Design e decoração

Design de interiores do quarto em tons de marrom

Design de interiores do quarto em tons de marrom
Contente
  1. Recursos de cor
  2. Combinações
  3. Estilos
  4. Opções de acabamento
  5. Organização da iluminação
  6. Seleção de móveis
  7. Têxteis e elementos decorativos
  8. Exemplos de sucesso

Um quarto em tons de marrom é uma opção comum, popular, mas nem sempre bem-sucedida. Não porque seja difícil desenhar com essas cores, mas porque é difícil ir além das soluções usuais. A cor é composta por dezenas de tons, oferece muitas combinações que permitem criar uma variedade de efeitos. De uma paleta de marrom entediante, você pode chegar a um conceito elegante, moderno e muito moderno em uma paleta de chocolate. E para isso você precisa começar com a teoria.

Recursos de cor

Tradicionalmente, o marrom é considerado uma cor forte e rica em energia. Mas, no entanto, é inferior ao preto, vermelho e branco nesta força, é mais informal. Esta cor é perfeita para um homem no quarto: é uma cor realmente masculina que o prepara para relaxar e reiniciar. Mas uma mulher também se sentirá confortável em um quarto marrom se os destaques forem colocados corretamente nele. O marrom é a cor dos conservadores: contenção, lentidão, calma podem ser considerados sinônimos. A boa qualidade da cor é que ela é capaz de incutir segurança. Está provado que em uma sala decorada com este esquema de cores, a pessoa se sente protegida.

O marrom é a cor da terra e, portanto, está associado à solidez e confiabilidade. Até a frase “fique firme no chão” tem a mesma conotação: segurança e confiabilidade. Talvez seja por isso que o marrom é tantas vezes a cor preferida para quartos.

Combinações

Se combinar o castanho com outros tons naturais, o quarto terá um aspecto fresco e elegante.Mas existem muitos tons de marrom, porque não existem dicas universais sobre compatibilidade de cores, é preciso levar em consideração um tom específico, etc. As combinações mais populares:

  • bege / areia + marrom rico - eles estão quase sempre combinados, adequados para pessoas que sofrem de insônia e distúrbios psicoemocionais;
  • bege + chocolate amargo + toques verdes - o cenário ideal para um estado de espírito anti-stress;
  • tons claros e aconchegantes de marrom criam uma atmosfera de relaxamento, aconchego e segurança.

E agora sobre como decorar o interior em combinações menos familiares. Tons de chocolate intensos combinam bem com branco, azul, areia, bege e também com cinza na presença de um subtom azul. A paleta cinza funciona bem com verdes, laranjas e corais. A cor castanho-avermelhada vai fazer amizade com o damasco, o verde claro, a mostarda. O marrom clássico está em harmonia com o verde claro, branco, turquesa, verde.

Móveis que aparecem no contexto de tal quarto merecem uma menção separada. Tente escolher combinações estáveis ​​ou até mesmo móveis do mesmo tipo (por exemplo, estritamente de nogueira ou wengué). Você pode combinar wengé e cacau, permitindo uma terceira cor de destaque no conceito de cor. A combinação correta de cores de móveis proporciona rigor e percepção emocionalmente correta. A sala, onde o azul se combina com o ouro e os móveis em diferentes tons de marrom, parece desajeitada, o que pode ser chamado de design fora de sincronia.

Estilos

O castanho é uma das cores mais férteis para os designers. Como a maioria dos móveis é produzida neste esquema de cores, os estilos apropriados para esses móveis são variados. Por exemplo, o marrom criará raízes perfeitamente nos estilos a seguir.

  • Escandinavo. Aqueles que consideram o estilo Scandi sinônimo de branco e cinza estão enganados. A mobília nele é muitas vezes da faixa marrom, especialmente no quarto. Se você quer estar na moda, dê uma olhada nos guarda-roupas, cômodas, escrivaninhas e penteadeiras no estilo dos anos 60/70. Isso é relevante agora. E se você tiver uma mesa velha soviética em uma cor marrom nobre (possivelmente mogno) com polimento e arredondamento, não esconda. Tudo isso está voltando à moda e se tornando tendência.
  • Provence. A Provença é uma ode à natureza, naturalidade, beleza da mudança das estações, vida simples fora da metrópole. E neste estilo a cor da terra está sempre presente, que se encontra no desenho de superfícies (pisos e paredes), móveis (cama, guarda-roupa, mesa).
  • País. O estilo rústico também é impossível de imaginar sem marrom. A saturação de cores pode ser diferente, mas a escala bege e marrom será a base do estilo.
  • Ethno. Por exemplo, um quarto quente de estilo africano não pode ficar sem areia e marrom claro.

A cor pode ser aplicada a estilos diferentes, a menos que o techno e o hi-tech tentem evitá-lo (mas também há exceções aqui).

Opções de acabamento

Paredes, chão, teto - antes mesmo do início da reforma, os proprietários sabem exatamente como será essa trindade. O teto não costuma ser marrom, mas as paredes e o piso dessa cor são uma solução popular. Muitas vezes é um papel de parede bege com uma impressão marrom, que, ao que parece os proprietários, é adequado para tudo. Mas outra solução é mais interessante, quando não há marrom no acabamento, é apenas nos acessórios e têxteis. Por exemplo, você tem um quarto verde: um teto com um tom verde-oliva suave, um piso de um tom semelhante, papel de parede verde. Mas a mobília de um quarto assim pode ser escolhida nas cores de nogueira ou wengué. Digamos que a variante da cor de transição da mobília (do oliva à nogueira), mas a colcha, as cortinas e os travesseiros podem ser de um tom marrom profundo.

Organização da iluminação

Depende da tonalidade da cor principal. Quanto mais escuro o quarto ficar, mais luz deve estar nele. Muitos proprietários fazem propositalmente um quarto às escuras, já que somente nessas paredes eles podem dormir completamente. Mesmo assim, você precisa deixar a chance de uma leitura confortável, bordar ou até mesmo se comunicar com uma pessoa querida em um quarto tão escuro. Se você não gosta de luz central, coloque uma luminária de chão bem forte ao lado da cama. De forma que as luzes não fiquem completamente abafadas, de modo que o raio de iluminação seja bastante grande.

Você pode colocar uma lâmpada de bom brilho na penteadeira. Ou você pode até encomendar uma penteadeira com iluminação forte e de alta qualidade. Isso não perturbará o humor geral da sala. Existem muitas lâmpadas à venda hoje com vários efeitos: overflows, play e mudança de cor, a capacidade de ajustar o brilho. Se você puder aproveitar a energia da luz, relaxar e sintonizar-se com ela, essa aquisição pode ser benéfica.

Seleção de móveis

Um quarto marrom pode acomodar mobília branca de forma convincente. Por exemplo, uma cama branca com cabeceira estofada em um quarto de chicória seria ótimo. Mas, para isso, cubra pelo menos uma parede (por exemplo, a que tem a janela) com papel de parede na cor de café com leite. O branco deve estar em outro lugar - nos rodapés ou molduras, na mesa de cabeceira ou nas pinturas nas paredes. Adequado para quarto marrom:

  • camas e fones de ouvido na cor grafite - se você adivinhar com a temperatura da cor, escolher tons de marrom e grafite que sejam próximos nesse sentido, a combinação terá muito sucesso, chique e aconchegante;
  • diferentes tipos de mesinhas de cabeceira - podem ser de uma cor diferente da cama, cair fora do conjunto geral - por exemplo, uma água-marinha ou meio-fio azul em um quarto marrom pode parecer ótimo (mas encontre um parceiro azul - na forma de travesseiros ou um baú decorativo, tapete);
  • sofás bege com um estampado que repete a cor do papel de parede - se o sofá é mesmo necessário na sala e não vai sobrecarregá-lo.

Os móveis não precisam ser da mesma cor. Mas cada peça de mobiliário em termos de cor deve ter uma companheira no interior.

Têxteis e elementos decorativos

Aqueles que não podem pagar uma renovação radical ainda podem transformar o quarto apenas com acessórios e tecidos. Por exemplo, tire e troque as cortinas: às vezes basta para que o quarto adquira um novo "rosto". As nuances do quarto marrom são as seguintes.

  • Têxtil. Se o quarto for do lado sul, há textura nos móveis e no papel de parede (lã, veludo, opções tipo camurça), tente não exagerar com esse tema quente dos têxteis. Por causa disso, a sala parecerá abafada, empoeirada. Têxteis lisos e “frios” ficam bem no quarto do sul.
  • Cortinas Se você pendurar cortinas marrons com motivos africanos em um quarto neutro (branco, bege), o ambiente ficará repleto de calor e dinâmica. Se você pendurar cortinas marrons com uma estampa em forma de anéis brancos, poderá "fazer amizade" com elas com um tapete branco.
  • Quadro. Não deve estar fora do intervalo geral. Tanto as paisagens clássicas quanto as reproduções icônicas são boas. Por exemplo, em um quarto cor de canela com detalhes em mostarda, uma reprodução dos girassóis de Van Gogh pode parecer boa.
  • Vasos. Os vasos de chão muitas vezes servem como ponte de transição no interior, são maneiras de "fazer amigos" 2 cores, remover a sensação de vazio, etc. Vasos de chocolate amargo em um quarto bege podem estar em harmonia com pinturas em molduras de chocolate amargo em as paredes ou com cortinas do mesmo tom ...

Quanto mais exemplos de interiores você olha, mais padrões de design você nota. Portanto, caminhamos da teoria para a prática.

Exemplos de sucesso

Vamos parar sobre 5 opções versáteis de quarto marrom.

  • A foto não é o menor quarto, embora tudo isso seja um efeito visual. A combinação certa de tons de marrom faz com que um quarto padrão pareça maior. E como o interior se revelou nobre, como o design foi sutilmente escolhido. Cacau com leite, café com leite, mostarda - são estes que se combinam bem com o branco.
  • Observe como é simples e elegante, e até difícil de adivinhar, que este é um quarto estreito e retangular.Mesas de cabeceira muito simples e econômicas parecem elegantes e confiantes no contexto geral. Excelente combinação de castanho e azeitona.
  • Veja como o turquesa combina perfeitamente com o marrom. Tanto o cinza quanto o branco estão presentes no design, tudo junto é um ambiente orgânico calmo e pacificador.
  • Quarto branco com salpicos marrons. Frescura, rigor e geometria foram preservados. O efeito da esterilidade da sala desaparece.
  • Não é um quarto, mas uma ode aos tons marrons. E não há excesso nisso, se você gosta dessas cores. O quarto é prático, funcional e moderno.

Quem está entediado com o marrom, não tire conclusões precipitadas: talvez você simplesmente não soubesse o quão interessante e estiloso ele pode ser.

Para obter informações sobre como escolher o estilo de interior certo para um quarto em tons de marrom, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa