Psicologia da cor

O que significa roxo em psicologia?

O que significa roxo em psicologia?
Contente
  1. Descrição
  2. Associações e símbolos
  3. O que mais o roxo simboliza?
  4. Como isso afeta seu bem-estar?
  5. Use em roupas
  6. Quem gosta dele e por quê?

Somos todos diferentes, pois os tons de cores, sons, cheiros, sensações neste mundo são únicos entre nós. Em algo semelhante, mas ainda especial para cada um de nós, a percepção desse mundo. A percepção da cor também é seletiva e individual: o que um ama, o outro pode não gostar. Há muito se percebeu que a cor preferida por uma pessoa pode revelar seu caráter, as peculiaridades de seu mundo interior. Hoje vamos falar sobre o significado da violeta misteriosa e mística.

Descrição

Muitas cores são formadas pela combinação das principais, mas esta, formada pelo vermelho e pelo azul, chama atenção especial. Vermelho em psicologia é vida, energia, emocionalidade. Azul - calma, serenidade. A combinação de cores contrastantes se manifesta pela luta dos opostos no mundo interior de uma pessoa que prefere essa cor.

Uma das vocações do roxo é escondendo-se, abafando alguma coisa. Por exemplo, esconda paixões violentas, sensualidade. Esta cor é escolhida intuitivamente pelas grávidas e os cromoterapeutas a recomendam como uma espécie de guardiã do sacramento.

Os tons de roxo têm significados diferentes. Uma cor roxa escura com um tom azul profundo - uma manifestação de nitidez, imperiosidade. O predomínio do vermelho pode indicar imaturidade de sentimentos, caprichos. Tons mais claros refletem ternura e sensibilidade, romance, nobreza.

Associações e símbolos

Na natureza, podemos observar a cor roxa em frutas vermelhas e vegetais - ameixas, groselhas, berinjelas, etc.Uma infinita variedade de seus tons nos é dada por flores culturais e silvestres: violetas, lilases, floxes, tremoços, chicória, ervilhas-de-rato. A cor lilás está associada à primavera, noites quentes e românticas repletas de aromas. Associações-comparações soam poéticas: olhos violetas, distância lilás, pôr do sol rosa com matiz lilás ...

E que delícia o arco-íris nos dá depois da chuva! Sem dúvida, sem a cor roxa, a impressão seria incompleta. Violeta é um componente integral do espectro de luz. Na bioenergia, essa cor simboliza as frequências mais altas e uma conexão invisível com o espaço.

Desde os tempos antigos, o roxo era considerado a cor dos mágicos e feiticeiros. Nas lendas, seus mantos eram exatamente desses tons. Também foi usado por membros de famílias reais. Isso era considerado um sinal de nobreza e as pessoas comuns eram proibidas de usá-lo em suas roupas.

Para os sacerdotes, um anel com uma pedra roxa simboliza a humildade carnal e espiritual.

O que mais o roxo simboliza?

  • Estado limítrofe. Tem a capacidade de induzir um estado meditativo, portanto, é usado em práticas espirituais e mágicas.
  • Conhecimento... Promove a criatividade, a reflexão e o exercício mental. Essas propriedades são usadas na ciência.
  • Em algumas culturas, o roxo é símbolo de luto.
  • Significado na interpretação dos sonhos... O aparecimento frequente de púrpura em um sonho pode significar algum tipo de mudança importante na vida.
  • Sabedoria... Contendo significados opostos, esta cor promove o equilíbrio de energias opostas.
  • Modéstia. Como mencionado acima, uma das propriedades do roxo é se esconder, não se exibir.
  • Em bioenergia as plantas com um brilho violeta na aura são capazes de purificar a energia de uma pessoa.

Além disso, o roxo simboliza nostalgia.

Como isso afeta seu bem-estar?

O efeito do roxo na psique humana é benéfico na maioria dos casos. O efeito calmante sobre o sistema nervoso autônomo se manifesta na diminuição da frequência cardíaca, até mesmo na respiração. A pressão arterial é normalizada, a ansiedade, a intensidade dos ataques de pânico e outras manifestações da distonia vascular vegetativa são aliviadas.

É mais fácil para uma pessoa abrir seu subconsciente, seu mundo interior. Fortalecendo e ampliando a consciência, essa cor tem um efeito positivo nas propriedades de memória e atenção, ajuda a perceber detalhes. Estimula a atividade mental em termos de tomada de decisões corretas.

Vejamos os principais efeitos do uso de roxo.

  • Camadas profundas de memória se abrem, memórias reprimidas.
  • A capacidade de mergulhar em um estado de transe ajuda a relaxar, aliviar o estresse, mergulhar em um repouso restaurador e no sono.
  • A cor alivia sentimentos desagradáveis, auxilia de uma nova forma, sem ansiedade para olhar os problemas acumulados, ver formas de resolvê-los, restaurando a paz de espírito.
  • A exposição ao roxo suave antes de dormir promove um sono mais profundo e reparador.
  • A terapia com a cor roxa ajuda a restaurar os tecidos e órgãos danificados, o corpo após um trauma ou cirurgia. Acredita-se que sua influência ajuda a enfrentar até mesmo traumas mentais e vivências intensas.
  • Roxo também afeta o apetite. Junto com o azul, contribui para sua redução.
  • As observações dos cromoterapeutas comprovam a capacidade da cor violeta de melhorar a visão durante um treinamento prolongado para focar a atenção visual no objeto em questão.

Para ativar os efeitos listados, é importante escolher o tom de cor certo para não causar uma reação nas costas do corpo. Os hipnologistas usam essa cor para entrar em contato com o subconsciente.

Uma "overdose" de roxo também é possível. A intensidade excessiva da cor ou a exposição muito longa a ela podem afetar adversamente o sistema nervoso.Talvez um estado depressivo, autocontrole excessivo e, como resultado, tensão excessiva e depressão. Vale a pena considerar a possibilidade de utilizar os efeitos da púrpura por pessoas "desonestas", enganosas ou mesmo em transe com o propósito de enganar.

A prática do uso do violeta nas meditações, práticas espirituais, ajuda a encontrar a calma, colocar os pensamentos em ordem, equilibrar o estado mental, restaurar a harmonia do corpo e do sistema nervoso. O roxo ajuda a limpar pensamentos de ansiedade, medos, ressentimentos, atitudes obsoletas, ajusta-se à manifestação do amor puro e altruísta, conectando-nos com um pensamento coletivo universal. Ajuda a se sentir um com o universo, fortalecendo a autoestima e despertando a sensação de bem-estar e sucesso.

Quando exposto a certos tons de roxo o bem-estar geral melhora, o humor aumenta devido à ativação dos processos criativos e ao nascimento da inspiração para a atividade criativa.

Use em roupas

O desejo por roxo é observado em adolescentes. Nessa idade, os adolescentes se sentem mais independentes das opiniões dos outros e experimentam a autoexpressão. Ao usar o roxo, eles demonstram, sem saber, uma crença infantil em milagres e no poder da magia.

Roupas roxas dão à imagem um mistério. Portanto, é mais frequentemente escolhido pelos amantes do romance. Uma mulher com um vestido roxo de noite certamente será notada. Ao mesmo tempo, simbolizando contenção, essa sombra não permite liberdades excessivas em relação ao seu dono. A escolha por esta cor também é feita por quem quer chamar a atenção para si, para criar uma imagem mais sólida e de status. As pessoas que o preferem valorizam qualidades como decência, inteligência e eles próprios as possuem.

Roxo não é recomendado para crianças, especialmente em cores escuras. Acredita-se que nessa idade ele pode suprimir a psique. Mas para as grávidas, uma roupa roxa é ótima, pois favorece uma transição harmoniosa para um novo estado. Roupas roxas ajudam a entrar em sintonia com um humor misterioso, a se sentir uma pessoa única.

Para ter uma aparência bonita e eficiente e ao mesmo tempo se sentir confortável, você precisa ouvir a si mesmo - qual cor faz você se sentir bem?

Você também precisa levar em consideração o seu tipo e saber quais tons combinam melhor com ele:

  • se você tem cabelos claros, tons claros de púrpura combinam com você;
  • a paleta violeta-lavanda ficará ótima em tipos de olhos claros e pele clara;
  • para cabelos escuros, tons claros e escuros são adequados;
  • suculento, com predomínio de tons vermelhos, deve ser escolhido pelas mulheres de cabelos castanhos.

A nobreza do violeta é especialmente evidente em coisas feitas de veludo escuro e seda. Portanto, uma roupa rígida feita com esse tecido vai parecer cara e dar um toque chique. Itens de guarda-roupa mais leves, como camisetas, calças, saias, ficam mais bonitos em cores claras.

Há muitas roupas roxas nas lojas. Nem todos são capazes de enfatizar sua individualidade. Portanto, ao escolher roupas roxas, é importante entender se elas refletem seu estado interior. O fato de os representantes das autoridades, o alto clero e os magos usarem roupas roxas mostra que é incomum as pessoas que preferem roupas roxas.

Uma pessoa vestindo roxo é percebida como:

  • inteligente e sensato;
  • apreciando sua individualidade,
  • pessoa criativa,
  • humilde e harmonioso.

Se você quiser chamar a atenção para si mesmo com mistério, mistério e enfatizar a sabedoria interior e a nobreza, então reabasteça seu guarda-roupa com coisas roxas. Leve em consideração as peculiaridades de sua aparência.

Além disso, lembre-se de que usar roupas roxas por muito tempo pode afetar negativamente o sistema nervoso.

Quem gosta dele e por quê?

Os psicólogos, estudando as características das pessoas que preferem o roxo, chegaram à conclusão de que esses rostos são multifacetados. O roxo pode atrair pessoas sensíveis e impressionáveis ​​e indivíduos autoconfiantes. A própria cor violeta é percebida de forma ambígua por diferentes pessoas: atrai alguns, repele ou incomoda outros.

Quem tem o roxo como cor favorita se destaca por sua visão incomum do mundo. Freqüentemente, esse é um sonhador, uma pessoa que se sente mais atraída por questões sutis do que por valores materiais. Estes são os criadores: poetas, artistas ou músicos, pessoas engajadas em buscas espirituais.

Aqui estão mais algumas características de pessoas que gostam de roxo:

  • intuição desenvolvida;
  • dedicação e capacidade de cumprimento de metas;
  • criatividade desenvolvida;
  • a capacidade de compreender os sentimentos dos outros;
  • vulnerabilidade;
  • independência e desejo de viver de acordo com suas próprias regras;
  • singularidade, destacando-se "da multidão", às vezes extravagância.

Mulheres

As mulheres que preferem o roxo são muito emocionais, apesar da aparente calma externa. É fácil entrar em pânico e rapidamente entram em estado de euforia. Vulneráveis, facilmente vulneráveis, com uma organização interna delicada, eles lutam por harmonia, paz e precisam de proteção e apoio.

Os homens são atraídos e admirados por sua efemeridade e devaneios. É interessante com eles. Eles estão constantemente se desenvolvendo espiritualmente e podem ver o incomum no comum. Com tudo isso, eles cumpridores da lei e conservadores.

Homens

Sentindo-se fracamente, esteta, ele pode ser percebido assim, mas pode dar a impressão de um tipo vaidoso ou arrogante. Em qualquer caso, essas pessoas não são muito boas em se adaptar às realidades da vida. Graças a isso, procuram formas de expressão de sua espiritualidade e as encontram na criatividade, no esoterismo e nas diversas práticas espirituais.

Outra qualidade que distingue um homem que é "atraído" pelo roxo é é amor pela liberdade e independência. Eles vivem de acordo com suas próprias regras estabelecidas.

Eles também são notáveis ​​por sua notável inteligência e observação.

Crianças

O mundo interior das crianças que amam o roxo é rico. Gostam de fantasiar, artísticos e facilmente excitáveis. Essa criança é atraída por segredos e misticismo. Por ser facilmente sugerido e vulnerável, ele precisa de proteção e apoio.

Um dos pontos fracos das pessoas "violetas" são as contradições internas que experimentam quase constantemente. Trata-se de tomar decisões, escolher um campo de atividade, determinar com sentimentos, etc. Mas, talvez, seja essa circunstância que os empurra para o desenvolvimento constante e a conquista de seus objetivos.

Um tom escuro de roxo freqüentemente escolhido pode indicar uma profunda auto-absorção. Isso pode se manifestar externamente como isolamento, melancolia, beligerância contida. Essas pessoas preferem a solidão. Pode parecer que tal pessoa introvertida esteja preparando algum tipo de problema. No entanto, esse comportamento é causado pela discrepância entre o elevado senso de justiça e sua falta em sua realidade. A solidão ajuda a conduzir a introspecção, o trabalho interno e o nascimento da revelação pessoal.

Eles são caracterizados por um aguçado senso de justiça e humanismo. Por serem pessoas empáticas, estão sempre prontos para defender os fracos. A sabedoria, combinada com a modéstia, dá origem à capacidade "violeta" de olhar para si mesmo de fora. Mas, devido à sua suscetibilidade a influências externas, a hipnose muitas vezes os coloca sob o controle de alguém. Portanto, para evitar dependência ou conflitos abertos, preferem se distanciar temporariamente para refletir sobre a situação e tomar a decisão certa.

Pessoas que amam roxo são especiais: eles sabem como sentir sutilmente as pessoas e o mundo ao seu redor. Neles coexistem qualidades contrastantes de caráter.E sua capacidade de manter essas qualidades em equilíbrio gera essa percepção sutil do mundo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa