Escultura em madeira

Tudo sobre caixas de madeira entalhada

Tudo sobre caixas de madeira entalhada
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Enfeites populares
  3. Materiais (editar)
  4. Instrumentos
  5. Fabricação passo a passo

Caixa de madeira entalhada - uma lembrança clássica e um produto atraente que nunca será um presente supérfluo. Ela vai decorar o boudoir de uma mulher, tornar-se um presente elegante e despretensioso para uma adolescente e revelar-se exatamente o que não bastava para guardar ninharias importantes. E se esta for uma caixa entalhada à mão, ela também se torna excepcionalmente quente, a coisa favorita do proprietário.

Peculiaridades

É decorativo e utilitário ao mesmo tempo. Uma caixa de madeira entalhada serve principalmente como um recipiente para joias. Mas contém dinheiro, papéis importantes e várias lembranças (como distintivos do hospital). A caixa também pode se tornar um atributo especial para o interior se outros elementos de madeira entalhada ou apenas madeira do mesmo tom forem encontrados na decoração do ambiente.

Fazer caixões é uma tendência muito antiga. Em particular, a popularidade deste ofício no Egito é conhecida. V China e Japão as caixas eram feitas de espécies valiosas de madeira, pintadas à mão e entalhadas eram usadas para decorar esses itens. Joias e objetos de valor eram guardados em caixões.

Os produtos de madeira são mais populares do que muitas outras opções de caixões. São acessíveis e a escolha é sempre agradável para o comprador. São produtos estéticos e originais que você deseja ver e tocar. Várias madeiras são usadas para fazer caixas. A decoração em si é feita principalmente com quebra-cabeças e facas de trinchar.

A madeira maciça não é o único material adequado para a criação de caixas de joias, embora seja de longe o material mais preferido. MDF e cartão também são usados, embora haja menos possibilidades de entalhe especificamente.

As caixas são feitas de acordo com diagramas e desenhos. Primeiro, o mestre escolhe o desenho do futuro produto, transfere-o para o papel (cria um esboço), define as dimensões, recorta os espaços em branco do papel e os compara, faz um desenho. A folha de corte da caixa é formada com base neste desenho. O corte pode ser feito usando modelos de papel ou programas de computador.

Enfeites populares

Lindos padrões e lindas imagens geométricas parecem tão delicados e complexos que muitos simplesmente não têm o espírito de tentar entalhar. Mas, felizmente, para tais casos há um estêncil. Este é o nome de um dispositivo que ajuda a aplicar um padrão ou outros símbolos a uma superfície de madeira.

Os iniciantes devem começar com enfeites simples que não sejam tão difíceis de transferir e, o mais importante, não sejam tão difíceis de cortar depois.

Existem 3 regras básicas para escolher um ornamento:

  • se a caixa for grande, orifícios e pequenos enfeites serão uma escolha infeliz;
  • um grande ornamento não caberá em um pequeno caixão;
  • o principal na escultura são as proporções, erros nelas apagam todas as outras vantagens do produto.

O próprio tópico pode ser com fenda, relevo plano e relevo... O corte é uma técnica muito complexa, pois no processo de trabalho, o fundo, fundo ou substrato é quase totalmente removido. Como resultado, um ornamento quase arejado é obtido no produto acabado. Os espaços em branco são feitos de madeira de tília ou conífera.

Materiais (editar)

A caixa de madeira maciça feita à mão é uma opção cara e de alta qualidade. Você pode contar com segurança com o fato de que tal produto servirá por mais de uma dúzia de anos. Mas existem opções mais simples, por exemplo, uma caixa de madeira compensada. As placas de compensado podem ser adquiridas no mercado de construção. O principal requisito para o contraplacado é que esteja bem seco e tenha uma espessura mínima de 8 mm. Se você tiver que trabalhar com compensado úmido e insuficientemente seco, o aspecto do produto será prejudicado.

MDF É uma placa de fibra de média densidade. As placas são feitas de serragem pequena para que sua estrutura seja densa e confiável. As lajes regulares são uniformes e lisas, perfeitamente homogêneas. Portanto, eles são muito confortáveis ​​no processamento: não é difícil fresar e processar MDF com uma serra vertical.

A madeira para caixões esculpidos é diferente.

  1. Pinho. Sua estrutura é em camadas retas e amareladas, é fácil de trabalhar, mas de pouca utilidade para entalhes em relevo raso.
  2. Larício... A madeira é da mais alta qualidade, forte e pesada, mas não muito fácil de trabalhar.
  3. Zimbro. A árvore seca um pouco e não tem medo de apodrecer, comporta-se bem no corte. Adequado para roscas de rosca plana.
  4. Carvalho. A densa madeira distingue-se pela sua estrutura graciosa. Excelente material para entalhar e tornear.
  5. Aspen... Macio e delicado, adapta-se bem a talhadeira.

Tília, bordo, bétula, amieiro e outras espécies são usadas na escultura. Deve ser uma árvore boa, seca e envelhecida. Ao escolher a madeira, você precisa desistir do casamento - são nós, rachaduras, inclinação da fibra, podridão e buracos de minhoca.

Instrumentos

Não é necessário ter um conjunto completo de ferramentas para um entalhador novato. Mas o kit básico é necessário e nem sempre pode ser montado em um dia.

O que você precisa para trabalhar:

  • facas de batente - ferramentas com lâmina chanfrada, que são convenientes para fazer reentrâncias e ranhuras;
  • cortadores para entalhes geométricos - eles lidam bem com formas arredondadas e curvas;
  • Faca Bogorodsky "Tatyanka" - perfeita para escultura de "força";
  • cinzéis - existem muitas variações deles, geralmente vendidos em um conjunto;
  • quebra-cabeças - simplifica o trabalho e agiliza o processo;
  • máquina de gravação - os iniciantes podem não precisar de nada, mas para produtos à venda, criando itens personalizados e de design, achados interessantes serão necessários;
  • lixa - auxilia no acabamento do produto.

Talvez o entalhador precise de uma machadinha de desbaste, um avião e uma lima, um conjunto de padrões, uma broca e um fio de nicromo para queimar.

Fabricação passo a passo

Finalmente, um exemplo de algoritmo para fazer uma caixa entalhada com suas próprias mãos. Analisaremos passo a passo como fazer uma linda caixa.

  1. Primeiro você precisa decidir sobre um projeto, para iniciantes, é ideal começar com uma linha de contorno. O padrão não será executado profundamente em uma superfície plana; as linhas formarão apenas o contorno do padrão. Será necessário o molde da própria caixa, é bom se for de madeira macia. Os cortadores chamam essas peças em branco de "linho".
  2. Ideal se um iniciante já domina a técnica de criação de estênceis e modelos. Mas você pode apenas tentar transfira o esboço para a base, o principal é não esfregar com os dedos. É conveniente usar a técnica de goivagem neste caso.
  3. A peça em branco esculpida é decorada a partir do painel traseiro... Os erros não serão tão perceptíveis e no início sempre haverá mais deles.
  4. Defeitos em roscas de relevo plano são uma situação comum. Para não destruir o padrão, o entalhador pode atrair supercola para os assistentes. É perfeitamente absorvido pela superfície esculpida da caixa, formando um filme plástico sobre ela. Mas não é necessário aplicar cola em todos os lugares, mas nos lugares onde as linhas convergem.
  5. Depois que a superfície posterior for cortada, você pode prosseguir para o lado... E só quando tudo estiver pronto, e a mão já estiver “cheia”, é preciso se engajar no entalhe da tampa. No entanto, esta é a parte mais importante do trabalho.
  6. Normalmente, você quer a caixa também pintar, mais precisamente, mudar um pouco seu tom com verniz ou mancha. Se for preciso trabalhar com verniz, o processo será em várias etapas. Você terá que cobrir o produto em várias camadas. E a cada vez você precisa esperar até que a camada anterior seque. Simplifica o trabalho de recobrir a caixa com verniz aerossol.

Nenhuma teoria se compara à prática: ela só pode inspirar façanhas de artesãos. Para alguns iniciantes, os desenhos e desenhos da escultura futura parecem muito complicados, mas se você mergulhar um pouco no princípio da arte, os ícones e diagramas se tornam claros. E transferidos para uma árvore, eles inspiram orgulho e dão excelentes resultados.

Para obter informações sobre como fazer uma caixa decorativa de madeira entalhada com suas próprias mãos, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa