Design e decoração

Nicho no quarto: características de seleção, instalação e design

Nicho no quarto: características de seleção, instalação e design
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Variedades de elementos
  3. Soluções e nuances práticas básicas
  4. Estilos

Nem todos os proprietários de apartamentos podem desfrutar de uma área com proporções ideais e geometria racional. Moradias com imperfeições cosméticas são bastante comuns. A solução é usar estruturas de drywall, mas é importante corrigi-las.

Peculiaridades

Disfarçar imperfeições com nichos no quarto é muito praticado. Muitos acreditam que isso só vai estragar a sala. No entanto, designers experientes sabem que drywall, com uso habilidoso, pode não só mascarar os pontos fracos, mas também tornar o ambiente mais original... Muitas vezes, graças aos nichos artificiais, é possível decorar o espaço interior, eles são usados ​​mesmo na ausência de imperfeições visuais.

Variedades de elementos

O design de um nicho no quarto pode ser muito diversificado. Graças a ele, você pode alcançar uma sensação de profundidade misteriosa, aumentando externamente o espaço.

Muitas pessoas praticam TV embutida e colocação na cama. É comum dividir os nichos em dois tipos - profundos e decorativos.

O design dos recessos é projetado principalmente para mascarar as imperfeições da sala.

Eles são montados acima da cama ou ligeiramente afastados do beliche. Como a profundidade é grande o suficiente, você pode aplicar esses elementos como:

  • Criados-mudos;

  • grandes prateleiras para lembranças e figuras decorativas;

  • lâmpada de mesa.

As prateleiras são frequentemente colocadas no interior, o que permitirá equipar racks completos que não absorvem o espaço livre da sala.

A iluminação adicional é praticada usando lâmpadas de foco ou tiras de LED.Esta solução é perfeita para salas de zoneamento.

Os elementos decorativos mais profundos do interior são frequentemente equipados com estruturas complexas:

  • estantes de livros;

  • camas;

  • cantos de trabalho completos (escritórios).

A variedade decorativa de nichos é muito mais diversa. Basicamente, sua profundidade não é grande. Normalmente eles decoram o espaço atrás da cabeceira da cama. Às vezes, em estruturas decorativas, fazem prateleiras de tamanho médio para caixões ou porta-retratos. Mas o objetivo principal é definir o tom de toda a sala.

Nesse caso, eles são usados ​​como um elemento decorativo brilhante:

  • gesso especial;

  • papel fotográfico;

  • outros acabamentos de aparência incomum.

Mesmo na ausência de reivindicações especiais, é imperativo o uso de soluções decorativas. O mais simples deles acaba sendo uma coloração com uma cor contrastante. Um recesso não muito grande é freqüentemente usado para expandir a sala com técnicas estéticas especiais.

Para isso, espelhos ou alguns outros elementos reflexivos são montados.

Os nichos podem ser usados ​​não só para a cama, mas também para a TV. Nesse caso, eles são colocados em frente ao berço. Normalmente, a TV é pendurada na parede e o recesso é usado como moldura decorativa. Iluminação pode ser usada (embora não seja necessária). Os entalhes ajudam a melhorar a aparência da sala, não apenas devido às propriedades estéticas especiais, mas também devido ao mascaramento:

  • consoles de jogos;

  • Fiação elétrica;

  • cabos;

  • receptores.

Às vezes, telas dobráveis ​​são usadas para camuflar várias técnicas.

Neste caso, a superfície de uma parede regular é simulada. Há uma série de boas razões para usar nichos de gesso cartonado no quarto.

O GCR é mais conveniente do que a maioria dos outros materiais, porque permite construir elementos de formas arbitrárias. Sua complexidade pode variar muito. O nicho de gesso cartonado pode ser adicionalmente acabado de qualquer maneira conveniente e até mesmo uma arandela completa pode ser pendurada nele.

Além disso, a instalação de estruturas de gesso cartonado é atrativa:

  • acessibilidade;

  • conclusão rápida do trabalho;

  • segurança ambiental e sanitária de estruturas acabadas;

  • a possibilidade de usar impregnações especiais à prova de fogo.

Soluções e nuances práticas básicas

Na maioria dos casos, cores contrastantes e ornamentos fora do padrão são usados ​​para destacar o elemento criado. Mas, ao mesmo tempo, é importante lembrar que o mesmo arco de um apartamento de um cômodo deve combinar-se harmoniosamente com a decoração de todo o cômodo ou com elementos decorativos. Uma cor excessivamente escura contra o fundo de uma parede de quarto cinza claro é inaceitável. Esta etapa cria um efeito de "buraco negro". Considerando essa sutileza, todas as outras soluções de design podem ser usadas sem obstáculos.

