Artigos de decoração

O que é um tríptico e como pendurar fotos?

O que é um tríptico e como pendurar fotos?
Contente
  1. O que é isso?
  2. Visualizações
  3. Tópicos populares
  4. Nuances de escolha
  5. Opções de acomodação
  6. Pinturas famosas de artistas
  7. Exemplos no interior

A palavra "tríptico" provavelmente foi ouvida por pessoas interessadas em campos criativos, como música, escultura ou artes visuais. No entanto, para muitas pessoas, esse termo permanece desconhecido até que se deparem com a decoração da casa. Neste artigo, vamos falar sobre o que é um tríptico, como usá-lo no projeto de um apartamento e quais são os tipos dessa direção de arte.

O que é isso?

O termo "tríptico" vem da língua grega antiga - na tradução, esta palavra significa "consistindo em três tábuas" ou "consistindo em três tábuas". Um tríptico pode ser qualquer trabalho criativo, por exemplo, baixos-relevos, esculturas ou pinturas, o principal é que todas as três partes da obra devem ser unidas por uma ideia comum. A exposição modular, que consiste em três partes, é uma espécie de políptico - uma tendência da arte, que é uma obra de duas ou mais partes, realizada sobre o mesmo tema. Via de regra, em um tríptico, a figura central é a maior, e as duas laterais são pequenas e se destinam apenas a complementar o enredo.

No entanto, a arte contemporânea não possui molduras rígidas, tantos conjuntos de arte consistem em pinturas do mesmo tamanho ou mesmo em três telas de tamanhos diferentes.

Dividir imagens em módulos é uma solução muito interessante e fora do padrão que permite que você dê uma olhada em coisas familiares. Contemplando três imagens unidas por uma ideia, os conhecedores de arte começam involuntariamente a buscar características comuns e diferenças entre elas para entender por que o autor decidiu dividir a obra em partes.Normalmente, conjuntos de pinturas são muito mais interessantes para pessoas que gostam de trabalhos criativos do que pinturas clássicas em uma tela.

Trípticos famosos não são apenas uma imagem dividida em partes. Via de regra, ele está repleto de significados profundos que os conhecedores e críticos devem encontrar e compreender.

As exposições mais antigas das três partes são ícones - mesmo na Idade Média, pinturas neste formato eram frequentemente penduradas no altar. As igrejas cristãs preservaram até hoje muitas obras de arte da época, por exemplo, a obra de Peter Paul Rubens intitulada "Descida da Cruz", conservada na Catedral de Nossa Senhora de Antuérpia. Hoje em dia, os ícones modulares ainda são amplamente usados ​​pelos cristãos, mas os designers de interiores adotaram o estilo de criar obras de arte. Hoje, cada pessoa pode comprar um conjunto de três pinturas e pendurá-lo na parede de sua casa, enquanto o tema da imagem pode ser absolutamente qualquer coisa - de paisagens coloridas a ilustrações abstratas.

Visualizações

O termo "tríptico" é usado em música, fotografia, escultura e outras obras de arte aplicada. No entanto, o mais popular é a forma de arte modular na criação de pinturas. Dependendo do tipo e do tema da imagem, existem vários tipos de pinturas modulares: sem moldura (em maca), em moldura e realizadas com strass acrílico.

Vamos dar uma olhada em cada tipo de decoração de parede.

  • Em uma maca. Ilustrações sem moldura na tela criam a ilusão de espaço extra. Na verdade, as partes desse tríptico são uma imagem inteira, dividida em três partes - com o posicionamento correto das imagens, a imagem flui suavemente de uma tela para outra e expande visualmente o espaço. A desvantagem de tais produtos é que não são protegidos por uma divisória de vidro, portanto, com o tempo, a superfície pode ficar coberta de poeira ou suja.

No entanto, tintas como óleos e acrílicos são bem absorvidos e aderem firmemente à tela, de modo que as pinturas podem ser limpas suavemente com uma esponja macia úmida sem detergentes.

  • Dentro da estrutura de trabalho. As fotos emolduradas geralmente são protegidas por vidro, de modo que o material para sua criação pode ser não apenas óleo ou acrílico sobre tela, mas também aquarela sobre papel grosso. As molduras incluem a versão clássica do tríptico com uma ilustração geral e imagens diferentes feitas no mesmo tema e esquema de cores.
  • Bordado de diamante. Este tipo de tríptico difere significativamente dos dois anteriores por não ser feito com tintas - a imagem é pontilhada com strass acrílico multicolorido que cria uma bela imagem.

Tópicos populares

Atualmente, decorar sua casa com um tríptico não é uma tarefa difícil, pois há uma série de temas que cabem em qualquer interior. Propomos considerar uma lista dos temas mais populares para pinturas modulares.

  • Flores. Pinturas com flores são uma maravilhosa obra de arte separada que se encaixará com sucesso em qualquer interior. Papoilas e rosas brilhantes farão um belo destaque na decoração do quarto de hóspedes, os dentes-de-leão darão leveza ao design da cozinha e flores delicadas como lavanda e orquídea envolverão o quarto com aconchego e tranquilidade. Outra versão popular do tríptico com flores é a sakura japonesa, que traz um toque de sabor oriental ao interior.
  • Abstração. Atualmente, as pinturas de interiores, que são abstrações, são muito populares.

