Armário

Guarda-roupa deslizante em um pequeno corredor: tipos, seleção e colocação

Guarda-roupa deslizante em um pequeno corredor: tipos, seleção e colocação
Contente
  1. Tipos de estruturas
  2. Dimensões (editar)
  3. Aparência
  4. Como escolher?
  5. Onde é melhor colocar?

As vantagens indiscutíveis dos guarda-roupas deslizantes são a confiabilidade e a facilidade de uso, além de um design atraente. Mas o principal é que com a ajuda deles você consiga usar o espaço de forma mais racional. Este móvel é ideal para pequenos espaços, em particular corredores.

Tipos de estruturas

Roupeiros deslizantes não são incomuns hoje em dia. No entanto, poucas pessoas sabem que a escolha de guarda-roupas com portas de correr é bastante ampla. Existem dois tipos principais.

  • Armários autônomos (gabinete)possuindo moldura própria, composta por paredes inferior, superior, laterais e posterior. Eles podem ser recolhidos em qualquer parte do corredor, bem como, se necessário, transferidos para outro local.
  • Construídas em. Neles, peças de moldura substituem as paredes, piso e teto do corredor - a eles, por sua vez, são fixadas divisórias e prateleiras. Existem também modelos parcialmente integrados. Os guarda-roupas embutidos são geralmente feitos sob medida e só podem ser movidos para outro cômodo se for do mesmo tamanho.
  • O gabinete pode ser padrão ou modular. Modelos típicos com tamanhos e recheios padronizados não precisam de uma longa procura e são muito mais baratos. Modular representa um sistema completo, cujas partes individuais podem ser selecionadas com base em suas próprias necessidades e preferências. O custo dependerá da complexidade do produto final.

Modelos retos e angulares são diferenciados em forma.

  • Linhas retas. Eles podem ser colocados ao longo de qualquer parede ou usados ​​como divisórias.
  • Canto. Eles podem consistir em um módulo de canto ou módulos de encaixe adicionais em um ou ambos os lados. Os armários de canto, por sua vez, são subdivididos em:
  1. diagonal (triangular);
  2. trapezoidal.

As portas deslizantes do guarda-roupa podem se mover para os lados devido às guias e roletes. Existem sistemas com suspensão superior, mas o quadro do perfil superior e inferior é mais confiável. O aço ou o alumínio são usados ​​com mais frequência aqui. A vida útil do gabinete depende da qualidade do perfil e da confiabilidade de todos os detalhes estruturais.

Dimensões (editar)

Não existem tamanhos padrão para guarda-roupas. Claro, alguns fabricantes têm sua própria grade dimensional. Isso é mais comum para a produção em massa. A maioria das empresas tem um serviço personalizado. Ao mesmo tempo, um consultor ou designer registra detalhadamente todas as características técnicas e elabora um projeto levando em consideração:

  • o tamanho do corredor;
  • características arquitetônicas das paredes (a presença de saliências, caixas, tubos, dispositivos de aquecimento e assim por diante);
  • preferências do cliente.

Além disso, a finalidade do gabinete deve ser levada em consideração. Normalmente, agasalhos, sapatos e alguns acessórios - bolsas, guarda-chuvas e muito mais são armazenados no corredor. Mas muitas vezes, quando não há espaço suficiente nas salas de estar, você precisa encontrar um lugar para outras coisas. Ao mesmo tempo, não se esqueça de que o espaço do corredor é bastante limitado. A opção mais fácil é deixar o gabinete o mais alto possível. É ideal ocupar todo o espaço do chão ao teto - normalmente esse número varia de 220 cm a 250 cm. Além disso, a ausência de um vão sob o teto eliminará o acúmulo constante de poeira.

Se for planejado um lugar para agasalhos no armário, é mais sensato colocá-lo em cabides e uma barra especial. Para isso, a profundidade do produto móvel deve ser de pelo menos 60 cm, lembrando que vários centímetros do espaço interior ficarão ocultos pelo sistema de abertura. Em um corredor estreito, quando a profundidade diminui, você pode mudar os ganchos para outros menos largos, e substituir a barra longitudinal por dois transversais ou ganchos.

Módulos de canto são considerados os mais espaçosos. Afinal, sua profundidade pode chegar a um metro. Esta é a melhor solução para colocar itens volumosos - caixas ou malas. Mas o seu preenchimento na forma de prateleiras, caixas e outros compartimentos deve ser pensado o mais cuidadosamente possível. As paredes traseiras de tal produto não precisam ser iguais. Para um corredor pequeno, o comprimento varia de 90 a 120 cm, você pode aumentá-los, mas a profundidade também aumentará, respectivamente, a passagem para o apartamento e o local para tirar a roupa serão estreitos.

Para para que um guarda-roupa reto possa acomodar várias jaquetas, sapatos e algumas coisas nas prateleiras, seu comprimento deve ser de pelo menos 100-120 cm... O número de portas também depende deste parâmetro. Haverá dois deles no pequeno corredor. Para três portas, o comprimento do produto deve ser de 180 cm.

Aparência

A beleza de um guarda-roupa depende de vários detalhes. Em primeiro lugar, é claro, está a aparência das fachadas (portas). Como deve haver um espelho no corredor, na maioria das vezes ele é movido para o gabinete e as portas são espelhadas no todo ou em parte. O espelho pode ser familiar para nós e também colorido. Uma opção mais interessante é um espelho pulverizado (por exemplo, com padrões).

Além de espelhos, o vidro é frequentemente usado para decorar fachadas. Existem várias variedades que podem ser brilhantes ou mate. O vidro pode ser translúcido (o conteúdo será ligeiramente visível) ou totalmente opaco. Fachadas brilhantes com uma rica paleta de cores são especialmente populares - você pode escolher opções brilhantes e discretas. Uma alternativa ao vidro é o plástico (por exemplo, acrílico). À primeira vista, é difícil distingui-los - eles podem coincidir completamente em brilho, textura e cor. Porém, a vantagem dessas fachadas, além da beleza externa, é a segurança, a leveza e a resistência.

Um interior moderno é geralmente complementado pela impressão de fotos - realmente dá espaço para a imaginação. Como as portas do armário são bastante largas e não têm puxadores, são ideais para isso.O assunto das imagens pode ser diferente - paisagens de cidades, plantas, animais e outros objetos de natureza animada e inanimada.

Normalmente, um desenho é selecionado em um catálogo, mas, se desejar, pode ser uma imagem feita por você mesmo de boa qualidade.

Acredita-se que os guarda-roupas são mais adequados para o estilo moderno, mas não é assim. Um clássico invariável na fabricação de móveis de corredor é a madeira natural, assim como os materiais com revestimento de imitação (MDF). Dependendo do interior, são utilizadas cortinas de madeira clara e escura. As fachadas, neste caso, podem ser lisas ou em moldura. Dependendo do estilo, um guarda-roupa de correr de madeira pode ser complementado com uma cornija ou outros detalhes decorativos, mas em um pequeno corredor é melhor dispensá-los. Além das texturas de madeira, o rattan e o bambu costumam ser usados ​​em portas de correr - eles chamam a atenção por sua beleza e naturalidade originais.

Além das fachadas retas, existem também fachadas de raio (côncavas ou curvas), com graus variados de curvatura. Eles só podem ser feitos de materiais que podem dobrar, para que tenham a mesma aparência - com ou sem brilho, coloridos, com imagens.

As fachadas podem ser totalmente feitas de um material ou combinadas com outros. Nesse caso, toda a frente do gabinete é dividida em partes de acordo com uma determinada ideia - horizontal, diagonal ou de forma caótica. Na maioria das vezes, os setores inferior e superior são preenchidos com um material e o central com outro. Menos atenção é dada ao quadro. Sua gama de cores é geralmente bastante limitada. Portanto, uma cor próxima à fachada ou contrastante é selecionada para ela. Será melhor se as partes visíveis da moldura forem combinadas com portas, rodapés, piso ou qualquer outro revestimento.

Como escolher?

Para fazer uma escolha rapidamente sem gastar muito tempo com isso, você precisa descobrir com antecedência as principais características do futuro gabinete.

