Design e decoração

Quarto preto: uma escolha de fones de ouvido, papéis de parede e cortinas

Quarto preto: uma escolha de fones de ouvido, papéis de parede e cortinas
Contente
  1. Características de cor no interior
  2. Regras de combinação
  3. Estilos
  4. Opções de acabamento
  5. Seleção de móveis
  6. Organização da iluminação
  7. Têxteis e elementos decorativos
  8. Exemplos de sucesso

A ideia de decorar um quarto em cores pretas provavelmente parecerá estranha para muitos ou simplesmente inaceitável para sua própria casa. Isso não é surpreendente, porque nem todo mundo tem associações muito engraçadas com essa cor - esse esquema de cores é considerado depressivo, desarmônico e deprimente. No entanto, ele pode ser usado com sucesso em design de interiores - isso será discutido em nosso artigo.

Características de cor no interior

Na maioria das vezes, os quartos são decorados em tons pastéis, delicados ou brancos, portanto, muitos acharão a cor preta no interior completamente inaceitável. Mas não seja tão categórico - o preto é tradicionalmente considerado a personificação da noite, criando uma atmosfera misteriosa, um tanto misteriosa e mística. É por isso que os interiores dos quartos decorados com esta cor são considerados modernos e até chocantes. O desenho dos quartos na cor preta tem uma profundidade especial, sendo a cor mais utilizada como tom dominante., em que detalhes acentuados de outros tons são colocados, e a decoração da sala em um fundo preto sempre parece impressionante.

    A propósito, muitos designers não aconselham o uso de tons escuros na sala, porque acreditam que eles reduzem visualmente o espaço. Essa regra não funciona com a cor preta - mesmo um cômodo pequeno aumenta visualmente, e seus habitantes têm uma sensação de infinito, semelhante ao que ocorre quando se olha para o céu estrelado, principalmente se for usada uma versão brilhante da sombra.

    Essa cor é a que melhor combina com o estilo glamoroso, em combinação com o roxo e o vermelho, o efeito acaba sendo boêmio, e se intensifica muitas vezes quando além dele há elementos decorativos metálicos com superfícies brilhantes.

    Este esquema de cores será uma opção ideal para pessoas que estão familiarizadas com o conceito de insônia em primeira mão. O preto escurece a sala, mesmo que as janelas estejam voltadas para o lado ensolarado ou para uma rua bem iluminada à noitealém disso, a própria sombra prepara as pessoas para um sono profundo.

    No entanto, os tons de preto no quarto não são adequados para todas as pessoas. Para indivíduos com uma boa organização mental, propensos à depressão e alterações de humor frequentes, esta cor não será a melhor opção para decorar uma área de lazer - aumentará a sensação de ansiedade e uma diminuição acentuada da vitalidade.

    Por favor, note que este esquema de cores não é recomendado para decorar quartos localizados nas direções norte e noroeste... Esta cor é considerada fria, portanto requer "isolamento" adicional - isso é conseguido por uma iluminação suave, a seleção de texturas harmoniosas e companheiros de tons.

    Regras de combinação

    A tonalidade preta é considerada universal, mas em quartos pequenos é melhor usá-la acentuada. A solução ideal seria uma combinação de vários tons, em que apenas uma ou duas superfícies (parede, teto ou piso) são formadas na cor preta.

      Acredita-se que esse esquema de cores esteja perfeitamente combinado com quaisquer outras tonalidades, ao mesmo tempo, nem todas as cores podem se tornar uma “parceira” de sucesso para o preto - a combinação de algumas tonalidades costuma causar uma sensação de irritação e associação com eventos negativos. Ao escolher um conceito de design de quarto em preto, você deve seguir as recomendações dos designers.

      • Uma combinação de preto e branco é considerada um clássico - este conjunto é apropriado para um quarto de estilo clássico e um interior ultramoderno.
      • O preto, complementado por notas douradas, parece harmonioso em quartos luxuosos, onde cria uma atmosfera majestosa solene.
      • Mas a combinação do preto com tons de cinza, verde, azul e marrom seria uma má decisão. Se está determinado a utilizar estas cores particulares, então é melhor levar as suas variações branqueadas, a saber: motivos pastel, azul ou verde claro.
      • O mesmo se aplica aos tons ativos da paleta de cores: amarelo, laranja ou vermelho - eles podem ser introduzidos em interiores pretos apenas como acentos.

      Estilos

      Para o quarto, o preto é usado em diferentes estilos.

      Noir

      Esta decoração é inspirada no cinema a preto e branco dos anos 50 do século passado. Sua característica é que parece irradiar resignação ao destino, fatalismo e, à primeira vista, dá a impressão de estar deprimido, como se não houvesse um único tom positivo. Porém, na hora de decorar os interiores de um quarto, o negativo dos tons de preto costuma se diluir nos tons de branco, lilás, amarelo, dourado e prata. Em que o preto geralmente representa até 80-90%, dominando completamente a paleta de cores da área de recreação - concordo, isso é bastante.

      Neobarroco

      A principal característica deste estilo é a utilização dos materiais mais modernos: cromo, tecidos caros, plástico, couro, vidro, que se apresentam no interior na forma de formas graciosas, revestimentos brilhantes e linhas suaves com a decoração obrigatória com brilhantes detalhes. Todos eles estão claramente entrelaçados com o preto, e o resultado desse design é muito elegante.

      Normalmente, materiais naturais caros são usados ​​em tais instalações, por exemplo, mármore, travertino e madeira valiosa.Assim, revestimentos chiques, luxuosos, opulentos e ultramodernos combinam-se intimamente no interior, formando uma combinação muito harmoniosa.

      gótico

      É improvável que um quarto em estilo gótico, e mesmo projetado em tons de preto, deixe os fãs indiferentes dos contos de fadas americanos e das histórias medievais. Gótico se distingue por uma combinação de misticismo e aristocracia sutil e refinadaalém disso, é a cor preta que contribui de várias maneiras para a criação da impressão desejada. Esses quartos geralmente envolvem o uso de uma parafernália cara - móveis antigos, vitrais e pinturas.

      Tenha em mente que o estilo gótico requer espaço e grandes janelas - isso até certo ponto compensa a decoração do quarto em tons de preto.

      Opções de acabamento

      Ao decorar uma sala em tons de preto, você pode usar uma grande variedade de combinações de texturas. Os designers recomendam ficar em uma das seguintes opções:

      • papel de parede em relevo com um esquema de cores predominantemente preto;
      • superfície de madeira de ébano com textura natural;
      • pedra ou alvenaria em preto;
      • o uso de gesso decorativo como um toque elegante;
      • superfícies feitas de couro e pele.

      Para enfatizar a profundidade e o luxo do preto, ao mesmo tempo que avivam e iluminam o ambiente, recomenda-se dar preferência a superfícies lustrosas polidas - móveis ou fluxo de tensão, que, ao contrário dos estereótipos prevalecentes, aumentam significativamente o ambiente , torne-o mais espaçoso e alto.

      Seleção de móveis

      Ao decorar um quarto de preto, muitas pessoas se deparam com uma questão natural - que cor deve colocar a mobília em tal cômodo, se faz sentido comprar um guarda-roupa preto, uma cama da cor da noite ou mesinhas de cabeceira em ébano. Não há uma resposta inequívoca para essa pergunta, muito depende do que vai envolver esses objetos. Em interiores pretos, os móveis brancos ficarão bastante elegantes e, ao contrário, se as paredes tiverem acabamentos em motivos brancos, é melhor escolher os móveis pretos que combinam com o teto e o piso.

      Dependendo do estilo e design do quarto, você pode escolher várias opções em outros tons. - o principal é que complementam harmoniosamente o espaço envolvente. A regra básica aqui é que os móveis devem ter cores diferentes das paredes. É o jogo de contrastes que permite obter aquela impressão duradoura que um quarto preto produz.

      Organização da iluminação

      Ao decorar uma área de lazer com uma cor escura é extremamente importante pensar corretamente no sistema de iluminação artificial. O fato é que o preto absorve a luz do sol, e se você pendurar um único lustre ou luz noturna, terá cantos escuros e apagados, e isso deve ser evitado de todas as maneiras possíveis, pois irão ocultar e reduzir visualmente o espaço. A melhor solução seria organizar a iluminação em todo o perímetro.

      Ao usar preto como fundo de base, é importante enfatizar o estilo e a decoração das luminárias. Por exemplo, você pode pendurar lustres ou lâmpadas de design, caso em que se tornarão um verdadeiro destaque do interior, já que a cor preta tem a propriedade de realçar o brilho das partes cromadas e de vidro. Dependendo do estilo do quarto, você pode escolher um espectro quente ou frio de iluminação artificial: para preencher o espaço com notas quentes, eles usam lâmpadas amarelas, e para dar tons frios eles preferem tons de prata que ficarão espetaculares no minimalista interiores.

      Têxteis e elementos decorativos

      Para os quartos em interior onde predomina um tom escuro, deve haver certamente detalhes contrastantes que ficarão espetaculares contra um fundo preto - só assim será possível enfatizar o luxo do ambiente, caso contrário, a área de lazer terá uma impressão sombria.

      Contra o fundo preto, pinturas com molduras douradas entalhadas, bem como painéis de cores vivas, parecem requintadas. Estatuetas brancas ou douradas, vasos e outros itens decorativos podem ser uma adição espetacular. Uma boa solução seria colocar um tapete claro no chão, além de um espelho - pode-se escolher um modelo de piso grande, ou optar por um armário e uma cômoda com acabamento espelhado.

      Elementos abstratos de gesso cartonado fixados nas paredes ou teto ficam espetaculares em quartos negros - eles causam uma impressão especialmente forte com a retroiluminação LED.

      O brilho, como já dissemos, aumenta visualmente o espaço da sala.mas as superfícies lisas podem tornar uma sala vazia e sem alma. Para evitar esse efeito, é imprescindível o uso de elementos mais texturizados na decoração do quarto - cobertores, travesseiros, cortinas, tule, cortinas e outros tecidos. Com a combinação certa de detalhes, uma combinação muito expressiva e ousada pode ser alcançada sem medo de tentar o preto como cor dominante no interior.

      Exemplos de sucesso

      O preto é verdadeiramente versátil. Se você olhar as fotos dos interiores, vai perceber que cada um deles é diferente do outro - eles podem ser misteriosos, luxuosos, misteriosos e até provocantes.

      A cor preta por si só em um espaço residencial como um tom independente não pode existir, ela é necessariamente complementada com outros tons contrastantes que se destacam intensamente contra um fundo escuro.

      O tandem de preto e branco é considerado um clássico do gênero. - esta combinação foi e continua a ser uma das mais solicitadas pela possibilidade de ser utilizada em qualquer estilo: clássico, moderno, hi-tech.

      A combinação de preto e dourado não parece menos impressionante. Neste caso, o último é usado para criar toques de estilo que dão ao quarto uma aparência luxuosa e cara.

      Os elementos vermelhos no quarto preto criarão uma atmosfera de paixão, enquanto os tons de amarelo e laranja darão ao interior algo positivo.

      sem comentários

      Moda

      a beleza

      casa