Alimentando os cachorros

Ração seca para cães: classes, critérios de seleção e regras de alimentação

Ração seca para cães: classes, critérios de seleção e regras de alimentação
Contente
  1. Composição
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Aulas de alimentação
  4. Crítica das melhores marcas
  5. Como escolher?
  6. Recursos de alimentação
  7. Avaliações

A comida seca tem sido um dos alimentos básicos para cães de todas as idades. Os alimentos preparados simplificam muito a manutenção do animal, permitindo aos donos fornecer-lhe uma dieta completa com todas as vitaminas e minerais. O produto granular da produção industrial pode ter diferentes formas e tamanhos de partículas. O nível de qualidade dos diferentes tipos de feed também difere e sua composição muda. Os fabricantes ainda levam em consideração a intensidade da atividade física que o animal está acostumado a suportar.

O artigo discutirá como escolher alimentos para cães ativos e outros, se você precisa prestar atenção à nutrição especializada e terapêutica se o animal for saudável. Cada um desses pontos merece consideração e estudo mais detalhados. Afinal, o estado de saúde do cão, a qualidade de sua pelagem, o correto crescimento e desenvolvimento do filhote dependem da dieta alimentar.

Composição

Primeiro, vamos ver em que consiste a comida seca para cães. Via de regra, é feito com uma variedade de ingredientes para garantir o equilíbrio correto dos componentes de gordura, proteína e carboidrato na dieta do cão. Mas o principal deve ser a carne - frango, cordeiro, vitela e até peixe (salmão). É esse elemento da composição que deve estar em primeiro lugar - sem quaisquer reservas e suposições. Não farinha de osso, apenas carne.

As designações específicas "com borrego", "com frango" na embalagem ainda não garantem o domínio do componente principal. Também vale a pena evitar menções vagas "com peixe", "com carne" sem decodificar a composição - quanto menos informações na embalagem, maior a probabilidade de o fabricante ter algo do que se calar.Outro ponto importante: A proteína de frango é um alérgeno bastante forte, é melhor escolher uma dieta à base de peru ou carne bovina para a nutrição do animal.

É com a menção a esse tipo de carne que deve começar a lista de ingredientes.

Os cereais na dieta do cão servem como fonte de energia - eles são ricos em carboidratos, mas não muito bem digeridos, deixando o corpo quase inalterado... Na alimentação barata, o milho, a soja ou o trigo são os mais comumente usados. Os fabricantes de produtos mais caros freqüentemente abandonam completamente o componente cereal ou usam cevada e arroz integral.

Muita atenção deve ser dada à presença e ao volume de subprodutos na comida para cães. Tal como acontece com os alimentos naturais, sua quantidade deve ser reduzida ao mínimo. Além disso, as vísceras devem atuar como um aditivo - fígado, rins, coração, e não garras, ossos e pescoço, que também são frequentemente referidos nesta categoria. Outro componente importante são vegetais, frutas e outras fontes de fibra, incluindo algas marinhas. Sua presença é um indicador da alta qualidade dos produtos.

Ingredientes benéficos em alimentos secos para cães incluem L-carnitina, condroitina, glucosamina, ovo natural, colina, sulfato ferroso, beta-caroteno. As pré-misturas de vitaminas nos alimentos permitem evitar desequilíbrios na alimentação. E também entre os ingredientes desejáveis ​​estão geralmente anis, feno-grego, sementes de gergelim, óleos vegetais, farinha de linhaça.

O que não deve estar na composição:

  1. tinturas - pedaços indefinidos de marrom ou cinza são muito mais úteis para o animal do que pedaços de verde ou laranja de cores vivas;
  2. gorduras perigosas - podem causar câncer;
  3. miudezas de grãos - desperdício de produção, cujo valor é altamente questionável;
  4. BHA, BHT, etoxiquina - substâncias perigosas proibidas em muitos países ao redor do mundo.

A carne da categoria B4 também é considerada um ingrediente indesejável na comida de cachorro - é obtida de animais que morreram de doenças ou acidentes. Mas é quase impossível encontrar uma indicação de uma origem semelhante das matérias-primas na embalagem.

Vantagens e desvantagens

Os argumentos dos defensores dos alimentos secos são bastante compreensíveis. Comer da mesa de um dono comum é muito mais prejudicial para um cão. Além disso, uma dieta rigorosa é recomendada para muitos animais de estimação, exigindo a eliminação de muitos alimentos. Com a ajuda de uma dieta pré-fabricada, é bastante fácil cumpri-la. Vários outros fatores podem ser atribuídos às vantagens desse tipo de dieta.

  1. Uma ampla seleção de produtos de diferentes classes. Os alimentos preparados costumam levar em consideração a faixa etária do animal, o nível de atividade física, a intensidade das cargas recebidas e até mesmo a raça. Além disso, a faixa de preço também é bastante ampla, permitindo que cada dono resolva o problema com a alimentação do animal, sem ultrapassar o orçamento planejado.
  2. Economia de tempo significativa... Para alimentar o animal, basta colocar novos grânulos. Alimentos não estragam, adequados para uso em distribuidores automáticos. Se o dono passa muito tempo fora de casa ou viaja com o cachorro, uma dieta pronta será a melhor escolha.
  3. Manter os dentes saudáveis. O uso de ração seca para cães permite que você forneça um efeito abrasivo no esmalte dos dentes, limpe os depósitos, evitando o seu reaparecimento.
  4. Confiança na qualidade dos produtos. Não é necessário procurar carne adequada, certifique-se de que é fresca e que o cão não tem alergias. A comida pronta pode ser escolhida ao gosto mesmo do animal de estimação mais caprichoso, e se não poupar dinheiro, a qualidade dos seus ingredientes estará no seu melhor.
  5. Não há necessidade de suplementos vitamínicos e minerais adicionais. Alimentos de qualidade, de fato, contêm um número suficiente deles. Com os orçamentários, nem tudo é tão atraente, sua composição é bem mais pobre, e geralmente é necessária a compra de suplementos para a dieta básica, como acontece com os alimentos naturais.
  6. Disponibilidade. Se ficar sem comida, na maioria dos casos você pode encontrá-la no supermercado mais próximo. Com a compra de alimentos nas viagens e viagens, também não haverá problema.

    Não sem suas desvantagens. Os alimentos secos apresentam muitas desvantagens. Mas a maioria deles está associada a erros do próprio dono na escolha da dieta do cão. Veterinários alertam sobre a necessidade seleção individual de comida... Mas você não deve ter medo da monotonia da dieta - o cão receberá tudo o que precisa, evitando o risco de obesidade, indigestão e distúrbios intestinais.

    Entre as desvantagens a serem consideradas está a necessidade de mais água. Se não for possível reabastecer a tigela durante o dia, é melhor instalar um autodrinker. O alto custo da alimentação de qualidade também é criticado regularmente. Mas ao comparar os custos, comer uma dieta natural e equilibrada não é menos caro.

    Aulas de alimentação

    Todos os tipos de rações prontas para cães, na forma de grânulos secos, podem ser divididos em classes muito diferentes umas das outras. O conteúdo de vitaminas e minerais, aditivos para melhorar a digestão, é característico apenas de produtos caros. Os alimentos baratos do segmento de mercado de massa contêm, na melhor das hipóteses, miudezas e uma proporção significativa de cereais como enchimento. Essa dieta não trará danos graves. Mas você também não deve esperar muito benefício disso.

    Os fabricantes introduziram a divisão em classes por um motivo. Ele ajuda você a selecionar o produto de qualidade certa, separando rapidamente a categoria certa de ração no balcão. Além disso, na hora de comprar alimentos prontos de marcas pouco conhecidas, é esse fator que nos permite entender o nível do fabricante.

    Vamos dar uma olhada nas classes de comida seca para cachorro que existem.

    Economia

    A solução mais orçamentária, cujo preço por quilo não deixa chance de haver pelo menos a carne mais barata dentro. Na composição dos alimentos da classe econômica encontram-se, na melhor das hipóteses, subprodutos, além de farinhas de ossos, gorduras trituradas e tendões. A afiliação varietal do componente da carne também geralmente permanece um mistério - na melhor das hipóteses, “pássaro” será mencionado, mas sem especificação, frango ou peru. Mesmo com esta abordagem a porcentagem de proteína animal em um produto granular barato é de cerca de 20-25%.

    Dentre as desvantagens óbvias das forragens de classe econômica, é possível notar a inclusão em sua composição de aditivos pouco úteis como soja, grãos de milho e seus resíduos de produção. Alto teor de sal, sabores, intensificadores de sabor, corantes - tudo isso também não adiciona utilidade a produtos populares de marcas baratas.

    No entanto, a publicidade ativa voltada para esse segmento de mercado o torna atraente para o grande comprador.

    Prêmio

    A ração premium pronta para cães ainda não é um produto ideal em termos de preço e qualidade, mas uma opção próxima a ela. Eles custam mais do que seus equivalentes da classe econômica, mas são bastante aceitáveis ​​para a maioria dos proprietários de animais puro-sangue. A composição deve conter vegetais, cereais, carne natural. Esse alimento não é adequado para cachorros que continuam a crescer e se desenvolver ativamente. Caso contrário, tudo é muito individual - você precisa rastrear a composição de qualidade, selecione apenas produtos confiáveis.

    A classe premium ainda é o mesmo mercado de massa, mas com maior controle de qualidade. Na composição existem cerca de 30% da carne, mais de 40% são cereais, na maioria das vezes arroz. É permitida a presença de miudezas da categoria II.

    Não é proibido usar sabores, conservantes, corantes em alimentos premium - por isso, uma reação alérgica aparece com bastante frequência.

    Classe super premium

    O alimento super premium é um alimento profissional caro para cães de raça pura e animais de estimação. Ele deve ter uma divisão em subclasses: para alérgicos, cachorros, animais ativos e idosos, gigantes e raças pequenas. Além disso, os fabricantes sempre usam carne natural de alta qualidade, incluindo oligoelementos e vitaminas. A dieta leva em consideração as necessidades energéticas de um determinado cão e fornece recomendações precisas para calcular a quantidade de alimento por dia.

    Como parte da alimentação da classe superpremium, é permitido o uso de miudezas pertencentes à categoria I. E também aqui você pode encontrar um ovo cozido, raízes ricas em fibras, arroz. Todos os ingredientes são certificados para animais e também para nutrição humana, e são reconhecidos como seguros para a saúde.

    No segmento superpremium, são produzidos alimentos medicinais e profiláticos. A primeira categoria destina-se ao uso em um determinado período da vida do animal - como nutrição coadjuvante e restauradora. Produtos preventivos são usados ​​de forma contínua, projetados para prevenir problemas de saúde específicos de uma determinada raça ou grupo de animais.

    Os alimentos diet superpremium destinam-se a cães que sofrem de diabetes, obesidade e distúrbios metabólicos. Cada linha desse alimento é otimizada em sua composição. O conteúdo é equilibrado, o conteúdo calórico é reduzido, são adicionados componentes para uma melhor digestão dos alimentos.

    Vale lembrar que qualquer alimento medicamentoso deve ser usado somente conforme orientação do veterinário.

    Holístico

    Este tipo de ração seca para cães é uma formulação à base de grãos e sem grãos (dietética), na qual apenas produtos da mais alta qualidade são usados. A base é sempre pelo menos 65-80% de carne de bovino, cordeiro, peru de alta qualidade. E também a composição inclui arroz e outros grãos seguros para a digestão, vegetais orgânicos e frutas, preparações à base de plantas.

    Na verdade, a alimentação de classe holística surgiu devido ao desejo dos proprietários de aproximar a ração pronta da qualidade da nutrição natural. Controle rigoroso, seleção criteriosa das matérias-primas - tudo isso permite criar um cardápio completo para cães de diferentes raças e idades. Aqui você pode encontrar sugestões para:

    • cães em lactação e gestantes;
    • animais alérgicos;
    • animais esterilizados e castrados;
    • cães com maior necessidade de energia;
    • filhotes e juniores.

    A presença de subprodutos, açúcar, soja, farinha de carne e ossos, sabores artificiais, conservantes é absolutamente inaceitável em forragens da classe holística.

      Alimentos sem grãos apropriados para o meio biológico são chamados de “biologicamente apropriados” porque correspondem à dieta de um cão na natureza. A composição consiste principalmente em carnes de alta qualidade (até 70%), inclusões herbáceas, especiarias, vegetais e frutas. O uso de componentes de grãos, conservantes artificiais, corantes não é permitido aqui.

      Crítica das melhores marcas

      É muito difícil compilar uma única classificação de marca. Vale a pena considerar apenas os fabricantes que produzem produtos de qualidade - sem grãos e rações convencionais não inferiores à classe super-premium. São eles que cumprem integralmente com os elevados padrões, não representam um perigo para os animais. A qualidade da produção é garantida principalmente na UE, EUA, Canadá.

