Profissões

Tudo sobre o editor-chefe de profissão

Tudo sobre o editor-chefe de profissão
Contente
  1. Que é aquele?
  2. Responsabilidades
  3. Requisitos Profissionais
  4. O salário

Quem tem talento literário, um excelente acervo de conhecimentos nesta área e no campo da língua russa, muitas vezes deseja escolher uma profissão criativa. Nesse caso, será útil aprender tudo sobre a profissão de editor-chefe.

Que é aquele?

O editor-chefe é a pessoa responsável por todo o trabalho de um jornal, revista ou editora. Ele lidera o processo totalmente criativo e é ele quem decide:

  • qual será o conceito da edição impressa;
  • o que o tema dos números incluirá;
  • quais artigos serão os principais e quais serão secundários;
  • quais ilustrações estarão presentes nas páginas;
  • qual dos jornalistas irá cobrir determinados tópicos.

Para que revistas ou jornais floresçam, o editor, junto com a equipe criativa, está procurando maneiras de aumentar a classificação de uma publicação impressa, para atrair um público de várias idades em tantos números quanto possível.

Se ele dirige uma editora, é do seu interesse procurar autores criativos e interessantes que farão um nome para a editora e atrairão novos escritores.

Responsabilidades

O editor tem uma lista bastante extensa de responsabilidades relacionadas ao trabalho na redação e fora dela, mas sempre para seu benefício:

  • ele estabelece contatos com a administração da cidade e região para discutir questões urgentes;
  • participa em todas as reuniões, conferências, seminários, onde apresenta sua publicação impressa em uma luz favorável;
  • o editor-chefe analisa o plano de trabalho de toda a redação e desenvolve medidas para melhorar seu trabalho e atrair lucros adicionais;
  • conduz reuniões de planejamento em que são discutidos os planos de trabalho de toda a equipe durante um mês, uma semana, um dia;
  • acompanha o trabalho dos correspondentes, atribui atribuições se necessário e verifica a sua execução;
  • decide quem recompensar da equipe pelo bom trabalho, e quem, ao contrário, privar de recompensa criativa;
  • o editor-chefe lê os materiais na última etapa - antes de irem para a impressão, ele pode fazer suas próprias edições, entregar ao jornalista o texto para revisão, ou mesmo recusar a publicação se, em sua opinião, não atender a nenhum requisitos;
  • controla projetos comerciais que estão relacionados a ganhar dinheiro para a redação - por exemplo, trata-se de anunciar em um jornal ou revista.

Requisitos Profissionais

O editor-chefe, não importa em que setor trabalhe - jornal, revista, editora, deve ter formação profissional superior. Via de regra, é a Faculdade de Jornalismo, que está disponível em quase todas as universidades. Em primeiro lugar, o editor-chefe deve ter 100% de alfabetização, ser fluente em russo (estrangeiro - se ele dirige uma publicação publicada, por exemplo, em inglês).

O talento literário desempenha um papel importante. Afinal, o editor-chefe deve ser capaz não só de ler o texto com alta qualidade e corrigi-lo estilisticamente, mas também de escrever ele mesmo qualquer material para que seja interessante para o público. Bons editores tendem a vir de jornalistas. Antes de assumir esse cargo, a pessoa já trabalha há vários anos na área de mídia, adquirindo uma experiência inestimável.

Além do mais, o editor-chefe deve conhecer bem a estrutura da redação - quem está fazendo o quê, quem é responsável por quê. Se necessário, pode substituir quase qualquer funcionário, já que, via de regra, é aprovado na faculdade de jornalismo e se torna um especialista universal.

O editor-chefe deve ter uma visão muito ampla, ser uma pessoa erudita com conhecimento em várias áreas, necessariamente bem lido, versado nas complexidades dos gêneros literários. Ele deve ter um discurso competente. As qualidades de liderança são essenciais, pois é preciso inspirar e motivar toda a equipe para um trabalho frutífero. A autoridade entre os colegas é uma obrigação. Um editor deve ser capaz de conduzir as pessoas - é assim que há uma chance de criar projetos interessantes, incluindo uma publicação competitiva.

Este líder resolve todas as questões organizacionais, todos os conflitos que surgem na equipe. Portanto, ele também deve ser um pouco psicólogo, ser capaz de criar um ambiente criativo amigável na equipe, para que todos se sintam um membro da equipe que não pode ser substituído. Isso é muito importante para a equipe criativa. O editor deve conhecer as habilidades de todos para poder elogiar a pessoa e inspirá-la para novas conquistas no momento certo e, às vezes, apontar erros, mas fazê-lo de forma construtiva e diplomática.

A principal característica deste trabalho é que a pessoa nunca se detém no que foi conquistado, continua se aprimorando, abrindo novos horizontes para si mesma, inspirando a equipe com o seu exemplo.

O salário

O editor é remunerado pelo seu trabalho dependendo da cidade, da publicação em que trabalha. É difícil, neste caso, nomear um salário específico. Em muitos aspectos, tudo depende do sucesso com que a publicação implementa projetos comerciais e ganha dinheiro colocando anúncios em suas páginas. Nas cidades pequenas, pode ser de 35-50 mil rublos, nas capitais o nível de renda pode ser alto - a partir de 100 mil e acima.

sem comentários

Moda

a beleza

casa