Profissões

Tudo sobre o químico-tecnólogo

Tudo sobre o químico-tecnólogo
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Responsabilidades
  3. Conhecimento e habilidades
  4. Educação
  5. Onde funciona?

Para aqueles que ainda estão interessados ​​em química na escola, a profissão pode ser adequada. tecnologista quimico... Essa especialidade está sempre em demanda, é promissora, atraente do ponto de vista de crescimento profissional e autodesenvolvimento profissional. Esses especialistas trabalham em uma variedade de empresas - de produção de petróleo a fábricas de cosméticos.

Peculiaridades

Um tecnólogo químico pode trabalhar em uma empresa, mas dentro da mesma profissão ele pode se envolver em atividades de pesquisa. A profissão surgiu junto com a própria indústria química... Já no século XV, começaram a abrir-se fábricas na Europa, onde se produziam sais e álcalis, ácidos para a fabricação de medicamentos e corantes. Cada nova descoberta no campo da química tornou-se um novo marco na evolução da própria profissão.

Um exemplo simples: no início do século passado, foram inventados equipamentos para a síntese de amônia em escala industrial. E a utilização desse equipamento na indústria agroquímica tem levado ao surgimento de uma grande área da economia - a produção de fertilizantes minerais. Mais perto de meados do século passado, viu-se a luz de trabalhos teóricos sobre reações em cadeia, que puderam encontrar aplicação prática na fabricação de plásticos, resinas, fibras artificiais (sintéticas).

O trabalho de um químico-tecnólogo moderno é a otimização de uma produção existente ou a criação de um novo produto em cosmetologia e farmacologia, indústria de celulose e papel, em refinarias metalúrgicas e de petróleo, em instalações militares, etc. O especialista está empenhado na criação de um objeto de consumo ou de uma unidade de produção com determinadas propriedades.O resultado de seu trabalho deve ter as capacidades de produção em escala industrial de acordo com o algoritmo.

O especialista deve familiarizar-se com várias amostras, estudar a sua composição, analisar propriedades, determinar custos e desperdícios, métodos de eliminação dos resíduos da produção. Primeiro, um tecnólogo químico controla as amostras de matérias-primas e consumíveis que chegam, depois - a qualidade do produto acabado, sua conformidade com os critérios estabelecidos. Um químico-tecnólogo pode combinar atividades práticas e científicas. Ele também pode fazer parte do nível administrativo e gerencial.

Um especialista moderno precisa não apenas de um conhecimento profundo da indústria química, mas também de uma compreensão da gestão como uma ferramenta para o avanço na profissão.

A descrição da profissão estaria incompleta sem listar seus prós e contras.

As vantagens da especialidade incluem o seguinte:

  • uma profissão interessante para aqueles que são sinceramente apaixonados pela química;
  • trabalho não implica monotonia;
  • a profissão está se desenvolvendo, a pesquisa científica está promovendo a indústria, e com o foco de hoje na preservação do meio ambiente na produção, exatamente aquelas empresas estarão em demanda que podem se mover nessa direção;
  • se uma pessoa deseja combinar prática e atividade científica, esta profissão tem todas as oportunidades para isso;
  • trabalhar em uma grande equipe, em grandes empresas;
  • viagens de negócios, participação em fóruns, exposições, conferências científicas são possíveis;
  • bom salário se um especialista estiver em demanda e trabalhar, por exemplo, em uma grande fábrica ou fábrica próspera.

Mas também existem desvantagens:

  • podem ser chamados de efeitos colaterais do trabalho - vibração, ruído, interação com reagentes, soluções (mas os riscos são minimizados por equipamentos especiais e cumprimento de medidas de segurança);
  • as oportunidades de início devem ser altas - você precisa estudar bem na escola, muito provavelmente, até mesmo escolher um perfil de química e biológico.

Todos os prós e contras são subjetivos: tudo depende da própria pessoa. Se ele estiver sinceramente interessado no negócio, se tiver as habilidades e necessidades para o desenvolvimento profissional, todas as desvantagens serão insignificantes.

Responsabilidades

As responsabilidades são estritamente prescritas na descrição do trabalho. Os específicos da indústria fazem seus próprios ajustes.

As funções básicas de um tecnólogo químico em qualquer indústria são as seguintes:

  • estudo das propriedades químicas de um material ou substância, bem como de seus compostos no decorrer de um experimento físico-químico;
  • processamento e interpretação dos resultados dos experimentos;
  • projeto, bem como a fabricação de novas versões do produto com outras propriedades físico-químicas com base nos dados experimentais obtidos;
  • realizar exame químico das propriedades deste ou daquele produto, pesquisando as possibilidades de utilização desse produto na economia nacional;
  • controle tecnológico de processos químicos durante o lançamento de um produto em produção em série;
  • trabalho de pesquisa sobre o impacto da produção, armazenamento e resíduos no perfil ecológico do meio ambiente.

Claro, a especificidade da indústria adiciona seus próprios pontos a esta lista, mas a lista principal de funções de um especialista em qualquer área é assim. As responsabilidades também mudam no curso do desenvolvimento profissional de um tecnólogo químico. Por exemplo, um funcionário comum pode se tornar um especialista-chefe, um tecnólogo químico líder. Nesse caso, ele é o responsável pelo desenvolvimento da produção da empresa, pela ampliação do leque de produtos, pelo seu aprimoramento. Um tecnólogo químico também pode assumir uma posição administrativa. Nesse caso, ele terá que mostrar habilidades organizacionais, visto que passa a ser um elo gerencial.

Finalmente, um químico-tecnólogo pode escolher uma direção científica (ou combiná-la com uma esfera prática), caso em que o químico estuda em profundidade a teoria do desenvolvimento de novas tecnologias.

Conhecimento e habilidades

Este item também pode consistir em uma lista bastante longa. Vale a pena listar as competências mais importantes de um especialista.

O que um tecnólogo químico deve saber.

  • Princípios e metodologia de pesquisa e experimento científico.
  • A ordem de trabalho sobre o lançamento de novos produtos (substâncias, formulações).
  • Tecnologias e regras de utilização de equipamentos profissionais, montagem e reparação de equipamentos.
  • Trabalhar com software para um processo profissional.
  • As noções básicas de competente (principalmente do ponto de vista jurídico) preenchimento de vários documentos - desde o cronograma de trabalho para a preparação de orçamentos e pedidos de fornecimentos.
  • Noções básicas de processamento de informações analíticas, relatórios e planos de trabalho.
  • Os fundamentos do conhecimento económico relativos à eficácia de uma empresa no seu perfil, bem como à viabilidade económica de lançamento de novas tecnologias (ou aumento de gama) através do desenvolvimento e surgimento de um produto inovador.
  • Princípios e tecnologias de controle de qualidade do produto.
  • As principais competências relacionadas com a gestão de equipas, o trabalho dos departamentos, a gestão na sua indústria.

Químico-tecnólogo moderno - um especialista que constantemente aprende e se empenha pelo autodesenvolvimento na profissão. Costumava-se pensar que os conhecimentos e habilidades profissionais precisam ser renovados a cada 3 anos. Hoje esse número pode ser reduzido. O progresso tecnológico, o surgimento de um mercado digital dominante, novas formas de marketing, novos padrões ambientais forçam os especialistas a se adaptarem às inovações da época e atender profissionalmente a esses requisitos.

Não será supérfluo notar que um bom especialista deve saber línguas estrangeiras. Hoje, o inglês obrigatório costuma ser um requisito para a contratação: contatos internacionais de uma empresa, projetos com empresas estrangeiras e, finalmente, a conformidade com os protocolos internacionais exige um conhecimento seguro de pelo menos o inglês básico.

É ótimo se o futuro especialista começou a pensar sobre isso ainda em seus anos de escola.

Educação

Como mencionado acima, mesmo na escola você pode escolha uma classe com um perfil bioquímico, a fim não apenas de se preparar melhor para o ingresso na universidade adequada, mas também de determinar com precisão a profissão. A especialidade está em alta, a competição por ela é alta, o treinamento não pode ser chamado de simples com certeza. Portanto, o pré-treinamento escolar não será um resseguro comum. Pois bem, não se esqueça do mesmo inglês, o que aumentará significativamente a competitividade do futuro jovem especialista. Na universidade você precisa escolher especialidade "tecnologias químicas", esta é a principal especialidade em que futuros químicos-tecnólogos podem ser treinados.

Existem também alternativas (perfil estreito):

  • tecnologia química de substâncias orgânicas;
  • tecnologia química de materiais de energia moderna;
  • tecnologia de controle para compostos químicos, etc.

Você também pode se tornar um químico-tecnólogo, tendo recebido educação em especialidades como "Biotecnologia", "Química Fundamental e Aplicada", bem como "Ciência de Materiais, Tecnologia de Materiais"... Você pode começar a estudar em uma faculdade. Essa está longe de ser a pior opção: é mais fácil entrar na faculdade e durante o treinamento você pode entender se a profissão foi escolhida. Na faculdade, será mais dramático de entender. Finalmente, depois da faculdade, um jovem especialista já pode trabalhar, combinando simultaneamente a prática profissional com a formação na universidade.

As melhores universidades nesta especialidade - esta é, naturalmente, a Universidade Técnica do Estado de Moscou. N.E. Bauman, Universidade Politécnica de Moscou, D. Mendeleev, St. S. Kirov, KNRTU (Kazan), TIK (Tyumen), SamGTU (Samara) e outros O ingresso em uma instituição especializada vale a pena para as meninas e meninos que têm uma ideia básica da profissão. Se uma pessoa é capaz de agir de acordo com um algoritmo, de observar a disciplina de trabalho, percebendo que a vida das pessoas pode até depender do seu trabalho (afinal ele é o responsável pela qualidade dos produtos produzidos), então é possível agir.

Ao futuro químico-tecnólogo da área profissional precisão e perseverança, atenção aos detalhes, alta eficiência ajudarão. Se uma pessoa tem olfato e percepção de cores fisiologicamente bem desenvolvidos, ela tem boas perspectivas na profissão. Mas se o candidato tiver alergia, isso equivale a incompetência profissional.

Onde funciona?

O local de trabalho de um tecnólogo químico pode sercentro de pesquisa, laboratório prático, indústria. Os especialistas trabalham nas indústrias farmacêutica e alimentar, na indústria petrolífera e na indústria cosmética. Um especialista pode trabalhar e em uma instalação médica. Alguém entra na distribuição para produção relacionada à tecnologia de substâncias orgânicas, e se encontra neste setor.

São muitos os casos e como, por exemplo, um especialista veio para produção de cosméticos e, eventualmente, abriu sua própria marca, com base em nossos próprios desenvolvimentos. Essa profissão pode ser considerada bastante versátil, principalmente se o local de trabalho for uma cidade grande. Eles também atraem tecnólogos químicos para startups, onde, como parte de uma equipe, trabalham em algum tipo de produto inovador. E mesmo os alunos às vezes se envolvem em tais projetos.

Quanto ao salário, pode haver uma grande lacuna aqui. De uma fábrica quase não lucrativa na periferia, com um salário de 25.000, a uma grande empresa em Moscou, com uma renda mensal de 100.000.Tudo depende do local de trabalho, da cidade, das perspectivas. Você pode começar como assistente de laboratório e se tornar um engenheiro de processo em alguns anos.

O desenvolvimento na direção da pesquisa também pode trazer dividendos financeiros e autodesenvolvimento profissional, satisfação na profissão.

sem comentários

Moda

a beleza

casa