Para espaço de escritório, trípticos preto e branco, verde e azul sem detalhes são mais adequados, e para casa você pode escolher abstrações claras e pastel decoradas com folha de ouro.

  • Formas. Desde os tempos antigos, as figuras geométricas e silhuetas carregam um significado filosófico profundo, e os artistas costumam usar isso em suas obras, criando conjuntos interessantes de pinturas.Ilustrações com círculos, linhas, pirâmides e outras formas, dependendo do esquema de cores e do estilo, são adequadas tanto para um ambiente rígido de escritório quanto para o colorido interior de um apartamento. Como enredo, os mestres escolhem não apenas várias formas geométricas, mas também silhuetas de pessoas.

O tema da silhueta humana mais popular é a figura de uma bailarina ou outra dançarina realizando movimentos complexos.

  • Panorama. A imagem da natureza é ótima para decorar uma casa, principalmente quando a tela retrata não só árvores, mas também um rio ou o mar, pois tal imagem cria uma sensação de conforto e tranquilidade.

As paisagens podem ser alteradas dependendo da estação - esta é uma ótima opção para quem gosta de mudar o ambiente de sua casa com frequência.

  • Cidade. Muitas pessoas gostam de olhar para a arquitetura - megalópoles, aconchegantes ruas italianas ou a famosa Torre Eiffel. Contemplar tais lugares na realidade é bastante problemático, mas você pode decorar sua casa com um tríptico com seu lugar preferido e apreciar a vista a qualquer hora do dia.

A composição de três pinturas cria a sensação de que o observador está realmente olhando pela janela, então esse trabalho definitivamente não ficará entediado.

  • Ainda vida. Para decorar a cozinha ou sala de jantar - um tríptico com naturezas mortas. Pode ser uma imagem clássica com frutas, vasos e flores, ou uma combinação de natureza morta e paisagem. Uma garrafa de vinho, copos e queijo tendo como pano de fundo um gramado verde ou uma cachoeira pitoresca criam um ambiente confortável em casa, que lembra um spa de férias.

Nuances de escolha

Um tríptico é uma decoração de interiores versátil, mas para que tenha um aspecto adequado é necessário escolher o terreno certo para cada divisão. Um painel bem escolhido expande visualmente o espaço, enfatiza os detalhes e repete o esquema de cores do design geral. Propomos considerar os critérios de escolha de uma composição de pinturas para cada sala separada.

Para cozinha

O melhor local para colocar um conjunto artístico na cozinha é no espaço acima da mesa ou em frente à mesa quando as cadeiras da mesa estão viradas para a parede oposta. Um tema adequado para as pinturas é uma natureza morta com doces, frutas ou chá. Temas naturais também são ótimos para a cozinha - floresta ou paisagem marinha, flores ou uma cachoeira.

Na natureza, o apetite é sempre muito melhor do que dentro de casa, então a cozinha geralmente é decorada exatamente com esse tipo de terreno.

Para quarto

Uma regra importante a seguir ao escolher um tríptico para o quarto é um esquema de cores suaves em tons pastéis e um enredo calmo. O quarto deve ter um ambiente tranquilo que promova relaxamento e pensamentos agradáveis ​​antes de dormir. - pode ser a imagem de uma cidade à noite, flores delicadas feitas em cores claras ou ilustrações abstratas. É melhor colocar a tela composta na parede oposta à cama ou na parede sem janelas.

Às vezes os painéis ficam pendurados sobre a cama - esta também é uma boa opção, mas neste caso é impossível olhar a foto enquanto relaxa.

Para a sala de estar

A sala de estar é a parte da casa onde os proprietários podem dar asas às suas fantasias, pois praticamente não existem restrições na escolha do projeto e do terreno. As unidades são mais bem colocadas onde é necessária ênfase, como sobre um sofá, entre grandes vasos de flores no chão ou perto de um livro ou prateleira de troféus.

A única regra para a escolha de um tríptico para a sala é a correspondência do tema e do desenho das pinturas com o interior da sala.

Para o quarto das crianças

Ao escolher a decoração para o quarto de uma criança, em primeiro lugar, é preciso contar com a idade do bebê. Para o quarto de um recém-nascido e de uma criança menor de 3 anos, é melhor escolher pinturas abstratas suaves feitas em cores pastel. Crianças em idade escolar já têm preferências, então o enredo da imagem deve corresponder aos hobbies da criança - pode ser um enredo com personagens de desenhos animados, filmes ou histórias em quadrinhos, um mapa-múndi, carros, modelos ou jogadores de futebol. O gosto dos adolescentes ainda está se formando, então o melhor para eles é escolher pinturas ou imagens abstratas que combinem com seus hobbies ou interesses.

Opções de acomodação

Você pode pendurar uma composição composta de duas maneiras - com ou sem perfuração na parede. Cada opção é boa à sua maneira, mas é adequada para diferentes casos. Antes de fixar obras de arte na parede, os proprietários precisam considerar as seguintes nuances:

  • o peso da tela junto com a moldura (se estiver planejando instalá-la);
  • parede e material de decoração;
  • quanto tempo o tríptico permanecerá no local selecionado (temporária ou permanentemente).

Propomos considerar algumas dicas sobre como pendurar pinturas modulares de maneira adequada.

  • A forma mais comum de anexar fotos é uma suspensão serrilhada. O suporte universal é aparafusado ao chassi auxiliar ou quadro de arte. Para pendurar um painel com ganchos serrilhados, você precisa aparafusar um prego na parede para cada tela.
  • Para a fixação não permanente de fotos de baixo peso, pode-se usar suportes adesivos especiais - "goma de mascar". Esse produto é simplesmente colado nos cantos da moldura ou maca e, em seguida, a tela é pressionada contra a parede no local desejado. Essa montagem permite calcular com precisão a distância entre as pinturas e sua localização em relação umas às outras. A desvantagem do "chiclete" é que eles não podem realizar grandes trabalhos e requerem condições especiais - em ambientes muito úmidos, por exemplo, na cozinha ou em uma sala com um umidificador, o velcro não dura muito.

Ambas as composições modulares verticais e horizontais devem ser colocadas de forma que sua borda inferior fique alguns centímetros abaixo do nível dos olhos de um adulto - esta é a altura ideal para uma contemplação confortável da trama.

Pinturas famosas de artistas

Muitas obras, pintadas a óleo há várias centenas de anos, sobreviveram até hoje. Na maioria das vezes, são pinturas com um enredo bíblico, pintadas para igrejas e templos. Propomos considerar várias pinturas famosas que influenciaram significativamente a história da arte mundial.

  • "Aviso". A pintura foi pintada em 1333 pelos mestres italianos Simone Martini e Lippo Memmi. O tríptico foi criado para a Catedral de Siena - faz parte de uma série de pinturas com os patronos da cidade. A Anunciação desempenhou um papel muito importante no desenvolvimento do estilo gótico de pintura. Para criar as ilustrações, os artistas usaram muito verniz, ouro e lápis-lazúli para dar expressividade aos mecenas retratados. O uso de tais materiais confere à obra um efeito de brilho, enfatizando a importância do tema retratado.

Tudo retratado na imagem carrega um subtexto cristão, até os menores detalhes, por exemplo, um ramo de oliveira nas mãos de um anjo é um símbolo de paz, e os lírios próximos a Maria são um símbolo de pureza.

  • “Altar de Portinari”. O tríptico foi criado em 1475 por Hugo van der Goes, um dos pintores mais famosos do século XV. Um artista de óleo sobre madeira escreveu uma história tradicional do evangelho da Bíblia - a adoração dos pastores. Hugo van der Goes utilizou técnicas novas na época na produção de imagens modulares, que deram uma contribuição significativa para o desenvolvimento da arte italiana no início do Renascimento.
  • "Jardim das Delícias Terrenas". O tríptico O Jardim das Delícias Terrestres, escrito em 1500-1510, é uma das criações mais extraordinárias de Hieronymus Bosch. O nome da fotografia, bem como a sua interpretação, são apenas hipóteses de apreciadores de arte, pois o autor não indicou o nome nem a interpretação. A obra recebeu esse nome a partir do tema da parte central, que retrata o pecado da volúpia em diversas formas metafóricas e grotescas.Os eventos da imagem modular mudam suavemente da esquerda para a direita: na primeira imagem, o artista mostrou como Deus apresentou Eva a Adão no paraíso, na parte central os prazeres terrenos são retratados e no terceiro módulo - o triste fim das pessoas que se renderam ao pecado.

Essa mudança suave de eventos é uma técnica clássica dos artistas da época.

Exemplos no interior

Para escolher com sucesso um tríptico para quartos, você precisa considerar as opções de colocação no interior. Aqui estão alguns exemplos.

  • Sala de estar. A Torre Eiffel é um assunto muito popular, mas, neste caso, o autor retratou essa estrutura de um ângulo inesperado. A perspectiva incomum e o ângulo de visão da torre expandem visualmente o espaço e criam a sensação de que você está realmente em Paris, no Champ de Mars.
  • Quarto. Flores delicadas para combinar com o papel de parede, galhos escuros para combinar com a cabeceira da cama e fundo branco - este é um tom clássico suave para o quarto.
  • Quarto infantil. A melhor escolha de um tríptico para um berçário são os animais feitos em cores pastel.
  • Quarto de um adolescente. Figuras vivas e silhuetas de personagens de filmes ou anime são a composição de pinturas mais popular para um quarto de adolescente.
  • Cozinha. Uma opção interessante para a cozinha é uma composição com chefs, tal enredo sempre despertará o apetite.
  • Escritório. Padrões calmos em preto e branco são a melhor solução que não distrairá as pessoas do fluxo de trabalho.
sem comentários

Moda

a beleza

casa