      Marcas de classe holística

      Os produtos de alimentação para cães da mais alta qualidade são representados principalmente por marcas do Canadá. É aqui que as variedades de alimentos secos da mais alta qualidade são produzidas hoje, e linhas inovadoras de rações são criadas. O controle sobre o nível de segurança dos ingredientes, requisitos e padrões são os mais rigorosos aqui.

        Não é surpreendente que sejam as empresas canadenses que ocupam as posições de liderança nos rankings mundiais. Apresentando os três primeiros.

        Acana

        A marca canadense, conhecida em todo o mundo, foi uma das primeiras a produzir rações de classe holística. A composição contém apenas carne natural de alta qualidade, a proporção de componentes do grão é minimizada, mas a fibra está presente. Existem opções de alimentação totalmente livres de grãos na linha.Qualquer alimento contém ervas, frutas, vegetais necessários para uma digestão de alta qualidade dos alimentos.

        A marca Acana na linha holística oferece alimentos com especialização bastante restrita - por idade, raça, tamanho do animal. A participação da carne natural na composição é de pelo menos 70%. Os orgânicos da planta são cuidadosamente selecionados e verificados quanto à qualidade. Ele contém um complexo completo de antioxidantes, minerais e vitaminas.

        Ir! Holístico natural

        Uma das marcas canadenses mais populares na Rússia, Go! Natural produz produtos holísticos adaptado às necessidades individuais do animal... Para pelagem brilhante e atividade física, para proteção cotidiana contra doenças, para animais grandes e pequenos. Todos eles não contêm grãos, eles contêm pelo menos 70% de carne.

        Uma dieta equilibrada totalmente natural é complementada pela inclusão de fontes de fibras - vegetais, frutas, ervas. A composição não contém corantes e aditivos químicos, mas há um complexo de vitaminas e minerais útil. A linha médica contém produtos, divididos em subclasses, levando em consideração a idade do animal, a presença de doenças. O alto custo é compensado pela qualidade realmente elevada do produto.

        Agora fresco

        Os produtos da marca Now Fresh também são produzidos por uma empresa canadense. Versões clássicas e sem grãos da dieta estão disponíveis. A proteína é representada exclusivamente por produtos cárneos de alta qualidade. Na série Now Fresh, são usados ​​componentes adicionais de origem vegetal - frutas, ervas, que têm um efeito benéfico no funcionamento do trato digestivo. O componente vitamínico e mineral também é apresentado na íntegra, permitindo ao cão uma alimentação adequada.

        Classe super premium

        Os feeds superpremium são significativamente inferiores à holística em sua composição. Uma proporção significativa do produto é ocupada por enchimentos de grãos, mas a dieta contém fibras, vitaminas e minerais. Abaixo está uma classificação das marcas mais populares.

          Cuidado britânico

          O líder da classificação são os produtos da marca tcheca, que conquistaram grande confiança do consumidor. A forragem desta marca é rica em calorias, consumo econômico, composição natural. As proteínas aqui são apenas carne, o que permite fornecer nutrição adequada para cães com diferentes necessidades - de raças de lutadores e gigantes a pequenos animais de estimação ativos. A composição não contém componentes liofilizados, existem vitaminas e suplementos minerais necessários.

            1ª Escolha

            Os produtos da marca canadense 1st Choice têm uma composição balanceada, em que o volume dos produtos cárneos é de no mínimo 35%. As proteínas são apresentadas principalmente na forma de salmão, filé bovino. Uma variedade de dietas permite escolher alimentos para cães alérgicos, animais idosos, proprietários de um trato gastrointestinal sensível. Os produtos passam por um controle de qualidade rigoroso. Mas seu custo é bastante alto e não é possível comprar comida em todos os lugares.

              Eukanuba

              Uma marca bem conhecida por muitos criadores da Procter & Gamble. Ele contém pelo menos 30% de ingredientes à base de carne, cereais, vegetais como fonte de fibra, ovos de galinha. Existe uma divisão por idade, tamanho do animal.

              Ao escolher os alimentos Eukanuba, deve-se dar preferência aos produtos importados do exterior - devido à falta de padrões inteligíveis, produtos russos semelhantes da mesma marca são muito inferiores a eles em qualidade.

              Como escolher?

              Ao escolher a comida para cães, lembre-se de que a comida para filhotes não é adequada para animais adultos. A exceção são as fêmeas durante a lactação, o alimento destinado a elas também é adequado para alimentar a prole em crescimento. Se o produto tiver uma divisão em categorias adicionais por idade, tamanho, nível de atividade física, isso definitivamente deve ser levado em consideração. A seleção individual de alimentos é a solução ideal para um animal de qualquer idade.

              Outro critério de seleção importante é o tamanho do cão.O diâmetro do pellet na ração para raças médias e pequenos animais decorativos é significativamente diferente do que é encontrado em uma embalagem de ração para cães gigantes. Ao mesmo tempo, será simplesmente desconfortável para o animal mastigar pedaços de comida muito grandes ou pequenos.

              As características do estado de saúde são outro fator importante. Para animais de estimação ativos em seu pico, os alimentos com alto potencial energético são adequados. Para cães com baixos níveis de mobilidade, é melhor escolher uma dieta menos nutritiva. A nutrição especializada é indicada para animais de estimação com doenças hepáticas e renais, anormalidades no funcionamento do estômago e intestinos. Alimentos separados são necessários para animais esterilizados, castrados e cães alérgicos.

              Ao escolher um feed é imperativo verificar a data de validade. O produto deve ter um abastecimento adequado antes de expirar o tempo previsto para sua utilização. Esse fator é especialmente importante para pacotes grandes.

              Em geral, não se recomenda a compra do chamado pack econom, pois os grânulos contidos neles, após abertos, perdem gradativamente o cheiro brilhante, o cão passa a comê-los com relutância.

              Recursos de alimentação

              Para que a ração seja bem absorvida, é necessário alimentar adequadamente os cães com produtos granulados secos, certifique-se de seguir as regras simples.

              1. Depois de escolher um produto ou marca, você deve seguir esta dieta. Os produtores holísticos e superpremium têm uma gama bastante ampla de alimentos, o que torna possível não abandonar sua dieta habitual quando a faixa etária muda.
              2. Para comprar pelotas por peso, você pode escolher apenas lojas grandes onde o produto não estagnou por mais de uma semana. Caso contrário, a guloseima perderá toda a atratividade para o animal.
              3. Ao equipar a área de alimentação, deve-se tomar cuidado para fornecer um bebedouro suficientemente espaçoso e confortável. Alimentos secos deixam você com sede. A água deve estar em excesso, troque em uma tigela diariamente. É melhor escolher um produto engarrafado potável em vez de um líquido de torneira filtrado.
              4. Ao comer alimentos secos, uma programação clara é muito importante. Deixe o cão se acostumar a comer estritamente de acordo com o relógio, duas vezes ao dia, se for um animal adulto. Os tamanhos das porções são calculados com base nas recomendações do fabricante e no conteúdo calórico. O alimento não consumido deve ser removido.
              5. O armazenamento de alimentos secos requer embalagens lacradas e um nível mínimo de umidade. Se esses requisitos forem violados, mofo, fungo e outros microorganismos perigosos podem aparecer na bolsa. Se o cão não estiver comendo muito, é melhor levar a ração em embalagens pequenas.

              Avaliações

              A opinião de veterinários e especialistas independentes em nutrição animal sobre alimentos secos para cães é bastante óbvia. Eles apenas recomendam produtos super premium e holísticos para uso. É uma dieta que pode substituir a comida natural sem prejuízo para o cão. Se você só tem fundos suficientes para produtos da classe econômica clássica e premium, é melhor considerar imediatamente as opções recebimento adicional de vitaminas, minerais, fibras para animais.

              Existem várias raças que requerem uma dieta rigorosa ao longo da vida. Para seus proprietários, segundo os veterinários, uma dieta pronta pode ser uma verdadeira salvação. Em vez de cozinhar por muitas horas da comida permitida, você pode simplesmente alimentar seu cão com a comida preparada. Porém, na hora de escolher um alimento, será necessária a consulta de um veterinário. Entre as opções mais relevantes, segundo os médicos, estão as marcas Canidae, Piccolo, Artemis.

              Os próprios especialistas na seleção de alimentos aconselham não ter medo de experimentos. Muitas marcas que não são de massa são mais baratas do que os produtos anunciados e podem ser solicitadas.

              Vale a pena ouvir a opinião dos criadores. Se um filhote de cachorro de raça pura em um canil está acostumado a um determinado alimento, você pode continuar a dar a ele a mesma dieta.

              Para informações sobre como escolher alimentos secos, veja o próximo vídeo.

              sem comentários

              Moda

              a beleza

              casa