  • O tamanho. Em primeiro lugar, vai depender do próprio corredor. É necessário reservar uma área para armazenar coisas nela. Caso o tamanho não corresponda ao da oferta padrão, vale a pena procurar um feito à medida de acordo com parâmetros individuais. É melhor aproveitar ao máximo o espaço livre, porque não há espaço de armazenamento extra.
  • Material. Não apenas a resistência, confiabilidade e segurança do produto acabado dependem do material, mas também sua aparência. Nem todos os materiais podem ser usados ​​para fachadas curvas.
  • Aparência. Todos os detalhes do gabinete devem ser combinados não apenas entre si, mas também com o resto da decoração. Na paleta de cores, você deve escolher três cores primárias para isso. Ao fazer isso, você precisa selecionar cuidadosamente as superfícies brilhantes e texturizadas.
  • O preenchimento. No interior, o guarda-roupa pode ser composto por vários compartimentos - com barra, gavetas, prateleiras para roupas, empregada doméstica, sapateira, porta-guarda-chuvas e ganchos para malas. Claro, idealmente deveria ser assim, mas é simplesmente impossível caber tudo isso em um pequeno corredor. Portanto, você deve considerar o que deve ser deixado na entrada, dividi-los em grupos e alocar os locais apropriados. Para itens pequenos, é melhor usar cestos ou recipientes em vez de caixas.
  • Fabricante. As empresas modernas fornecem uma ampla gama de serviços - desde a elaboração de um projeto de design até a instalação. Além de críticas positivas, uma vantagem adicional será uma longa garantia para os móveis.
  • Preço. Certamente tem que corresponder à qualidade do produto. Para começar, basta olhar para os preços de produtos semelhantes em várias empresas. Se em algum lugar um guarda-roupa vai custar várias vezes mais barato, fique atento. Na maioria das vezes, eles economizam em acessórios. Depois de alguns meses de uso, as portas abrem mal ou até param de funcionar.

Onde é melhor colocar?

Apesar de estarmos considerando apenas um pequeno corredor, o guarda-roupa pode ser colocado nele de diferentes maneiras.Claro, muito aqui depende da configuração da sala. Para um corredor alongado, um guarda-roupa reto é adequado, mas deve ser colocado ao longo de uma das paredes. Se o corredor for quadrado e houver um canto livre, você pode considerar uma opção de canto reto e canto, que é a mais ergonômica. Ao escolher um modelo de canto, a forma é importante - o gabinete trapezoidal é mais espaçoso, mas o semicircular parecerá mais compacto e aerodinâmico. Se houver um nicho no corredor, ou se estiver combinado com uma despensa, certamente deve ser usado. A opção embutida é a maneira mais eficiente de economizar espaço.

A melhor opção é colocar o armário diretamente ao lado da porta. Tal arranjo não será apenas conveniente, mas também higiênico - você pode colocar rapidamente todas as coisas no armário e não precisa andar no corredor para se despir. Um guarda-roupa arredondado é especialmente conveniente aqui - para que os cantos não representem nenhum perigo, não atraiam atenção indevida e facilitem a passagem para outras divisões.

Para fazer o corredor parecer o mais espaçoso possível, a mobília pode simplesmente ser removida da linha de visão. Por exemplo, coloque tudo o que você precisa ao longo de uma parede com uma porta de entrada.

    Além do espelho, deve haver um assento no corredor. Pode ser um pufe, sofá ou banco. Embutido no armário, ele vai economizar espaço e parecer mais orgânico do que o normal. Muitas vezes, um guarda-roupa é apenas um módulo em um conjunto de móveis. Além disso, se o corredor flui suavemente para outra sala, ela é selecionada da mesma forma que o resto do interior. É importante que o corredor não se destaque do estilo geral do apartamento, pois disso depende a primeira impressão dos convidados.

    Para um pequeno corredor-corredor, a melhor solução seria um guarda-roupa com espelhos em toda a área das fachadas. Isso não apenas expandirá visualmente os limites da sala, mas também adicionará iluminação, uma vez que a superfície do espelho reflete bem a luz. Para o mesmo propósito, use gloss e quaisquer sombras claras. É melhor colocar esses móveis em frente à porta ou em toda a largura da parede lateral.

    Como escolher um guarda-roupa, veja o vídeo.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa