Resumo

Como escrever um currículo para um assistente de vendas?

Como escrever um currículo para um assistente de vendas?
Contente
  1. Regras fundamentais
  2. Carta de transmissão
  3. Como escrever corretamente?
  4. Amostras
  5. Conclusão

Antes de começar a trabalhar como auxiliar de vendas, você precisa entender que não basta receber dinheiro e entregar o produto ao comprador, é tão importante demonstrar a ele todas as vantagens deste produto que o comprador receberá. Seu conselho como vendedor pode desempenhar um papel decisivo na compra de sua loja. E como redigir corretamente o currículo de um assistente de vendas, consideraremos no artigo.

Regras fundamentais

O currículo do vendedor deve conter as seguintes informações:

  • seus dados pessoais;
  • prazo, local de trabalho anterior;
  • posição, funções que você desempenhou;
  • características (qualidades positivas) de seu trabalho anterior;
  • suas próprias qualidades e habilidades positivas que você adquiriu lá - e que o ajudaram a progredir.

O currículo deve ser escrito corretamente, corretamente. Não deve conter informações que não correspondam ao tema do trabalho que deseja obter em um novo local. Detalhes extras que fazem com que sua autoestima seja ofensiva para outras pessoas são inaceitáveis ​​- isso é péssimo.

Não use conceitos banais desnecessários como "sociabilidade", "responsabilidade" para conseguir um emprego em uma empresa para a qual essas palavras não são tão importantes. Pese cuidadosamente os prós e os contras de cada uma dessas qualidades conceituais. Se, por exemplo, você consegue um emprego no departamento de enchimento e embalagem em uma esteira, então não deve mencionar a mesma sociabilidade - você não acompanhará centenas de clientes neste local de trabalho todos os dias. Mas o assistente de vendas precisa de todas essas qualidades.

Não use clichês como “Quero trabalhar em uma equipe de profissionais, para resolver problemas de um volume muito grande”. É claro que quanto maiores os planos de vendas, e quanto mais cedo você os completar, maior será o faturamento da rede de lojas ou hipermercados, onde você foi trabalhar. Mas na entrevista, eles com certeza vão te perguntar, como exatamente você imagina sua jornada de trabalho, quais são seus planos. No entanto, se você incluir esse clichê em seu currículo, explique na primeira frase a seguir o que ele significa para você. É importante que o empregador entenda isso corretamente - e chame você para uma entrevista, e não o próximo candidato.

Use listas, divida o currículo em partes organizadas de forma lógica. Lembre-se de que um recrutador não vai gastar nem mesmo alguns minutos olhando para o seu currículo - ele não gasta mais do que um minuto nele.

Carta de transmissão

A carta de apresentação não precisa duplicar as informações especificadas no currículo. O objetivo é mostrar ao empregador que você está interessado no trabalho de assistente de vendas por um motivo.

Nesta carta, você pode querer fornecer algumas informações interessantes, como e por que você se sentiu atraído pelo trabalho de um assistente de vendas, para mostrar como você chegou a isso, para contar algo sobre a empresa anterior em que trabalhou. Mas não se empolgue! A carta não deve ser muito longa, duas ou mais páginas. Um recrutador ou diretor, diretor adjunto que toma uma decisão não deve gastar 40 minutos ou mais nesta carta, quando deve processar dezenas de cartas e currículos de outros candidatos no mesmo dia. Sua tarefa é ser honesto, se promover efetivamente, se declarar do jeito que está até agora, enquanto a vaga estiver aberta, nem um único melhor candidato o fez.

Como escrever corretamente?

A vendedora é a cara de uma loja, de um hipermercado, até de um ponto de venda no mercado, uma das caras, não teremos medo dessa comparação, do mercado moderno. É do seu interesse e poder corresponder à imagem do melhor vendedor. Não importa o que você vai vender - móveis, roupas masculinas, calçados, serviços de informática, joias, eletrodomésticos, cosméticos. Quer se trate de bicicletas ou esquis, o trabalho de um vendedor consultor é o mesmo em todos os lugares. O comprador paga pelo item. E o vendedor é o “guia” deste produto. Há muitos anos, ele se tornou um fenômeno coletivo - hoje tanto o caixa quanto o funcionário da área de vendas também desempenham as funções de consultor de acompanhamento. Mesmo em supermercados como Magnit e Pyaterochka, às vezes é necessário o conselho e a consulta de um vendedor.

Cada pessoa tem falhas, fraquezas. Mas é categoricamente impossível descrevê-los no currículo e na carta de apresentação. A psicologia de cada um de nós é tal que a pessoa se inclina mais para as coisas ruins.

Informações negativas serão imediatamente levadas em consideração pelo recrutador / chefe de departamento, e seu currículo será encerrado, possivelmente apagado, não querendo ter nada a ver pessoalmente com você, e eles assumirão o próximo candidato para a mesma vaga. Pelo contrário, concentre-se nos seus méritos.

Qualidades pessoais

O trabalho de um assistente de vendas desenvolve uma lista bastante grande de qualidades pessoais.

  • Diligência... É importante cumprir o plano de vendas definido. É nas posições de "venda", como na fundação de uma empresa comercial, que qualquer empresa se apóia.
  • Sociabilidade, fala competente. Se você não fala muito, não consegue arrancar uma palavra de você e não quer responder às perguntas, o próximo comprador irá procurar outro consultor ou sairá sem comprar o produto. Entre em contato com as pessoas facilmente - quando este trabalho exigir de você.
  • Uma responsabilidade. Todos os dias, uma mudança no mesmo hipermercado de mercearia termina com um relatório para seus superiores. Em particular, essa pessoa será seu gerente, administrador ou diretor da loja.
  • Capacidade de trabalhar pelo resultado... Publicidade é ótima, mas para ser como publicidade, você não deve apenas cumprir o plano de vendas, mas também deixar uma boa impressão em cada cliente. Para que ele volte sempre à sua loja. Trabalhar como vendedor não é apenas "bombear" as qualidades pessoais de um determinado funcionário, mas também um trabalho bem coordenado e claro para o resultado em uma equipe de profissionais, que os candidatos gostam de mencionar em seus currículos.
  • Tolerância ao estresse - se o plano de vendas "pegar fogo", lembre-se que nem tudo depende de você. Claro, você tem que fazer o melhor para se enquadrar no plano.
  • Fácil de aprender - quase sempre o consultor está trabalhando com algo novo. As informações recebidas dele ajudarão o cliente em dúvida a entender o que ele não percebeu totalmente. Essa qualidade vem junto com a vontade de se desenvolver ainda mais em sua profissão.
  • Desenvoltura - você entenderá claramente o que o cliente deseja. Se ele geralmente gosta do produto, mas não encontrou tudo o que estava procurando, o produto pode precisar de um acessório que dê ao cliente o que ele veio. Dê ao comprador a solução certa.
  • Otimismo - salva em todos os lugares. Enfatize coisas positivas sobre compras. O humor dos compradores depende da sua atitude.
  • Olhar legal. Requisito obrigatório. Um homem de 25 anos veio trabalhar em uma loja com as bochechas raspadas, um corte de cabelo irregular - isso não é mais uma negligência fácil, mas um desprezo banal por si mesmo.

Aparência agradável. Bônus se você for uma garota. Você pode não ser uma estrela da passarela. Mas por ter uma boa aparência, você ainda aumenta suas chances. As pessoas amam com os olhos.

Responsabilidades do trabalho

As principais responsabilidades de um assistente de vendas são as seguintes:

  • aconselhamento aos compradores;
  • recebimento e exibição de mercadorias;
  • participação direta na venda de produtos;
  • preenchimento de relatórios;
  • manutenção da limpeza na área de vendas.

Parte das funções do caixa pode ser atribuída a um assistente de vendas, por exemplo:

  • trabalhar com caixa registradora eletrônica;
  • manutenção de relatórios e repasse do produto ao serviço de cobrança;
  • participação no inventário.

Portanto, um consultor de vendas de aparelhos eletrônicos (em uma loja de rede de varejo) deve responder às perguntas do cliente, por exemplo:

  • sobre o fabricante e o país que emitiu esta unidade de mercadoria;
  • a presença das funções básicas que um smartphone executa (tablet, smart watch, netbook ou outro dispositivo);
  • fornecer informações sobre suporte de garantia.

Se você é um gerente e está procurando um consultor de vendas para substituir o que saiu, com certeza procurará em seu currículo respostas para uma série de perguntas.

  • Ele tem uma educação secundária... Porém, visto o diploma de graduação do requerente, a pergunta do empregador desaparece.
  • Habilidades para trabalhar com programas de computador essenciais - pelo menos no nível do Word e Excel. Grande popularidade desde o início dos anos 2010. comprou um pacote de software 1C - o candidato deve se familiarizar com pelo menos o básico de seu trabalho. Por exemplo, o programa "Caixa", "Logística" como parte de 1C para um assistente de vendas é o seu ponto de partida.
  • Experiência de trabalho. Opcional, mas desejável.

Às vezes, os empregadores estão interessados ​​em saber se o futuro empregado tem o direito de dirigir carros, se ele é cidadão de um determinado país, se sabe inglês. Isso também precisa ser mencionado no currículo.

Habilidades e realizações profissionais

O requerente, se tiver conseguido algo, irá indicá-lo. Por exemplo, informações sobre como ganhar quaisquer concursos e nomeações relacionadas a vendas. Para ele, é mais uma chance de conseguir um emprego como balconista de loja.

O que escrever sem experiência de trabalho?

O currículo deve refletir o que o empregador espera do candidato. Se você não tem experiência de trabalho, pode pular esta coluna. Muitos empregadores estão prontos para ajudar no treinamento.Um recém-chegado pode trabalhar a tempo parcial (por exemplo, a tempo parcial), sendo oficialmente registado no primeiro dia (o departamento de RH do TC deve fazê-lo). O período probatório de estágio, nos termos da lei, não deve ultrapassar três meses.

Caso o candidato já tenha trabalhado em algum lugar com aproveitamento positivo e algumas conquistas, as quais contará no currículo, será imediatamente aceito com remuneração integral, de acordo com as condições padrão.

Informações adicionais sobre você

Não é necessário fornecer nenhuma informação pessoal. Mas, na entrevista, você deverá preencher um questionário adicional. Em particular, é indicada a situação familiar (se houver), onde e em que condições vive um determinado requerente, se ele teve doenças ocupacionais e assim por diante. Para algumas perguntas, por exemplo, sobre hobbies, o candidato tem o direito de não responder.

Amostras

Vamos considerar um exemplo de currículo pronto.

Ivanov Vladimir Markovich

  • Data de nascimento: 01.03.1985
  • Estado civil: Casado
  • O seguinte é o endereço residencial, número de telefone de contato, e-mail (não há motivo para fornecê-los aqui)

Alvo: Consiga um emprego como assistente de vendas.

Trabalhou por 10 anos em hipermercados O'Key, Metro.

  • 2007-2010 - "Ok", Rostov-on-Don, Rostov-Zapadny, av Malinovsky. Departamento de artigos esportivos.
  • 2010-2017 - Metro, Rostov-West. Departamento de Eletrônica Móvel e Dispositivos Multimídia.

Responsabilidades: participação direta na concepção de mercadorias e vitrines, na venda de mercadorias, no estudo da demanda do consumidor, recepção e desdobramento de mercadorias, contabilizando os não vendidos. Classificação de mercadorias por empresas, fabricantes, normas.

Qualidades pessoais

  • Compreender as especificidades do trabalho do pessoal de vendas. Incentive os clientes a comprar o que precisam hoje.
  • Resistente ao estresse, entro facilmente em contato com os clientes. Eu trabalho em equipe com eficiência e eficiência. Estou atento a um resultado decente, dedicação total ao trabalho e desejo de me desenvolver ainda mais.

Conquistas e habilidades: cumprimento das regras e normas de concorrência de produtos, merchandising (atualização do sortimento de mercadorias), abordagem individualizada de vitrines e espaço de varejo.

Ensino superior: 2002-2007 - Universidade de Nutrição e Comércio, Faculdade de Comércio. Completou estágio no centro comercial e de entretenimento Olimp - como vendedora na área de artigos esportivos.

Cursos adicionais de treinamento avançado

  • 2011 - curso de merchandising remoto. Fundador - Fashion Centre Kiev, Ucrânia
  • 2013 - curso “10 passos para uma venda de sucesso”. Empresa Unison, Moscou.

Usuário avançado de PC, capacidade de trabalhar com caixa eletrônico e equipamentos de escritório.

Conclusão

Seguindo todas as regras acima ao redigir seu currículo, é mais provável que você consiga uma entrevista com um empregador (representante) da empresa de sua preferência.

E se você se apresentar com lucro na entrevista, considere que o trabalho de vendedor, junto com a receita esperada, já está no seu bolso.

sem comentários

Moda

a beleza

casa