Em particular, é bastante apropriado transformar um projeto já formado com a ajuda de um nicho embutido.

Ele vai adicionar um toque moderno, mesmo quando o estilo antigo é usado.

Uma qualidade muito útil em alguns casos é a retenção de calor, que é útil quando uma reentrância é instalada na parede externa da casa. A aplicação prática de um nicho é diretamente influenciada por seu tamanho. Em uma estrutura de médio porte, você pode colocar livros e lembranças nas estantes; se o tamanho for maior, pode colocar um guarda-roupa aí.

Em alguns casos, os nichos podem servir como sistemas de armazenamento de contêineres. Para isso, todas as camadas são equipadas com portas ou gavetas extraíveis. Tal design permite que você armazene pequenas coisas:

  • artesanato;

  • cosméticos;

  • jóia;

  • artigos de higiene;

  • roupas pequenas.

Os nichos de moldura são úteis como enquadramento de fotografias, arandelas e outros itens de interior.

Um grande entalhe alongado é geralmente localizado ao longo da cabeceira da cama. Neste caso, prateleiras largas são montadas para substituir a mesa de cabeceira.

Outra opção é construir acessórios. Podem ser uma alternativa aos candeeiros de chão, de mesa e de parede.

Designers experientes costumam recorrer a transições suaves entre nichos e tetos de vários níveis. A combinação com partições e prateleiras de várias camadas também pode ser praticada. Outra opção é colocar camas transformáveis ​​no recesso. Esse movimento de design é conhecido desde o século 15. Para uma melhor camuflagem, cortinas ou dosséis são usados ​​adicionalmente.

No quarto das crianças, um grande nicho é utilizado para a instalação de beliches. A pedido dos proprietários, a camada inferior se transforma em uma área de trabalho.

Estilos

O estilo clássico vai bem com nichos de portal, que têm um topo arredondado e uma parede traseira especial. Para tornar o edifício mais luxuoso, muitas vezes é emoldurado com bordas, reproduzindo molduras de estuque ou baguetes de madeira.

Mas é preciso levar em conta essa nuance - a moldura decorativa ocupa muito espaço. É indesejável colocar esses nichos uns sobre os outros. Seria muito mais correto posicioná-los de maneira simétrica em relação à cama ou à TV.

Quanto aos nichos em forma de retângulo e quadrado, trata-se antes de uma solução para um interior moderno.

Essas estruturas podem ser de qualquer tamanho. O arranjo de várias maneiras também é permitido:

  • verticalmente;

  • horizontalmente;

  • caótico;

  • simétrico;

  • diagonalmente;

  • em uma única cópia para toda a sala.

Freqüentemente, entalhes rasos são colocados em todas as paredes de uma sala. No entanto, devem acompanhar 1 ou 2 itens decorativos. Uma técnica estética importante é a iluminação interior de um grande número de nichos.

Com um conceito bem pensado, irá substituir o lustre principal do quarto ou complementá-lo.

Das soluções que ampliam visualmente o espaço, as listras estão em alta. Quando eles são orientados verticalmente, é como se o teto estivesse sendo levantado. Ao usar um padrão horizontal, as paredes se afastam. Entre os papéis de parede de fotos, os designers recomendam escolher o seguinte:

  • com vistas noturnas e noturnas;

  • com paisagens calmas;

  • com desenhos abstratos.

Não deve haver muitas cores brilhantes no quarto. Isso só vai prejudicar seu descanso e interromper seu sono noturno. Além do nicho de contraste clássico, outras opções podem ser usadas:

  • um tom mais escuro ou mais claro que a parte principal da parede;

  • na cor da própria parede;

  • colorir para combinar com o conjunto de móveis ou decoração.

O nicho fica muito bom, acabado com o mesmo padrão da parede principal e pintado na cor das cortinas.

Isso dá a impressão de que apareceu uma janela adicional no quarto. Alguns designers aconselham o uso do entalhe como um substituto para sua cabeceira normal.

Para isso, é coberto com um pano macio, pintado da mesma forma que os móveis. Cores frias devem ser usadas com cautela porque muitas vezes criam uma sensação opressora.

Uma cor particularmente clara costuma ser muito enfadonha. Nesse caso, você pode diluir a tonalidade do nicho com uma tonalidade espessa. Você só precisa encaixá-lo corretamente no conceito geral de cores. Quando há muitos nichos e eles estão uniformemente espaçados ao redor da sala, é permitido pintar cada um deles em um tom especial. Como você pode entender facilmente, existem várias opções - você apenas precisa escolher a melhor para você.

Para a instalação de um nicho de drywall, veja abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa