Profissões

Quem é sociólogo e o que ele faz?

Quem é sociólogo e o que ele faz?
Contente
  1. Características da profissão
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Responsabilidades
  4. Qualidades pessoais
  5. Conhecimento e habilidades
  6. Educação
  7. Local de trabalho

Apesar de a sociologia parecer uma ciência puramente humanitária, os representantes desta profissão devem ser bem versados ​​em matemática, bem como em métodos estatísticos de cálculo e teoria da probabilidade. Sociólogos que são capazes não apenas de entender o que está acontecendo, mas também de prever o desenvolvimento dos eventos na sociedade, podem estar envolvidos em quase todas as áreas.

Características da profissão

O sociólogo é um especialista cuja principal função é estudar, analisar e avaliar os processos que ocorrem na sociedade. A descrição dessa profissão sugere que os primeiros sociólogos surgiram na antiguidade, porque os filósofos gregos Aristóteles e Platão estavam apenas discutindo os problemas da sociedade. No entanto, a formação da sociologia como ciência independente ocorreu apenas no século XX.

Qualquer sociólogo, por um lado, está envolvida em trabalho científico, mas por outro lado, faz a mesma coisa: coleta e organiza dados obtidos por observação ou experimento. As principais ferramentas de um especialista são consideradas sondagens e questionários.

Os tipos de atividade profissional de um sociólogo são bastante extensos. Isso inclui trabalho para pesquisas de opinião, pesquisa de política, pesquisa de marketing, ensino, trabalho administrativo e muito mais. Um sociólogo-analista é freqüentemente convidado como um especialista no desenvolvimento de tarefas econômicas ou gerenciais em grande escala, e um bom gerente lida com o trabalho de pessoal em grandes organizações.É claro que muitos sociólogos encontram seu lugar nos órgãos de gestão nos níveis estadual e municipal.

Vantagens e desvantagens

Uma das principais vantagens da profissão é o seu demanda no mercado de trabalho no momento, bem como a demanda projetada no futuro. No entanto, isso é relevante apenas para as grandes cidades, mas encontrar um emprego para um sociólogo nas províncias será uma tarefa bastante difícil.

Especialidade socialmente significativa permite que o especialista escolha se deseja exercer atividades científicas ou seguir carreira em uma empresa comercial ou governamental. Ao combinar as duas direções de desenvolvimento, a pessoa será capaz de obter uma alta renda e garantir a sua autorrealização criativa. A profissão de sociólogo implica uma interação constante com as pessoas, permitindo-lhe desenvolver uma competência útil para todas as áreas da vida.

Quanto às desvantagens, o possível podem surgir dificuldades em encontrar um emprego fora do país, já que o nível de treinamento de especialistas na Rússia é considerado insuficientemente alto. Para melhorar suas próprias qualificações e garantir a demanda um sociólogo deve se desenvolver constantemente em campos relacionados, por exemplo, em ciências políticas, psicologia, estatística, filosofia e outras disciplinas. Minus pode ser chamado e incapacidade de trabalhar como especialista autônomo ou um empresário individual.

Contudo, um sociólogo é perfeitamente capaz de organizar seu próprio negócio. Regra geral, tendo trabalhado vários anos na profissão, o especialista possui as competências de gestor e organizador, uma visão ampla e a capacidade de estabelecer ligações que lhe permitam criar o seu próprio negócio de orientação social. Também esta profissão permite que você organize cursos para crescimento pessoal ou ensine outras pessoas a profissão de um sociólogo.

O nível de remuneração na profissão é determinado em função do local de trabalho. O emprego em serviços sociais normalmente ganha muito menos do que em um centro de análise ou campo de publicidade.

Responsabilidades

As responsabilidades de um sociólogo não se limitam à pesquisa em uma área particular. Suas funções podem incluir participação na elaboração de planos de desenvolvimento da organização, elaboração e implementação de programas de pesquisa, bem como elaboração de recomendações para melhoria do desempenho do trabalho. Se um especialista tiver a competência apropriada, ele pode ser envolvido no desenvolvimento de medidas de incentivo, no estudo da rotatividade de pessoal, bem como na análise de violações emergentes da disciplina de trabalho. Freqüentemente, a descrição do trabalho de um sociólogo inclui o desenvolvimento e a implementação de atividades cujo objetivo principal é eliminar as dificuldades sociais.

As atividades de um especialista devem prosseguir conforme exigido pelo padrão profissional e também levar em consideração os requisitos da legislação russa e os padrões internos da organização. Um sociólogo deve necessariamente conhecer programas de processamento de dados, bem como seus próprios métodos de pesquisa. (entrevista, experimento, grupo de foco e pesquisa).

Em geral, a obra principal de um especialista é construída de acordo com o mesmo esquema. Tendo recebido uma solicitação do cliente, ele determina quantas pessoas precisarão ser entrevistadas, após o que ele seleciona e desenvolve métodos de pesquisa. De acordo com os termos definidos, um plano de pesquisa é formado. Imediatamente após a pesquisa, os dados primários são processados ​​e as correções são feitas nas próprias perguntas ou questionários. Após receber os dados finais, o sociólogo deve sistematizá-los.

Qualidades pessoais

Os traços de caráter necessários para um bom sociólogo são certamente sociabilidade, já que todo trabalho é baseado na interação com as pessoas. Além disso, uma pessoa deve ter perseverança e atenção, afinal, você tem que trabalhar com uma grande quantidade de informações.Será bom se for dono de uma mentalidade analítica, igualmente inclinada tanto para o Exato quanto para as Humanidades.

Muito importante a capacidade de se concentrar no importante, "Cortar" tudo desnecessário, para destacar padrões e casos especiais. O sociólogo deve ser responsável uma pessoa, já que o sucesso dos projetos depende dos resultados que ela recebe.

Conhecimento e habilidades

O sociólogo deve basear suas conclusões no material empírico recebido, e não em suas próprias conclusões. Isso significa que, além de uma visão ampla e conhecimento em diversos setores, é importante ter habilidades de comunicação bem desenvolvidas. É importante que um especialista seja capaz de estabelecer contato com as pessoas, atrair atenção e interesse, falar de forma clara e compreensível. Lógica desenvolvida e flexibilidade de pensamento, bem como a capacidade de se concentrar em um objeto por um longo tempo, sempre serão úteis.

Um sociólogo moderno deve possuir com segurança um computador pessoal e pelo menos trabalhar no Microsoft Excel. Uma vez que a interação ocorre com dados estatísticos, o conhecimento de MSQL, Microsoft Access e programas semelhantes também é necessário.

Educação

Na Rússia, conseguir a profissão de sociólogo é recomendado apenas se a pessoa planeja construir uma carreira em uma cidade grande. Eles ensinam esse especialista em várias universidades da capital. Por exemplo, faz sentido para os graduados do ensino médio ingressarem na State University of Management, na Plekhanov Russian University of Economics, na Financial University sob o governo da Federação Russa e no Instituto Estatal de Relações Internacionais de Moscou do Ministério das Relações Exteriores da Rússia , que tem um departamento de sociologia.

Anteriormente, você terá que fazer o exame em três disciplinas: matemática, língua russa e estudos sociais. Claro, é necessário agir para a especialidade "Sociologia", mas a direção pode ser escolhida de acordo com seus próprios interesses, por exemplo, "Sociologia Econômica" ou "Teoria Social e Sociologia Aplicada". A obtenção do bacharelado leva 4 anos e o mestrado 2 vezes menos.

Você pode fazer um retreinamento nas principais instituições de ensino da capital. Por exemplo, o Instituto Russo de Educação Profissional "IPO" permite que você não apenas participe remotamente de um programa de reciclagem profissional, mas também melhore suas qualificações. A segunda categoria é atribuída a um sociólogo com formação superior nesta especialidade, bem como que tenha trabalhado na área há pelo menos 3 anos.

Você pode obter a primeira categoria se o funcionário já passou cerca de 3 anos na segunda categoria, e também possui a formação adequada.

Local de trabalho

Os sociólogos com ensino superior podem escolher um dos vários caminhos para um maior desenvolvimento. Na primeira opção o especialista vai para a ciência e se dedica à pesquisa, publicação em periódicos e coleções de direção científica. Esses sociólogos também frequentemente se tornam participantes de conferências nacionais e internacionais.

Na segunda versão, um graduado universitário escolhe um papel para si um especialista em organizações governamentais ou comerciais, engajado na pesquisa social. Nesses casos, os sociólogos trabalham em empresas como o Centro de Pesquisa de Opinião Pública da Rússia, Levada Center, Zircon e GFK Rus.

Muitas vezes, a vaga exigida é encontrada em organizações que não estão relacionadas com a direção exigida. Um sociólogo pode encontrar emprego em uma escola de polícia, na mídia, em agências governamentais, organizações de consultoria privadas, empresas de relações públicas e serviços de publicidade, bem como em editoras. Com o tempo, um solteiro pode se inscrever para receber um salário de 30 a 55 mil rublos. Por exemplo, mesmo sem experiência como assistente em uma empresa comercial, você pode obter cerca de 37 mil rublos.

Para obter a posição de gerente de projeto, você precisa de um "histórico" - neste caso, o salário mensal pode chegar a cerca de 75,6 mil rublos. O salário de um especialista na área de marketing ou publicidade em cidades com uma população de um milhão chega a 100 mil rublos. O salário médio de um sociólogo na Rússia é de 20 a 51 mil rublos, mas em Moscou está na faixa de 40 a 100 mil rublos.

sem comentários

Moda

a beleza

casa