Patinetes

Scooters: características, tipos, seleção e operação

Scooters: características, tipos, seleção e operação
Contente
  1. História da aparência
  2. Dispositivo e características
  3. Variedades
  4. O que é melhor: uma scooter ou uma bicicleta?
  5. Os benefícios e malefícios da patinação
  6. Classificação das melhores marcas
  7. Como escolher?
  8. Segurança
  9. Leis de trânsito
  10. Como cavalgar?
  11. Visão geral da revisão

As scooters estão entre os meios de transporte mais populares. Eles são fáceis de usar, você pode ter um ótimo tempo livre com eles, praticar esportes. A gama desses dispositivos é enorme - cada consumidor pode escolher o modelo ideal para si mesmo que atenda a todas as suas necessidades e desejos. Neste artigo, examinaremos mais de perto todos os recursos das scooters e descobriremos como selecioná-los corretamente.

História da aparência

A criação do primeiro modelo de scooter remonta a 1761... Este veículo leve foi inventado na Alemanha por Michael Kassler. Existe uma outra versão da aparência deste dispositivo, afirmando que o inventor da scooter foi Karl von Drez. Charles inventou este meio de transporte em 1817 e, em 1820, modificou o design tornando a roda da parte dianteira orientável. Esses tipos de dispositivos ganharam imensa popularidade e uso generalizado na França e na Inglaterra.

Em 1819, o inventor da Inglaterra Denis Johnson patenteou um modelo aprimorado de scooter, desenvolvido 2 anos antes por Karl Drez. O novo quadro era de madeira, assim como as rodas. Em vez de pneus, havia aros de metal. O produto não foi projetado com freio. O garfo dianteiro também era feito de ferro, como todos os elementos nos quais ficava o assento com o apoio de braço. O diâmetro das rodas era de 76,2 cm (39 polegadas).

O peso dessa scooter era de cerca de 30 kg. O método de movimento nela era em muitos aspectos semelhante ao modo de operar uma bicicleta balanceada moderna para crianças - era necessário empurrar para fora da estrada com os dois pés, uma de cada vez.

Em 1839-1840, um ferreiro escocês chamado Kirkpatrick Macmillan continuou a melhorar o design da scooter von Dreis. Ele forneceu ao produto pedais, uma manivela e uma alavanca presa à roda traseira. Com o início do século 20, o mundo viu uma nova invenção - uma scooter equipada com um motor. Em 1915, a firma americana Autoped Company of America começou a produzir os primeiros modelos de scooters equipados com motor de 155 cc de baixa válvula e capacidade de 1,5 litros. com. O dispositivo tinha rodas pequenas, um volante dobrável.

Naquela época, os produtos manufaturados fizeram sucesso nos mercados americano e da Europa Ocidental.

Ao longo dos anos de existência, a scooter sofreu muitas alterações e melhorias. Muita coisa mudou tanto em seu design quanto no componente funcional. Novos modelos desses veículos acessíveis estavam aparecendo constantemente. Na União Soviética, o transporte em questão estava associado a um objeto para crianças, porém, em 1937, um artigo foi publicado em uma conhecida revista científica descrevendo como o engenheiro Sergei Stanislavovich Lundovsky desenvolveu uma scooter para adultos.

Naquela época, tal inovação tornou-se algo realmente incomum. A scooter "adulta" era capaz de transportar o usuário a 50 m com um único movimento repulsivo da perna, podendo a estrutura ser fornecida com uma carga de 30 kg. A scooter era um modelo infantil modificado "Orlik" com uma plataforma rebaixada. As rodas no design "adulto" foram fixadas com porcas de alavanca especiais e podem ser facilmente removidas. Os produtos foram complementados com um suporte feito de quadro de bicicleta.

Infelizmente, a produção de scooters deste tipo não foi estabelecida, mas o nome de Sergei Lundovsky entrou para a história da scooter doméstica.

Nos anos 80 do século passado, as scooters soviéticas deixaram de ser populares - foram substituídas por bicicletas importadas, o que na época parecia ser um verdadeiro milagre da tecnologia. Na década de 90, começaram a ser comercializadas scooters infantis de aparência atraente, caracterizadas pela mobilidade e leveza. Com o tempo, as categorias de dispositivos para estradas, esportes e corrida começaram a ser fornecidas. Hoje, a gama de scooters é linda. Existem muitos fabricantes conhecidos no mercado que produzem modelos de scooters de alta qualidade com várias modificações.

Você pode encontrar o produto perfeito para todos os gostos, cores e bolsos.

Dispositivo e características

A scooter pode ser considerada com segurança algo entre uma bicicleta e um skate. A estrutura do veículo é montada a partir de vários elementos básicos.

  • Quadro. A base de apoio é feita de aço, liga de alumínio ou magnésio. Muitas peças podem ser dobradas, fáceis de guardar e transportar.
  • Mesa de som. Barra do pé do piloto.
  • Volante. Pode ser regulado ou não regulado. É feito em forma de T ou "bicicleta". Existem casos em que o volante é feito na forma de um joystick.
  • Rodas Os produtos incluem 2 rodas. Porém, será possível encontrar produtos à venda com 3 ou 4 rodas.
  • Absorventes de impacto... Não estão instalados em todos os modelos, mas se o garfo de suspensão estiver presente na estrutura, a viagem será cómoda e confortável, pois os choques e as vibrações serão atenuados.
  • Sistema de travagem... O veículo possui freio de pé. A asa traseira é responsável por sua funcionalidade. Este último é feito de metal ou plástico, com um bloco de metal preso. Quando pressionado, o freio aplica pressão à roda, reduzindo a velocidade de deslocamento. Existem exemplos em que a travagem é efetuada devido à ação da manivela na parte de direção. Ele se conecta à pastilha de freio nas rodas na parte dianteira e traseira. Scooters com freios a disco estão disponíveis.Sistemas de freio de bicicleta são instalados nas camisas.
  • Mecanismo dobrável... Graças a ele, o aparelho é cômodo e "flexível" no transporte. Um tipo comum de mecanismo de dobramento, no qual a cremalheira da direção deve ser dobrada junto com a roda dianteira. Menos comuns são as opções em que apenas a cremalheira da direção pode ser dobrada.

O princípio de operação das scooters praticamente não mudou ao longo de sua história de duzentos anos. Para se deslocar neste tipo de transporte, basta impulsionar o solo com o pé, controlando o movimento da estrutura com um simples volante. As únicas exceções são as scooters elétricas modernas, equipadas com motor e assento confortável. Os modelos de scooters modernos caracterizam-se não apenas por um design bem pensado, mas também pelas suas pequenas dimensões. Dispositivos urbanos são compactos.

A maioria dos modelos são adaptados às condições urbanas ou off-road. As scooters são equipadas com rodas de dimensões ideais, que geralmente são infláveis.

Variedades

Todos os tipos de scooters são divididos em vários tipos, diferindo em funcionalidade e design.

Clássico de duas rodas

Os modelos são mais comuns do que outros. As scooters urbanas de duas rodas são frequentemente equipadas com um sistema de absorção de choque de alta qualidade e suas rodas têm um diâmetro de 150-250 mm. Com essa técnica, é possível conduzir suavemente sobre fendas e buracos na estrada de asfalto. As scooters de duas rodas têm muitas vantagens:

  • ao dirigir pela cidade, eles se mostram confortáveis;
  • equipado com um mecanismo de dobragem conveniente;
  • diferem em peso modesto;
  • acelere bem, tendo um diâmetro de roda ideal;
  • será possível escolher um modelo glorioso por um preço democrático.

As desvantagens dos dispositivos urbanos de duas rodas são as seguintes:

  • precisam de cuidados constantes;
  • não são adequados para truques.

Camisetas

É assim que são chamadas as scooters de bicicleta. Esses são dispositivos off-road que compartilham muitas das características das bicicletas convencionais. Existem rodas em tamanho real com um diâmetro de 29 polegadas. Os modelos de camisetas se distinguem por um bom overclock. A velocidade ganha é mantida melhor e por mais tempo, mas o piloto tem que fazer um grande esforço para controlá-la. As camisetas têm as seguintes vantagens:

  • caracterizado por boa velocidade e bom acostamento;
  • com esse design profissional, é possível superar vários obstáculos;
  • há um grande número de peças de bicicletas - não há problemas com a substituição;
  • a t-shirt pode ser facilmente ajustada para si;
  • bom freio de mão;
  • há um garfo dianteiro de absorção de choque.

Mas também existem desvantagens:

  • grandes dimensões;
  • carga bem perceptível nas pernas.

Kickboards

Os kickboards não estão longe dos skates. Eles têm um deck largo e reduzido. Existem 3 rodas. O par principal está localizado na frente. Esta solução torna possível apelar a outras técnicas de pilotagem inclinando o deck e forçando o produto a girar (como nos skates). Isso é facilitado pela substituição do volante padrão em formato de T por um joystick. Os dispositivos são caracterizados pelas seguintes vantagens:

  • são resistentes;
  • modelos rápidos, podem desenvolver boa velocidade;
  • acabam sendo fáceis de transportar e transportar;
  • controlado pelo volante e pelos pés;
  • há um freio de pé na roda traseira.

Os pontos fracos são:

  • raio de giro aumentado;
  • não é o preço mais acessível.

Trikes (triders)

Estas scooters não devem ser confundidas com bicicletas trike. Os aparelhos são equipados com 3 rodas, mas seu principal diferencial dos kickboards é a presença de 2 decks curtos. Em certos casos, os apoios da plataforma são realizados em forma de barra transversal. Essas instâncias são chamadas de scooters inerciais, uma vez que podem ser conduzidas sem contato com a estrada. Na configuração básica, os modelos são equipados com freios de 2 pés. Para fins de controle confortável, os dispositivos geralmente são equipados com sistemas de freio de mão. Os trikes são caracterizados pelas seguintes vantagens:

  • altos indicadores de estabilidade;
  • Belo design;
  • fazer movimentos repulsivos incessantemente na estrada não é necessário;
  • é possível fazer truques;
  • bom manuseio;
  • carga nos músculos do corpo e das pernas.

Existem pontos fracos:

  • requisitos para o estado do pavimento asfáltico;
  • é difícil manter o equilíbrio no início.

Façanha

Scooters esportivos com uma estrutura reforçada e indissociável que não pode ser ajustada. Existem rodas pequenas (de 100 a 125 mm). Mas isso não significa que os dispositivos de acrobacias se movam em baixa velocidade - na pista eles se mostram bons modelos de alta velocidade, uma vez que possuem rolamentos da mais alta precisão e classe. Itens de truque podem parecer um pouco infantis, mas podem lidar com cargas significativas sem problemas. As scooters são famosas pelas seguintes qualidades:

  • características de força;
  • manobrabilidade;
  • aceleração fácil em seções curtas;
  • controle confortável.

Os contras são:

  • impróprio para viagens rodoviárias;
  • o nível de altura do leme não pode ser ajustado;
  • o conteúdo funcional é fraco e o preço é alto.

Sujeira

Este é um tipo de dispositivo esportivo adequado para direção off-road extrema. Os produtos são equipados com rodas infláveis ​​largas com câmera, um piso sério. Há um quadro de alta resistência, mas o volante não pode ser ajustado. Os dispositivos têm as seguintes vantagens:

  • construção robusta e de alta resistência;
  • alta habilidade cross-country;
  • a capacidade de realizar truques;
  • bom conjunto de velocidade;
  • manuseio fácil.

Considere os contras:

  • você tem que fazer muito esforço para cavalgar;
  • scooters de sujeira são caros.

O que é melhor: uma scooter ou uma bicicleta?

Para responder a esta pergunta, deve-se comparar os dispositivos e entender em quais parâmetros eles são superiores ou inferiores uns aos outros.

  • A maioria das scooters é mais compacta e fácil de guardar do que as bicicletas. Pode ser problemático armazená-los em apartamentos pequenos, bem como transportá-los no metrô, especialmente se sua base não for dobrável.
  • As scooters são mais fáceis de conduzir do que as bicicletas. Eles são mais manobráveis ​​e "obedientes", elementares no domínio.
  • A bicicleta consegue superar distâncias mais impressionantes. Seu design inclui um assento que nem todas as scooters possuem.
  • Ao andar de scooter, o motociclista geralmente tem que entrar em contato com a superfície da estrada, mas ao andar de bicicleta, isso não é necessário, o que é especialmente agradável em tempo chuvoso e lamacento.
  • A scooter não precisa de estar estacionada na rua, ao contrário da maioria das bicicletas.
  • A maior parte das scooters é mais leve do que as bicicletas.
  • Muitas vezes, as scooters são mais baratas do que as bicicletas.

Considerando todas as diferenças listadas entre os dispositivos em consideração, você pode decidir por si mesmo o que é melhor: uma bicicleta ou uma scooter. Se você quer viajar longas distâncias, pedalar longas e longas distâncias com conforto, então a bicicleta é o melhor, porque tem assento, tronco e pedais para controle - você não terá que empurrar o chão com os pés. Se você precisa de um dispositivo compacto, leve e manobrável para ir ao trabalho ou apenas para lazer, uma scooter também pode servir.

Cada um dos dispositivos tem seus próprios pontos fortes e fracos, vale a pena escolher a melhor opção com base em seus próprios objetivos e desejos.

Os benefícios e malefícios da patinação

Considere o impacto positivo de dirigir no modo de transporte considerado:

  • ao andar de scooter, os vasos sanguíneos e o coração humano são fortalecidos - esta é uma excelente prevenção da distonia vegetativo-vascular;
  • estimula-se o trabalho dos pulmões, evita-se varizes, melhora-se o estado de saúde do homem, evita-se dores no pescoço e na região lombar;
  • a scooter permitirá que você mantenha a forma e o tom da sua figura;
  • andar de scooter tem um efeito positivo sobre os olhos - enquanto se move no aparelho, você tem que olhar para a distância um a um, focalizando os pontos próximos - esse é um bom treinamento para os olhos;
  • a atenção se desenvolve bem;
  • na estação fria, andar de scooter fortalece o sistema imunológico humano.

É improvável que conduzir uma scooter cause danos graves. O risco de cair deste dispositivo e se ferir é geralmente menor do que com bicicletas. Claro, se a estrutura for montada de má fé, seu funcionamento pode levar a consequências ruins, mas você pode usar modelos confiáveis ​​e duráveis ​​sem medo de se machucar.

Classificação das melhores marcas

Vamos dar uma olhada em um pequeno top das melhores marcas que produzem scooters de qualidade.

  • Dominante. A classificação é aberta por uma conhecida empresa americana que produz scooters de acrobacias de alta qualidade. Os dispositivos são confiáveis ​​e resistentes, mas baratos e disponíveis em uma grande variedade. Scooters são produzidos para iniciantes e profissionais.
  • Dualtron. As scooters Dualtron são uma invenção da empresa coreana Minimotors. Os produtos são elétricos, apreciados tanto por crianças como por adultos. Eles se distinguem pela alta distância ao solo, vários modos de condução e suspensão bidirecional.
  • Playshion. As scooters da empresa são fabricadas na China. Populares são modelos de truques apresentados em cores diferentes. Os dispositivos são baratos, mas são montados com peças de alta qualidade.
  • Puky. As scooters alemãs desta marca são extremamente populares na Rússia. Eles são confiáveis, seguros, funcionais e bonitos. Os dispositivos são apoiados por uma garantia oficial. Modelos infantis e adolescentes estão à venda.
  • Hipe. Marca de scooters, peças e peças de scooters. O fabricante é especializado em fazer produtos acessíveis para pilotos iniciantes. A qualidade dos produtos é alta e o preço acessível. A linha também inclui scooters profissionais para usuários avançados.
  • X-Match... É uma marca esportiva que produz muitos produtos, incluindo scooters de baixo custo com estrutura de alumínio. A gama inclui principalmente modelos urbanos com uma carga de até 100 kg. As cores dos produtos são diferentes.
  • Hora do rush. Um fabricante que fabrica scooters de duas e três rodas de alta qualidade em uma ampla variedade.
  • Moby Kids. A marca oferece modelos de scooter clássicos confiáveis.
  • Limite. Um grande fabricante chinês que fabrica dispositivos de baixo custo para iniciantes.
  • Xootr. Uma empresa que produz scooters maravilhosas com freios dianteiros, design espetacular e ajuste de volante.
  • Reação. A empresa produz scooters multicoloridas com alta estabilidade e diversas plataformas. Os produtos são baratos e são apresentados em uma grande variedade.
  • Roces. A marca oferece scooters confiáveis ​​e robustos com rodas de poliuretano macias, amortecedores que reduzem a vibração e mecanismos de dobramento.
  • Jack Hot. Estas são scooters elétricas atraentes e confiáveis. Eles podem ser caros, mas duram muito e são fáceis de operar.
  • Zilmer. Uma marca confiável que produz scooters que atendem a todas as normas e padrões. Os itens do orçamento e mais caros com funcionalidade aumentada estão à venda.

Como escolher?

A escolha da scooter deve ser feita de acordo com os objetivos do consumidor:

  • se você planeja ir ao trabalho ou passear no parque nos fins de semana, é melhor escolher uma versão urbana de duas rodas com mecanismo dobrável;
  • para atividades esportivas completas em pistas especiais ou terrenos de BMX, vale a pena pegar um modelo de acrobacias com rodas pequenas e rolamentos de alta qualidade;
  • para viagens longe da cidade, você deve comprar uma bicicleta de futebol ou uma potente scooter de terra;
  • se um produto for selecionado para uma criança, então uma opção estável como um kickboard ou trider seria a melhor solução; é aconselhável selecionar modelos que sejam ajustáveis ​​em altura.

Você deve comprar apenas modelos de marca e de alta qualidade. Antes de comprar, você deve inspecionar cuidadosamente o design da scooter quanto a danos ou defeitos. Se algum for percebido, a mercadoria não deve ser levada.

Segurança

Na compra de uma scooter é preciso lembrar que sempre existe o risco de cair. Isso é especialmente importante se você estiver comprando um modelo infantil. Todos os equipamentos de proteção devem ser adquiridos (joelheiras, capacete, protetores de cotovelo). Também é necessário cair corretamente. É aconselhável trabalhar a técnica de queda com antecedência (para adultos e crianças). Se for usado um modelo com rodas grandes, você deve cair de joelhos, protegido por joelheiras.

Os braços não precisam ser apontados para a frente - eles precisam ser dobrados para que, no momento do impacto, a carga seja aplicada nos cotovelos, também protegidos por equipamentos.

Leis de trânsito

As scooters não são categorizadas como veículos, assim como as bicicletas. As scooters obedecem às mesmas regras dos peões. Todos os requisitos estão listados no capítulo 4 dos regulamentos de trânsito rodoviário. Aqui estão alguns trechos.

  • Basicamente, o movimento em uma scooter deve ser feito na calçada. Em certos casos, você pode dirigir para a estrada.
  • Se não houver trilha para pedestres, você pode conduzir a scooter na berma da estrada. Quando um passageiro interfere com outros pedestres, ele pode dirigir ao longo da beira da faixa de rodagem.
  • Se não houver calçada ou trilha, é permitido circular ao longo da estrada para bicicletas ou ao longo da margem da faixa de rodagem. No segundo caso, você precisa se mover na direção de movimento de outro meio de transporte.
  • Em locais onde o tráfego é regulamentado, o motociclista deve ser guiado por semáforos ou semáforos.
  • Em uma travessia de pedestres não regulamentada, uma pessoa em uma scooter pode dirigir até a estrada, avaliando a distância até os objetos que se aproximam. Você não deve criar interferência para outros usuários da estrada, provocar situações perigosas (por exemplo, sair dirigindo devido a um veículo parado).

Antes de utilizar a scooter, deve familiarizar-se detalhadamente com todos os pontos relevantes das regras de trânsito.

Como cavalgar?

Aprender a conduzir uma scooter de forma adequada é muito fácil. Um simples passeio em um modelo urbano deve ser assim.

  • A posição inicial é a seguinte: em pé sobre a estrutura em linha reta, ligeiramente inclinado para a frente, a perna de apoio deve ser colocada no convés e a perna dianteira deve ser movida para a estrada.
  • Agora você pode começar a se mover. Mantendo um pé na barra, o outro deve empurrar o chão. Ao pedalar, você precisa manter o equilíbrio, movendo o peso do pé da frente para o de apoio e para trás.

A frenagem acontece assim.

  • A perna de corrida desce e se aninha no chão. Relevante em baixa velocidade.
  • Freios de mão ou de pé são usados.

Visão geral da revisão

Os consumidores deixam comentários diferentes sobre scooters. Aqui está o que agrada os proprietários de tais dispositivos:

  • preços acessíveis;
  • peso leve;
  • a presença de mecanismos de dobragem;
  • a presença de contadores de quilometragem em alguns modelos;
  • a presença de freios de alta qualidade;
  • passeio confortável e silencioso;
  • facilidade de gerenciamento;
  • manobrabilidade da maioria dos modelos;
  • a presença de bons amortecedores.

Mas os compradores também notaram algumas das deficiências de tais dispositivos, incluindo os seguintes pontos:

  • construção frágil de alguns modelos;
  • a presença de um guiador pequeno e não muito confortável (menos de 50 cm);
  • as scooters geralmente precisam de revisão manual;
  • nos modelos elétricos, muitas pessoas não estão satisfeitas com o volume da bateria;
  • os modelos de alta velocidade são considerados pelos compradores como muito rápidos e não os mais seguros;
  • devido a uma travagem brusca, ocorre um desgaste rápido das rodas.

Como escolher uma scooter, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa