Cães

Mastim espanhol: que tipo de cão é e como cuidar bem dele?

Mastim espanhol: que tipo de cão é e como cuidar bem dele?
Contente
  1. História de origem
  2. Descrição
  3. Alimentando
  4. Cuidado
  5. Educação e treinamento
  6. Reprodução
  7. Fatos interessantes
  8. Avaliações

Há cerca de 15-20 anos, muito pouco se sabia sobre o Mastim Espanhol, mas hoje este cão é conhecido como um guarda ideal, cão de guarda e animal de estimação amigável. Apesar de seu tamanho impressionante, os mastins são considerados boas babás - eles nunca atacarão uma criatura menor e mais fraca do que eles.

História de origem

Existem várias versões que explicam a origem desses cães gigantes. Entre os mais confiáveis, dois se distinguem. Segundo um deles, os mastins espanhóis foram trazidos aos países do Velho Mundo por mercadores fenícios por via marítima, segundo o outro, por nômades asiáticos que viajavam por terra.

Anteriormente, acreditava-se que os mastins pertenciam originalmente aos soldados romanos., mas essa versão não foi confirmada, pois na época em que desembarcaram próximo ao litoral da Espanha, a população local já possuía cães de grande porte, aliás, foram eles que ajudaram os indígenas a defender seu território. Considerando que os mastins espanhóis, tibetanos, balcânicos, bem como os turcos e caucasianos têm muitas semelhanças externas, agora não é possível determinar qual raça foi o ancestral do ramo. Sabe-se apenas que todos esses tipos de cães têm raízes comuns.

É seguro dizer que os mastins apareceram nas pessoas em um momento em que precisavam de uma boa guarda e proteção do gado contra os animais selvagens- um animal que se distingue pelo seu grande tamanho, resistência e rapidez, que será capaz de sentir o perigo de longe e tomar medidas decisivas para proteger seu dono e sua propriedade.É sabido que os mastins espanhóis já existiam no século XV - naquela época, eles guardavam as pastagens nos Pirenéus. Via de regra, havia vários cães por rebanho - eles não apenas protegiam os carneiros e vacas dos ataques de predadores, mas também não permitiam que seus "protegidos" se dispersassem.

Apesar de esses animais servirem ao homem por vários séculos, eles começaram a falar publicamente sobre os representantes dessa grande raça apenas no início do século XX. Após a Segunda Guerra Mundial, o padrão desta raça foi definido, e depois que os mastins ganharam fama internacional, a popularidade dos cães aumentou significativamente, no entanto, o nível dos pastores alemães e rottweilers não alcançou o mesmo nível.

Na Rússia, os mastins se espalharam em meados dos anos 90, eles foram trazidos do viveiro tcheco, e depois de um tempo os primeiros cachorros de cães desta raça incrível nasceram em nosso país. No entanto, no nosso país e noutros países da ex-URSS, os mastins espanhóis são bastante raros, embora não se ponha em causa o seu desaparecimento total - um casal de cães participa necessariamente em qualquer exposição internacional desses países.

Hoje em dia, é claro, ninguém mais dá à luz mastins para seu propósito original. - pastando, mas esses cães conseguiram provar-se em um novo papel. Hoje é um amigo leal e companheiro de confiança. Características de alta segurança permitem que o cão seja usado como um cão de guarda - ele protegerá fielmente seu dono e sua propriedade.

E, claro, é um animal de muito status, que, melhor do que qualquer palavra, indicará a posição financeira e o lugar de seu criador na hierarquia social - são cães caros, portanto, nem todos podem pagar um mastim.

Descrição

A pátria do Mastim Espanhol, como o nome da raça sugere, é a Espanha. Na maioria das vezes, são animais bondosos e corajosos, visto que indivíduos fracos e covardes geralmente não são usados ​​para reprodução. O Mastim Espanhol é um animal grande, forte, mas extremamente afetuoso. Esse cachorro parece bastante assustador.

Os padrões da raça são muito claros e qualquer desvio deles é considerado uma característica defeituosa.

  • O crescimento de um macho adulto na cernelha começa a partir de 77 cm, nas cadelas - a partir de 72 cm, o peso corporal varia de 50 a 60 kg.
  • A cabeça é bastante grande, a testa geralmente plana, o crânio é quadrado. O focinho é alongado.
  • O nariz é preto, as narinas estão dilatadas.
  • Os olhos são pequenos, a íris é castanha ou castanha. As pálpebras estão encovadas, caídas. Uma característica do mastim é o seu olhar - calmo e equilibrado.
  • As orelhas são relativamente pequenas, triangulares, caídas.
  • O pescoço é inserido alto, com uma bela curva, muito musculoso.
  • O corpo é maciço e bem desenvolvido. A circunferência do esterno é geralmente maior do que a altura do animal na cernelha. Nesse caso, a barriga é esgalgada.
  • As patas são angulares. Esses cães têm um andar suave e majestoso, que só complementa a imagem de um animal nobre.
  • A pelagem do Mastim Espanhol é de comprimento médio, o subpêlo também é grosso. Os pêlos da cauda, ​​ombros e esterno são ligeiramente mais longos.
  • Quanto à cor, os representantes da raça podem ser absolutamente de qualquer cor - na maioria das vezes há animais de tonalidade amarelada, fulvo, preto, bicolor: tigrado ou branco com preto também são comuns.

O caráter do animal combina com sua aparência: são cães confiáveis ​​e dóceis, que sempre defendem a proteção de criaturas fracas e pequenas. Este animal nunca ataca primeiro e sempre avisa sobre um ataque latindo ou rugindo.

Uma das principais características dos mastins espanhóis é considerada uma lealdade excepcional: eles servem seu mestre com fé e verdade, especialmente se sentirem constantemente o calor e o carinho dele.

A natureza dócil torna muito fácil criar um bom cão., este animal se dá bem com outros animais de estimação, incluindo gatos.Esse mastim pode ficar com bebês - as famílias em que vivem esses cães falam deles como excelentes babás que cuidam bem das crianças e suportam estoicamente todas as suas travessuras mesquinhas.

Alimentando

Para que o mastim cresça e se desenvolva de forma plena, é necessária uma alimentação balanceada, enriquecida com todas as vitaminas, micro e macroelementos importantes para a saúde do cão. A dificuldade de alimentar um mastim se deve ao fato de cães desta raça apresentarem predisposição à obesidade., mas se a comida for muito escassa, problemas com o sistema músculo-esquelético e uma deterioração geral da condição do cão não estão excluídos.

Os veterinários não recomendam manter o animal em um sistema alimentar misto - se você alimentar seu mastiff com ração seca, não deve dar a ele produtos naturais e, se preferir carne, não precisa incluir alimentos armazenados na dieta.

Os alimentos prontos têm uma vantagem significativa - possuem uma composição balanceada, que inclui todos os complexos vitamínicos e minerais necessários, além disso, a ração não precisa ser preparada e o cálculo da porção necessária não é problema.

Se você dá ao seu cão um natural, então você precisa levar em consideração vários fatores ao mesmo tempo: o peso corporal do cão, idade, atividade física e grau de atividade. A dose necessária é calculada com base na seguinte proporção: 30-40 g de proteína para cada quilograma de peso do animal. É melhor oferecer ao seu animal de estimação carne de vaca, vitela e cordeiro. De vez em quando, você pode substituí-los por frango ou peru, mas não deve transferir completamente o cão para a carne de frango.

Algumas vezes por semana, você pode dar as miudezas do mastim - é melhor dar preferência ao fígado ou ao coração. Outros 30% devem vir de cereais, vegetais e frutas. Além disso, a dieta deve incluir complexos de vitaminas e minerais, bem como gordura vegetal e ômega-3 ou 6. Uma vez por semana, queijo cottage baixo teor de gordura é permitido, se possível, diluir o purê do cão com ervas picadas ou grãos germinados.

Animais adultos devem receber ração duas vezes ao dia, cachorros pequenos comem 4-5 vezes, com intervalo de cinco horas. A partir dos seis meses de idade, o número de mamadas vai diminuindo gradativamente, enquanto a própria dose é aumentada.

Cuidado

O Mastim espanhol naturalmente prefere espaços livres, por isso é melhor começar um cão para o resto da vida em uma casa espaçosa com uma grande área de jardim, onde o cão possa passear sem quaisquer restrições.

É importante cuidar adequadamente da pelagem do mastim - o fato é que ela é bastante espessa, e o subpêlo é igualmente espesso. Para a retirada de todos os pelos mortos, o animal precisa ser escovado regularmente, para isso use escovas especiais. O mastiff raramente toma banho - bastam 3-4 procedimentos por ano, para limpar a pelagem deve-se usar shampoos especiais para cães.

A higiene dos ouvidos é reduzida a uma simples limpeza da superfície interna com um cotonete embebido em uma loção veterinária especial. Os olhos devem ser tratados uma vez por semana com uma solução fraca de furacilina ou uma decocção de camomila.

Os mastins espanhóis precisam de caminhadas frequentes, podemos dizer que precisam deles como o ar. É importante que cada caminhada dure pelo menos uma hora, e é desejável que o mastim tenha a oportunidade de correr e brincar. Se o animal carece de atividade física, isso leva a uma diminuição do apetite ou, inversamente, à obesidade, à crueldade e à agressividade do animal.

Processar as garras não apresenta nenhum problema para o mastim - geralmente o animal de estimação as tritura sozinho, mas se isso não acontecer, basta cortá-las com um cortador de unhas. Este procedimento deve ser realizado desde a mais tenra idade do mastim - no máximo dois meses.

É preferível limpar os dentes dos cães desta raça sozinhos, com uma escova especial ou com uma almofada de algodão., e é desejável começar tais manipulações desde a infância.Se possível, adquira ossos em sua farmácia veterinária, que ajudam a remover a placa bacteriana e, além disso, têm o efeito mais benéfico sobre o funcionamento do trato digestivo.

Os cães desta raça vivem de 10 a 12 anos, enquanto os animais começam a crescer relativamente tarde. Assim, a fêmea é considerada totalmente formada no segundo ou terceiro ano de vida, e o macho é considerado sexualmente maduro no terceiro e até no quarto.

Os cães desta raça têm naturalmente uma forte imunidade, pelo que não existem tantas doenças típicas dos mastins. Na maioria das vezes, os animais enfrentam patologias como:

  • luxação congênita da articulação do quadril;
  • eczema;
  • inflamação das articulações;
  • volvo do estômago.

Com o início oportuno da terapia, todas essas doenças são facilmente tratáveis, enquanto o atraso em alguns casos pode levar a uma grave deterioração da condição do animal e até mesmo causar a morte do animal.

Educação e treinamento

Mastiffs espanhóis são geralmente fáceis de treinar, e a criação de animais deve ser iniciada desde cedo.

Você precisa treinar todos os dias até 3,5-4 anos de vida do animal, ou seja, até o momento em que o cão já esteja totalmente maduro em termos psicológicos e fisiológicos.

Mastiffs são muito espertos, então geralmente não há problemas com o treinamento, mas ainda assim é recomendado consultar treinadores profissionais de cães antes de começar as aulas.

Durante a aula, você precisa fazer com que o cão entenda qual de vocês está no comando., as ordens devem ser dadas distinta e claramente, e a desobediência deve ser repreendida com uma voz firme e confiante. Ao mesmo tempo, você não pode parar para gritar e bater no animal - este animal não tolera castigos físicos. Você precisa começar a treinar com três minutos por dia, aumentando gradativamente o número e a duração do exercício.

Reprodução

Normalmente, representantes exclusivamente saudáveis ​​da raça sem hereditariedade onerada são usados ​​para a criação de Mastins Espanhóis. Animais agressivos e nervosos representam um sério perigo para aqueles que os cercam, portanto, são considerados inadequados para reprodução.

A criação dos mastins espanhóis é efectuada em viveiros especializados, alguns também disponíveis no nosso país. A criação de cães é supervisionada por profissionais, portanto, a pureza da raça de animais oferecida por criadores certificados geralmente não deve ser questionada.

Deve-se notar que esses cães grandes não são prazer barato. Dependendo da classe do cão jovem, o custo do animal também varia.

  • Animais de estimação. Incluem cães saudáveis ​​com características raciais defeituosas, geralmente são criados para a alma, tais animais de estimação não estão autorizados a participar em competições e exposições. O custo de um cachorro é de 30 a 40 mil rublos.
  • Classe de raça. Esses filhotes são adequados para reprodução, mas não têm perspectivas de uma carreira de espetáculo. O preço dos cães é de 50-70 mil rublos.
  • Mostrar aula. Estes são os melhores representantes dos mastins espanhóis, futuros campeões, capazes de se tornarem dignos sucessores da raça. Seu custo chega a 150 mil rublos.

Muitas vezes você pode encontrar anúncios em que cachorros Mastiff espanhóis são oferecidos por 10-20 mil, mas, provavelmente, por esse tipo de dinheiro eles vão vender um cão com deficiência física ou mental. A comunicação com esses animais não é segura para o proprietário e seus familiares.

    Nenhum criador zeloso venderá um filhote cuja idade não chegue aos 2-3 meses, pois é esse tempo que o bebê precisa para receber da mãe todos os conhecimentos necessários e aprender a se comunicar com competência com os de sua raça. Se você tirar o animal da mãe com antecedência, sua psique será danificada.

    Fatos interessantes

    O Mastim Espanhol é considerado o maior cão do mundo. Por muito tempo eles foram usados ​​como pastores, não só guardando o rebanho, mas também conduzindo-o.Eles também são os cães mais antigos e são muito mais velhos do que as raças de pastoreio.

    Naquela época, quando as condições de vida dos mastins eram bastante difíceis, apenas quatro filhotes eram deixados na ninhada., enquanto outros foram simplesmente destruídos - naquela época, acreditava-se que uma cadela só alimentava tal número de animais.

    Avaliações

    Não existem animais ideais, então cada raça tem críticas positivas e negativas.

    Entre as vantagens do Mastim Espanhol, os proprietários destacam:

    • o cão é um guarda ideal;
    • o animal é amigável, pode ser uma babá ideal para crianças pequenas;
    • o Mastim espanhol é dedicado a seu mestre e aos membros de sua família;
    • o cão não é particularmente falador.

    No entanto, também há uma desvantagem - com a criação inadequada e a falta de treinamento, o animal muitas vezes se torna uma fonte de perigo para os humanos.

    Você pode conhecer melhor o Mastim Espanhol no vídeo a seguir.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa