Cães

Cão de crista chinês careca: descrição e condições para sua manutenção

Cachorro careca com crista chinês: descrição e condições para sua manutenção
Contente
  1. Descrição da raça
  2. Personagem
  3. O que é necessário para o conteúdo?
  4. O que alimentar?
  5. Como cuidar?

O cão careca de crista chinês é uma raça anã, em cuja história existem muitas manchas brancas. É conhecido de forma confiável apenas sobre um par de cães que foram importados para a Grã-Bretanha em 1966 - foi ela quem se tornou o ancestral do gado moderno. Mas os cães chineses sem pelos são creditados com uma origem muito mais antiga. Eles são declarados os favoritos dos imperadores chineses, referindo-se a fontes históricas antigas, ou são considerados descendentes de raças sem pêlos mexicanas ou africanas.

Hoje, este cão de companhia compacto tem uma versão totalmente peluda e uma variedade sem pêlo. E não só os criadores, mas também os proprietários privados falam sobre seu excelente caráter e alta inteligência.

Descrição da raça

De acordo com o padrão de raça estabelecido, o Chinese Crested Dog (variedade sem pêlos) é compacto em tamanho. A altura de um animal adulto varia na faixa de 30-33 cm, o peso de um cão pode chegar a 3-6 kg, dependendo do sexo e tipo de constituição. Com este parâmetro, nem tudo é tão simples. Existem dois tipos básicos - "pôneis" (maiores, com uma ossatura forte) e "veados". A segunda opção distingue-se pela graça e fragilidade, mas de acordo com a norma, ambas as versões são permitidas, as linhas também se cruzam.

Existem cães sem pêlos nas cores malhada, preta e outras cores - não há restrições, mas as versões em azul e mármore dos tons de pelagem são consideradas básicas. O cabelo do Chinese Crested neste tipo de raça só pode ser encontrado na cabeça, patas, ponta da cauda - é longo, reto, sem sinais de ondulação.

Além disso, de acordo com o padrão, os cães sem pelos devem ter as seguintes características:

  • cabeça compacta e graciosa com focinho ligeiramente alongado, lábios secos, stop pronunciado;
  • nariz marrom ou preto, narinas bem definidas;
  • olhos ovais de tonalidade escura, sem vestígios de branco, de implantação larga;
  • orelhas grandes e retas, inseridas no nível das têmporas;
  • mordedura em tesoura (uma dentição incompleta é permitida, uma mudança na direção do crescimento canino);
  • pescoço seco, claramente visível, sem excesso de pele;
  • corpo musculoso bem definido;
  • membros são longos, finos e retos;
  • uma cauda longa, inserida alta, em forma de sabre, deve cair abaixo do jarrete.

O corpo do Cão de crista chinês sem pêlos é coberto por uma pele macia com um leve brilho. Tonalidade normal de rosa com pigmentação cinza. No verão, a pele sensível aos raios ultravioleta bronzeia e muda sua cor original.

Personagem

O cão careca de crista chinês é um amigo leal, um bom companheiro, mas possui uma série de características que devem ser consideradas. Esta raça é caracterizada pela credulidade e benevolência para com as pessoas, incluindo estranhos. Isso pode criar certas dificuldades e até levar ao rapto de um animal de estimação - é fácil de atrair, tirar. Outro problema sério é a curiosidade, que às vezes leva a situações muito inusitadas.

Os cães exploram os recantos mais inacessíveis da casa, graças ao seu tamanho compacto são levados para baixo de armários, sofás... Essa atividade geralmente leva ao fato de o animal ficar preso e encontrar o dono em uma posição muito difícil.

Há mais um ponto importante - como outros cães decorativos, o careca crista chinês tem uma psique móvel e instável. Ela é fortemente apegada ao dono, anseia em sua ausência e não tolera indiferença para consigo mesma. O cão reage agudamente a sons ásperos, tem medo de tudo novo e incomum.

Entre os méritos de caráter óbvios da raça careca de crista chinesa, pode-se notar paz - se dá bem com outros animais, adora crianças, brinca de boa vontade com eles. Os cães não são ciumentos, têm um temperamento calmo, raramente latem. A alta inteligência permite que eles dominem facilmente não apenas o curso geral do treinamento, mas também truques complexos.

O que é necessário para o conteúdo?

Manter um cão de crista chinês sem pêlos requer um ambiente confortável e calmo. Os acessórios essenciais incluem:

  • uma casa ou uma cama macia com laterais altas;
  • brinquedos diversos - tweeters de borracha, bolas, bolas, caixas;
  • bolsa de transporte ou caixa de viagem espaçosa;
  • bandeja de banheiro e enchimento, se necessário;
  • fornecimento de fraldas absorventes;
  • arnês ou colar macio que não aperte o corpo;
  • escova com cerdas naturais para pentear a lã;
  • macacões e calçado especial para caminhar.

Todos esses tipos de acessórios devem ser adquiridos antes de comprar um filhote e trocados conforme o cão cresce.

O que alimentar?

Os proprietários de cães sem pêlos chineses com crista muitas vezes se perguntam: o que dar para eles? A primeira e mais importante regra na hora de elaborar a dieta de um animal de estimação: nada de alimentos da mesa comum. A raça tem tendência a desenvolver alergias alimentares, pois simplesmente não digere muitos alimentos. O aparecimento de erupções cutâneas, a formação de urina, secreção purulenta dos olhos, vômitos e fezes irritadas são considerados motivo de preocupação.

Excluem-se completamente a sêmola, a aveia, a cevada pérola, qualquer tipo de carne crua e o peixe. Não dê leite aos animais, carne de porco, frango, salsichas e salsichas de todos os tipos. Doces e frutas ricos em açúcares são proibidos.

Se for escolhida uma dieta alimentar natural, ela deve consistir em produtos lácteos fermentados com baixo teor de gordura, carne bovina ou bovina cozida. É permitido dar repolho fresco e cenoura, ralado, temperado com óleo vegetal. Animais idosos devem receber comida moída.Na escolha de alimentos secos, dá-se preferência a produtos super-premium com composição hipoalergênica.

Como cuidar?

As peculiaridades da raça de um cão de crista chinês careca requerem atenção especial para a preservação de sua saúde. Animal de estimação exótico na maior parte do ano - do outono à primavera - precisa roupas especiais para caminhadas, cobrindo todas as partes do corpo desprovidas de pelos. Na hora de escolher o equipamento para caminhar, é preferível dar preferência a produtos especiais feitos de tecido macio - arneses ou golas largas que não esfreguem a pele delicada.

A variedade careca decorativa do cão com crista chinês não precisa de muita atividade física. O animal pode suprir suas necessidades de higiene em uma bandeja ou fralda. Não é difícil treinar um cachorro para ir ao banheiro, mesmo quando ele é filhote. Elogios moderados e limpeza regular podem ajudar a incutir habilidades úteis para a vida toda sem sujar ou resfriar o animal.

O cachorro de crista chinês careca precisa de higiene. Dentre eles, vale destacar os necessários.

  • Escovar o tufo e escovar na cauda com uma escova macia... É realizado diariamente. As áreas sem pelos do corpo do cão são tratadas com um guardanapo especial que não causa alergias.
  • Tomando banho. É realizado 2 a 3 vezes por mês, alternadamente - apenas em caso de contaminação grave do corpo do animal. A raça é caracterizada pela presença de uma camada de gordura na superfície da pele - protege o cão da influência agressiva do meio externo. Com banhos mais frequentes, essa proteção natural é lavada.
  • Remoção de cravos e comedões. Os míldios brancos formados no corpo são removidos com uma agulha. A acne é espremida na pele tratada com vapor, usando luvas esterilizadas. Erupções alérgicas e queimaduras solares são tratadas com pomadas de pantenol.
  • Cuidados com os olhos e ouvidos. É realizado diariamente, com inspeção, retirada de contaminantes. Para o processamento higiênico, são utilizadas composições anti-sépticas e almofadas cosméticas de algodão.
  • Limpeza dos dentes. Problemas de higiene oral são comuns nesta raça de cão devido à má oclusão. A placa deve ser removida regularmente, o tártaro conforme necessário. Durante o período em que os dentes de leite são substituídos por dentes permanentes, deve-se monitorar a seqüência correta de erupção dos novos elementos da fileira, se necessário, a retirada é feita artificialmente.

Ao cuidar de um cão chinês sem pêlo, é muito importante proporcionar a ele as condições ideais. Os animais têm medo de correntes de ar, precisam de uma cama aconchegante e confortável ou de sua própria casa de repouso.

Os cães adoram companhia. Se os donos passam muito tempo fora de casa, vale a pena ter alguns animais da mesma raça.

No próximo vídeo, 10 perguntas sobre o Chinese Crested Dog estão esperando por você.

sem comentários

Moda

a beleza

casa