Design e decoração

Como decorar um quarto em estilo clássico?

Como decorar um quarto em estilo clássico?
Contente
  1. Características
  2. Soluções de cor
  3. Opções de acabamento
  4. Organização da iluminação
  5. Mobiliário
  6. Têxteis e elementos decorativos
  7. Exemplos de sucesso

Pessoas aristocráticas que valorizam luxo e bom gosto na decoração de interiores preferem quartos de estilo clássico. Os clássicos são adequados para qualquer espaço de vida. Um quarto para um descanso tranquilo, devidamente decorado, pode ser organizado não só numa casa espaçosa, mas também num pequeno apartamento.

Características

Um quarto de estilo clássico remete visualmente ao passado. Neste projeto, traços do Império, Barroco e Classicismo podem ser rastreados. O interior do quarto no espírito dos clássicos muitas vezes se assemelha a uma suíte real.

Ao descrever verbalmente o projeto de tal quarto, expressões como "decoração requintada", "conjunto", "chique" vêm à mente.

A cama torna-se sempre o centro do espaço, organizado em estilo clássico. O resto dos elementos interiores estão distribuídos em torno dela, correspondendo estritamente a uma única ideia de design. O estilo não permite aleatoriedade na parada.

A simetria é um requisito importante.

Ao decorar um quarto, cores quentes suaves e materiais naturais. Com a ajuda de molduras em estuque e acessórios adequados, os móveis alcançam uma sensação de esplendor e representatividade. Isso também se aplica a elementos de iluminação e decoração de parede e decorações funcionais, como vasos, relógios, espelhos.

Soluções de cor

Tons contidos são uma característica do estilo clássico. Gama pode ser claro ou escuro. Freqüentemente, uma paleta marrom é usada para criar uma atmosfera tranquila no quarto. com transições suaves de um tom para outro.

Ao decorar quartos, muitos usam uma paleta de luz como base, combinando harmoniosamente o branco, creme, bege, creme e assim por diante.

Uma homenagem à moda moderna - o uso das cores marrom escuro e até preto. Ao mesmo tempo, uma característica das soluções de cores características dos clássicos é a falta de jogo com contrastes. Este estilo requer moderação, inclusive no esquema de cores.

O estilo clássico moderno não nega o uso de cores vivas no interior, desde que se encaixem harmoniosamente na gama geral:

  • a cor cremosa profunda ressoa bem com os tons marrons;
  • o azul combinado com o branco dá um interior clássico típico;
  • amarelo, combinado com marrom e cinza, traz um toque de esplendor;
  • o azul parece nobre em combinação com a cor da areia e tons amadeirados.

    Os acentos de cor, sem contrariar a cor principal, permitem chamar a atenção e tornar o interior mais vivo. Os elementos podem ter um brilho brilhante ou um tom de bronze, cobre. Isso dá ao quarto um esplendor régio especial.

    Opções de acabamento

    Ao criar uma atmosfera, os clássicos escolhem mais materiais caros e de alta qualidade, permitindo por muito tempo manter inalterada a perfeição do reparo e todas as vantagens do design.

    As paredes podem ser:

    • gesso;
    • acabamento com ladrilhos cerâmicos;
    • use um acabamento de pedra;
    • pintar em uma cor específica.

    Não haverá erro ao criar uma escolha de interior papel de parede claro, por exemplo, têxteis ou mesmo papel. Em qualquer caso, devem aderir bem à superfície das paredes, previamente niveladas com cuidado.

    Como um sotaque uma parede da sala às vezes é rebocada, criando uma composição pitoresca nela. Esses afrescos expandem visualmente o espaço e, dependendo do conteúdo temático, criam um certo clima. A parede atrás da cabeceira da cama é frequentemente escolhida como uma parede de destaque. Em uma sala pequena, esta é a única opção.

    O estilo clássico é enfatizado pela criação de colunas ou saliências, decoradas de acordo. Até mesmo colunas falsas fazem o quarto parecer mais alto. Acima da própria cama, na cabeceira da cama, você pode fazer um arco, dando graça ao quarto.

