanda, utilização de caixotes suspensos, focos e portas de correr.

    Uma visão geral do interior de um pequeno quarto antes e depois da reforma, veja abaixo.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa