Cortinas para sala

Lambrequins para o salão: variedades, critérios de seleção e belos exemplos

Lambrequins para o salão: variedades, critérios de seleção e belos exemplos
Contente
  1. Um pouco de historia
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Visão geral da espécie
  4. Formas de cortinas
  5. Materiais (editar)
  6. Espectro de cores
  7. Opções de design
  8. Dicas de Seleção
  9. Belos exemplos

Um dos elementos decorativos populares de uma abertura de janela é um lambrequim. Estes elementos conferem à imagem da sala um aspecto acabado e acrescentam luxo ao interior. O artigo discutirá lambrequins para o salão, suas variedades e características de escolha.

Um pouco de historia

A ideia de tal decoração de janela surgiu no século 15 durante o Renascimento. Porém, naquela época, além de decorar a sala, o lambrequim também a protegia da corrente de ar. Lambrequins eram feitos de materiais caros, decorados com bordados, borlas, apliques. A propósito, eles foram usados ​​não apenas para decorar a abertura da janela, mas também para decorar a cama de dormir.

O estilo barroco vigente na época implicava o uso de tecidos pesados ​​e luxuosos, ricamente decorados com elementos decorativos.

O estilo rococó que o substituiu trouxe leveza e leveza aos lambrequins. Para sua confecção, passaram a ser utilizados tecidos com estampa floral.

No futuro, o design dos lambrequins passou por muitas mudanças. Modelos mais simples, consistindo em formas simples e linhas retas, entraram em voga. Atualmente, é um acessório da moda para uma linda abertura de janela.

Vantagens e desvantagens

Lambrequin é uma cortina no topo da janela que serve como uma função decorativa. Como qualquer outro produto, eles têm prós e contras.

As vantagens incluem vários recursos:

  • com a ajuda de tal cortina, você pode expandir visualmente o espaço da sala;
  • os lambrequins permitem ocultar visualmente as irregularidades do teto e os defeitos nas aberturas das janelas;
  • cortinas com lambrequim adicionam luxo e estilo à sala de estar;
  • a variedade de cores e texturas dos tecidos usados ​​permite que você escolha lambrequins para quase todos os designs de sala;
  • é possível encomendar cortinas de alfaiataria com lambrequins de acordo com um projeto individual, que vão dar um toque especial à sua casa.

    As desvantagens são alto preço dos materiais. Os tecidos utilizados são caros e de alta qualidade. Além disso, o trabalho de costura também é bastante caro.

    No entanto, se você tiver as habilidades necessárias, poderá costurar o lambrequim sozinho.

    Visão geral da espécie

    Existem vários tipos de lambrequins.

    Suave

    Hoje é um dos tipos mais populares deste elemento.

    Eles são executados de vários tecidos. Podem ser constituídos por uma única peça de material com uma trança enroscada ou combinam vários tipos de tecidos e elementos decorativos, com a ajuda dos quais se cria uma composição holística.

    Duro

    Este tipo de lambrequim permite ocultar a cornija e o ponto de fixação. Anteriormente, eles eram feitos de madeira. Lambrequins rígidos modernos usam basicamente bandos - é um tecido não tecido duro. Em alguns casos, é necessário corrigir a cortina adicionalmente. Em seguida, vários selos são usados. Lambrequins rígidos são muito diversos em sua forma... Eles podem ter a forma de um semicírculo, animais, formas geométricas. Graças a isso, você pode escolher um modelo para qualquer estilo de sala.

    Combinado

    Este look combina os dois anteriores. Possui uma base rígida e cortinas leves. Adequado para salas grandes com tectos altos.

    Formas de cortinas

    Dependendo do modelo de lambrequim escolhido, o tecido com que é feito é colocado de várias maneiras.

    Swagi

    Talvez o método de estilização mais comum. Cortes de tecido semicircular são dobrados. Normalmente, dois ou três deles são feitos na cornija.

    Reversões

    Eles também são chamados de semi-brindes. Quando são executadas, o tecido é jogado sobre a cornija. Na maioria das vezes, eles são feitos para cornijas tubulares.

    Para baguetes, meio-vagões também são adequados, mas o efeito perekid único e a assimetria criada por tais lambrequins são perdidos.

    Coquille

    Uma boa opção se houver várias aberturas de janela na mesma parede. Ele permite que você desenhe convencionalmente uma fronteira entre eles. O material é coletado em dobras e um ângulo agudo é formado a partir dele. Está pendurado na moldura de cada uma das aberturas de janela.

    Jabot

    Um nome alternativo para de jabot. É uma faixa larga de tecido com uma borda chanfrada que fica do lado. Lambrequin consiste em dobras sobrepostas que correm ao longo da abertura da janela. Jabot é o toque final desse lambrequim. Via de regra, o lado comprido do de jabot é colocado do lado de fora e o lado curto no meio da composição.

    Laço

    Semelhante ao anterior, mas mais estreito. As dobras são feitas uma em cima da outra. Um bom complemento para um lambrequim costurado em forma de grinalda.

    Cascata

    É feito a partir de um recorte de tecido em forma de trapézio, que cai em dobras largas. Uma boa adição seria um forro feito de um material de cor diferente. Para ser vista, é feita uma lapela.

    Puffs

    Neste caso, o tecido é recolhido em forma de dobras verticais. Muitas vezes se assemelha a um rabo de cavalo e é usado em estilos como country ou provençal.

    Sino

    Hoje é uma das raras formas de cortinas. O pedaço de tecido é colocado na forma de um cone. Uma boa adição é o forro em uma cor contrastante. O material utilizado deve ser bastante denso, pois o tecido arejado não pode assumir esta forma.

    Vieira

    Até certo ponto, eles se parecem com swagas, mas são muito mais largos. Esses babados são adequados em salas de estar espaçosas com tetos altos.

    Materiais (editar)

    Os tecidos usados ​​para costurar lambrequins são muito diversos. Na maioria das vezes, eles são feitos do mesmo tecido que as cortinas.... No entanto, uma combinação de tecidos diferentes é possível.Nesse caso, eles devem corresponder uns aos outros em cor e textura. Lambrequins feitos de material leve e arejado ficam bem em pequenas salas de estar. Se você tiver que escolher esse elemento de decoração para um cômodo espaçoso, dê uma olhada mais de perto nos tecidos mais densos e pesados. Eles irão adicionar luxo e respeitabilidade ao quarto.

    Véu

    Tecido leve, quase sem peso. Lambrequins feitos desse material se tornarão uma decoração elegante para uma pequena sala de estar. O véu tem grande capacidade de armar, obtendo-se lindas dobras e babados. A leveza e a translucidez do tecido permitem que você brinque com as cores, por exemplo, faça uma transição de um tom claro para um tom mais claro.

    Ideal para salas de estar em estilo clássico e provençal.

    Organza

    Em termos de suas habilidades, este material é muito semelhante a um véu. Ele também se ajusta facilmente e mantém sua forma bem. Esse tecido transmite facilmente a luz solar, enche o ambiente de conforto. Mas escolher este material para um lambrequim, preste atenção à qualidade do processamento do tecido.

    Caso contrário, a composição parecerá áspera e desleixada.

    Nylon

    Material leve, mas bastante durável. Tem uma grande variedade de cores, no entanto lambrequins feitos desse tipo de tecido são muito difíceis de costurar.

    Sentiu

    Está se tornando cada vez mais popular. A decoração perfurada é feita deste material, que é fixada em uma fita especial. Será um bom complemento estilístico para a sua sala se combinar na cor com outros elementos decorativos, ou repetir o ornamento presente no desenho.

    Chiffon

    Tecido leve e translúcido. Permite usar cores vibrantes sem sobrecarregar a sala. Lindas dobras formadas de chiffon fluem com a mais leve brisa quando a janela está aberta. Uma opção muito boa se pretende adicionar luminosidade e espaço à sala.

    Atlas

    Este é um tecido bastante denso. Recomendado para uso ao costurar lambrequins para uma grande sala de estar. Atlas tem um brilho característico. Para o desenho da janela, é melhor combiná-la com um véu. Isso adicionará solidez e não parecerá barato. Cetim drapeado bem e mantém a sua forma.

    Jacquard

    O tecido é caracterizado por um padrão em relevo. Visualmente, é muito semelhante a uma tapeçaria. Para costurar um lambrequim use tecido com fios grossos. Dependendo da impressão, pode ser adequado para uma sala de estar subterrânea ou de alta tecnologia.

    Linho

    Ele difere de outros tecidos em seu brilho fosco característico. Uma sanefa feita desse material será um bom elemento de decoração para uma sala de estar em qualquer estilo, mas mais frequentemente usado em estilo moderno e country.

    Veludo

      Este material também é adequado para lambrequins. Não desaparece ao sol, por isso vai durar muito tempo. Além disso, se o seu objetivo é escurecer a sala, então produtos de veludo são perfeitos.

      O lambrequim de veludo adicionará luxo e solidez ao interior da sua sala de estar.

      Espectro de cores

      Lambrequins podem ser feitos de tecido da mesma cor ou uma combinação de vários tons. Eles devem ser compatíveis entre si.

      Hoje, na maioria das vezes escolhem modelos nas cores bege claro, leite, chocolate, branco, lilás, dourado, roxo, verde, bordô. Um bom exemplo de combinações contrastantes são combinações vermelho-cinza, cinza-azulado.

      cor Borgonha irá adicionar luxo e riqueza à sua sala de estar.

      Branco expanda visualmente o espaço e torne-o maior. No entanto, é uma cor muito caprichosa em serviço, pois se suja facilmente.

      Cor azul vai tornar a sala festiva. É melhor que esteja presente em outros elementos decorativos, por exemplo, no estofamento de cadeiras ou almofadas.

      marrom e todos os seus tons conferem um toque aconchegante ao ambiente. Além disso, são adequados para quase todos os estilos de sala de estar.

      Cor bege para um lambrequim permite brincar com a textura do tecido, elementos decorativos e opções de cortinas.

      Esta cor neutra é adequada para quase todos os ambientes.

      Verde irá atualizar qualquer sala de estar. É mais adequado para os estilos country e provençal.

      Cores rosa e lilás adequado para uma sala de estar cujas paredes são decoradas com tons semelhantes em tons.

      Escolhendo uma cor para um lambrequim, considere o esquema de cores das cortinas e de toda a sala. Em alguns casos, combinações contrastantes são adequadas e, às vezes, é melhor enfatizar os tons da mesma cor, fazendo transições suaves.

      Se a sua escolha recaiu sobre um tecido com estampa, então é melhor combiná-lo com um tecido mais claro na hora de fazer um lambrequim. Por exemplo, combine grinaldas feitas de material denso com grinaldas feitas de véu.

      Recentemente, é frequentemente preferido acabamento feito ao longo da borda do lambrequim.

      Aqui é melhor optar pelo branco ou dourado. Um sotaque brilhante pode arruinar toda a composição.

      Opções de design

      Hoje, existem muitas opções para o design de lambrequins. Escolha aquele que melhor se adapta ao estilo da sua sala.

      Openwork

      Essa decoração pode ser feita de material denso e cortada a laser, ou de feltro ou feltro. Quanto menor for a sala em que você vai usar esse elemento de decoração, mais lacônico deve ser o desenho. Se você planeja decorar um grande salão, então elementos de aberturas volumétricas servirão. É melhor que o padrão da decoração de tal lambrequim repita a impressão no estofamento ou em qualquer outro ornamento presente no design da sala de estar.

      Assimétrico

        Com este design lambrequim, a janela é drapeada de um lado. Normalmente é utilizado se for necessário decorar uma abertura de janela com uma porta de varanda, ou se os móveis da sala estiverem dispostos de forma que não haja como abrir o espaço dos dois lados da janela.

        Puffs

        Essa cortina em forma de dobras verticais fica bem tanto em grandes corredores quanto em pequenas salas de estar.

        Franjado

        Além de franjas, contas, clarins e várias contas são usadas em lambrequins.

        Com escovas

        Freqüentemente, os pincéis são usados ​​para decorar lambrequins.

        Com strass

        Strass serão um bom complemento para um lambrequim com orifícios.

        Simples

        Se estiver decorando uma pequena sala de estar, não a sobrecarregue com elementos desnecessários. O design lacônico e as linhas claras tornarão visualmente o teto mais alto e o cômodo maior.

        Forma quadrangular

        Este é um lambrequim feito de um corte de tecido usando um forro. Pode ser da mesma cor com lambrequim ou contrastante. A capacidade de alterar o método de fixação e a largura permitirá que sua sala brilhe com novas cores.

        Com flores

        Ao escolher esse lambrequim, você precisa ter cuidado. É importante respeitar as proporções da sala e o tamanho das flores. Um desenho muito volumoso é impróprio em uma sala pequena, ele vai torná-lo visualmente ainda menor.

        Além disso, se as paredes forem decoradas com cores claras, então é melhor dar preferência a uma impressão de cores escuras. A novidade desta estação é o tecido para lambrequins feitos de flores grandes.

        Com impressão de fotos

        Esses lambrequins estão ganhando cada vez mais popularidade. A impressão de fotos é usada em modelos rígidos.

        Bicolor

        Eles podem ser feitos em tons da mesma cor, por exemplo, bege e chocolate, ou ser contrastantes. Eles são executados, via de regra, na forma de brindes alternados. Além dos tons do tecido, você pode brincar com a textura.

        Travessas feitas de material leve e denso parecem interessantes. Adequado para estilos clássicos, modernos e muitos outros.

        Dicas de Seleção

        Ao escolher lambrequins, existem várias sutilezas.

        • Lambrequin é mais um elemento de decoração para uma sala com teto alto, uma vez que muitas vezes oculta visualmente a altura. Se estiver a menos de 2,5 metros da sua sala de estar, observe mais de perto o tecido com um padrão vertical.
        • A altura de um lambrequim padrão é de 40 centímetros. Se você já quiser fazer isso, experimente com antecedência como ficará na abertura da janela.
        • A cor do lambrequim deve estar em harmonia com a composição geral das cortinas e cortinas.
        • Se você escolher um lambrequim para uma pequena sala de estar, dê preferência a um design lacônico com uma pequena quantidade de babados. Se você está decorando uma sala grande, então é melhor escolher um lambrequim volumoso com muitos elementos.
        • Se as janelas estão voltadas para o lado ensolarado, você pode escolher um lambrequim feito de tecido denso e pesado. Caso contrário, dê preferência a costuras de organza ou véu.
        • Lambrequin pode ser pré-fabricado ou personalizado. Se você preferir kits de decoração de janela prontos, certifique-se de que eles se encaixem perfeitamente. Ao pedir um lambrequim individualmente, você pode levar em consideração todas as nuances da decoração.
        • Se você precisa escolher um lambrequim para duas janelas localizadas na mesma parede, então é melhor dar preferência ao molde chill. Ele enfatizará os limites entre as aberturas das janelas e dará espaço ao ambiente.
        • Se você precisa decorar uma abertura de janela com uma varanda, dê uma olhada mais de perto nos lambrequins assimétricos. A principal exigência é que a composição na janela não interfira na passagem livre para a varanda.
        • Ao escolher um lambrequim para uma janela pequena, lembre-se de que ele não deve entrar na abertura da janela. Se o quadro for deixado aberto, o espaço parecerá visualmente maior. Dos elementos decorativos, o mais adequado será uma manta ou cortina em forma de cascata. Além disso, esses modelos podem ser tornados assimétricos adicionando decorações adicionais na forma de escovas ou franjas.
        • Pelo contrário, é melhor cobrir parcialmente uma janela estreita com um lambrequim. Se a sua sala tem pé direito alto, o modelo plissado é a melhor opção.
        • Os modelos rígidos podem adicionar visualmente alguns centímetros à altura do teto.
        • Se a sua sala tem janelas salientes, deve dar preferência aos lambrequins macios com um elemento de decoração em forma de sino.
        • A janela de canto deve ser decorada simetricamente, já que ambas as paredes deverão ser decoradas. Um molde de chill ou empate localizado no canto seria um bom elemento decorativo.
        • Escolha um lambrequim com base no design geral da sala de estar.

          Se sua sala está pronta em um estilo moderno, então o desenho do lambrequim deve ser lacônico, e o tecido é preferível escolher natural. As cores devem ser calmas e a forma o mais simples possível.

          Lambrequin na sala de estar em estilo clássico é preferível fazê-lo em tons de bege, combinando várias texturas. Os clássicos não toleram detalhes desnecessários, por isso não sobrecarreguem o lambrequim com elementos decorativos.

          Estilo barroco na sala de estar enfatiza luxo e riqueza. Lambrequin deve corresponder a isso. Dê preferência aos tons de vermelhos, dourados e bordô. É melhor usar tecidos pesados ​​como material, a partir do qual são feitas dobras volumosas.

          Em geral, você deve obter uma decoração solene, até certo ponto teatral.

          Se sua sala é decorada no estilo do minimalismo, isso não é motivo para recusar lambrequins. Escolha um simples com um mínimo de decoração. Linhas claras, formas rígidas - tudo isso irá enfatizar o estilo contido e rígido do minimalismo.

          É melhor usar cores neutras.

          Sala de estar com estilo Provença complementado com sucesso por um lambrequim confeccionado em tecido leve e arejado de tom calmo ou com estampa floral. As dobras elegantes e elegantes irão apenas enfatizar o entusiasmo deste design.

          Se você faz uma sala de estar com estilo país, então você não pode prescindir de lindas cortinas com lambrequins. Devem ter o mesmo padrão com qualquer peça de mobiliário, por exemplo, cadeiras estofadas, ou com um elemento decorativo, por exemplo, uma toalha de mesa.

          Escolher um lambrequim na sala de estar com estilo chique gasto, dê preferência aos modelos com apliques e não se esqueça da variedade de cores inerente a este estilo.

          Em geral, o lambrequim deve ser uma composição completa com cortinas e cortinas. Os modelos modernos permitem combiná-los até com persianas.

          Belos exemplos

          As cores bege e chocolate combinam bem com a decoração geral da sala. Um lambrequim de lapidação dura praticamente repete o padrão do papel de parede, o que traz harmonia ao interior da sala.

          Um lambrequim simples, desprovido de quaisquer elementos decorativos, complementa com sucesso a sala de estar, feita em estilo clássico.

          Tons contidos e a presença de um elemento decorativo em forma de molde chill delimitam as aberturas das janelas, conferem luminosidade e espaço à divisão.

          Um design sofisticado com o uso de cai-cai, escovas e vários métodos de cortinas conferem à sala um aspecto solene.

          A combinação de várias cores e texturas do tecido com que o lambrequim é feito confere integridade ao design da sala e a torna elegante.

          Sobre o que são lambrequins 3D, veja abaixo.

          sem comentários

          Moda

          a beleza

          casa