    A escolha da madeira para pavimentação está se tornando uma característica dos clássicos. A melhor opção é o parquet em um tom. Embora muitos o substituam por laminado. Mas placas também podem ser usadas. Uma condição importante é que a cor do piso não contraste com o esquema de cores de base escolhido para a decoração da sala.

    Já que é sobre o quarto, muito prático para colocar um tapete no chão. Importante, para que seu desenho não seja muito complexo e brilhante.

    O teto de tal quarto deve ser alto. Se a sala for pequena, pode ser perfeitamente nivelada e pintada de branco. Em uma sala espaçosa, é permitido criar um teto de dois níveis. Muitas vezes ao longo do contorno, neste caso, utilizam-se molduras de gesso, pintadas a ouro. Na parte central, pode-se colocar uma estrutura de tensão - branca ou com uma impressão fotográfica que imita afrescos.

    Organização da iluminação

    É impossível imaginar um quarto de estilo clássico sem um lustre como fonte de luz central. Além disso, estamos a falar de modelos luxuosos, muitas vezes em várias camadas, com elementos de cristal ou outras decorações magníficas.

    Elementos de iluminação adicionais também são necessários no quarto. São arandelas, lâmpadas de assoalho, abajures nas mesinhas de cabeceira. É aconselhável instalar a luz lateral de forma que não seja apenas confortável no dia a dia, mas também enfatize a beleza dos elementos decorativos - estatuetas, painéis, pinturas, nichos.

    É importante que a iluminação não seja agressiva. Luz difusa moderada é o que você precisa para entrar em sintonia com o relaxamento e o descanso tranquilo.

    Normalmente, as lâmpadas de cabeceira são colocadas de cada lado da cama. É conveniente colocar uma luminária de chão perto da penteadeira.

    Mobiliário

    Para tal quarto, a mobília deve ser escolhida com sabedoria.Nesse cenário, objetos aleatórios são inaceitáveis. Este deve ser um conjunto, todos os elementos do qual são feitos numa única decoração, mas que se distinguem pela solidez, que será a chave da durabilidade. Se antiguidades forem usadas, a qualidade do mobiliário antigo não deve ser posta em causa. Ela deve parecer pronta para servir por mais cem anos.

    Às vezes é mais fácil pedir um móvel, levando em conta as suas próprias necessidades e dimensões do ambiente, do que procurar um conjunto pronto que é oferecido na loja.

    A cama é feita de madeira cara e tem uma cabeceira maciça de acordo com as exigências do estilo clássico. Além disso, pode ter não apenas a tradicional forma quadrada ou retangular, mas também redonda, e ainda possuir uma cerca, utilizando cortinas, transformando a estrutura em algo como uma mini-sala. O estofamento costuma ser de cor clara: couro ou veludo.

    É bastante natural usar elementos forjados e dourados no design.

    Alguns complementam a cama com um dossel sobre a cabeceira feito de tecido leve e translúcido. Outros usam cortinas. Eles são presos a uma cornija especial acima da cama. Essa cama parece especialmente requintada no meio de um quarto espaçoso e bem iluminado.

    Uma parte integrante do interior de um quarto clássico está se tornando mesas de cabeceira em ambos os lados da cama. E também o kit complementa cômoda e penteadeira. Raramente um interior dispensa guarda-roupa. Trata-se, via de regra, de um desenho com portas de batente, utilizado desde tempos imemoriais para a confecção de móveis. Ao decorar portas, é possível espelhos embutidos, ampliando visualmente o espaço e criando comodidade no dia a dia.

    Se portas de compartimento forem usadas, geralmente são feitas de vidro opaco com um padrão intrincado, como um padrão de gelo.

    Como elementos de estilo adicionais, use pufes. Melhor fazer o estofamento desses itens ressoar com os travesseiros e a colcha.

    Têxteis e elementos decorativos

    O aconchego e completude do interior do quarto, inclusive aquele que tem um design no estilo clássico, é impossível sem lindas cortinas.

    As janelas podem ser "enfeitadas" com tule, cobrindo toda a abertura da janela, e uma cortina feita de tecido de alta qualidade de aparência rica... Pode ser veludo, algodão, cetim, lã ou seda. As cortinas vão do teto até quase o chão, a menos que o cômodo tenha tetos muito altos.

    A conclusão da decoração da janela dá o uso de lambrequins, ganchos com borlas nas cortinas, rendas elegantes e outros elementos decorativostradicionalmente usado para causar uma impressão de intimidade.

    Para colchas e travesseiros decorativos, é aconselhável escolher tecido jacquard. Deve corresponder à cor e ao padrão das cortinas. Em que padrões de ouro ou prata na tela darão à cama uma aparência impressionante.

    Quanto ao uso de roupa de cama, é aconselhável optar por tecidos naturais, lisos e agradáveis ​​ao toque. É preferível escolher opções de luz simples sem um padrão, exceto em situações em que o interior em si é lacônico em design. Então, rosas, uvas, diamantes ou coroas e assim por diante na capa de edredão e nos lençóis serão muito apropriados.

    O desejo de decorar um quarto em estilo clássico não nega o fato de que as pessoas querem instalar aqui uma coisa tão familiar para hoje como uma TV. É importante que ele, como outros itens de tecnologia, não pareça estrangeiro neste ambiente. Uma decoração em estuque na parede, que tem a mesma TV, esconde esse efeito, distraindo a atenção da própria tela, a menos que você esteja olhando diretamente para ela durante uma série de TV ou filme.

    Você pode enfatizar o estilo e tornar o ambiente mais confortável se colocar uma lareira nele. Para os clássicos modernos, não apenas opções com decoração rica são adequadas, mas também opções lacônicas em formas simples sem esplendor decorativo excessivo.Nesse caso, a rica moldura de estuque pode ser substituída, por exemplo, por uma fotografia em preto e branco em estilo retro sobre a lareira.

    Exemplos de sucesso

    Um pequeno quarto decorado em estilo clássico parece muito digno e não enfadonho. Os tecidos são claros e discretos ao mesmo tempo, combinando perfeitamente com o piso e a mobília. O lugar central é ocupado pela cama.

    Todos os outros elementos do mobiliário funcionam como uma continuação harmoniosa, sem chamar a atenção para si próprios.

    As cores claras na decoração da sala, os belos tecidos ricos e a luz suave e bem distribuída foram concebidos para criar uma impressão geral de luxo. Um design deste tipo, correspondendo aos cânones dos clássicos, é aplicável tanto em uma sala espaçosa como em um espaço confinado.

    As ricas molduras de estuque, o painel decorativo atrás da cama e o lustre de cristal típico dos clássicos são usados ​​para recriar o interior adequado. Lindos papéis de parede, espelhos, móveis de pernas curvas, lâmpadas e um castiçal completam o personagem.

    O amante do brilho externo e da decoração rica vai gostar da decoração.

    Um quarto espaçoso com muita luz e ar, é adequado para colocar uma cama no antigo espírito. Complementado com cortinas translúcidas, parece uma luxuosa cama de princesa. Todos os móveis da sala são claros ou brancos. As cortinas que combinam com a cor do estofamento da cama complementam harmoniosamente o mobiliário, enquanto permitem que você crie a escuridão necessária para relaxar no seu quarto na hora certa.

    Tons castanhos nobres nos móveis, combinados com ouro e o brilho brilhante do padrão nas paredes e no teto, tornam o quarto digno de realeza. Molduras exuberantes de estuque, cortinas pesadas e luminárias peculiares acentuam a distribuição simétrica de móveis e acessórios no quarto, típica dos móveis clássicos.

    No vídeo abaixo, veja as principais características de um quarto de estilo clássico.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa